Saúde da Família beneficia mais de meio milhão de pessoas

Publicado em: 05/02/2016

Em seis anos, quase triplicou o número de pessoas beneficiadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) de São Bernardo, que desenvolve ações de Atenção Básica e prevenção nas comunidades. Em 2009, 203 mil pessoas eram cadastradas e recebiam regularmente a visita dos Agentes Comunitários de Saúde. Agora são cerca de 586 mil.

Atualmente, a estratégia está presente em 100% do território da cidade e conta com 125 equipes de Saúde da Família formadas por médico, enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem, agentes comunitários, dentista e auxiliar e técnico de saúde bucal.  “O principal ganho é que passamos a olhar de maneira ampliada para a saúde de cada indivíduo. Não é apenas uma consulta médica, mas também a prevenção, os cuidados com a alimentação, o incentivo à prática de atividades físicas nas próprias UBSs (por meio do programa De Bem com a Vida). E isso se reflete na qualidade de vida de cada família e pode ser observado na melhoria de vários indicadores”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica Isabel Fuentes.

Graças ao trabalho de prevenção, São Bernardo registrou queda na taxa de mortalidade precoce da população com idade entre 30 e 69 anos por doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, câncer e doenças respiratórias. Em 2009, eram 311,15 óbitos para cada 100 mil habitantes. Em 2014, o índice caiu para 278,55, segundo dados preliminares. No mesmo período e para a faixa etária de 30 a 59 anos, também houve diminuição nas taxas de internação em decorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) de 7,35 para 4,75 internações para cada 10 mil habitantes.

Os agentes comunitários são fundamentais nesse processo e, mais do que aproximar o cidadão e a rede municipal, atuam como educadores de saúde. São eles que identificam as necessidades dos integrantes de cada família e atuam para viabilizar o cuidado, que muitas vezes exige a presença do médico ou do enfermeiro na casa do munícipe. “Isso aproxima ainda mais a equipe que trabalha na UBS da realidade dos pacientes que ela atende. O vínculo é importante para promover o cuidado. É preciso que se estabeleça uma relação de confiança”, explica a diretora do departamento de Atenção Básica.

AGENTES DE SAÚDE

A dona de casa Elenice Nunes da Silva, moradora do bairro Montanhão, não cuidava de sua saúde, até sofrer com um aneurisma, há oito anos. “Foi só assim que descobri que tinha pressão alta”. Desde que passou a ser atendida pela Estratégia de Saúde da Família, Elenice diz que está com a saúde em dia graças à ajuda da agente comunitária Maria Jance Dermival. “Ela faz tudo pela gente, se preocupa, pergunta se estou tomando os remédios. Meu irmão também é hipertenso e começou o tratamento. Só tenho elogios”, comenta. Na UBS, recentemente ela fez os exames preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero e faz tratamento de saúde bucal.

Maria Jance é uma das cerca de 900 agentes comunitárias que atuam na cidade e que, no ano passado, realizaram 83.757 visitas domiciliares. “Temos um olhar especial para as doenças crônicas, crianças, gestantes, idosos e pessoas acamadas. Temos que observar o todo, ver se as vacinas estão em dia, orientar sobre a dengue. É gratificante quando vemos o resultado”.