Saúde de São Bernardo recebe 49 novos profissionais para especialização na Rede

Publicado em: 06/03/2020

Município é o único da região credenciado pelo Ministério da Educação para oferecer o programa; são 39 novos médicos, 3 enfermeiros, 5 psicólogos, 1 assistente social e 1 terapeuta ocupacional

 

Foto: Vivian Rossi/PMSBC

Com o objetivo de valorizar a Educação e a especialização dos profissionais que atuam em sua Rede de Saúde, a Prefeitura de São Bernardo mantém investimento no setor de residência, como o único município na região credenciado pelo Ministério da Educação para oferecer o programa em diferentes áreas do setor.

Para o ano de 2020, 49 novos profissionais ingressaram na rede, sendo 39 médicos, 3 enfermeiros, 5 psicólogos, 1 assistente social e 1 terapeuta ocupacional para os cursos de especialização nas áreas de anestesiologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e medicina de família e comunidade.

O curso, custeado pelo Governo Federal, tem grande procura no município, pela estrutura de hospitais e equipamentos que oferece. São 4 hospitais no Complexo Hospitalar, 9 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros, que somam mais de 100 estruturas que se tornam campos de aprendizagem no programa de residência médica.

“Esta é mais uma comprovação de que a atual Administração está utilizando de todos os recursos para oferecer uma Saúde melhor ao paciente. Investindo em formação profissional, especialização, em parceria com o Ministério da Saúde, e com equipamentos de qualidade para que ps novos residentes se capacitem com o que há de melhor no mercado”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, além do conhecimento da especialização ao profissional oferecida, a cidade ganha em qualidade na troca de informações e na permanência do funcionário na Rede.

“Muitos, depois de se formarem na residência, escolhem São Bernardo para continuarem atuando, seja na medicina, ou nas demais áreas, o que fortalece a nossa Rede de Saúde, com profissionais cada vez mais capacitados e treinados pela nossa própria equipe. Isso facilita o cuidado com o paciente e a qualidade do serviço oferecido, no geral”, analisou o secretário.

FORMANDOS

Além dos profissionais que chegam para ingressar na rede, outros 150 já cursaram especialização no município, dos quais 46 se formaram este ano, sendo 35 médicos.

“Quando escolhi São Bernardo não tinha a dimensão da Rede de Saúde. Nunca tinha entrado no Hospital das Clínicas. Acho que meus pais, até o dia da formatura, também não conheciam a boa estrutura que nos foi oferecida durante a residência médica.

Os equipamentos são modernos e os medicamentos são os mais atualizados e eficazes. O que realmente nos proporcionou adquirir o conhecimento e a vivência necessária na nossa profissão. Sem contar os nossos professores, muito gabaritados e competentes”, declarou o médico, Dr. Marcos Guedes Miranda Júnior, formado em anestesiologia, na 6ª turma de residência médica de São Bernardo.