Saúde de São Caetano é reestruturada

Publicado em: 24/01/2013

O sistema público de saúde de São Caetano passa por reestruturação visando a otimizar e melhorar o atendimento. Uma das primeiras ações foi a centralização de serviços do Complexo Hospitalar Municipal, gerido pela Fundação do ABC, segundo anunciou o novo secretário Sallum Kalil Neto. “Muitos serviços estavam descentralizados demais, com locais ociosos e equipes mínimas”, justificou o titular da Saúde.

A Casa da Gestante, situada em prédio alugado na Rua Vital Brasil Filho, Bairro Santa Paula, transferiu-se para o Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital da Mulher), na esquina da Rua São Paulo com a Vital Brasil. No local, as futuras mães terão mais tranquilidade para receber o atendimento necessário durante a gestação.

O Hospital da Mulher conta com 12 leitos de maternidade, 8 de UTI Neonatal e 9 de médio risco neonatal, além de 6 resultantes da transferência da Casa da Gestante à unidade. Os antigos 14 leitos do Hospital Márcia Braido, por sua vez, foram readaptados para receber pacientes de internação de clínica geral. “Assim, conseguimos desafogar um pouco o Hospital de Emergências Albert Sabin”, informa Sallum.

O Centro Municipal de Oftalmologia Dr. Jaime Tavares (CMO), localizado na esquina da Avenida Vital Brasil Filho com Rua Peri (Bairro Oswaldo Cruz), ganhou novo comando. Trata-se de Sandra Beer, que assumiu a unidade tendo como primeira missão regularizar consultas e agendamentos de exames nessa área. “Se necessário, faremos mutirão para normalizar o atendimento”, salientou o secretário de Saúde. O Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves (Unidade de Tratamento ao Câncer), no mesmo prédio, foi ativado efetivamente. Os serviços de ambulância do 199 e do Samu serão centralizados também nesse espaço.

Já o absenteísmo em consultas e exames será combatido com serviço de telemarketing. Equipe da saúde liga dois dias antes aos pacientes para confirmar sua ida aos postos de saúde. Elenir França dos Santos Loge, coordenadora da Central de Agendamento de Consultas, diz que o trabalho é voltado também à conscientização dos moradores. “Se o paciente não comparece a uma consulta ou exame, está tirando a vaga de uma pessoa que pode estar necessitando mais.”

saude_SC_2

 

 

 

 

 

 

 

Remédios normalizados

A distribuição gratuita de medicamentos em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi normalizada, segundo a Prefeitura. A lista de remédios oferecidos aos moradores contém centenas de itens, alguns de alto custo. “A solução que encontramos foi renegociar com fornecedores, pois os pagamentos que eram destinados a eles estavam atrasados anteriormente”, explicou Kalil Neto.

Já as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) da Rua Santo Antônio, no Centro (prédio também alugado), serão transferidas para o Centro de Especialidades Médicas da Rua Heloísa Pamplona, no Bairro Fundação, ainda como parte do processo de readequação dos espaços de saúde.

A Prefeitura de São Caetano também promete reduzir drasticamente a abstenção nas consultas e exames marcados na rede pública. Para isso, uma equipe fará ligações aos pacientes dois dias antes das datas agendadas para confirmar a ida do usuário ao posto de saúde. A nova gestão alega ter assumiu a pasta da Saúde com rombo orçamentário de R$ 73 milhões (déficit de 43,6% com relação ao orçamento da Secretaria). É o maior déficit dentro do saldo negativo de R$ 264,5 milhões deixado pela antiga administração, segundo o novo prefeito Paulo Pinheiro.