Saúde de São Caetano ganha prontuário eletrônico

Publicado em: 23/02/2018

Sistema que reúne acervo de informações sobre a saúde do paciente, como exames e tratamentos, beneficia médicos e usuários

 

Cerimônia que oficializou o início da implantação ocorreu no Palácio da Cerâmica (Divulgação/PMSCS)

A Prefeitura de São Caetano anunciou, em 24 de janeiro, a adoção do prontuário eletrônico em todo o sistema de saúde do município. A cerimônia que oficializou o início da implantação ocorreu no Palácio da Cerâmica. A medida traz um grande avanço na qualidade do atendimento, uma vez que todas as informações de cada paciente são arquivadas e podem ser acessadas a cada consulta em qualquer unidade.

O prefeito José Auricchio Junior destacou a importância da iniciativa para o trabalho dos médicos e demais profissionais, mas disse que o ganho maior é para o paciente. “O cidadão terá o seu histórico médico preservado, o que permitirá diagnósticos melhores e um atendimento ainda mais qualificado”, afirmou Auricchio.

O sistema estará presente em todas as unidades de Saúde e arquivará todos os dados e informações médicas do paciente, como resultados de exames (clínicos e de imagem), tratamentos indicados, cirurgias, etc. O investimento é de R$ 2,9 milhões por um ano. “É um sistema completo de gestão de saúde. Vamos ter um grande avanço na operacionalização, inclusive com mais agilidade no atendimento direto ao munícipe”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A empresa que está implantando o sistema é a MV, líder de mercado em sistemas de gestão de saúde. Por dois anos consecutivos, a empresa ganhou o prêmio de melhor prontuário eletrônico da América Latina (Prêmio KLAS Category Leader, concedido pelo instituto norte-americano KLAS). “Até o fim do ano, 90% do prontuário estará instalado na cidade”, garante o gerente-geral do projeto, Carlos Alexandre Marques Junior.

São Caetano é a primeira cidade do ABC a adotar o sistema para a sua rede municipal. Outros municípios que contam com o prontuário da MV são Santos, São José dos Campos e Campinas, entre outros. Na região, o Hospital Estadual Mário Covas utiliza o sistema.