Saúde Fila Zero acaba com fila de consultas e exames em 101 áreas

Publicado em: 15/12/2017

Programa chegou à marca de 85 mil atendimentos em seis mutirões realizados em 2017

 

Prefeito Paulo Serra e secretária de Saúde à época, Dra. Ana Paula Peña Dias, acompanharam atendimento nas unidades durante último mutirão do ano (Ricardo Trida/PMSA)

A Prefeitura de Santo André realizou dia 2 de dezembro o último mutirão do programa Saúde Fila Zero de 2017, no Centro de Especialidades I e no Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão. O programa atingiu a marca de 85 mil atendimentos tirados da fila neste ano. Desde que foi lançado, o programa já zerou a fila de consultas e exames em 101 áreas, sendo que pelo menos 52 atualmente possuem tempo de espera de apenas um mês.

Seis mutirões realizados durante o ano impulsionaram os atendimentos. Entre as especialidades que zeraram demandas anteriores a 2017 estão cardiologia adulto e pediátrica, endocrinologia adulto e pediátrica, mastologia, urologia, tomografia, espirometria, ultrassom pélvico, entre outros.

Para o prefeito Paulo Serra, o programa é considerado um sucesso e tem amenizado os problemas encontrados na saúde pela atual gestão. “Nós herdamos 128 mil exames e consultas atrasadas há mais de dois anos. Tinha gente que esperava há três anos pelas especialidades. Ano que vem teremos 11 novos equipamentos para entregar e os mutirões continuam”, contou o prefeito.

Segundo a então secretária de Saúde, Dra. Ana Paula Peña Dias, o bom atendimento prestado durante o programa é um dos diferenciais. “Apesar de todas as dificuldades, atingimos uma marca importante de redução de 85 mil pessoas da fila, além de zerarmos a fila de diversas especialidades e mais de 50 tipos de exames. Nosso trabalho continua, seja sábado, domingo ou feriado. Todo mundo trabalha com sorriso no rosto porque temos o objetivo maior de tratar bem a nossa população”, disse.