Em Santo André, Saúde Fila Zero chega a 70 mil atendimentos

Publicado em: 19/09/2017

Mutirão em setembro tirou pessoas da fila de espera por consultas com neurologista, dermatologista, cirurgião vascular e oftalmologista

 

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, percorreu três locais para conferir o andamento do programa

A Prefeitura de Santo André realizou, em 16 de setembro, o quarto mutirão do programa Saúde Fila Zero. As consultas aconteceram no Centro Hospitalar Municipal (CHM) para os pacientes de ortopedia e urologia. Também houve mutirão no Centro de Especialidades I, na Avenida Ramiro Colleone, onde foram realizadas as consultas na área de cirurgia vascular, e no Centro de Especialidade II, na Praça Waldemar Soares (Parque das Nações), nas áreas de dermatologia, gastroenterologia, alergologia e neurologia.

O prefeito Paulo Serra esteve nos três locais para conferir o andamento do programa. “Quando assumimos o governo eram 128 mil pessoas em fila de espera por exames e consultas. Hoje, com mais um mutirão descentralizado, com médicos em três locais diferentes e em diversas especialidades, conseguimos atingir o número de 70 mil atendimentos. Isso significa que reduzimos a fila em mais de 50% e seguimos o objetivo que estabelecemos, de acabar com a fila no primeiro ano de governo”.

O mutirão teve início às 7h no CHM e às 8h nos Centros de Especialidades I e II. O  atendimento respeitou a ordem cronológica da demanda reprimida. “E para não haver novas filas, 11 unidades serão entregues reformadas no ano que vem”, acrescentou o prefeito. Por meio do programa, em menos de um ano, a atual administração diminuiu o tempo médio de espera por consultas, de dois anos e meio para menos de um ano, na especialidade de dermatologia; de três anos para um ano e meio, na especialidade de neurologia e de dois anos para dois meses, na especialidade de cirurgia vascular. Para consultas de oftalmologia, já passaram a ser chamadas fichas com entrada em junho de 2017.

O Saúde Fila Zero possui mais duas frentes de trabalho, além dos mutirões: a compensação tributária por meio da prestação de serviços e a retomada do Hospital Dia, no Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, onde já foram realizadas mais 370 cirurgias de baixa complexidade, desde abril, quando foi reinaugurado. “As pessoas que passam pelo médico hoje já podem passar em um hospital particular durante a semana para fazer o exame graças a essa iniciativa inédita de compensação tributária. As pessoas são tratadas com dignidade, o que é o novo padrão que implementamos na cidade” acrescentou.

Elisângela Oliveira, de 38 anos, com muita dor no pé, ficou satisfeita por ter sido agendada para consulta com ortopedista. “Esse mutirão veio em boa hora. Estou com essa dor há quatro meses e se não fosse ele, iria esperar muito mais. Inclusive, já passei em um dermatologista no último mutirão de agosto e foi ótimo”, contou.