Saúde Fila Zero tira 80 mil atendimentos da espera e zera fila por cirurgia vascular

Publicado em: 30/10/2017

Hospital Dia do CHM realizou procedimentos de baixa e média complexidade, como remoção de lipomas e biópsias (Foto: PSA/Ricardo Trida)

Pacientes que em outros tempos levavam cerca de dois anos para serem atendidos na área vascular, hoje levam poucos dias até receberem o devido tratamento. Ações da Prefeitura de Santo André como o Saúde Fila Zero, que realizou em 28 de outubro o quinto Mutirão da Saúde, são os principais responsáveis por este feito. Entre as ações desenvolvidas estiveram avaliações na especialidade de cirurgia vascular, no Centro Hospitalar Municipal “Newton da Costa Brandão” (CHM), e procedimentos de baixa e média complexidade, como remoção de lipomas (espécie de nódulos) e biópsias, na ala do Hospital Dia. Também houve mutirão no Centro de Especialidades II, na avenida Ramiro Colleone, onde foram realizadas as consultas na área de dermatologia, neurologia e gastroenterologia.

De acordo com o prefeito Paulo Serra, o programa está funcionando e tem mostrado o resultado esperado. “A saúde estava muito desorganizada quando assumimos a gestão e a fila estava em mais de 120 mil, entre exames e consultas. Hoje estamos reduzindo em 80 mil. Várias especialidades já foram reduzidas e conseguimos zerar a vascular. É um programa muito importante e também fazemos questão de visitar os hospitais para ver se está funcionando, e o resultado do programa é muito gratificante”, contou o prefeito.

Com a realização deste projeto, a fila de espera por exames e consultas, que era de 128 mil pessoas até o início do ano, foi reduzida em aproximadamente 80 mil pacientes em poucos meses pela atual gestão. Cirurgia vascular, por exemplo, já recebeu pacientes que esperavam há anos na fila e hoje atende pessoas que marcaram consultas em questão de dias.

Atendimento com o médico vascular, Dr. Rafael Vilhena Fürst (Foto: PSA/Ricardo Trida)

Quem comemorou com a iniciativa foi o paciente Sérgio França, de 56 anos, que precisou de atendimento vascular por problemas de varizes e já foi atendido no mutirão. “Estou aguardando consulta com o vascular há apenas 15 dias e fiquei surpreso pelo curto espaço de tempo. A iniciativa é uma boa para nós. Nasci em Santo André, moro aqui até hoje e a área da saúde sempre foi carente na cidade. O atendimento da prefeitura me surpreendeu e está de parabéns”, contou França.

MEDICINA ABC

Também no dia do mutirão foram realizados 500 atendimentos para pacientes de oftalmologia, entre infantil, pterígio e calázio, no Ambulatório Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, localizado na Vila Sacadura Cabral.

Para a secretária de Saúde de Santo André, Ana Paula Peña Dias, o resultado do programa Saúde Fila Zero tem sido positivo para a cidade. “Estamos muito felizes de vermos o atendimento de qualidade sendo feito e estamos recebendo o reconhecimento por parte dos pacientes. Zeramos a fila de vascular e tiveram casos que as pessoas foram atendidas em menos de 15 dias, com o paciente saindo do hospital já com remédio e retorno agendado. Isso nos dá muita alegria e satisfação, pois mostra que o trabalho está dando certo”, disse a secretária.

Ao todo, entre consultas e procedimentos, aproximadamente 1.400 pessoas foram atendidas pelo mutirão realizado em 28 de outubro na rede municipal de Santo André.

HOSPITAL DA MULHER

Ainda no Saúde Fila Zero, o Hospital da Mulher, no Parque Novo Oratório, atendeu 40 pacientes de laqueadura e realizou sete procedimentos nos dias 26 e 27. Vale ressaltar que nos últimos meses o hospital tem ampliado o número de procedimentos de laqueadura, realizando, em média, 32 por mês.