Publicado em: 29/11/2024
Todos os quatro hospitais públicos municipais de São Bernardo do Campo (SP) passam a contar com certificação internacional que atesta a qualidade e segurança dos serviços de saúde prestados à população. Trata-se da acreditação Qmentum nível ouro, concedida neste mês de novembro ao Hospital de Urgência, Hospital de Câncer Padre Anchieta e Hospital da Mulher. Além deles, o Hospital de Clínicas já havia sido certificado em 2019, sendo o primeiro hospital público municipal do Brasil a receber esta certificação internacional, e recertificado em 2022.
Com isso, São Bernardo se torna a primeira cidade no País a ter toda a sua rede pública hospitalar com o selo internacional. O Complexo de Saúde, que engloba a rede de hospitais, é gerenciado pela Fundação do ABC. A busca pela acreditação internacional reflete o comprometimento da Prefeitura e da FUABC em garantir altos padrões de qualidade e segurança para a população na rede de saúde municipal. A certificação é um processo isento e voluntário, no qual os hospitais são submetidos a avaliações periódicas e rigorosas por especialistas da Quality Global Alliance (QGA) para garantia das melhores práticas e implantação de oportunidades de melhorias nos processos de trabalho. Foram seis meses de auditorias para que os hospitais pudessem receber a acreditação.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, os títulos demonstram o comprometimento da gestão em investir para entregar uma saúde pública de qualidade. “Estas acreditações são fruto de muito trabalho e um esforço contínuo de todos os profissionais que trabalham em nossa rede em ofertar o melhor serviço e a melhor experiência aos pacientes da nossa cidade”, destacou Morando.
Para a diretora e CGO (Chief Growth Officer) da empresa QGA, Camila Covelo, os hospitais municipais de São Bernardo se encaixam em um padrão internacional de 40% dos equipamentos similares de Montreal, no Canadá. “Este é um feito a se orgulhar, é difícil mensurar o que esse certificado significa. A Qmentum foca nas pessoas, em cada paciente e em cada familiar bem atendido e bem tratado dentro de cada um dos hospitais da cidade. Parabéns a todos e tenham a certeza de que são muitos pontos positivos, em cada um dos serviços, que culminaram nesta conquista”, declarou Covelo.
O secretário de Saúde, Dr Geraldo Reple, ressaltou que os processos adotados pela rede hospitalar, agora com certificação internacional, serão mantidos e estendidos para os demais serviços de Saúde. “Este bom exemplo deve ser seguido e continuado, não só nos nossos hospitais, como nos demais equipamentos. Temos um legado a ser mantido”, disse Reple.
SOBRE A CERTIFICAÇÃO
Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization (HSO) e a metodologia internacional Qmentum nasceu no Canadá por meio da Accreditation Canada, sendo desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.