Secretaria de Estado da Saúde realiza visita técnica ao Hospital Geral de Carapicuíba

Publicado em: 11/07/2025

Equipe avaliou execução do contrato de gestão e visitou áreas assistenciais da unidade administrada pela Fundação do ABC

 

Kely Schettini (à dir.) com a equipe da CGCSS

Representantes da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram no dia 8 de julho uma visita técnica ao Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado. A ação teve como objetivo avaliar a execução do contrato de gestão e verificar na prática os serviços oferecidos pela instituição.

A equipe da SES percorreu as principais áreas assistenciais do hospital, incluindo pronto-socorro referenciado, ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O foco foi compreender melhor a estrutura, os fluxos operacionais, os protocolos clínicos, além de conhecer indicadores assistenciais e a capacidade operacional da unidade.

Participou da visita a médica da CGCSS, Dra. Sonia Aparecida Alves, que foi recepcionada pela diretora-geral do HGC, Kely Schettini. “Foi uma ótima oportunidade de explicar a importância estratégica do hospital, informar projetos e melhorias desenvolvidas e detalhar como tem sido relevante a prestação de serviços da FUABC no contexto regional de saúde”, explicou a diretora.

A visita técnica permitiu aos representantes da SES conhecerem de perto o trabalho de gestão hospitalar da unidade e comparar o que está sendo entregue, na prática, com o que foi pactuado contratualmente. Segundo as participantes, a experiência foi enriquecedora para compreender melhor o papel da Secretaria junto às Organizações Sociais de Saúde (OSSs) e como o Departamento Regional de Saúde (DRS) atua no processo.

O HOSPITAL

O Hospital Geral de Carapicuíba é uma unidade de média e alta complexidade que atende sete municípios da Rota dos Bandeirantes: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba. Inaugurado em 1998, o hospital conta com 241 leitos. A unidade oferece pronto-socorro referenciado, Maternidade de Alto Risco, Serviço de Hemodiálise e Ambulatório de Especialidades Médicas, com atendimento 100% dedicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação do ABC assumiu a gestão do hospital em 1º de dezembro de 2023.