Secretário de Saúde do Estado, Dr. David Uip será diretor da Faculdade de Medicina do ABC

Publicado em: 24/11/2017

Médico infectologista foi eleito pela Congregação Universitária e
aprovado pela Fundação do ABC – a mantenedora da faculdade

 

Dr. David Uip assumirá a direção geral da instituição para o quadriênio 2018-2021

Ex-aluno da segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC, de 1970, o médico infectologista David Everson Uip assumirá a direção geral da instituição para o quadriênio 2018-2021. Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, professor titular da FMABC desde 2001 e atual Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o docente foi eleito em 6 de outubro pela Congregação Universitária da FMABC. A chapa vencedora, que tem como vice o Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, teve 39 votos, contra apenas três do segundo colocado.

Conforme regimento geral da instituição de ensino, o resultado da eleição é submetido ao Conselho de Curadores da Fundação do ABC, a mantenedora da faculdade. Na reunião de curadores, em 26 de outubro, o resultado inicial foi ratificado com 14 votos para a chapa de Uip e um voto para o segundo colocado.

Dr. David Uip substituirá o atual diretor-geral, o cirurgião torácico Adilson Casemiro Pires, que assumiu a FMABC no mandato 2010-2013 e foi reconduzido em votação expressiva da Congregação para a gestão 2014-2017. A experiência do atual vice-diretor, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, será aproveitada na nova gestão.

VIDA DEDICADA À SAÚDE

Secretário estadual desde setembro de 2013, Dr. David Uip concluiu o curso de Medicina pela segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC, em 1975. Possui mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC desde 2001.

Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com quase 140 anos de existência. Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório, que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas.