Terceiro ‘CINENEA’ discute as barreiras nas dificuldades de aprendizagem

Publicado em: 13/06/2016

O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC) organizou na noite de 10 de junho a terceira edição do “CINENEA” – atividade cujo objetivo central é proporcionar encontros educativos e lúdicos, assim como a troca de informações e experiências dentro de temas diversos nas áreas de educação e saúde. O filme escolhido para a oportunidade foi “Um sorriso tão grande quanto a lua”.

Equipe do NEA-FMABC na exibição de “Um sorriso tão grande quanto a lua”

Equipe do NEA-FMABC na exibição de “Um sorriso tão grande quanto a lua”

Com 90 minutos, o longa-metragem baseia-se na história real de um professor que busca levar uma turma de jovens estudantes a um programa que transmite noções básicas de astronomia. Entretanto, seus alunos têm diagnósticos de ansiedade, síndrome de Tourette, dislexia, síndrome de Down, superdotação e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outras dificuldades de aprendizagem que tornam a missão do docente ainda mais desafiadora.

“Um sorriso tão grande quanto a lua” retrata o passo a passo do trabalho de convencimento da diretoria da escola, a busca por fundos para viabilizar o projeto e a persistência de quem não abre mão dos sonhos. “O filme mostra que as possibilidades são direitos de todos. Afinal, somos todos iguais em nossas diferenças e todos diferentes em nossas igualdades, porque simplesmente somos únicos”, afirma a coordenadora do NEA-FMABC, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn.

SUCESSO DE PÚBLICO

A primeira edição do CINENEA ocorreu em 25 de novembro de 2015. O projeto estava programado inicialmente para 2016, mas o piloto foi antecipado com intuito de arrecadar doações de leite em pó em favor das famílias atingidas pela tragédia ambiental na região de Mariana, em Minas Gerais (MG). O “CINENEA – SOS Mariana” conseguiu angariar 100 quilos de leite em pó, que foi o “ingresso” para assistir ao filme “O Segredo”, cujo tema central é a dislexia.

Exibição do filme ocorreu em 10 de junho, na Faculdade de Medicina do ABC

Exibição do terceiro filme ocorreu em 10 de junho, na Faculdade de Medicina do ABC

Em 19 de fevereiro, a segunda edição destacou o filme “Como estrelas na terra”, cuja história aborda os temas dislexia, ansiedade, depressão, desatenção e agitação.

O CINENEA é organizado pela coordenadora do núcleo, a psicóloga e neuropsicóloga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, e reúne profissionais da área multidisciplinar, entre os quais neuropediatras, pediatras, professores, diretores e coordenadores de escolas, familiares de alunos com dificuldade de aprendizagem ou não, assim como crianças e adolescentes interessadas no tema. “Nossa intenção é conscientizar e trocar informações de qualidade com colegas de área e demais interessados nos temas deste segmento, evitando a propagação de conceitos inadequados. Queremos contribuir na divulgação, mostrar que as dificuldades escolares podem estar relacionadas aos transtornos de neurodesenvolvimento e que hoje temos avaliações e tratamentos extremamente eficazes para auxiliar essas crianças”, garante Alessandra Wajnsztejn.