Trabalhos da Fundação do ABC são premiados em Santo André

Publicado em: 04/12/2015

A Prefeitura de Santo André, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, organizou em 21 de outubro solenidade para entrega do “1º Prêmio Santo André de Inovação” – condecoração concedida aos alunos, professores e empresas que se destacaram no desenvolvimento de projetos inovadores. Em sua primeira versão, coube a cada faculdade e centro de ensino indicar um projeto dos alunos para a premiação. Além disso, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também indicou empresas de micro e pequeno portes que se destacaram na promoção da inovação, seja em produto, processo ou gestão. Ao todo, oito projetos de alunos e 16 empresas foram condecorados.

Pela Fundação do ABC foram duas premiações. O gerente da entidade, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves, foi certificado na categoria “Acadêmica” pelo projeto “Uma proposta para ampliar o uso dos conceitos de responsabilidade social e lucro social nas ações das organizações sociais de saúde”, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso do MBA em Gestão Executiva em Saúde da Strong Consultoria Educacional / Fundação Getúlio Vargas – um dos 12 trabalhos escolhidos pela FGV para publicação entre 700 apresentados.

Sob orientação do Dr. Jamil Moyses, da FGV, a pesquisa utiliza como “case” a gestão do Hospital Bertioga pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC. “A visão do cuidado com a saúde deve ser considerada como um bem e não pode ser apenas medida como produto resultante de atividade financeira. Daí vem o conceito de ‘Felicidade Interna Bruta’. Além de certo nível mínimo de renda, a maior felicidade provém de fortes e abundantes conexões sociais, uma sensação de controle sobre sua vida, um trabalho significativo, boa saúde, segurança econômica básica, confiança nas outras pessoas e no governo, bem como outras oportunidades menos conectadas com remuneração monetária, como o trabalho voluntário, o trabalho doméstico não remunerado e os serviços providos pelo ecossistema, relações essas que o PIB (Produto Interno Bruto) não avalia”, detalha Dr. Jurandyr das Neves.

Segundo o autor do trabalho premiado, as parcerias de governos com o terceiro setor e as OSSs ganharam força, pois atuam sob contratos de gestão baseados em metas qualitativas e quantitativas e controle social que substituiu o Estado. “Remodelamos a visão e ampliamos os conceitos sobre responsabilidade social e lucro social. Defendemos que podemos inferir e ampliar o conceito, também adequado para lucro social, não como uma distribuição de parte do resultado líquido de uma empresa, mas sim dentro do conceito do lucro indireto, ou seja, de lucro não financeiro. Neste caso isso ocorre através de uma OSS substituindo a ação do setor público, que utiliza o dinheiro do contribuinte para suas atividades fins, gerando satisfação e atendendo as expectativas e necessidades dos usuários. Para isso, conta com ações de gestão que priorizaram a eficiência, resultante da qualificação da força de trabalho, da racionalização do método e da otimização dos recursos com eficácia, atendendo os requisitos, atingindo metas, cumprindo cronogramas e satisfazendo o cliente”.

LUCRO SOCIAL

De acordo com o Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves, a expressão lucro social tem sofrido transformações ao longo dos últimos tempos. “O conceito de lucro está ligado à visão capitalista da atividade econômica e social, que nos traz um aceno socialista, contido no conceito de responsabilidade social. Uma nova maneira de pensar o lucro social é afastar o caráter de assistencialismo ou caridade, dando enfoque social da separação entre abundância e escassez. Significa que a atividade econômica não pode usar de suas ferramentas para obter lucro econômico em detrimento da exploração de recursos naturais ou de pessoas, acumulando riqueza e imobilizando as possibilidades de ascensão social, mantendo a pobreza ou destruindo o ambiente”, detalha o gerente da Fundação do ABC.

Dr. Jurandyr das Neves afirma que o lucro social deve ser uma ação sustentável no tempo, pelo qual a atividade produtiva obtém lucro financeiro através de estratégias, objetivos, controle e técnica, além de ter em seu escopo a geração de novas oportunidades como forma de compartilhar o lucro, favorecendo a melhor condição de vida para as pessoas e mantendo o ambiente. “Estes fatos poderão ser medidos por oportunidades criadas e pelas pessoas envolvidas, apoiando ou usufruindo da ação empresarial”, acrescenta o autor.

Capacitação de colaboradores é destaque no Hospital Mário Covas

Indicado pela Strong Educacional, o Hospital Estadual Mário Covas também foi reconhecido no “1º Prêmio Santo André de Inovação”, graças ao incentivo à capacitação e estudo de seus colaboradores, bem como relevantes serviços prestados à comunidade. Diretor administrativo do HEMC, Dr. Antonio De Giovanni Neto representou o superintendente da unidade, Dr. Desiré Carlos Callegari.

O Hospital Mário Covas desenvolve programação permanente de educação continuada e de incentivo profissional aos seus colaboradores, inclusive com promoção de curso de MBA em Gestão Hospitalar em convênio com a Strong Educacional – FGV, além do programa “Crescendo Aqui”, para incentivar talentos e gerar oportunidade de crescimento profissional dos funcionários.

O orientador Dr. Jamil Moyses e o Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves

O orientador Dr. Jamil Moyses e o Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves