Transtorno de Aprendizagem Não Verbal é tema de mestrado inédito na FMABC

Publicado em: 03/08/2016

Coordenadora do Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC), a psicóloga, psicopedagoga e neuropsicóloga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn defendeu em 2 de agosto dissertação de mestrado com temática inédita na literatura nacional: o TANV – Transtorno de Aprendizagem Não Verbal. Sob orientação do Dr. Caio Parente Barbosa e coorientação da Dra. Bianca Alves Vieira Bianco, ambos docentes da FMABC, o trabalho foi apresentado no Anfiteatro David Uip, no próprio campus universitário.

Bianca Bianco, Marcelo Masruha Rodrigues, Roseli Sarni, Caio Parente Barbosa, Alessandra Wajnsztejn e Roseli Ameni

Bianca Bianco, Marcelo Masruha Rodrigues, Roseli Sarni, Caio Parente Barbosa, Alessandra Wajnsztejn e Roseli Ameni

O início dos relatos sobre o Transtorno de Aprendizagem Não Verbal data da década de 60, a partir da observação da dificuldade de aprendizagem em crianças, cujos sintomas não se enquadravam nos transtornos conhecidos até então. O TANV tem entre as características principais a dificuldade de percepção social, problemas persistentes de noção de direita e esquerda e dificuldade intensa de compreender o significado de aspectos implícitos do ambiente. O transtorno também está relacionado a problemas de coordenação motora, cognição e aritmética.

“Os indivíduos com TANV podem parecer desajeitados e descoordenados. A desatenção pode desempenhar papel importante nas crianças e adolescentes, assim como a grande dificuldade na área da aritmética, em realizar operações mais complexas e no domínio de algoritmos da subtração, multiplicação e divisão”, explica Alessandra Wajnsztejn, que detalha: “As crianças, geralmente, são descritas como tímidas, ingênuas e com pouca malícia. Apresentam dificuldades em compreender aspectos implícitos na interação social e na linguagem, principalmente metáforas, ironia e sarcasmo. Os pensamentos baseiam-se mais no concreto do que no intuitivo e há muita dificuldade em aprender através das próprias experiências. A aprendizagem, na verdade, exige instrução explícita e prática exaustiva”.

A nova mestre em Ciências da Saúde da FMABC, ao lado de convidados, amigos e familiares

Estudo foi desenvolvido pela psicóloga, psicopedagoga e neuropsicóloga Alessandra Wajnsztejn

Batizado “Prevalência e discrepância inter-hemisférica de crianças e adolescentes com diagnóstico interdisciplinar de transtorno de aprendizagem não verbal”, o trabalho de mestrado foi apresentado à banca composta pelos doutores Marcelo Masruha Rodrigues (professor de Neurologia Clínica e orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências da Universidade Federal de São Paulo), Roseli Oselka Saccardo Sarni (professora titular de Clínica Pediátrica da FMABC), Roseli Almeida Costa Ameni  (neuropsicóloga e coordenadora da Pós-Graduação em Neuropsicologia da FMABC) e Renata Almeida de Souza Aranha e Silva (gerente acadêmica e professora da graduação e pós-graduação da FMABC), além do próprio orientador e da coorientadora.

Durante a arguição da banca examinadora, Alessandra Wajnsztejn acrescentou: “De maneira geral, precisamos definir e diferenciar os termos ‘dificuldades de aprendizagem’ e ‘transtornos de aprendizagem’, a fim de que haja uma padronização de nomenclaturas que favoreça a comunicação entre os diversos profissionais envolvidos no atendimento. Essa é uma medida importante, que beneficiará a investigação diagnóstica de todas as doenças do segmento, inclusive o TANV. Hoje muitas escolas exigem o diagnóstico definitivo da criança ou do adolescente para aceitar as intervenções propostas no tratamento, como um leitor de provas, por exemplo. Precisamos evoluir nesse sentido e melhorar a comunicação”, recomendou a mais nova mestre em Ciências da Saúde da FMABC, ao adiantar sua possível escolha na sequência acadêmica no doutorado: o rastreio do bullying em pacientes com TANV.

A nova mestre em Ciências da Saúde da FMABC, ao lado de convidados, amigos e familiares

A nova mestre em Ciências da Saúde da FMABC, ao lado de convidados, amigos e familiares