Publicado em: 27/12/2024
A Fundação do ABC promoveu, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2024, um treinamento para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), direcionado aos colaboradores da instituição eleitos para a gestão 2024/2025. Ministrado pela técnica de segurança Larissa Furtado, o curso teve como objetivo capacitar os participantes sobre temas fundamentais para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O conteúdo programático incluiu o estudo do ambiente e das condições de trabalho, com identificação dos riscos associados ao processo laboral; noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção; metodologia de investigação, análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho; medidas de prevenção dos riscos; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho; organização da CIPA; prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho.
A gestão 2024/2025 da CIPA-FUABC teve início em 22 de outubro de 2024 e se estenderá pelo período de um ano. Os membros da nova gestão, representantes dos empregados, são: Fernando Antonio Valini (vice-presidente); Camila Grunemberg Branas (titular/secretária); e Diego Cadete Martins (suplente). Os representantes do empregador são Jaqueline Michele S. dos Santos (presidente) e José Natal Inácio (titular).
O treinamento reflete o compromisso da Fundação do ABC em fortalecer a cultura de segurança no trabalho e assegurar a proteção dos seus mais de 29 mil colaboradores. A nova gestão da CIPA estará pronta para enfrentar os desafios do próximo ciclo, promovendo ações preventivas e garantindo um ambiente laboral mais seguro e inclusivo para todos.