Treinamento no AME Mauá capacita funcionários em biossegurança

Publicado em: 10/04/2024

Iniciativa buscou instruir sobre identificação de riscos ocupacionais e adoção de medidas preventivas para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho

 

O evento foi ministrado para cinco turmas, totalizando 57 funcionários

Os colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá passaram por treinamento em biossegurança organizado pela Unidade de Apoio Administrativo (UAA) da Fundação do ABC. O objetivo principal do evento, realizado entre 8 e 14 de fevereiro, foi instruir os profissionais para a identificação de riscos biológicos em seus ambientes de trabalho e para a adoção de medidas preventivas essenciais para assegurar a saúde e a segurança de todos os envolvidos.

Sob a coordenação de Fernanda Guidetti Martins, Técnica de Segurança do Trabalho da UAA, o treinamento contou com a participação de 57 funcionários, divididos em cinco turmas. A iniciativa buscou fomentar uma cultura de segurança, enfatizando a importância da percepção de riscos e da adoção de comportamentos preventivos.

Durante o evento, foram abordados temas fundamentais para a segurança no ambiente de saúde, como a definição de biossegurança, baseada na Norma Regulamentadora 32 (NR32) do Ministério do Trabalho e Emprego, e o fluxo de ações a serem tomadas em caso de acidentes de trabalho.

Além disso, o treinamento destacou o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs), o manejo adequado de resíduos hospitalares e as estatísticas de acidentes por CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), visando uma maior conscientização sobre os perigos potenciais e como preveni-los.

Por fim, o treinamento foi uma importante iniciativa para capacitar os funcionários quanto aos procedimentos e boas práticas em biossegurança, visando a proteção da saúde e segurança de todos no ambiente de trabalho.