Treinamento no ‘Irmã Dulce’ destaca importância de Teste do Pezinho

Publicado em: 29/01/2016

O Teste do Pezinho, previsto na lista de exames para triagem neonatal, é um direito do bebê e um dever dos pais para evitar o desenvolvimento de doenças na criança. O teste básico é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e detecta até seis doenças. A forma de coleta, novas técnicas e atualizações foram temas de treinamento com profissionais de saúde dias 26 e 27 de janeiro, no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande.

A capacitação foi realizada pela Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE), que trouxe o exame para o Brasil em 1976 e deu origem à lei que conferiu o direito a todo recém-nascido brasileiro, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Thiago Santos Rosário, referência no assunto e que atua no laboratório da instituição, em São Paulo.

De acordo com o enfermeiro, o teste básico é o que detecta as doenças de maior incidência, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme (e demais hemoglobinopatias), fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Dentre os casos, o hipotireoidismo congênito é o que mais costuma ser diagnosticado. “A doença ocorre quando a tireoide do bebê não produz as quantidades certas de hormônios, podendo comprometer o desenvolvimento e provocar até mesmo dano neurológico permanente na criança”, salientou Rosário.

A partir da descoberta da doença nos primeiros dias de vida, é possível iniciar o tratamento e orientar os pais sobre os cuidados para que a criança leve vida normal até a fase adulta.

O Teste do Pezinho é feito a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê na primeira semana de vida. As amostras são enviadas para laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde. Por ser o calcanhar uma região com muitos vasos sanguíneos, a coleta do sangue é feita rapidamente com uma única picada.

Em 2015 foram realizados 2.948 exames na Maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce – quase 10% a mais do que em 2014, quando ocorreram 2.684 nascimentos na unidade.

AÇÕES PREVENTIVAS

Além do Teste do Pezinho, o hospital realiza o Teste da Orelhinha, que é eficaz na detecção precoce de deficiência auditiva. Simples, rápido e indolor, todo recém-nascido passa pelo exame antes da alta médica. Quando não é possível, as mães saem da Maternidade com retorno agendado.

Já o Teste do Olhinho é outro importante exame, que dura apenas dois minutos e é igualmente gratuito, rápido e indolor. Também chamado Teste do Reflexo Vermelho, permite a detecção precoce de problemas de visão e o início do tratamento em tempo de evitar cegueira e sequelas. Além de todos os recém-nascidos de Praia Grande, o Hospital Municipal Irmã Dulce realiza o teste em bebês nascidos em outros hospitais da região, que não oferecem o serviço.