Publicado em: 05/09/2025
A Unidade de Saúde da Vila Helena, em Santo André, gerida pela Fundação do ABC, será pioneira no município ao adotar práticas sustentáveis que reduzem impactos ambientais. O projeto prevê a instalação de placas de energia fotovoltaica, sistema de captação de água da chuva e piso externo permeável.
“As obras estão em ritmo acelerado, as equipes seguem trabalhando bastante e já saímos daquela fase da estrutura da obra, chegando agora na etapa de acabamento. Vamos preparar esses prédios observando todas as questões ambientais e de mudanças climáticas”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira, durante visita na unidade com os secretários Pedro Seno (Saúde) e José Antônio Ferreira (Manutenção e Serviços Urbanos). “Continuamos com as reformas do programa Qualisaúde para entregar um serviço de ainda mais qualidade”, emendou.
As intervenções incluem manutenção geral, reparos, adaptações e melhorias estruturais, com instalação de novas portas e janelas, execução de forro e caixilharia, instalação de pisos, modernização das redes elétrica e hidráulica, pintura, paisagismo, implantação de nova entrada e atualização tecnológica. Após a conclusão, a unidade terá padrão semelhante ao de outras entregues nos últimos anos.
O espaço também contará com cinco consultórios, sendo um de ginecologia, sala de odontologia, salas de expurgo, esterilização, farmácia, vacina, posto de enfermagem, coleta/medicação, sala de grupo, administração, jardim de inverno e outras estruturas.
Entre os serviços oferecidos estão consulta de enfermagem, clínica, pediatria e puericultura, ginecologia e obstetrícia, coleta de material para exames laboratoriais, realização de curativos, eletrocardiograma, grupos de tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental, gestantes e planejamento familiar, acolhimento de enfermagem e ainda vacinas e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.
A Unidade de Saúde da Vila Helena tem uma área de abrangência que inclui os bairros Vila Vitória, Jardim Silveira, Vila Alzira, Vila Pires, Vila Helena, Vila Cecília Maria, Vila Junqueira, Jardim do Estádio, Vila Marina, Jardim Ipanema, Casa Branca, Vila Tibiriçá e parte da Vila Linda. Atualmente ela conta com 22.536 prontuários individuais ativos, com aproximadamente 45 mil atendimentos anuais, uma média de 3,7 mil atendimentos mensais.