Unidades da Fundação do ABC chegam à final de premiação no HIS 2020

Publicado em: 02/10/2020

Duas unidades gerenciadas pela Fundação do ABC estiveram entre as finalistas da premiação do Healthcare Innovation Show (HIS 2020), o mais importante encontro da comunidade de saúde e tecnologia hospitalar no Brasil. São elas: Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá e Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo (CHSP). O evento, este ano realizado virtualmente, foi transmitido entre os dias 24 e 26 de setembro pelo site https://his.saudebusiness.com/. Ao todo, foram 38 finalistas em seis categorias.

Nesta edição todos os ‘cases’ selecionados tiveram como tema a pandemia de Covid-19. Foram 150 palestrantes em cinco palcos virtuais que abordaram assuntos diversos, como atendimento ao cliente e telemedicina. O encerramento foi marcado pela entrega do Prêmio Referências da Saúde, que anualmente reconhece as principais iniciativas nas categorias: Gestão administrativo-financeira; Governança corporativa; Gestão de pessoas; Tecnologia da informação; Qualidade assistencial; e Facilities.

Gerido pela FUABC desde 2014, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá ficou entre os finalistas na categoria Qualidade Assistencial com o projeto “Manejo no enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus no cotidiano dos colaboradores do IIER”, conduzido entre março e agosto de 2020. A unidade preparou uma estratégia contínua de testagem em massa dos funcionários, aliada a diversas outras ações de prevenção à doença, como medidas de apoio médico-hospitalar, orientação, isolamento social, acompanhamento integral e psicológico. Ao todo, foram realizados 431 testes no período, sendo 241 exames sorológicos e 190 exames RT/PCR. Cento e noventa funcionários foram afastados de maneira preventiva, entre integrantes de grupos de risco ou funcionários sintomáticos e assintomáticos. Dos 265 colaboradores diretos e indiretos, 90 foram confirmados com a doença e nenhum necessitou de internação em unidade de terapia intensiva. Dez foram internados em enfermaria.

“Entendemos que os colaboradores precisavam de apoio não só no ambiente hospitalar, como também domiciliar. A forma que encontramos de proporcionar-lhes este cuidado foi com a testagem em massa e acompanhamento multiprofissional. Desta forma detectamos rapidamente os possíveis infectados, afastando-os das atividades laborais, além de instituir terapia precoce e prevenir prováveis complicações. Foi um trabalho que envolveu a todos. Ficamos muito felizes e honrados por termos ficado entre os finalistas do HIS. Infelizmente não ganhamos, mas o ‘case’ ganhou notoriedade e reconhecimento, o que já é muito gratificante para nós”, disse o diretor técnico do IIER-II, Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz.

Com a adequada preparação e o rigoroso monitoramento dos casos internamente, foi possível isolar e detectar novos focos da doença de forma preventiva, evitando a manifestação de sintomas mais graves e a propagação do contágio entre familiares e demais funcionários. O investimento total na testagem e nas ações de controle somou R$ 81 mil.

CENTRO HOSPITALAR DO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Também sob gestão da FUABC desde 2014, o CHSP concorreu no HIS 2020 na categoria Gestão de Pessoas com o projeto “Experiência de Plantão Psicológico para colaboradores do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário diante da Pandemia/COVID-19”. O objetivo foi proporcionar acolhimento e local de escuta aos colaboradores e parceiros do CHSP quanto às demandas relacionadas à pandemia, bem como identificar outras necessidades de suporte emocional provocadas pela atividade profissional. Uma pesquisa respondida por 382 funcionários, ou 82% do quadro total de colaboradores, apontou a necessidade de criação da iniciativa, que teve início em 25 de maio. Quatro profissionais de Psicologia passaram a realizar atendimentos de segunda a quinta-feira em horários diurnos e noturnos.

Entre maio e julho foram atendidos 25 colaboradores da instituição, sendo 14 da área assistencial, seis da Secretaria de Segurança Penitenciária (SAP), dois da área administrativa e três do setor de apoio (Higienização e Nutrição). Além dos benefícios proporcionados pela nova assistência psicológica, o projeto jogou luz em outras necessidades anteriormente não identificadas. “O objetivo inicial era acolher demandas relacionadas ao enfrentamento da pandemia e aumento do estresse laboral, principalmente para os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. No entanto, com o passar do tempo, observamos que além destas demandas pontuais com reflexos em um contexto mundial, foi identificada a necessidade de apoio emocional relacionado ao contexto de trabalho, que independe da situação de saúde atual. Por isso, a iniciativa possibilitou uma aproximação, por parte de outros setores, da importância do papel do psicólogo na instituição”, disse a coordenadora de Qualidade do CHSP, Elaine Cristina dos Santos.