Unidades da Fundação do ABC homenageiam mães internadas

Publicado em: 14/05/2021

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Diversas unidades de Saúde gerenciadas pela Fundação do ABC homenagearam as mamães internadas, por ocasião do Dia das Mães, comemorado no domingo, 9 de maio. No Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo, a comemoração se deu pelo índice de 100% de altas médicas de grávidas e puérperas internadas com Covid-19 neste ano. O equipamento, que completa 22 anos de funcionamento em maio, recuperou todas as pacientes internadas que testaram positivo para a doença em 2021.

Até o momento, foram 291 atendimentos realizados na unidade, dos quais 126 pacientes precisaram de internação, sendo 17 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todas se recuperaram da doença. Desde o início da pandemia, foram mais de 900 atendimentos e 453 internações.

Sara dos Santos Graciano, de 28 anos, é uma das pacientes que temeu a Covid-19 e chegou a pensar que não conheceria seu segundo filho, quando foi informada que sua cesárea seria realizada com 33 semanas de gestação e que, após o procedimento, permaneceria intubada para recuperação de seus pulmões. A puérpera segue internada na UTI, porém, agora recuperada da doença. “No início da doença não imaginei que precisaria ser intubada, muito menos que conheceria meu filho só depois de 16 dias do parto, sendo 14 deles ‘apagada’, respirando artificialmente. Estar viva, e meu filho também, é um presente a mais nesta data. Só tenho a agradecer todos os cuidados da equipe. Fizeram de tudo por mim e pelo meu bebê. Será um Dia das Mães inesquecível”, declarou Sara.

Para o prefeito Orlando Morando, colher resultados positivos em meio à pandemia é sinônimo de esperança de dias melhores. “Todos os profissionais de Saúde, de todo o nosso complexo hospitalar, estão muito empenhados em salvar vidas. E isso fica ainda mais claro quando analisamos os números. Foi um domingo especial, de muitas comemorações por todas as vidas salvas da Covid-19, especialmente das nossas grávidas e puérperas de São Bernardo”, relatou durante a entrega de rosas às mães no HMU, agenda já tradicional em homenagem à data.

A diretora do HMU, Dra. Monica Carneiro, reforça que os resultados expressivos foram possíveis pela qualidade da equipe de profissionais e pela constante pesquisa sobre como a Covid-19 age nas gestantes e situações de transmissão – inclusive em relação ao leite materno –, o que permite ofertar o melhor tratamento possível.

“Desde o início da pandemia estamos colhendo dados, especialmente por sermos um hospital de formação. Da primeira onda para segunda, vimos o número de internações em UTI aumentar de 5% para 15%, com 81% destas pacientes precisando ser intubadas e o nosso conhecimento nos auxiliou muito no sucesso de todos estes casos”, explicou a ginecologista.

MOGI DAS CRUZES

Outra ação de humanização foi promovida pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC). Durante a semana que antecedeu o Dia das Mães, a equipe multidisciplinar da unidade — Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional — identificou as mães internadas na ala de Enfermaria e entrou em contato com as famílias para que enviassem cartas com mensagens de afeto e carinho. Quem não conseguiu entregar as cartas pessoalmente pôde enviar por e-mail. As mensagens das famílias foram entregues às pacientes junto a artigos de artesanato produzidos pela Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes.

A diretora-geral do HMMC, Heloísa Molinari Nascimento, esteve presente na ação, organizada em 7 de maio. “Foi muita emoção poder levar um pouco do carinho da família a pacientes que estão internadas conosco, algumas inclusive há um maior tempo. A alegria e amor delas foi imenso”.

Já no Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, no Centro de São Paulo, pacientes e colaboradoras mamães foram presenteadas com a entrega de sobremesas especiais durante os plantões, decoradas com mensagens de homenagem.

SANTO ANDRÉ

Em Santo André, a iniciativa foi organizada nos dois hospitais de campanha da cidade, instalados no Complexo Dell’Antonia e no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), ambos apoiados pela gestão da Central de Convênios-FUABC.

As pacientes assistiram às apresentações musicais da Orquestra Magistrale, com músicos do Projeto Locomotiva. Enquanto ouviam as músicas, as mães receberam cartas enviadas pelos filhos. Entre as canções tocadas estavam “Anos dourados”, “Eu sei que vou te amar”, “Fascinação”, “Hallelujah”, “Como é grande o meu amor por você” e o tema do filme “A Bela e a Fera”.

“Santo André homenageia e se solidariza com cada paciente e com cada herói e heroína da Saúde, na linha de frente do combate à Covid-19. Pessoas que doam vida para salvar vidas. Mães que cuidam de outros filhos para garantir proteção e recuperação. Por isso, a nossa solidariedade e apoio”, destacou o prefeito Paulo Serra.

No ano passado, a data também foi celebrada com a apresentação de um enfermeiro do hospital de campanha Pedro Dell’Antonia que, com um violão, tocou as músicas pedidas pelas mães internadas à época.