Publicado em: 04/02/2022
As 13 unidades de Saúde gerenciadas pela Fundação do ABC em Itatiba, no interior do Estado, registraram aumento de 43% nos atendimentos considerando os meses de janeiro de 2021 e 2022. No ano passado, foram realizados 5.502 atendimentos no período, contra 7.863 no mês passado. O aumento é atribuído ao surgimento da variante Ômicron, que impulsionou os casos de Covid-19 neste ano.
Apesar da alta demanda, as unidades seguiram normalmente com atendimentos como coleta de Papanicolau e visitas domiciliares aos pacientes.
Outro importante indicador de desempenho na área da saúde refere-se especificamente ao atendimento das gestantes do município, amplamente qualificado no ano passado em relação à 2020. Segundo indicadores divulgados pela gestão da FUABC no município, a Rede de Atenção Básica superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em diversos aspectos.
Entre os dois anos, houve aumento da proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas (20% para 35%); na proporção de gestantes com exames atualizados para detecção de sífilis e HIV (5% para 38%); com cobertura de atendimento odontológico (11% para 30%); e na proporção de pacientes com exames citopatológicos atualizados, popularmente conhecidos como Papanicolau (2% para 12%). Os indicadores do Ministério da Saúde consideram a população elegível para os procedimentos, de acordo com metas variáveis.