Unidades de São Mateus celebram ‘Agosto Dourado’ e reúnem mais de 2,5 mil pessoas

Publicado em: 10/09/2021

Pacientes das unidades de Saúde em ação de promoção à saúde

Em agosto, as unidades de Saúde do Contrato de Gestão São Mateus/FUABC comemoraram a campanha ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo e fortalecimento das ações de aleitamento materno na área da Saúde. Este ano, a campanha mobilizou 44 ações comemorativas que abordaram 2.550 pessoas e envolveram 208 profissionais.

Entre as ações educativas, organizadas virtual e presencialmente, estão a montagem de ‘Cantinhos da Amamentação’ com informações educativas, coleta de vidros para doação ao Banco de Leite, coleta de bicos e chupetas para conscientização e descarte, além da retomada dos Grupos de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME). Todas as atividades envolveram equipe multidisciplinar, enfermagem, medicina, agentes comunitários de saúde, agente de promoção ambiental e comunidade.

Também foi realizado, em praças da comunidade, o plantio simbólico de oito mudas da árvore Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), em alusão ao símbolo do aleitamento materno. O evento contou com a participação das mães e crianças usuárias dos serviços de Saúde, além de conselheiros, gestores e lideranças comunitárias.

A iniciativa teve colaboração conjunta da Interlocução em Saúde da Criança e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Fundação do ABC; da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus; do Viveiro Municipal Manequinho Lopes, que realizou a doação das mudas; e dos técnicos da Subprefeitura São Mateus, que viabilizaram aberturas dos berços e transporte das mudas.

A CAMPANHA

O ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. A meta da OMS é de alcançar taxa de 50% de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida até 2025, e de 70% até 2030.