Unidades de Saúde de Itatiba realizam acolhimento do público LGBTQIA+

Publicado em: 16/09/2021

Equipe da unidade com o representante do grupo “Família LGBTQIA+ de Itatiba”

As unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Itatiba, no interior de São Paulo, realizam desde agosto acolhimento destinado a pacientes que integram a população LGBTQIA+, entre os quais lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

Um encontro entre o idealizador do grupo “Família LGBTQIA+ de Itatiba”, Jamerson Videoli, e a gerência administrativa do contrato com a FUABC, representada por Caio Arato, selou a parceria para apoio ao atendimento deste público, com oferta de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de exame de Papanicolau para mulheres homossexuais, marcação de consultas médicas e serviços de odontologia em geral. A iniciativa é baseada na Política Nacional de Saúde Integral LGBT, instituída pela Portaria nº 2.836/11 do Ministério da Saúde. Todos os profissionais das áreas assistencial e administrativa das 13 unidades de Saúde sob gestão da FUABC passaram por orientação para recebimento do grupo social.

“A área da Saúde representa uma importante ferramenta de inclusão para diversos públicos que, infelizmente, ainda sofrem constantes práticas discriminatórias e até criminosas. O objetivo é disponibilizar um espaço de acolhimento e orientações educativas por meio de ações de promoção e prevenção à saúde, com foco no bem-estar do todos os pacientes, garantido pelo direto à saúde na Constituição Federal e pelas Leis Orgânicas da Saúde”, disse o gerente administrativo da FUABC, Caio Arato.

Após visita a uma das unidades de Saúde de Itatiba, Jamerson enviou uma mensagem destinada às equipes da FUABC. “É uma pequena ação que gera reação. Foi assim que me senti ao entrar na unidade de saúde administrada pela Fundação do ABC para tomar a vacina contra a Covid-19, quando me deparei com um cartaz sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT. Iniciativas como esta abrem espaços e o campo de visão para uma população que passa a se sentir acolhida diante de uma sociedade que por longos anos promoveu a exclusão. Que tais atitudes tornem-se habituais e passem a ocupar todos os espaços, gerando informação e convidando a população LGBTQIA+ a se cuidar e a se amar cada vez mais. Obrigado, Fundação do ABC”.