Unidades de Saúde do ABC e São Mateus são vistoriadas com foco em segurança do trabalho

Publicado em: 01/06/2017

Ao todo, 149 equipamentos da Central de Convênios no ABC foram inspecionados pelas equipes do SESMT. Objetivo é reduzir índices de acidentes do trabalho e gerar economia aos serviços

 

Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios realizou entre janeiro e março deste ano detalhada inspeção técnica de segurança em 149 serviços de Saúde das prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Entre os equipamentos visitados estão UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros. O trabalho foi executado pelas equipes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC (SESMT-FUABC) e também compreendeu algumas unidades do contrato de gestão de São Mateus, distrito da Capital paulista.

Equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC

As equipes – compostas por quatro engenheiros de segurança do trabalho e 11 técnicos – vistoriaram 62 unidades de Santo André, 78 de São Bernardo, 20 de São Mateus e nove de São Caetano. Os laudos finais com os detalhamentos foram concluídos em maio e separados por unidades. O objetivo central do trabalho é, além de identificar situações fora de conformidade com padrões de segurança, reduzir indicadores de acidentes e doenças do trabalho, além de combater o absenteísmo de acordo com recomendações ergonômicas (que zelam pelo bem-estar físico e emocional dos profissionais).

“O funcionário com saúde fica menos doente, está menos exposto a riscos e por isso tem chances menores de ser afastado. Este raio-X das unidades possibilitou diagnosticar isso, o que certamente gerará economia aos serviços”, comenta o engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior. Toda a metodologia do trabalho foi baseada em NRs (Normas Regulamentadoras) do Ministério do Trabalho e Emprego, decretos e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Situações de problemas estruturais como rachaduras, mobília em desacordo com normas técnicas, infiltrações, rede elétrica exposta e lixeiras sem identificação foram algumas das inadequações encontradas e apontadas no relatório final, ilustradas com fotos e normas correspondentes.

O laudo técnico feito pelas equipes da Fundação do ABC será encaminhado às Secretarias de Saúde dos municípios responsáveis, que, a partir do recebimento do estudo, irão elaborar o cronograma de ação com as providências necessárias. “Permaneceremos de apoio e ficamos à disposição para acompanhar o andamento deste trabalho em parceria com todas as prefeituras”, finaliza Machi.