UPA Central de Santos implanta Comitê para Enfrentamento do Coronavírus

Publicado em: 19/03/2020

Grupo se reúne diariamente para a análise, inclusão, modificação ou supressão de medidas contra o Covid-19, sempre visando a segurança dos colaboradores e dos munícipes usuários da UPA

 

Objetivo é atuar com rapidez, com a instituição de medidas de controle e contingenciamento para o adequado enfrentamento do coronavírus

A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos acaba de implantar o Comitê para Enfrentamento do Coronavírus – grupo multiprofissional responsável por avaliar as necessidades estruturais e assistenciais da unidade, com planejamento de medidas e ações necessárias diante do avanço de casos de Covid-19. Desde 16 de março, o comitê local se reúne diariamente, pela manhã, e as decisões são transmitidas a todos os demais colaboradores da UPA.

O objetivo é atuar com rapidez, com a instituição de medidas de controle e contingenciamento para o adequado enfrentamento do coronavírus. Integram o comitê a gerente da unidade, Zilvani Guimarães, a coordenadora médica Dra. Gisele Abud Nicolau, a coordenadora de enfermagem Sueli Sakumoto, a coordenadora administrativa Milena Coccaro, a responsável técnica da Farmácia, Camila Faro Carmo, e o Serviço Social, representado por Silvia Maria Vicente Valerio e por Patricia de Souza Costa Lima.

Entre as medidas imediatas decididas pelo grupo estão a montagem de sala de coleta específica para coleta laboratorial dos pacientes com suspeita clínica, cujo espaço foi montado no piso térreo, além da reorganização no fluxo de acompanhantes na UPA, respeitando direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Estatuto da Criança e do Adolescente, e Estatuto do Idoso. “Optou-se por pela implantação de medidas não restritivas, mas, com orientação e estímulo à reflexão do próprio acompanhante sobre permanecer ou não nas áreas de atendimento ao usuário”, explica a gerente da UPA Central, Zilvani Guimarães, que completa: “Em relação ao horário de visitas, seguimos a decisão municipal de que todas as visitas aos pacientes estão suspensas no município de Santos”.

Outras providências adotadas são a suspensão da utilização do benefício de banco de horas, visando manter quadro viável para o eventual aumento de demanda, e a suspensão das férias de abril de todos os colaboradores que não estejam enquadrados na obrigatoriedade (férias compulsórias).

Os colaboradores com 60 anos ou mais foram afastados e sensibilizados quanto às necessidades do momento, respeitando as determinações dos grupos de risco e faixas de idade da população mais suscetível ou vulnerável ao Covid-19, conforme determinação da OMS e Ministério da Saúde. Não haverá perda de vencimentos.

 

PREVENÇÃO DIÁRIA

Todo paciente que na Classificação de Risco apresentar queixa relacionada à sintomatologia de insuficiência respiratória ou sinal indicativo de síndrome respiratória, obrigatoriamente, permanecerá na unidade com máscara cirúrgica. Além disso, um membro do Comitê para Enfrentamento do Coronavírus realizará diariamente vistoria na UPA, conferindo diversos itens de segurança, inclusive os dispensadores de álcool gel nas áreas comum aos usuários.

Todas as equipes assistenciais foram orientadas e tiveram reforçadas instruções sobre as técnicas adequadas de lavagem das mãos, assim como para a correta aplicação do álcool gel. O comitê atualizará diariamente as ações, com a inclusão, modificação ou supressão de medidas, sempre visando a segurança dos colaboradores e dos munícipes usuários da UPA.