UPA Central de Santos promove treinamento de ‘Suporte Básico de Vida’

Publicado em: 17/05/2019

Capacitação na área de atendimento de emergência integra programa de educação permanente para enfermeiros e médicos

 

Cada curso tem duração de oito horas e conta com 16 participantes

Parceria entre a Prefeitura de Santos e a Fundação do ABC, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos deu início em 25 de abril ao curso de atendimento de emergência para enfermeiros e médicos, realizado em parceria com a São Francisco Gestão e Terceirização de Serviços em Saúde. A capacitação integra o programa de educação permanente da unidade e ocorrerá mensalmente, sempre com temas diferentes relacionados à urgência e emergência.

Cada curso tem duração aproximada de oito horas e serão duas turmas por mês, com total de 16 participantes. A primeira capacitação abordou o tema BLS (sigla em inglês para Suporte Básico de Vida), que é certificado pela As­sociação Americana do Coração. A modalidade treina os profissionais para proporcionar às vítimas de acidentes os primeiros atendi­mentos, desde o momento em que ocorre a emergência até a chegada do resgate.

“O curso de atendimento de emergência para enfermeiros e médicos é uma das cláusulas de nosso plano operativo e está inserido nas atividades desenvolvidas dentro do programa de educação permanente da UPA. Trata-se de iniciativa fundamental para manter as equipes atualizadas, além de favorecer a integração entre os diversos profissionais que atuam na unidade”, considera a gerente da UPA Central de Santos, Zilvani Guimarães.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Neste mês de maio, a UPA Central de Santos aderiu à campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza, do Ministério da Saúde, e imunizou todos os seus funcionários entre os dias 9 e 15 – inclusive as equipes do final de semana. Os trabalhadores da área da Saúde fazem parte do grupo prioritário definido pelo MS, que também inclui gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças, pessoas com doenças crônicas, idosos a partir de 60 anos e professores, entre outros.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); e B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). Vale destacar que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.