UPA Central de Santos promove treinamento em “Urgência e Emergência Pediátrica”

Publicado em: 11/10/2018

Foram abordados temas como insuficiência respiratória, classificação de risco por gravidade, entre outros

A UPA Central de Santos promoveu dias 26 e 27 de setembro treinamento de Urgência e Emergência Pediátrica, realizado em parceria com a São Francisco Gestão e Terceirização de Serviços em Saúde. Sediada na sala de reunião da unidade, a capacitação teve duração de aproximadamente duas horas e envolveu total de 11 técnicos de enfermagem, 11 enfermeiros, um assistente social e três colaboradores do setor administrativo.

Entre os assuntos abordados estiveram “Identificação da criança grave e classificação de risco por gravidade”, “Algoritmo de avaliação inicial pediátrica”, “Avaliação das vias aéreas e responsividade”, “Insuficiência respiratória” e “Atuação da equipe de enfermagem no atendimento da insuficiência respiratória e na parada cardiorrespiratória”.

“Escolhemos esses temas, pois são passos importantes para o atendimento exitoso na urgência e emergência pediátrica. Foi realizada abordagem prática, através de dinâmica devolutiva, com ampla participação dos profissionais. Para a parte técnica, foi disponibilizado um manequim infantil e materiais usados em emergência pediátrica, entre os quais laringoscópio infantil, máscaras de oxigenoterapia, lâminas e cânulas de intubação. A metodologia favoreceu a participação dos profissionais e permitiu que dúvidas fossem esclarecidas”, garante a coordenadora de Enfermagem da UPA Central de Santos, Sueli Sakumoto.

Todo o treinamento esteve alinhado à Política Nacional de Humanização e envolveu temas como postura e ética profissional, assim como o respeito aos responsáveis pela criança em atendimento. “Esperamos que, a partir da capacitação, as equipes estejam ainda mais preparadas para o atendimento emergencial, com risco iminente de morte, e emocionalmente amadurecidas para acolher de maneira eficiente, cordial e humanizada, tanto a criança quanto seus responsáveis”, finaliza Sakumoto.