UPA Rodeio, em Mogi, debate transtorno do espectro autista

Publicado em: 07/10/2022

Ação foi organizada durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes, promoveu em agosto uma roda de conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto. A convidada para comandar a atividade entre os colaboradores foi a especialista no assunto, Elaine Miranda, que abordou a importância da conscientização coletiva sobre o tema. A ação foi coordenada pela equipe de Serviço Social da unidade.

O objetivo da roda de conversa foi despertar reflexão que resulte em ações inspiradoras relacionadas ao atendimento e acolhimento destes pacientes. As equipes foram orientadas a identificar problemas relacionados a comportamentos e concepções que comprometam a inclusão e favoreçam o preconceito. “Só com a desconstrução das barreiras, sobretudo em relação às atitudinais, a partir da disposição de toda a sociedade, vamos conseguir considerar as necessidades das pessoas com deficiência e incluí-las em nossas pautas diárias”, disse a assistente social da unidade, Silvana Checan.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída ao calendário nacional de saúde para fomentar o desenvolvimento de conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades desta população.

A equipe de Serviço Social da UPA Rodeio promove constantes orientações aos pacientes sobre os encaminhamentos necessários e informa os recursos locais que facilitam o desenvolvimento integrado de processos de inclusão da pessoa com deficiência, seja nos casos do TEA, síndrome de Down ou de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “O nosso papel como profissional da saúde, além de acolher, é de orientar e contribuir para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, possibilitando que ela e sua família tenham uma melhor qualidade de vida”, disse a assistente social da UPA Rodeio, Letícia Prado.