Publicado em: 19/08/2025

Equipe da USF Jd. Alvorada
As Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Carla e Jardim Alvorada, ambas em Santo André, promoveram, respectivamente, nos dias 18 de julho e 13 de agosto, seu treinamento anual de segurança do trabalho, reforçando o compromisso com a proteção dos profissionais que atuam nas unidades. As capacitações foram conduzidas pela técnica em segurança do trabalho Yasmin Leôncio de Lima, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC.
Com cerca de 70 participantes e apoio da gerente Cristiane de Fatima Pereira no Jardim Carla e mais 20 colaboradores no Alvorada, os treinamentos abordaram quatro áreas fundamentais para a segurança no ambiente hospitalar. Em biossegurança, os colaboradores receberam orientações sobre definições básicas da área, responsabilidades em segurança do trabalho, fluxos de acidentes, notificação de fatos ocorridos e o Programa de Gerenciamento de Riscos. Também foram apresentados conteúdos sobre riscos ambientais, gerenciamento de resíduos hospitalares, medidas de prevenção, vacinação e uso adequado de equipamentos de proteção individual.
Na área de combate a incêndio, os profissionais conheceram noções básicas sobre o tema, incluindo o conceito do tetraedro do fogo, formas de transmissão de calor, classificação de incêndios e métodos de extinção. O treinamento também contemplou informações sobre tipos de extintores e dispositivos de combate disponíveis na unidade.

Equipe da USF Jd. Carla
O módulo de ergonomia seguiu as diretrizes da Norma Regulamentadora 17, abordando conceitos fundamentais da área e os diferentes tipos de ergonomia: de correção, de concepção e de conscientização. Os participantes também receberam orientações sobre análise ergonômica do trabalho e a importância da ginástica laboral para prevenção de lesões ocupacionais.
Por fim, a capacitação incluiu orientações sobre o manuseio seguro de produtos químicos, com foco no uso correto de fichas de dados de segurança e informações sobre o Centro de Controle de Intoxicações, recurso fundamental em casos de emergência.
As USFs Jardim Carla e Jardim Alvorada são gerenciadas pela Fundação do ABC por meio da Unidade de Apoio Administrativo, integrando o contrato de gestão da saúde de Santo André.