UTI do HGA realiza “Operação Adorno Zero” para segurança no trabalho

Publicado em: 21/08/2024

Campanha de conscientização orienta profissionais sobre a importância de não usar adornos durante a jornada, visando a segurança e biossegurança no trabalho

 

Funcionários do HGA foram alertados sobre os perigos dos adornos dentro do setor de saúde

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Guilherme Álvaro (Santos/SP), setor gerenciado pela Fundação do ABC, promoveu a campanha “Operação Adorno Zero”, uma iniciativa focada na conscientização dos colaboradores sobre a importância de não utilizar adornos durante a jornada de trabalho. Realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEESMT), a ação teve como objetivo reforçar a segurança e a biossegurança no ambiente hospitalar.

Junto com a campanha foi realizado um treinamento entre os dias 11 e 26 de julho, conduzido por Cristiane Leão, técnica em Segurança do Trabalho da UTI. A profissional abordou temas essenciais relacionados à segurança do trabalho, incluindo a definição de biossegurança, responsabilidade e gerenciamento de riscos, percepção de riscos ambientais e a importância da notificação de incidentes.

Durante as sessões, foi enfatizado que o uso de adornos como brincos, pulseiras, colares, relógios de pulso, sapatos abertos e cabelo solto pode aumentar o risco de contaminações e acidentes. A campanha contou com a participação de 120 funcionários da UTI, que receberam orientações detalhadas sobre medidas de prevenção, como paramentação adequada e barreiras de proteção.

A “Operação Adorno Zero” também destacou a importância da vacinação e da profilaxia, além de discutir a gestão de resíduos hospitalares e o total de acidentes de trabalho por Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A iniciativa faz parte do compromisso do Hospital Guilherme Álvaro e da Fundação do ABC com a segurança e saúde de seus trabalhadores, conforme estabelecido pela Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que define as diretrizes básicas para a proteção dos trabalhadores dos serviços de saúde.