Fórum nacional discute saúde mental de alunos de Medicina durante pandemia

Publicado em: 09/12/2020

Transmitido durante o Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), Fórum dos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (FORSA) chega à 15ª edição

 

O professor de Psiquiatria da FMABC e organizador do FORSA, Dr. Sergio Baldassin, durante transmissão do evento

O professor de Psiquiatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. Sergio Baldassin, organizou durante o 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), entre 12 e 18 de outubro, o “XV Fórum FORSA COBEM”. O Fórum dos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (FORSA) é destinado a estudantes, professores, dirigentes e profissionais que atuam em serviços de apoio e suporte ao estudante.

O evento teve como objetivo analisar evidências científicas sobre qualidade de vida de estudantes de Medicina; refletir sobre as vivências dos estudantes de Medicina em meio à pandemia de Covid-19; reconhecer o profissional brasileiro com considerável contribuição ao cuidado discente; conhecer a história paulista de cuidado aos estudantes e residentes da área da Saúde; e analisar modelos contemporâneos de cuidado à saúde mental dos estudantes.

Ao longo dos últimos anos, estudos têm indicado uma onda de casos graves no cenário nacional, com aumento significativo da necessidade de farmacoterapia. Na região do ABC não é diferente do que ocorre nas demais escolas formadoras de profissionais de Saúde no País. Essa realidade deu origem, em 2015, ao primeiro Fórum dos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina – o FORSA –, realizado anualmente durante o Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

A iniciativa, que começou de forma tímida, tomou forma e evoluiu: atualmente são mais de 300 participantes ativos no FORSA, com representação de 100 escolas médicas de 20 estados brasileiros. Trata-se de uma rede nacional de cuidadores e pesquisadores, que hoje debate junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a implantação de um Plano Nacional de Promoção de Saúde e de Prevenção ao Suicídio entre Estudantes de Medicina.