ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PACIENTES – HGC

HOSPITAL GERAL DE CARAPICUÍBA

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA INTERNAÇÃO
RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, número de telefone e resultados de exames realizados, se houver.

VISITANTES
É necessário informar o nome completo do paciente e apresentar um documento oficial com foto na Recepção de Cadastro para fazer a visita. O crachá entregue ao visitante deve ser colocado em local visível e de fácil identificação. Este crachá dá acesso apenas ao quarto do paciente.

Importante: Na saída do Hospital, o crachá deve ser devolvido ao segurança. De acordo com o quadro clínico do paciente, o médico poderá limitar o número de visitantes.


O QUE É PERMITIDO

– São permitidas visitas de crianças a partir de 12 anos, com a apresentação de RG. Caso a criança não possua este documento, deverá estar acompanhada de um adulto responsável, desde que a Certidão de Nascimento seja apresentada no ato do cadastro para visitação.

– Visita de representante religioso, devidamente credenciado.

– Pertences pessoais: camisola, pijamas, par de chinelos, escova de dente, creme dental, escova ou pente para o cabelo, roupa íntima, sabonete e absorvente.

– Aparelhos eletrônicos: celular, televisor até 21 polegadas e tablets, entre outros. Para a entrada desses equipamentos, é necessário que o visitante preencha o formulário de circulação de bens e equipamentos na recepção central, das 11h às 18h.


O QUE É PROIBIDO:

– Entrada de criança menor de 12 anos.

– Fornecimento de qualquer tipo de alimento, bebida, medicamento e cigarro aos pacientes.

– Entrada na unidade vestindo trajes inadequados, como camiseta regata, short curto, blusa decotada, minissaia e miniblusa.

– Entrada fora do horário de visitas.

– Fumar: seja em áreas internas ou externas do Hospital.

– Circular entre as unidades de internação e demais dependências do Hospital.

– Retirar a roupa de cama do Hospital após a alta, pois é de posse da unidade hospitalar.

– Manipular equipamentos que estejam instalados no paciente ou no quarto.

– Fazer ligações telefônicas para as Enfermarias do Hospital para solicitar informações sobre o paciente internado.

– Visitar outro paciente e ausentar-se do quarto sem necessidade. Caso seja necessário ausentar-se, o acompanhante deve comunicar o(a) enfermeiro(a) de plantão.


NORMAS PARA OS ACOMPANHANTES:

– Todo paciente menor de 18 anos e maior de 60 anos tem direito, durante seu período de internação, a um acompanhante maior de idade.

– A troca do nome do acompanhante deve ser feita no Cadastro de Visitantes, das 7h30 às 8h30, das 12h às 13h, das 17h às 18h e das 20h às 21h, no 1º andar do Hospital.

– A troca de acompanhante na UTI Pediátrica e na Clínica Pediátrica deve ser realizada no Cadastro de Visitantes, das 8h às 9h, das 17h às 18h e das 20h às 21h. A criança internada nesses setores pode ser acompanhada 24 horas por apenas um familiar.

– Para que seja fornecida a Declaração de Comparecimento ao Acompanhante é necessária a assinatura diária no controle de acompanhante no Cadastro de Visitantes, com RG ou outro documento de identificação com foto.

– O acompanhante deve se ausentar o mínimo possível do quarto, possibilitando receber informações e acompanhar os atendimentos e procedimentos realizados.

– O acompanhante em Clínica Pediátrica não deve ausentar-se do local. A criança internada não pode ficar sozinha ou sob os cuidados de terceiros. Caso seja notificada a ausência do maior responsável, o Conselho Tutelar será acionado.


SERVIÇOS DE APOIO DISPONÍVEIS

Coordenação Administrativa
Presta atendimento 24 horas a todos os pacientes, garantindo a ordem do ambiente hospitalar e a satisfação de todos. Está à disposição para esclarecer dúvidas e repassar orientações.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
Recebe sugestões, denúncias, reclamações, críticas ou elogios dos pacientes, acompanhantes e visitantes e as encaminha para o setor responsável para, então, dar a resposta a cada manifestação.

Serviço Social
Atua na busca de soluções dos direitos e da justiça social.

Pastoral da Saúde
Presta assistência espiritual e moral, promovendo conforto ao paciente internado e seu familiar. A Pastoral ajuda o paciente independentemente de sua religião. Em casos de dúvidas, entre em contato com a equipe da Recepção da Internação, localizada no 1º andar do Hospital.


CÓPIA DE PRONTUÁRIO DE PACIENTE

As solicitações de cópia de prontuário e laudo médico do paciente devem ser feitas pessoalmente no setor de SPP.

Prazo de entrega: em até 10 dias úteis para solicitações de cópias referentes aos atendimentos de 2019 ao período atual. Atendimentos anteriores, o prazo será de 30 dias úteis devido aos mesmos estarem sob guarda de empresa externa.

Horário de Funcionamento: Das 8h às 17h48, de segunda a sexta-feira. Telefone: (11) 4185-7740.

– Quem tem acesso ao prontuário do paciente?

https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf
https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2000/1605


ALTA DO PACIENTE

No momento da alta hospitalar, o acompanhante deve verificar a documentação recebida: atestado médico, relatório de alta, resultados de exames de imagem e encaminhamento para especialista.

Em caso de dúvidas, o acompanhante pode solicitar esclarecimento ao médico ou ao enfermeiro de plantão antes de sair da unidade de internação.