Postado por Akira Suzuki em 14/jun/2024 -
A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), com apoio da Qualidade Corporativa da Fundação do ABC, organizou um treinamento nesta semana sobre comunicação assertiva e efetiva. Participaram da atividade 40 colaboradores da área assistencial, além dos membros da comissão.
Graduada em Gestão de Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), e especialista em comunicação e branding pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a palestrante Lucila David abordou aspectos como conceitos de comunicação; estilos de comunicação (agressivo, passivo e assertivo); comunicação não-violenta; falhas de comunicação, entre outros assuntos.
A comunicação assertiva desempenha um papel fundamental na área da saúde. Trata-se de um processo de transmitir informações de forma clara, objetiva e respeitosa, garantindo um diálogo eficaz entre profissionais de saúde e pacientes. Nesse contexto, a comunicação assertiva é essencial para estabelecer uma relação de confiança, promover o entendimento mútuo e melhorar a qualidade do cuidado prestado. O treinamento também abrange a necessidade de adotar a comunicação assertiva como um elemento fundamental para o sucesso de líderes e gestores.
Postado por Akira Suzuki em 14/jun/2024 -

Funcionários foram capacitados para agir em caso de emergências
A Fundação do ABC realizou em 12 de junho um treinamento sobre Prevenção e Combate a Incêndio para seus colaboradores que atuam no Hospital Ipiranga, situado na Zona Sul da Capital paulista. A iniciativa visa garantir que todos os funcionários tenham conhecimentos básicos sobre como agir em casos de incêndio, em conformidade com as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a Norma Regulamentadora 23 – Proteção Contra Incêndio.
A prevenção de incêndios em ambientes hospitalares é item importante para assegurar a segurança de pacientes, funcionários e visitantes. Durante o treinamento, foram abordados conceitos como a definição de fogo e incêndio, elementos essenciais do fogo, formas de transmissão de calor, classes de incêndio, tipos de combustíveis, agentes extintores e métodos de extinção. Além disso, os participantes aprenderam sobre procedimentos de abandono de área e medidas cabíveis para atuar com eficiência em caso de sinistro.
Os objetivos principais do treinamento incluíram aumentar a conscientização sobre os riscos de incêndio, ensinar procedimentos de prevenção e combate, preparar a equipe para uma resposta eficaz em situações de emergência e identificar fontes comuns de ignição, como equipamentos elétricos, cozinha e cigarros. Também foram discutidos os materiais inflamáveis e combustíveis, como produtos químicos, papel e plásticos, bem como áreas de risco, obstrução de saídas de emergência e a importância de um plano de evacuação bem estruturado e executado.
A técnica de Segurança do Trabalho da FUABC, Patricia Vicente, enfatizou a importância da conscientização como base para a qualidade de vida ocupacional. “Através do treinamento e ações corretivas e preventivas, além da melhoria contínua nos processos operacionais, iremos atingir os resultados esperados, e isso depende de cada um de nós”, pontuou.
O treinamento no Hospital Ipiranga reflete um compromisso contínuo da Fundação do ABC com a segurança e a preparação para emergências, destacando a importância de estar sempre de prontidão para lidar com situações de risco de maneira eficiente e segura.
Postado por Eduardo Nascimento em 14/jun/2024 -

Ao todo, 73 alunos receberam certificados pelo encerramento do curso
Em um significativo marco de desenvolvimento profissional e aprimoramento da qualidade no atendimento à saúde, a Fundação do ABC celebra a conclusão da segunda turma do curso de “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente” por parte dos colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus (SP). A cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados foi realizada nesta semana, no auditório David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André. O evento marca o término bem-sucedido desta etapa e simboliza o fortalecimento contínuo da parceria entre a FUABC e a Prefeitura de São Paulo.
A capacitação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente ocorreu entre março e abril deste ano, sendo ministrada pela Auguri Soluções em Saúde Coletiva. O curso de formação e capacitação envolveu 73 alunos, majoritariamente colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus vinculados à Fundação do ABC. A primeira turma, com 140 participantes, formou-se em novembro de 2023.

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes
“Gostaria de expressar minha gratidão e parabenizar a todos vocês. A sede da Fundação do ABC está aqui para apoiá-los. Somos um verdadeiro suporte na execução da missão de vocês, que é a mais nobre, atendendo às áreas que mais necessitam. É importante lembrar que estamos representando o município, que chega até os locais através da FUABC, utilizando-se da nossa expertise, capacidade e excelência. Muito obrigado a todos, parabéns, Dr. Hugo, parabéns à Secretaria de Saúde da Capital e a todos os envolvidos”, declarou o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
Diretor-geral do Contrato de Gestão São Mateus, Dr. Hugo Macedo Júnior também parabenizou as equipes em um momento que considerou “histórico” para a FUABC e o território de São Mateus. “Todos os dias, nos dedicamos a contribuir, aprender e deixar um rastro de qualidade, marcando nossa presença em cada lugar que a Fundação do ABC assume responsabilidade junto ao Poder Público. Agora, entramos em uma nova jornada de consolidação da qualidade e de manutenção. Esse é um desafio que temos construído juntos, em uma nova fase da parceria com a Auguri. Onde todos viam impossibilidades, a Auguri, junto com a Secretaria de Saúde, enxergou a possibilidade e a fortaleza de alcançar algo novo. Juntos, nós revolucionamos! Muita coisa foi feita e vamos continuar essa revolução com novos cursos de Educação Permanente, focados na manutenção da qualidade e na melhoria contínua não só da estrutura e segurança do paciente, mas também da qualidade da assistência. Agora, começaremos a trabalhar esses eixos de cuidado, resgatando o valor da Atenção Primária. Estou confiante de que muitas coisas boas estão por vir”.

Camila Souza Pereira Firmino
Representando a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, Camila Souza Pereira Firmino analisou o desenvolvimento da parceria com a Fundação do ABC ao longo dos últimos meses. “É um prazer estar aqui hoje, participando deste momento. Acompanhei toda a evolução da Fundação do ABC na construção deste trabalho de Qualidade e o progresso que alcançamos é motivo de orgulho. Conseguimos desenvolver processos de qualidade robustos em muito pouco tempo. Parabenizo a equipe de Qualidade e toda a gestão pelos resultados extraordinários. Hoje, temos unidades qualificadas, com processos de segurança focados na qualidade do atendimento ao paciente, o que é visível na ponta. É essencial que essa cultura de qualidade continue a ser construída e fortalecida diariamente, baseada na competência e no comprometimento, algo que observamos fortemente em toda a equipe”.
Rosemeire Grigio, diretora técnica da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, também prestigiou o evento. “É uma honra estar aqui mais uma vez. Há 11 meses estamos construindo uma história com a Fundação do ABC, especialmente na região de São Mateus. A Auguri participou do processo em dois grandes eixos. Um voltado à capacitação e outro à consultoria junto aos gestores da FUABC, com vistas à qualificação de processos assistenciais e à segurança do paciente. É uma honra estar aqui e ver coroado todo esse processo, contribuindo com a construção de um SUS ainda mais fortalecido nessa região. Só temos a agradecer por mais essa oportunidade”.

Marta Gisele
Representando a Supervisão Técnica de Saúde São Mateus, Marta Gisele agradeceu os esforços de todos e acrescentou: “Esta capacitação traz melhorias para o nosso território. Sabemos dos esforços de todos nas unidades, da dedicação. Então, gostaria de agradecer. É um conjunto de ações no nosso território e tenho certeza de que os maiores beneficiários serão os usuários do serviço. Gostaria muito de agradecer a participação e os esforços de todos vocês neste curso e capacitação”.
Além da entrega de certificados, o encerramento das atividades em 13 de junho contou com a palestra de Keltom Roberto Reis, administrador de empresas com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão, Qualidade e Acreditação. Sua expertise agregou valor significativo ao evento, proporcionando insights e conhecimentos aprofundados sobre educação em saúde aos presentes.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
A Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente emerge como pilar fundamental na construção de uma assistência à saúde eficaz e confiável, especialmente no âmbito da Atenção Básica – área com papel preponderante, atuando na linha de frente para promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a manutenção da saúde da população.
O treinamento teve enfoque especial na Atenção Básica, refletindo o objetivo principal do Contrato de Gestão São Mateus, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo desde 2015. Com um quadro de mais de 2.100 colaboradores diretos, o contrato tem sido aprimorado continuamente, garantindo à população acesso a serviços de saúde de qualidade e em permanente evolução.

Dr. Hugo Macedo Júnior
Entre as iniciativas de destaque implantadas no território, incluem-se o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com programa de atendimento a PcD – Pessoa com Deficiência; Hospital Dia com Centro de Especialidades (ambulatorial e cirúrgico); a requalificação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II para CER III, passando a atender não só reabilitação motora e intelectual, mas casos de reabilitação auditiva; Equipe Especializada em Violência (EEV), atuando em todo o território nos casos mais complexos; e matriciamento das equipes.
Outros destaques são o Centro de Coleta de Leite Humano (CENALAC), práticas integrativas e complementares disponíveis em todas as unidades, e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Além disso, a rede conta com o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) e a Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD), assegurando um atendimento integral e humanizado no Sistema Único de Saúde.
O encerramento de mais uma iniciativa de capacitação simboliza o compromisso contínuo da Fundação do ABC com a excelência no atendimento à saúde e o reconhecimento do esforço e dedicação dos profissionais que servem à comunidade de São Mateus.

Equipe do Contrato de Gestão São Mateus e convidados do evento
Postado por Akira Suzuki em 12/jun/2024 -

A Diretoria Executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC (FUABC) realizou nesta semana um treinamento com a temática do ‘Alinhamento Cultural’, envolvendo cerca de 50 colaboradores da Mantenedora e da Unidade de Apoio Administrativo (UAA) que integram o RH Corporativo. A capacitação é parte de uma série de iniciativas para transformar a cultura organizacional da FUABC, buscando maior coesão e unificação entre os processos internos da sede e das diferentes unidades de saúde gerenciadas.

Nubia Secafem de Freitas, gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC
“Este é um momento muito importante para o RH da Fundação do ABC. Reservamos um dia exclusivo para a equipe corporativa trabalhar a questão do engajamento e do fortalecimento da cultura institucional”, disse a gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC, Nubia Secafem de Freitas. “Trata-se de um momento de mudança da cultura da empresa, no qual queremos tornar os colaboradores mais fortes e capazes de contribuir para que cada vez mais consigamos prestar um serviço de excelência na saúde”.
Denise Alves Pires, coordenadora de treinamento da FUABC, explicou que a Fundação do ABC está passando por uma transformação cultural e estratégica. O objetivo é consolidar um RH Corporativo que apoie estrategicamente todas as unidades da instituição, fortalecendo a equipe interna para definir um propósito claro. “Estamos trabalhando cultura, propósito e engajamento para fortalecer nossa equipe internamente, antes de expandir essas práticas para fora”, afirmou.
O primeiro treinamento dedicado às equipes do RH Corporativo, realizado no dia 11 de junho, contou com a consultoria do especialista Ricardo Tasinato, que ajudou na identificação de pontos fortes e fragilidades através de análises SWOT realizadas com coordenadores. Este diagnóstico inicial foi essencial para entender as adaptações necessárias e fortalecer as práticas de RH. A proposta é que os processos sejam unificados, garantindo que as práticas implementadas em uma unidade se reflitam nas demais, promovendo, assim, uma padronização eficiente.
O conteúdo programático do treinamento abordou temas como alinhamento cultural e engajamento, destacando a importância da participação ativa no ambiente de trabalho. Foram discutidas as “quatro forças do pertencimento”: propósito, permissão, percepção e participação – fundamentais para que os membros da equipe desenvolvam um senso de comunidade e protagonismo.

Consultor Ricardo Tasinato utilizou estudos de casos e trechos de filmes em sua aula
DINÂMICAS
Palestrante convidado, Ricardo Tasinato trouxe uma abordagem prática e interativa. Consultor, treinador e facilitador de equipes de alta performance, ele utilizou estudos de caso, trechos de filmes, jogos vivenciais e simulações dramatizadas para ilustrar os conceitos apresentados. A metodologia buscou estimular a participação ativa dos colaboradores, promovendo discussões em grupo e formulando soluções para os desafios apresentados.
“Estamos trabalhando o alinhamento e o engajamento de todo esse time para a construção de uma identidade e a responsabilidade de cada um para a manutenção dessa característica que será construída hoje”, explicou Tasinato. “Então, quero demonstrar que é importante, primeiro, a gente se permitir a participar. Depois que eu estou dentro, é o quanto eu influencio positivamente esse grupo para a manutenção dessa característica, e também o quanto eu percebo que outras pessoas querem fazer parte e as auxilio. Esse é um trabalho muito profundo de construção e alinhamento da identidade”.
O treinamento também enfatizou a necessidade de criar um ambiente de trabalho integrador e sadio, aumentando a produtividade através da assertividade e colaboração. Os participantes foram incentivados a desenvolver vínculos afetivos nas relações profissionais e a planejar estratégias que rompam com antigos paradigmas, criando novos acordos e facilitando a transição cultural.
Trata-se apenas de uma primeira etapa na trajetória de transformação do RH da FUABC. Além desse treinamento inicial, haverá mais passos de fortalecimento interno conduzidos pela Diretoria Executiva de RH. A meta é realizar padronizações de documentos e estratégias, promovendo uma cultura de mudança permanente.

Ricardo Tasinato e Nubia Secafem de Freitas
Postado por Maíra Oliveira em 11/jun/2024 -
Atento às necessidades de atender de maneira adequada às peculiaridades dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) mantém em curso um protocolo especial para esse público, que engloba as mais diversas etapas da assistência hospitalar. Localizado na região metropolitana de São Paulo e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, o HMMC recebe mensalmente até 200 pacientes com TEA ou em investigação.
“Identificamos a necessidade de implantação da rotina após a sugestão de um usuário encaminhada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário do hospital. Todas as queixas e sugestões relatadas são analisadas individualmente, com o objetivo de atendermos às necessidades e ofertarmos uma melhor experiência. Nesse sentido, criamos o fluxo de atendimento e uma sala exclusiva para o acolhimento adequado a estes pacientes”, explica a diretora-geral da HMMC, Amanda Correa da Cruz, sobre as motivações da implantação do atendimento prioritário a este grupo.
O atendimento a pacientes com TEA foi lançado em setembro de 2023 e é guiado por três protocolos institucionais: o Protocolo de Classificação de Risco, a Identificação do Paciente e o Manual Institucional de Atendimento ao Paciente com TEA.
No Pronto Atendimento Infantil, o processo começa com a acolhida e identificação do paciente com uma pulseira personalizada. Em seguida, ele é direcionado para uma sala exclusiva, onde a prescrição médica é destacada para priorização do atendimento. Nos ambulatórios, os pacientes são identificados com uma etiqueta contendo o símbolo do TEA, e suas fichas médicas são marcadas com um adesivo customizado, garantindo prioridade no atendimento. Para internações, além da pulseira personalizada, há uma placa de identificação exclusiva beira-leito e a prescrição médica é identificada especificamente para TEA.
A implementação de boas práticas de identificação e conduta é padronizada para todos os graus do espectro autista, sem distinção de severidade. O protocolo busca assegurar um acolhimento exclusivo e a preservação da integridade dos pacientes e seus familiares. Os profissionais de saúde são capacitados conforme os protocolos estabelecidos, com foco na padronização e qualificação do atendimento, enfatizando ética, privacidade e conforto.
INFRAESTRUTURA
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes também realizou adaptações em sua infraestrutura. No Pronto Atendimento Infantil, uma sala exclusiva foi criada para pacientes com TEA. “Identificamos a necessidade de um atendimento diferenciado para este perfil de paciente, considerando a fragilidade apresentada pelo usuário, bem como o aumento de pacientes com o diagnóstico após a pandemia da Covid-19”, diz Amanda. Além disso, está programada para o segundo semestre de 2024 a adaptação de uma sala de espera maior e exclusiva para esses pacientes, devido ao aumento de casos e à necessidade identificada de maior privacidade.
Durante consultas e procedimentos médicos, a comunicação com pacientes autistas é adaptada para ser afetiva e respeitosa, utilizando linguagem clara e objetiva, com o auxílio de ferramentas visuais e tecnologia assistiva, como placas de comunicação alternativa e ampliada. Esta abordagem lúdica, com o uso de brinquedos e estímulo a gestos e contato visual, visa tornar a experiência médica mais compreensível e menos estressante para os pacientes.
A comunidade tem respondido positivamente ao serviço especializado para pacientes com TEA, reconhecendo a efetividade do atendimento e a preservação do bem-estar dos pacientes, diz a diretora-geral do HMMC. A criação deste protocolo específico representa um avanço significativo na abordagem do TEA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria do atendimento e a resposta às necessidades dos pacientes e suas famílias.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social dos indivíduos. Caracterizado por uma ampla gama de sintomas e habilidades, o TEA pode se manifestar de formas variadas, desde quadros leves, em que os indivíduos podem levar uma vida relativamente independente, até casos severos, que necessitam de apoio contínuo.
A identificação do TEA costuma ocorrer nos primeiros anos de vida, quando pais e educadores observam atrasos na fala, comportamentos repetitivos e dificuldades em interações sociais. O diagnóstico é clínico, realizado por meio de uma avaliação abrangente que envolve psicólogos, psiquiatras, neuropediatras e outros profissionais especializados. Intervenções precoces, como terapias comportamentais, ocupacionais e fonoaudiológicas, têm se mostrado eficazes em ajudar crianças com TEA a desenvolverem habilidades sociais e comunicativas, promovendo uma maior autonomia e integração social.
A inclusão de pessoas com TEA na sociedade é um desafio que demanda esforços contínuos de conscientização e adaptação. Escolas, ambientes de trabalho e espaços públicos precisam ser preparados para acolher as necessidades específicas dessas pessoas, garantindo acessibilidade e respeito às suas particularidades. Projetos de educação inclusiva, leis de proteção aos direitos das pessoas com deficiência e campanhas de sensibilização são essenciais para promover a igualdade de oportunidades e combater o preconceito. Somente com uma abordagem coletiva e informada será possível construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.
Postado por Akira Suzuki em 06/jun/2024 -

Ação capacitou 103 pessoas em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros e a NR 23
Os colaboradores da Fundação ABC que prestam assistência no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, localizado na Zona Norte da Capital paulista, receberam nos dias 26 e 27 de março e posteriormente em 28 e 29 de maio orientações sobre prevenção e combate a incêndio. A FUABC administra 47 leitos de UTI adulto no local, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
A ação teve como objetivo capacitar as equipes da FUABC para lidar com possíveis situações de emergência, seguindo as diretrizes estabelecidas pelas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e pela Norma Regulamentadora 23 – Proteção Contra Incêndio.
“Acredito que a prevenção contra incêndio se dá a partir de medidas simples como, por exemplo: o mapeamento da instalação e locais de risco; orientação e conhecimento da localização dos hidrantes, extintores e alarmes de incêndio; recomendações de sistema de iluminação e sinalização de emergência; conhecimento da localização das saídas de emergência visíveis e invisíveis; portas corta-fogo; entre outras”, explica Fabio Batista da Silva, técnico em Segurança do Trabalho da Fundação ABC no Mandaqui.
Ao todo, 103 colaboradores da FUABC participaram do treinamento, que abordou desde conceitos básicos até práticas avançadas de prevenção e combate a incêndios. Entre os tópicos discutidos estavam: definições de fogo e incêndio, elementos essenciais do fogo, formas de transmissão de calor, classes de incêndio, tipos de combustíveis, agentes extintores, métodos de extinção e procedimentos de evacuação.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2024 -

Equipamento deve ser referência para 12 mil pacientes da região (foto: Omar Matsumoto/PMSBC)
A Prefeitura de São Bernardo do Campo autorizou, em 31 de maio, a implantação da 35ª Unidade Básica de Saúde no município. O futuro equipamento, denominado UBS Jardim Petroni, terá capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês e ocupará o prédio que já pertenceu à Fundação Criança. A previsão é a de que a unidade seja entregue até o fim de 2024. As UBSs de São Bernardo são gerenciadas em parceria com a Fundação do ABC, dentro de um contrato do Complexo de Saúde de SBC.
Ao todo serão investidos R$ 4,7 milhões na execução da obra para reforma e adequação do prédio já existente, localizado na Alameda Minas Gerais, e que irá abrigar a nova UBS. A futura unidade ocupará os dois andares do edifício e contará com estrutura completa, incluindo seis consultórios, recepção, sala da comunidade, farmácia, coleta, acolhimento, imunização, curativos, sala de emergência, sala de procedimentos e novo acesso com área coberta para ambulância, três consultórios odontológicos, sala de espera, administração, vestiários, entre outros espaços.
A estimativa é a de que a futura UBS Jardim Petroni seja responsável atender 12 mil pacientes cadastrados na região, o que permitirá ainda desafogar o fluxo de moradores nas unidades vizinhas do Parque São Bernardo, Farina e Vila São Pedro.
“A nossa determinação de ter uma saúde melhor não para. Com a construção desta nova unidade, vamos aliviar o fluxo de pacientes em unidades desta região, garantindo assim um atendimento mais rápido e com mais qualidade para esses moradores do Parque São Bernardo e do entorno”, relatou o prefeito Orlando Morando.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a unidade terá capacidade para realizar até 400 consultas médicas e demais serviços por dia. “Teremos nesta nova unidade três equipes de saúde da família, que atenderão aos 12 mil pacientes cadastrados na região. Além disso, teremos a dispensação de mais 3 mil medicamentos todo mês, entre outros serviços, que a partir da inauguração estarão mais próximos desta população”, afirmou.
GERAÇÃO DE EMPREGO
Além de agilizar o atendimento de pacientes, a futura unidade também garantirá a geração de 34 novos postos de trabalho, compostos por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, além das vagas administrativas.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2024 -
A Fundação do ABC acaba de firmar importante parceria ligada à preservação da saúde ambiental e ao consumo consciente. Conduzido pelo Departamento de Sustentabilidade da FUABC com apoio da Presidência, o termo de cooperação firmado com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) possibilitará a disponibilização de pontos de coleta de resíduos eletrônicos em 32 unidades de Saúde gerenciadas pela FUABC no Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo, Interior e Baixada Santista.
O objetivo da iniciativa é colaborar com o tratamento correto de itens eletrônicos que estão em desuso e evitar que os mesmos sejam descartados em aterros sanitários comuns, hábito que pode provocar contaminação ao solo por metais pesados e gerar graves danos ao meio ambiente ao longo dos anos.
Moradores das regiões mencionadas e usuários atendidos pelas unidades de saúde podem encaminhar à reciclagem nos pontos de coleta da FUABC eletroeletrônicos que estão em desuso, como computador, televisão, impressora, telefone, celular e carregador. Itens maiores, como equipamentos eletrodomésticos, a exemplo de fogão, geladeira, máquina de lavar e micro-ondas, devem ser direcionados a pontos de coletas correspondentes às proporções físicas do item.
No site da ABREE (https://www.abree.org.br) é possível encontrar o ponto de coleta compatível com o item que deseja encaminhar à reciclagem, basta inserir o CEP de residência. No caso dos pontos localizados em unidades da FUABC, será possível descartar apenas resíduos eletrônicos e eletrodomésticos de pequeno porte.
“Incluir a sociedade nesta iniciativa é um grande acerto coletivo de todos os envolvidos. Estamos muito satisfeitos com essa nova parceria, que representa um compromisso da Fundação do ABC com o consumo consciente, baseado em diretrizes de responsabilidade social e na importância da preservação do meio ambiente”, disse a gerente corporativa de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Nubia Secafem de Freitas.
Ao todo, os pontos de coleta estão distribuídos em serviços de saúde localizados nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, São Paulo, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Sorocaba, Itatiba, Itapevi, Guarujá, Santos e Praia Grande (ver mais abaixo).
Em caso de dúvidas referentes a quais produtos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser recebidos nos pontos de coleta da ABREE basta consultar o site https://abree.org.br/o-que-pode-ser-descartado.
SÃO BERNARDO
Também em parceria com a Fundação do ABC, uma ação organizada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo em abril marcou o início da parceria com a ABREE. A Administração promoveu um drive-thru sustentável no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, para incentivar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. Dentro do formato de drive-thru, o descarte dos resíduos se deu sem a necessidade de sair do veículo. O ponto de recebimento dos materiais ficou instalado na área externa inferior do ginásio.
“A ação representa um importante instrumento de implementação da responsabilidade compartilhada. Será oferecido aos cidadãos a oportunidade de descartar corretamente seus equipamentos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e redução dos impactos negativos. Por tais motivos, esperamos contar também com a participação da sociedade civil neste trabalho de conscientização e criação de novos pontos de entrega”, disse a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Regina Célia Damasceno.
Mediante a parceria firmada em São Bernardo, são 5 novos pontos fixos de recebimento disponíveis para a população, sendo quatro em unidades de saúde da cidade (Hospital do Câncer Padre Anchieta – ex-Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas, Hospital de Urgência e Hospital da Mulher), além do Golden Square Shopping.
A ABREE mantém uma ampla rede composta por 4,7 mil pontos de recebimento de materiais em mais de 1,3 mil municípios. No Estado de São Paulo, há cerca de 1.100 pontos.
PONTOS DE COLETA EM UNIDADES FUABC:
SANTO ANDRÉ
Fundação do ABC (Sede Administrativa)
Centro Universitário FMABC
AME Santo André
Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”
Centro Hospitalar Municipal de Santo André
Hospital Estadual Mário Covas
SÃO CAETANO DO SUL
Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido
Hospital Maria Braido
Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin
UPA Engenheiro Júlio Marcucci Sobrinho
Complexo Municipal De Saúde
Hospital Euryclides De Jesus Zerbini
SÃO BERNARDO DO CAMPO
Hospital do Câncer Padre Anchieta
Hospital de Clínicas Municipal
Hospital de Urgência
Hospital da Mulher de São Bernardo
DIADEMA
Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema
MAUÁ
AME Mauá
Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini
SÃO PAULO
Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP)
Contrato de Gestão de São Mateus/SP
CARAPICUÍBA
Hospital Geral de Carapicuíba
MOGI DAS CRUZES
Hospital Municipal de Mogi Das Cruzes
ITAPEVI
AME Itapevi
ITATIBA
USF – Jardim Ipê
SOROCABA
AME de Sorocaba
Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba
SANTOS
AME Santos
PAI Baixada Santista
GUARUJÁ
Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá
PRAIA GRANDE
AME Praia Grande
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2024 -

A campanha teve como foco o refeitório, local de grande circulação de colaboradores
Em celebração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, promoveu uma campanha de conscientização com o objetivo de incentivar este hábito vital entre seus colaboradores. Em ação conjunta com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a campanha buscou ressaltar a importância da higienização das mãos em todas as ocasiões, especialmente em um ambiente de saúde.
O Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 5 de maio, foi estabelecido para reforçar a conscientização sobre a prevenção de infecções em instituições de saúde. No entanto, considerando que os microrganismos estão presentes em todos os lugares, a adesão a essa prática é essencial para toda a sociedade. A campanha no CHSP destacou-se por sua abordagem prática e educativa, utilizando materiais reciclados ou inapropriados para assistência médica, a fim de evitar desperdícios e custos adicionais.
Durante o evento, o refeitório do CHSP foi escolhido como ponto focal, sendo um local de alta circulação de colaboradores. Informativos sobre a importância da higienização das mãos foram expostos estrategicamente para atingir o maior número de pessoas possível. A ação teve como principal objetivo a prevenção de contaminações e doenças gastrointestinais, entre outras, promovendo uma cultura de saúde e bem-estar dentro da instituição.
A campanha incluiu uma atividade interativa: um formulário on-line disponível até o final de maio, no qual os colaboradores puderam responder a perguntas baseadas nas informações apresentadas no refeitório. Essa iniciativa não apenas motiva a participação ativa dos funcionários, mas também permite ao SCIH coletar dados para avaliar a eficácia da campanha. Participantes que completaram o formulário estão concorrendo a brindes, como forma de incentivar ainda mais o engajamento.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2024 -

O Departamento de Compliance da Fundação do ABC realizou no dia 28 de maio um treinamento direcionado às coordenações administrativas e assistenciais do Hospital Nardini, em Mauá, unidade gerenciada pela FUABC em parceria com a Prefeitura.
O objetivo da ação foi levar conhecimento às equipes sobre o conceito de Compliance, suas atribuições na FUABC e a importância de fazer com que os colaboradores se integrem cada vez mais ao Código de Conduta Ética da entidade. Foram abordados temas sensíveis como combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, entre outros assuntos.
A ocasião também marcou o lançamento do projeto-piloto “Embaixadores de Compliance”, em parceria com a Diretoria do hospital. O programa tem a finalidade de capacitar colaboradores para exercerem um papel colaborativo na disseminação da cultura de ética e de integridade no serviço. O termo “Cultura de Integridade”, no âmbito empresarial, refere-se à criação de um ambiente de trabalho com regras claras e consciência coletiva sobre a importância do combate às irregularidades e desvios de conduta.
Os Embaixadores de Compliance atuarão estrategicamente como representantes da área de Compliance junto aos colaboradores das unidades gerenciadas, para serem multiplicadores dos principais conceitos contidos no Código de Conduta Ética da FUABC, bem como políticas internas e ações que integram o Programa de Integridade da FUABC.