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AME Praia Grande emociona com corais em homenagem ao Abril Azul e à Páscoa

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Funcionários e pacientes celebraram o mês de conscientização do autismo e a Páscoa com apresentações musicais repletas de emoção e acolhimento

 

Autista, o garoto Breno Valentin participou do coral

O AME Praia Grande foi palco de dois eventos musicais emocionantes nesta semana, unindo colaboradores, pacientes e familiares em momentos de reflexão, alegria e humanização. No dia 15 de abril, em alusão ao Abril Azul — mês de conscientização e respeito ao autismo —, um coral formado por funcionários e prestadores de serviço da unidade apresentou o “Hino do Autismo”.

A apresentação ganhou um toque especial com a participação de Breno Valentin, filho da supervisora de enfermagem Erika Valentin que se enquadra no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do coral, colaboradores tocaram instrumentos musicais, enriquecendo a experiência e emocionando todos os presentes.

O evento, organizado pela Comissão de Humanização Interna, foi realizado em dois horários: primeiro na recepção central, para pacientes, e depois na sala de treinamentos e eventos, dedicada aos colaboradores. A iniciativa reforçou a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Já entre os dias 14 e 17 de abril, o Coral de Páscoa trouxe um clima de alegria e reflexão ao AME. Com a canção “Aleluia”, os funcionários e terceirizados criaram uma atmosfera acolhedora para todos que passavam pelo local. A música, escolhida para celebrar a data, contribuiu para momentos de descontração e união.

Hospital Geral de Carapicuíba inicia treinamento de brigada de incêndio para funcionários

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Equipes participam de curso teórico e prático em combate a incêndios e primeiros socorros, visando maior segurança na unidade

 

Primeira turma teve aula em 15 de abril

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), administrado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, deu início nesta semana a um ciclo de capacitações para formação de brigadistas de incêndio entre seus colaboradores. A primeira turma, com 35 participantes, realizou o treinamento no dia 15 de abril, e outras nove turmas estão programadas até agosto, totalizando cerca de 350 funcionários preparados para emergências.

O curso, com carga horária de oito horas em nível intermediário, é ministrado pela empresa Brigada & Prevenção/CT Alves, localizada em Cotia (SP). O programa combina teoria e prática, abordando Prevenção e Combate a Incêndios (PCI) e Primeiros Socorros/Atendimento Pré-Hospitalar (PS/APH).

Na parte teórica, os participantes assistem a aulas com material didático, recursos audiovisuais e vídeos explicativos. Já no módulo prático, realizam simulações de combate a incêndios em ambiente controlado, incluindo manuseio de hidrantes, montagem de linhas de mangueira e transposição da casa da fumaça, que simula situações reais de baixa visibilidade. Os treinamentos de primeiros socorros utilizam manequins específicos para práticas como reanimação cardiopulmonar (RCP) e imobilizações.

A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Geral de Carapicuíba com a segurança de pacientes e profissionais. As próximas turmas estão agendadas para os dias 30 de abril; 4, 13 e 26 de maio; 10 e 25 de junho; 15 e 30 de julho; e 25 de agosto.

AMA/UBS em São Mateus promove ações voltadas a comunidade haitiana

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Com apoio de agente comunitária fluente em crioulo haitiano e em francês, unidade da zona leste adapta processos para garantir acesso integral à saúde e superar barreiras linguísticas

 

Maristela Soares de Almeida e Nauska Pierre Louis

Na Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Jardim das Laranjeiras, localizada em São Mateus, o atendimento à comunidade haitiana, estimada em 400 pessoas, levou a equipe a desenvolver estratégias permanentes para garantir que as barreiras do idioma não sejam um obstáculo ao acesso a consultas, prevenção à saúde e tratamentos.

“Percebemos que, apesar da frequência dos haitianos na UBS, a língua limitava a compreensão dos serviços disponíveis”, comenta a gestora do equipamento, Kelly Patricia Serejo. Ela explica que a solução veio primeiramente por meio da atuação da agente comunitária de saúde (ACS) Nauska Pierre Louis, de ascendência haitiana e fluente na língua crioula e em francês, que facilita a comunicação entre os profissionais e os pacientes.

Nauska, que está na equipe de Estratégia Saúde da Família há quatro anos e é responsável por uma das áreas com alta concentração de haitianos, não só traduz, mas facilita as orientações sobre prevenção, agendamentos e direitos na saúde. As ações extramuros – realizadas fora da unidade em locais de maior concentração – são um exemplo: evitam filas longas e garantem atendimento personalizado. Para melhorar a inclusão dos imigrantes, a UBS também readequou seus processos internos.

Outra iniciativa para melhorar o atendimento aos que vêm do Haiti é a distribuição de materiais informativos traduzidos para o crioulo e francês, abordando temas como tuberculose, dengue, leptospirose e hanseníase, além de um folder do programa “Mãe Paulistana” que destaca os direitos das gestantes na cidade de São Paulo para a realização das consultas pré-natais, exames gratuitos e transporte para as consultas.

MUTIRÃO

Como forma de levar seus serviços e gerar vínculo com a população haitiana da região, em 28 de fevereiro, a AMA/UBS Jardim das Laranjeiras promoveu um mutirão de saúde direcionado principalmente à comunidade. A ação, batizada de “Vem Cuidar da Sua Saúde” (“Vin Pran Swen Santew”, na língua crioula haitiana), teve como objetivo reduzir barreiras linguísticas e culturais que muitas vezes dificultam o acesso desse público aos serviços de saúde.

Coordenada pela enfermeira Maristela Soares de Almeida, a iniciativa proporcionou um circuito completo de atendimentos, incluindo orientação odontológica e entrega de kits de higiene bucal, orientação e atualização vacinal, atendimento e avaliação nutricional, orientação do Serviço Social, realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, estratificação de risco para hipertensão, exames laboratoriais e de imagem. Ao final do dia, 52 atendimentos médicos foram realizados, com a devolutiva dos exames no dia 4 de maio e a convocação dos pacientes com resultados alterados para acompanhamento na unidade.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade de São Paulo possui cerca de 203 mil migrantes cadastrados nos serviços de saúde. Em relação à nacionalidade, as dez mais atendidas são: Bolívia (271.598), Angola (82.728), Venezuela (60.812), República do Haiti (38.070), Paraguai (27.843), Uganda (25.795), Portugal (24.975), Peru (18.646), Nigéria (10.924) e Argentina (10.764). Em 2024, o serviço municipal de saúde da capital registrou 735 mil atendimentos a migrantes.

AME Santos promove ação especial em alusão ao “Abril Azul”

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Iniciativa reforça o acolhimento e a importância da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos realizou uma ação especial em alusão ao “Abril Azul” – mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o tema “Enquanto existir amor, venceremos as diferenças”, a iniciativa em 11 de abril reforçou a importância do acolhimento e da empatia no atendimento a pacientes com TEA e seus familiares. Ao longo do dia, as equipes assistenciais prepararam um espaço de confraternização com pipocas, guloseimas e entrega de lembrancinhas às crianças atendidas na unidade.

Durante a atividade, Tayná Rodrigues, mãe da paciente Lavínia, de 4 anos, relatou o caminho percorrido até o início do tratamento adequado. A partir de observações realizadas por profissionais da creche onde a menina estava matriculada, a família foi orientada a buscar atendimento especializado. Ela destacou o acolhimento recebido no AME Santos e o apoio da equipe de Neurologia, que indicou o acompanhamento psicológico como etapa essencial para o desenvolvimento da criança.

“Passei com a neurologista do AME e gostei muito. Ela me apoiou bastante, tirou as dúvidas que estavam em mim e fez os encaminhamentos para continuarmos os tratamentos. Foi muito bom”, relatou Tayná.

ABRIL AZUL

O mês de abril é conhecido pelas campanhas de orientação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 02/04 como Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A partir da data, criou-se o “Abril Azul”, mês dedicado a trazer visibilidade ao TEA para combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com autismo.

O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

O TEA aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, ele se manifesta nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível intelectual alterna muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidências, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida. Essas intervenções devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas, que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais e cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

Hosp. Nardini implanta projeto de humanização para pacientes em cuidados paliativos

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Com foco em qualidade de vida, unidade cria protocolo especializado para assistência a pacientes em casos críticos, com amparo emocional e acolhimento

 

O modelo de cuidado humanizado na saúde é aquele centrado nas necessidades do paciente, que o considera como um ser humano, e não apenas como uma doença ou sintoma. Neste contexto, visando dar qualidade de vida a pacientes em estado de saúde considerado grave, o Hospital Nardini de Mauá implantou um projeto, focado em competência técnica, qualidade de vida e humanização, exclusivo para pacientes em cuidados paliativos. O objetivo é assistir, de forma acolhedora, multiprofissional e especializada, aqueles que possuem doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade da vida. Entre janeiro do ano passado e abril deste ano, o projeto já assistiu cerca de 770 pacientes e seus familiares.

As referências do cuidado paliativo transitam harmoniosamente com o modelo assistencial que busca, sobretudo, promover a atenção integral ao indivíduo. Em geral, pacientes elegíveis aos cuidados paliativos necessitam de alívio de dores e sofrimento, conforto emocional e até espiritual. Por isso, o hospital contratou um serviço especializado para conduzir esse processo de orientação e ensino junto à equipe multiprofissional da unidade, formada por profissionais das áreas médica, de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia.

Semanalmente, médicos paliativistas ministram treinamentos focados em abordagens humanizadas e na adaptação da comunicação com pacientes e suas famílias.  Com base nas capacitações, a equipe multiprofissional do hospital aperfeiçoa o tratamento oferecido e conduz as visitas leito a leito diariamente. A assistência ocorre desde a solicitação inicial até a finalização da internação.

Ainda que seja difícil mudar desfechos mediante prognósticos de saúde desfavoráveis, o foco é ofertar um espaço de acolhimento, amparo emocional e escuta ativa, integrando aspectos psicológicos e espirituais à condição clínica do paciente.

SENSIBILIZAÇÃO

Um dos reflexos desse modelo de assistência foi sentido na própria equipe assistencial da unidade, que passou a ter maior compreensão dos efeitos alcançados com a oferta de cuidados paliativos. Com o estímulo à adesão e a ampliação da consciência sobre os benefícios trazidos aos pacientes, os setores assistenciais passaram a solicitar, cada vez mais, o apoio da equipe de cuidados paliativos do hospital.

“Aos poucos, a iniciativa ganhou grande adesão e trouxe amplo fortalecimento da equipe. Juntos, estamos ressignificando cada momento da assistência, trazendo mais dignidade, alívio e sentido para os pacientes que mais precisam. Planejamos qualificar os profissionais nas intervenções necessárias diante de casos elegíveis para os cuidados paliativos, sempre com respeito à decisão do paciente ou de seus familiares”, explica a diretora técnica do Hospital Nardini, Dra. Jaqueline Gerbase.

Os pacientes são assistidos e acolhidos junto aos seus familiares, em reunião periódica com a equipe multiprofissional. “Com isso, minimizamos conflitos de decisões e a falta de entendimento quanto ao cuidado e atendimento prestado. No final, o que realmente importa não é apenas o que fazemos, mas o amor com que cuidamos de cada história que chega até nós”, completa.

DADOS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 56,8 milhões de pessoas, incluindo 25,7 milhões no último ano de vida, necessitam de cuidados paliativos. Em todo o mundo, apenas 14% das pessoas no mundo que precisam de cuidados paliativos os recebem atualmente.

A entidade estima que a necessidade global de cuidados paliativos continuará a crescer como resultado do envelhecimento das populações e do aumento da carga de doenças não transmissíveis. Por isso, defende que os sistemas nacionais de saúde incluam os cuidados paliativos no processo contínuo de cuidado de pessoas com doenças crônicas e potencialmente fatais, vinculando-os a programas de prevenção, detecção precoce e tratamento — a exemplo do Hospital Nardini.

Medicina e Enfermagem da FMABC recebem nota máxima na avaliação do Enade

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Avaliação comprova a excelência do ensino da instituição

 

Doze cursos de Medicina no Estado de São Paulo receberam nota 5

O Ministério da Educação divulgou em 11 de março os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e confirmou a nota máxima para o desempenho dos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário FMABC, em Santo André. O conceito indica excelência acadêmica e comprova a qualidade dos serviços prestados na formação de futuros profissionais da saúde.

O curso de Medicina da FMABC está entre os 12 do Estado de São Paulo que receberam o conceito 5 no Enade, sendo o único da região do Grande ABC a conquistar a avaliação máxima, com uma média de 73 pontos na prova — 11 acima da média nacional. Já o curso de Enfermagem está entre os cinco com melhor nota em todo o estado.

Além da nota máxima para o desempenho dos alunos de Medicina e Enfermagem, o Centro Universitário FMABC recebeu Conceito Enade 4 para os cursos de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia, confirmando a qualidade de ensino da instituição em diversas áreas da saúde.

A nota do Enade é um referencial importante tanto para as instituições quanto para os alunos. A avaliação permite que os centros universitários identifiquem e desenvolvam seus pontos fortes, assim como corrijam aspectos que possam ser aprimorados, garantindo, assim, uma qualidade de ensino cada vez maior.

“A nota máxima nos enche de orgulho e de um sentimento de merecimento. Sabemos da qualidade dos nossos profissionais, da magnitude das nossas estruturas e do esforço dos nossos estudantes. Continuaremos fazendo o máximo para garantir que nossos alunos se formem pela FMABC prontos para o mercado de trabalho”, explica Dr. David Uip, reitor do Centro Universitário.

SOBRE A FMABC

Criada em 1969 como Faculdade de Medicina do ABC, a instituição se desenvolveu nas décadas seguintes, formando profissionais que se tornaram referências na área da saúde e expandindo seus horizontes. Atualmente, conta com dez cursos de graduação, incluindo Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional.

A expansão e a qualidade do ensino fizeram com que, em 2018, a instituição recebesse o status de Centro Universitário, ratificando a importância da FMABC na comunidade e seu potencial em contribuir com o desenvolvimento de programas e projetos voltados à saúde e à assistência médica na região do Grande ABC.

Amor e sorrisos no Hospital Nardini: visita garante leveza a pacientes internados

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Dupla de voluntários, caracterizados como palhaços, percorreu os corredores da unidade levando alegria aos pacientes internados

 

O duo “Amor e Riso” levou um pouco de alegria aos internados (foto: divulgação/PMM)

“Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”, dizia o médico Hunter Doherty “Patch” Adams, que inspirou o famoso filme estrelado por Robin Williams. E foi justamente com esse espírito que, em 12 de abril, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, recebeu uma visita especial que transformou o ambiente hospitalar com leveza, carinho e muitos sorrisos.

A ação é incentivada pela Prefeitura de Mauá, que reforça a necessidade de humanizar os atendimentos na saúde, mesmo princípio que norteia a Fundação do ABC, que administra o Hospital Nardini.

A dupla “Amor e Riso”, formada por voluntários caracterizados como palhaços, percorreu os corredores da unidade levando alegria aos pacientes internados. Entre brincadeiras, músicas e palavras de conforto, os visitantes conseguiram amenizar, ainda que por instantes, o peso da rotina hospitalar.

A iniciativa reforça a importância do cuidado emocional no processo de recuperação, reconhecendo que o amor — manifestado em gestos simples — pode ser tão poderoso quanto os medicamentos. Para os pacientes, familiares e profissionais da saúde, a ação foi um lembrete de que, mesmo nos momentos difíceis, o riso ainda é um excelente remédio.

Hospital Nardini organiza campanha de vacinação contra Influenza para colaboradores

Postado por Akira Suzuki em 11/abr/2025 -

No primeiro dia de imunização, 260 funcionários diretos e indiretos foram imunizados; campanha nacional teve início dia 07/04

 

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra Influenza para todos os colaboradores da unidade, diretos e indiretos. A ação, coordenada pela equipe de Enfermagem e pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH), ocorre entre 10 e 11 de abril.

No primeiro dia da campanha foram imunizados 260 colaboradores de todos os setores. Se necessário, a ação será estendida para a próxima semana.

Em Mauá, a Prefeitura se antecipou e, desde o dia 2 de abril, já aplica a vacina contra a gripe em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para o público-alvo. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até o início da semana foram aplicadas 2.871 doses.

No Grande ABC, as prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul também iniciaram a imunização antes do início da campanha nacional em todos os postos de saúde.

Todas essas ações contam com apoio da Fundação do ABC, parceira estratégica dos municípios para a gestão e assistência qualificada em saúde.

DADOS

No País, a campanha nacional de vacinação teve início oficialmente dia 7 de abril em todas as regiões, exceto a Norte. Por lá, a ação será realizada no segundo semestre, período de maior ocorrência da doença, segundo o Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos (60+), puérperas, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, educação, segurança e transporte, além de pessoas com deficiência, doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e dos correios, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários.

A vacina contra a gripe é segura e eficaz, e protege contra as cepas do vírus que circulam no Brasil. Com capacidade de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos, o imunizante de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Ação no Centro Universitário FMABC conscientiza sobre a Doença de Parkinson

Postado por Akira Suzuki em 11/abr/2025 -

Profissionais deram dicas e orientações para mais de 50 pacientes e seus familiares

 

Equipe de orientação contou com profissionais do ambulatório e da Associação Brasil Parkinson

O Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Centro Universitário FMABC, em Santo André, promoveu, em 10 de abril, uma ação especial de orientações sobre a Doença de Parkinson, em parceria com a Associação Brasil Parkinson (ABP). Cerca de 50 pessoas receberam informações e folhetos com dicas para identificar sinais e formas de reduzir os efeitos do distúrbio.

O evento faz parte da campanha Abril Verde, criada pelos órgãos de saúde para promover a conscientização sobre a Doença de Parkinson. Especialistas se colocaram à disposição dos pacientes do ambulatório e de seus familiares para esclarecer dúvidas e fornecer atualizações sobre o distúrbio e sua abordagem terapêutica.

As orientações incluíram formas de lidar com alguns dos obstáculos que a doença proporciona, como a dificuldade para trocar de roupas, tomar medicamentos e engolir alimentos. Também foram abordadas maneiras de melhorar o bem-estar geral do paciente.

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Parkinson é celebrado em 11 de abril. O distúrbio é neurodegenerativo e progressivo, caracterizando-se por afetar os movimentos, podendo causar tremores, rigidez muscular, lentidão e alterações no equilíbrio.

Além dos sintomas motores, também pode impactar a qualidade de vida dos pacientes, com desafios cognitivos, fadiga e distúrbios do sono. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são essenciais para melhorar o manejo da doença e proporcionar mais bem-estar aos pacientes.

AME Mauá reconhece colaboradores com certificados por excelência no atendimento

Postado por Akira Suzuki em 10/abr/2025 -

Programa de valorização, que premiou dezenas de profissionais em 2024, passa a entregar certificações mensais em 2025

 

A enfermeira Alessandra Amabile Batista

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, deu um importante passo na valorização de seus colaboradores ao transformar em mensal a entrega de certificados de reconhecimento para aqueles que recebem elogios pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A iniciativa, que teve sua primeira cerimônia em 2024, já destacou profissionais como a enfermeira Alessandra Amabile Batista e a técnica de laboratório Joyce Alves, ambas com três elogios registrados no ano passado.

Em 2024, o SAU do AME Mauá registrou 1.535 atendimentos, sendo que 64 eram elogios: 48 deles protocolados, ou seja, direcionados a um profissional específico (27 para colaboradores e 21 para médicos) e 16 relacionados à unidade como um todo. Já em 2025, o programa ganhou força: em março, por exemplo, houve 166 atendimentos e 18 elogios (6 para colaboradores e 12 gerais).

Alessandra Amabile Batista, uma das mais reconhecidas, compartilhou a satisfação. “É muito gratificante saber que o nosso trabalho é reconhecido. Isso motiva a gente a se empenhar ainda mais para oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes”, afirmou.

Com a mudança para entregas mensais dos certificados, a gestão do AME Mauá reforça o compromisso com a qualidade do serviço e a motivação da equipe, incentivando um ambiente de excelência e humanização.