AME Santos realiza mutirão de rastreamento de retinopatias na Baixada Santista

Postado por Akira Suzuki em 31/jan/2024 -

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos, unidade de saúde do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Fundação do ABC, realizou em janeiro um mutirão para rastreamento de retinopatias em pacientes da Baixada Santista. A iniciativa ocorreu em dois sábados, dias 6 e 24, e contabilizou total de 166 pacientes atendidos e 332 exames realizados.

A ação foi um esforço conjunto da FUABC e do Governo do Estado, em colaboração com a área de Planejamento da DRS-IV. Também houve parceria com a empresa Bayer, que forneceu um equipamento portátil de última geração, que permitiu a realização de um volume maior de exames em tempo reduzido.

Durante o mutirão, foram realizados 166 exames de retinografia colorida binocular e outros 166 de mapeamento de retina. Esses exames são essenciais para a detecção precoce de doenças oculares como retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, descolamento de retina e até mesmo glaucoma.

“O mutirão reflete o compromisso do AME Santos e da Fundação do ABC em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis à população da Baixada Santista. A partir das avaliações e dos diagnósticos realizados, os pacientes poderão dar seguimento aos tratamentos, com impacto positivo na saúde e qualidade de vida”, acrescenta a gerente assistencial da unidade, Ana Patrícia Peres.

Foram atendidos pacientes das mais diversas cidades da região, entre as quais Santos (75), Guarujá (58), Itanhaém (11), Cubatão (7), Mongaguá (8), São Vicente (5) e Praia Grande (2).

REFERÊNCIA

Desde novembro de 2020, o AME Santos é gerenciado pela Fundação do ABC. Inaugurado em janeiro de 2009, a unidade oferece serviços de baixa e média complexidades e é referência para cerca de 800 mil habitantes de Bertioga, Guarujá e Santos. Além disso, em especialidades cirúrgicas e clínicas diagnósticas exclusivas, atende todas as nove cidades da Baixada Santista.

O AME Santos destaca-se por sua alta resolutividade, integrando consultas, exames e cirurgias num mesmo local. Alinhado ao Sistema Único de Saúde, promove assistência de ponta, com foco na prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e ampliação dos serviços ambulatoriais especializados.

Hospital Mário Covas cria campanha para arrecadação de brinquedos e materiais escolares

Postado por Akira Suzuki em 30/jan/2024 -

Período de doação vai até 29 de fevereiro e busca tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para crianças atendidas no local

 

As doações reforçarão a atual brinquedoteca, assim como serão usadas para criar um espaço kids no Ambulatório

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, iniciou uma campanha para arrecadar brinquedos e materiais escolares com o propósito de tornar o ambiente assistencial mais acolhedor para crianças em atendimento no Ambulatório e na ala pediátrica. A ação teve início nesta segunda-feira (29/01) e vai até 29 de fevereiro.

Como meio de divulgação, a equipe interna desenvolveu um cartaz de “Procura-se”, em que objetos recreativos são alvos. “Crianças no Hospital Estadual Mário Covas procuram por brinquedos que foram vistos pela última vez tristes e jogados no fundo do seu armário”, diz o folheto. As recompensas são a “alegria das crianças e dos brinquedos graças ao seu gesto” e “mais espaço na casa do doador”.

Os itens solicitados para doação incluem brinquedos novos ou usados em bom estado (exceto pelúcias), lápis de cor, giz de cera, cadernos, massinha de modelar, cola, apontador e outros materiais escolares. Ressalta-se que, devido à limitação de espaço para armazenamento, não serão aceitos itens fora dessa lista, como roupas e sapatos.

Os donativos serão destinados à criação de um futuro espaço kids no Ambulatório e à atual brinquedoteca, localizada na ala de Pediatria. Para os colaboradores do HEMC, a entrega pode ser feita diretamente a qualquer profissional do setor de Qualidade. No caso de doações externas, os interessados devem se dirigir à entrada da Diretoria, no quarto andar do Hospital, cujo acesso é pelo estacionamento principal, onde a equipe de portaria acionará um colaborador para a retirada das doações.

Com horário estendido, CEO do bairro Fundação amplia em 30% capacidade de atendimento

Postado por Akira Suzuki em 26/jan/2024 -

Serviço é gerenciado pela Fundação do ABC, dentro do contrato do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul

 

Prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior visita instalações do Centro de Especialidades Odontológicas II (foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone, e o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo, assinaram em 23 de janeiro convênio para a ampliação do atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas II – Clínica-Escola Municipal, do Bairro Fundação. O serviço municipal de Odontologia é gerenciado pela Fundação do ABC, dentro do contrato do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul.

O documento autoriza a cessão parcial do espaço público para estágio supervisionado aos estudantes de Odontologia da USCS, que terá 15 consultórios sob sua responsabilidade – os outros 10 serão utilizados pelas equipes da Prefeitura/Complexo de Saúde.

“O Bairro Fundação tem hoje a maior concentração de serviços de Saúde de São Caetano. Só neste conjunto, reunimos o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), o Laboratório Dib Metran e o SerTrans. Além disso, temos no bairro o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), escolas reformadas, o novo Parque Província de Treviso e ruas recapeadas”, destacou Auricchio.

CEO II

O Centro de Especialidades Odontológicas II – Fundação conta com 25 consultórios. “Com a assinatura do convênio com a universidade, dividimos a responsabilidade pela utilização dos consultórios. Além disso, teremos horário de atendimento estendido até 21h, o que possibilitará aumento de 30% na quantidade de atendimentos ao mês, passando de 1,3 mil para quase 1,7 mil”, explicou Dra. Regina Maura.

A unidade atenderá as mesmas especialidades do Centro de Especialidades Odontológicas do Bairro Nova Gerty: endodontia, periodontia, prótese, cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria, ortodontia, clínica geral e pacientes com necessidades especiais.

São Caetano tem um total de 49 consultórios odontológicos, somando CEO I, CEO II, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, UBSs, CISEs, Cepadi e unidades móveis. São, em média, 25,3 mil consultas ao mês, sendo 21 mil na Atenção Básica, 3 mil no CEO Nova Gerty e 1,3 mil no CEO Fundação. Ao todo, 76 dentistas atuam na rede.

“Temos repetido inúmeras vezes sobre a importância da parceria entre a Universidade e a Prefeitura. Essa é mais uma delas, onde dentistas da municipalidade vão compartilhar espaço de atendimento com alunos e professores”, destacou o reitor Leandro Prearo.

ESF de Itatiba participa de projeto que usa drones para procurar focos da dengue

Postado por Akira Suzuki em 26/jan/2024 -

ESF do bairro Jardim das Nações participa de campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue

A cidade de Itatiba, no interior de São Paulo, intensificou suas ações de combate à dengue ao incorporar drones às equipes de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nações, gerenciada pela Fundação do ABC.

A nova tecnologia visa facilitar a identificação de caixas d’água destampadas e possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em locais de acesso restrito, nos quais os agentes não podem entrar sem autorização dos proprietários.

O bairro Jardim das Nações foi escolhido como o ponto inicial para a aplicação dessa estratégia, uma vez que foi o primeiro bairro a registrar casos de dengue, dentre os seis contabilizados no município. A ESF Nações organizou uma passeata, orientou moradores e recolheu entulhos.

Em adição à varredura realizada pelos drones, foi feito um mutirão de limpeza no bairro. Em 20 de janeiro, um caminhão de coleta esteve à disposição da população, que pode descartar objetos como móveis quebrados e eletrodomésticos que possam acumular água e virar potenciais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Instituto Aquila comanda treinamento em Planejamento Estratégico para dirigentes da FUABC

Postado por Akira Suzuki em 26/jan/2024 -

Conceituada empresa de consultoria em gestão promoveu um dia de palestras e dinâmicas dentro de seu Programa de Formação de Gestores

 

Treinamento foi conduzido por Thiago de Almeida Brandão, consultor sênior do Instituto Aquila.

Consultoria em gestão com projetos em andamento em todo o Brasil, o Instituto Aquila dedicou o dia 24 de janeiro ao treinamento de cerca de 50 dirigentes da Fundação do ABC em seu Programa de Formação de Gestores. A atividade em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi comandada pelo consultor sênior do Aquila, Thiago de Almeida Brandão e Souza, que durante todo o dia esteve à frente de palestras e dinâmicas que visaram desenvolver habilidades de liderança e alinhar os participantes às técnicas mais avançadas e eficientes em gestão. O objetivo central foi a capacitação dos líderes para a implementação do Planejamento Estratégico da FUABC, trabalho iniciado efetivamente em 2023 e que envolve toda a estrutura da organização e seus mais de 26 mil funcionários.

A Fundação do ABC esteve representada por dirigentes de sua sede administrativa, da Unidade de Apoio Administrativo (UAA), e do Centro Universitário FMABC, com destaque para as participações do presidente da entidade, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, do vice-presidente, Dr. Osmar Santos de Mendonça, e do diretor-geral da UAA, Décio Teixeira Prates Júnior.

“O Planejamento Estratégico da Fundação do ABC representa um dos pilares fundamentais que estabelecemos desde o início de nossa gestão. Precisamos de máxima dedicação a este projeto, que certamente nos fornecerá diretrizes claras e indicará áreas nas quais podemos progredir. Expresso minha sincera gratidão pelo empenho de todos neste dia de treinamento intensivo, com um agradecimento especial às equipes do Centro Universitário FMABC, que estão engajadas conosco neste propósito institucional”, declarou o presidente Luiz Mário Pereira de Souza Gomes na abertura dos trabalhos.

Entre os destaques abordados no Programa de Capacitação de Gestores do Instituto Aquila esteve o detalhamento do PDCA, sigla em inglês para “Plan-Do-Check-Act” (Planejar-Fazer-Checar-Agir), uma metodologia consagrada para o gerenciamento contínuo de processos e melhoria de desempenho. Este modelo, essencial para o planejamento estratégico, foi explorado como uma ferramenta eficaz para garantir que a Fundação do ABC implemente e monitore suas iniciativas de maneira sistemática e adaptável, permitindo uma resposta rápida a mudanças e garantindo a qualidade e eficiência dos serviços prestados, em especial nas áreas da saúde e educação.

GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO

A partir da homologação do Termo de Ajustamento de Conduta entre Fundação do ABC e Ministério Público do Estado de São Paulo, em março de 2020, teve início um contínuo processo de transformação da entidade. Dois dos principais elementos que progressivamente estão sendo introduzidos são a governança corporativa e o planejamento estratégico.

A governança corporativa é considerada a espinha dorsal, por reunir conjunto de práticas e estruturas que norteiam decisões embasadas, administração eficaz de recursos e, sobretudo, a certeza de que a segurança e o bem-estar do paciente são prioridades incontestáveis.

Por sua vez, o planejamento estratégico é a ferramenta que orientará a Fundação do ABC na direção de seus objetivos de longo prazo. Trata-se de uma visão ampla, capaz de antever desafios e oportunidades, e de alocar recursos de forma a otimizar os resultados. Entre as vantagens deste processo estão a melhoria da eficiência operacional, a capacidade de resposta rápida às mudanças de cenário e a capacidade de identificação de oportunidades de crescimento, sempre direcionadas por uma visão estratégica que coloca o paciente no centro de todas as decisões.

PRÊMIO CIDADES EXCELENTES

O Instituto Aquila, reconhecido por sua expertise em gestão e planejamento estratégico, também se destaca pelo seu envolvimento no projeto “Prêmio Band Cidades Excelentes”, uma iniciativa em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Este projeto visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, com o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Na edição 2023, a cidade de Santo André ganhou a etapa estadual do prêmio na categoria “sustentabilidade”, em reconhecimento a diversas iniciativas da Prefeitura voltadas à preservação do meio ambiente, alinhadas a ações de desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Conselho da Fundação do ABC dá posse à Presidência para mandato 2024-2025

Postado por Maíra Oliveira em 25/jan/2024 -

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes seguirá à frente da entidade, ao lado do vice, Dr. Osmar Mendonça, e do secretário-geral, Dr. Bruno Vassari

 

O Conselho de Curadores da Fundação do ABC deu posse na manhã de hoje, 25 de janeiro, em reunião extraordinária, à Presidência da entidade para o mandato 2024-2025. A nova Diretoria da FUABC é composta por um trio de advogados e foi eleita por unanimidade no final do ano passado, com todos os membros reconduzidos em suas respectivas funções. Tem como presidente Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, como vice o Dr. Osmar Santos de Mendonça, e como secretário-geral o Dr. Bruno Vassari.

A indicação do presidente foi formalizada em 2023 pelos prefeitos dos três municípios Instituidores da FUABC: São Bernardo, São Caetano e Santo André – este último, também responsável pela indicação do vice-presidente. São Caetano indicou o secretário-geral.

Advogado e procurador-geral do Município de São Bernardo do Campo, Dr. Luiz Mário foi presidente da FUABC nos mandatos 2018-2019 e 2022-2023, e esteve como vice na gestão 2020-2021. “Para essa nova gestão, nosso objetivo principal é a institucionalização da Fundação do ABC. Isso significa modernização e padronização de processos, fortalecimento dos mecanismos de acompanhamento e controle, e a disseminação das boas práticas e inovações em todas as instituições sob nossa administração. Vamos concentrar esforços na governança da instituição e no planejamento estratégico, assegurando a saúde financeira e a implementação de novos projetos. Buscaremos continuamente soluções inovadoras e a garantia da oferta de assistência de qualidade, com atendimentos humanizados e resolutivos”, informa Dr. Luiz Mário.

REFERÊNCIA EM GESTÃO E SAÚDE

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Sorocaba, Carapicuíba, Mirandópolis, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização. Com receita anual de mais de R$ 3 bilhões, a entidade realiza mais de 11 milhões de consultas e atendimentos por ano, além de 133,6 mil cirurgias, 87 mil internações e 18,9 milhões de exames e procedimentos.

Hospital Nardini recebe selo de qualidade do ‘Programa Farol’

Postado por Maíra Oliveira em 25/jan/2024 -

Programa Farol é uma ferramenta de gestão que padroniza e centraliza indicadores em instituições de saúde

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini (HCDRN) acaba de conquistar seu primeiro selo em Sistemas de Gestão da Qualidade, uma distinção concedida pelo Programa Farol de Indicadores de Qualidade.

A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS) e Sindicatos dos Hospitais do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO). O selo atesta as boas práticas de monitoramento permanente adotadas pelo HCDRN em relação à assistência e às rotinas administrativas.

Juliana Antônio Bueno, coordenadora da Qualidade do HCDRN, enfatiza a importância da certificação. “Um sistema de gestão da qualidade devidamente implantado no serviço de saúde serve para prover a confiança para nossos pacientes, colaboradores e usuários, sendo, portanto, uma decisão estratégica de nossa instituição chancelada por nossa diretoria-geral. É com muito orgulho que recebemos este reconhecimento. Este selo demonstra o engajamento de todos os colaboradores”, disse.

A diretora-geral, Dra. Adlin Veduato, vislumbra o Programa Farol como o ponto de partida para um novo caminho de excelência no atendimento hospitalar. “O Programa Farol é só o começo do novo caminho que queremos trilhar. Estamos em outro patamar, já tivemos muitas dificuldades, porém, chegou o momento de andarmos para frente. Os funcionários e a população merecem um Hospital de ponta, com qualidade e segurança. Seguiremos firmes em busca de nossos objetivos. Parabenizo a todos os nossos colaboradores pela conquista. Todos fazem parte desta entrega e deste reconhecimento”.

O PROGRAMA

O Programa Farol é uma ferramenta de gestão de indicadores que busca padronizar e centralizar informações assistenciais e administrativas de diversas instituições de saúde. Seu principal objetivo é instaurar a prática do monitoramento permanente, promovendo a cultura da qualidade e a melhoria contínua nos serviços prestados.

Ao comparar dados fornecidos pelas instituições de forma confidencial, o Farol possibilita uma avaliação objetiva do desempenho de cada hospital. Essa abordagem fomenta a competição saudável e estimula a busca por metas individuais, contribuindo para a elevação dos padrões de qualidade no setor.

MONITORAMENTO

Durante o primeiro ano da certificação é preciso comprovar quatro indicadores administrativos e seis indicadores de cuidados de saúde e de segurança do paciente. A unidade certificada também não pode deixar de inserir dados por três meses consecutivos nos indicadores escolhidos. Já no segundo ano de participação serão exigidos quatro indicadores administrativos e 15 indicadores assistenciais.

A conquista representa marco significativo na trajetória do Hospital Nardini, refletindo o compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento, além de impulsionar a contínua melhoria nos serviços prestados à comunidade por meio da Fundação do ABC.

Dirigentes de São Caetano visitam obras do Hospital de Emergências Albert Sabin

Postado por Akira Suzuki em 19/jan/2024 -

Unidade é gerenciada pela Fundação do ABC e expansão inclui 30 leitos, consultórios adicionais e melhorias estruturais

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e equipe conferem obras de expansão do Hospital de Emergências Albert Sabin (foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, realizaram na terça-feira (16/01) visita técnica nas obras de ampliação do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, unidade gerenciada em parceira com a Fundação do ABC.

Em outubro de 2023, foi assinada a Ordem de Serviço para execução das obras, que têm investimento na ordem de R$ 7,6 milhões, incluindo emenda do deputado estadual Thiago Auricchio e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

A obra está em sua primeira fase, com execução de serviços na Rua Saldanha Marinho (trecho à lateral do Albert Sabin), que permanece fechada para circulação de carros. Já foram realizadas a montagem do canteiro de obras, serviços preliminares como demolições, escavações, movimentação de terra, perfuração de estacas, concretagem de blocos e da base para os gases que abastecem o hospital.

“Até o fim do mês, será executado o radier, a fundação que é uma espécie de laje que engloba a parte da construção. Nessa fase da obra já será possível ter a dimensão do espaço que será ampliado. Sabemos que enfrentar grandes obras sempre traz alguns transtornos, mas nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores e levar mais segurança, qualidade e conforto no atendimento de urgência e emergências”, destacou Auricchio.

O projeto prevê ampliação de quase 700 metros quadrados. “Vamos ampliar nossa capacidade de atendimentos na sala de medicação, chegaremos a 30 leitos de internação, divididos entre enfermaria masculina e feminina, teremos o dobro de consultórios, área de descompressão para funcionários e parte técnica mais confortável”, afirmou a secretária Regina Maura.

A segunda etapa da obra, que deve iniciar em três meses, terá atendimentos realizados em unidades móveis com estruturas montadas anexas ao prédio. Em nenhum momento da obra o atendimento será paralisado na unidade hospitalar.

Hospital da Mulher de São Bernardo é incluído em rede internacional de excelência em Neonatologia

Postado por Maíra Oliveira em 19/jan/2024 -

Antes afiliado, serviço de Neonatologia da unidade passa a ser um dos centros da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais – Rede Vermont-Oxford (RBPN-VON)

 

Gabriel Inamine/PMSBC

O setor de Neonatologia do Hospital da Mulher de São Bernardo do Campo (HM-SBC), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi promovido e incorporado, em janeiro de 2024, ao grupo dos Centros da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais — Rede Vermont-Oxford (RBPN-VON). O serviço era vinculado ao órgão desde 2020, porém, na condição de afiliado. Agora, passou a integrar o seleto grupo de centros na RBPN-VON.

O HM-SBC foi selecionado junto a outros centros de excelência para esta integração devido à consistência das informações e implementação de ciclos de melhoria com redução efetiva de comorbidades dos prematuros de baixo peso. Entre as ações de destaque alcançadas estão a redução da incidência de displasia broncopulmonar e da retinopatia da prematuridade a partir da análise crítica dos indicadores. Outro importante indicador que ajudou a qualificar a assistência ao recém-nascido no serviço foi a queda de 82% nos casos de sepse neonatal tardia — grave infecção hospitalar — nos últimos oito anos.

Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, o cuidado, a segurança e a oferta do tratamento humanizado para estes recém-nascidos são diferenciais fundamentais do Hospital da Mulher. “O trabalho realizado pela equipe de Neonatologia trouxe qualidade para todo o corpo clínico do hospital. Todos entenderam que todo cuidado ao pré-maturo é importante e resulta numa alta hospitalar mais qualificada”.

ESFORÇO GLOBAL

A Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) é uma colaboração voluntária, sem fins lucrativos, de unidades neonatais públicas e privadas, cuja missão é melhorar a qualidade da assistência neonatal por meio da educação e da pesquisa, com base na análise crítica de dados de morbidade e mortalidade de prematuros de baixo peso.

A RBPN está associada à Vermont-Oxford Network (VON), considerado o maior banco de dados prospectivo de recém-nascidos prematuros do mundo, contando com mais de 1.000 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais que compartilham seus indicadores de maneira padronizada, a fim de permitir a comparação de resultados para a melhora da qualidade da assistência hospitalar.

Os relatórios da RBPN-VON fazem parte de uma ferramenta inovadora utilizada pelas unidades neonatais, de forma individualizada, com foco na identificação de pontos fortes e fraquezas no contexto nacional e mundial. Até 2023, na composição da RBPN-VON, havia 46 unidades neonatais associadas de todo o Brasil, sendo 20 Centros e 26 Afiliados. O setor de Neonatologia do HM-SBC compartilha indicadores de aproximadamente 70 recém-nascidos de muito baixo peso ao ano.

“A promoção do Hospital da Mulher de São Bernardo de Afiliado para Centro na RBPN-VON é o reconhecimento do trabalho de longo prazo coordenado, integrado e dedicado dos profissionais envolvidos no cuidado aos recém-nascidos e suas famílias – neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, banco de leite humano e psicólogos – que enxergam nos indicadores e desafios apresentados oportunidades de melhoria na assistência neonatal, em curto e longo prazo”, disse a coordenadora da Neonatologia do Hospital da Mulher de São Bernardo, Dra. Cibele Wolf Lebrão. O trabalho tem suporte técnico da neonatologista da unidade, Dra. Gleise Aparecida Moraes Costa, e do diretor técnico da unidade, Dr. Rodolfo Strufaldi.