FUABC conclui ciclo de oficinas de qualidade e segurança do paciente em São Mateus

Postado por Akira Suzuki em 28/ago/2025 -

Encontros capacitaram profissionais da rede de saúde localizada na Zona Leste de São Paulo

 

Encontros estimulam profissionais a se tornarem protagonistas do processo de melhoria contínua

A Fundação do ABC concluiu em agosto o ciclo de três oficinas voltadas para a qualidade e segurança do paciente na rede de saúde de São Mateus, na Zona Leste da Capital. As capacitações, que contaram com apoio do setor de Educação Permanente, integram o compromisso da instituição com o cuidado seguro e de excelência oferecido aos usuários do sistema público de saúde.

A primeira oficina, realizada entre janeiro e fevereiro, abordou as ferramentas da qualidade, apresentando métodos para organizar ideias, analisar problemas e transformar desafios em oportunidades de melhoria. Os participantes conheceram instrumentos institucionais que auxiliam na priorização de ações e no desenvolvimento de soluções mais eficazes.

Em abril e maio, coincidindo com a campanha nacional “Abril pela Segurança do Paciente 2025: Qualidade em Toda a Jornada”, a segunda oficina focou no gerenciamento de risco e na aplicação do Protocolo de Londres, uma metodologia para a investigação de eventos adversos e riscos à segurança do paciente em hospitais e outros serviços de saúde. Os profissionais foram convidados a refletir sobre os fatores que influenciam os incidentes de saúde e como aprender com essas situações para prevenir sua recorrência.

A terceira e última oficina, realizada em 21 e 28 de agosto, concentrou-se na gestão por indicadores como ferramenta de tomada de decisão. Os participantes puderam compreender como a medição de resultados é fundamental para sustentar mudanças, garantir transparência e dar visibilidade às conquistas alcançadas.

Segundo os dirigentes do Contrato de Gestão de São Mateus, firmado entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo, as oficinas representaram momentos de troca de experiências, engajamento e fortalecimento do trabalho em equipe. Cada encontro contribuiu para a construção de uma cultura sólida de qualidade e segurança, na qual todos os profissionais se tornam protagonistas do processo de melhoria contínua.

Hospital Mário Covas apresenta avanços do Projeto Lean na área cirúrgica e de internação

Postado por Akira Suzuki em 27/ago/2025 -

Com o uso de ferramentas de gestão e análise, unidade aumenta eficiência operacional e amplia engajamento entre equipes

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, apresentou em agosto os resultados da fase 2 do Projeto ‘Transformação Lean nos Hospitais’, iniciativa estratégica que busca o cumprimento de metas cirúrgicas e eficiência operacional nas unidades de internação em hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. O Projeto Lean, do Ministério da Saúde, conta com a consultoria de instituições privadas de saúde, como o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Esta fase foi conduzida pelo Sírio-Libanês junto às equipes do HEMC.

O evento de apresentação no dia 20 contou com a presença de membros de toda a diretoria e marcou o encerramento da 2ª fase do projeto, com um balanço dos avanços obtidos, além de apontar os próximos passos desta jornada de transformação contínua.

A fase 2 de implementação do projeto teve início em outubro de 2024 e terminou em julho deste ano. Com o uso de tecnologias e instrumentos de gestão e análise como Kanban, Makigami, Gemba Walk, ferramentas de 5S e Huddle, o HEMC alcançou avanços significativos na eficiência operacional da área cirúrgica e de internação, como: aumento do índice de giro de leitos; redução do intervalo de substituição e tempo médio de permanência nos leitos; aumento da eficiência do centro cirúrgico; e diminuição do número de cirurgias sem programação.

Nas unidades de internação, o destaque foi o engajamento da equipe multidisciplinar feita através do método Kanban. Trata-se de um sistema de gestão visual que otimiza o fluxo de trabalho, aumenta a eficiência, reduz erros e melhora o atendimento ao paciente. O uso de painéis com informações sobre pacientes e processos ajuda a monitorar o tempo de internação, o uso de leitos e o estoque de materiais, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais eficaz e que as necessidades sejam atendidas em tempo hábil. A metodologia já era utilizada anteriormente, mas foi ampliada.

“Conseguimos trazer as equipes médicas de Ortopedia, Oncologia e Hematologia para participar do Kanban. Com isso, alinhamos melhor a estratégia de cuidados, o plano terapêutico do paciente e a resolução de pendências para que o mesmo receba alta médica em tempo oportuno. Resolvendo pendências, reduzimos desperdícios”, explica a gerente de Qualidade do HEMC, Gisele Rabelo, que conduziu a apresentação no auditório da unidade.

Neste período de execução do projeto, a partir dos ajustes das metodologias de gestão, foram alcançados diversos progressos com importantes reduções: tempo médio entre a solicitação e a realização de cirurgias de urgência, que caiu de 259 para 80 minutos; tempo médio entre desocupação do leito até a admissão de novo paciente, que passou de 360 para 240 minutos; intervalo de substituição dos leitos, que caiu de 1,7 para 1,2 dia; tempo médio entre alta médica e alta hospitalar, com queda de 300 para 260 minutos; entre outros avanços.

Os resultados apresentados refletem o compromisso das equipes multidisciplinares e a adoção de práticas que já começam a transformar o dia a dia da assistência e da gestão hospitalar.

A gerente de qualidade do HEMC destacou o valor das conquistas obtidas até aqui, indo além dos dados mensuráveis. “Concluir esta fase do projeto é reconhecer que cada esforço, cada ajuste e cada tentativa nos trouxeram muito mais do que os números podem mostrar. Ganhamos integração, aprendizados e uma nova forma de olhar para o nosso trabalho. O verdadeiro impacto está no caminho que percorremos juntos e na certeza de que a mudança já começou. Esta é apenas a continuidade de uma jornada que não termina aqui, porque o compromisso com a melhoria é permanente”, finaliza Gisele.

Com o encerramento da fase atual, o hospital se prepara para consolidar as práticas implantadas, assegurando sua sustentabilidade ao longo do tempo. Entre os próximos desafios estão o fortalecimento da cultura de melhoria contínua, a ampliação do engajamento das equipes, a integração ainda mais eficaz entre as áreas – especialmente entre as unidades de internação, a emergência e o centro cirúrgico – e a transformação dos ganhos em percepções reais e positivas para os pacientes.

Neste cenário de busca por melhorias contínuas, o HEMC reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado e a evolução constante dos processos de trabalho, colocando o paciente no centro das decisões e apostando na qualificação permanente de seus fluxos e equipes.

PROJETO LEAN

O Hospital Estadual Mário Covas deu início em outubro de 2024 à 2ª fase do projeto Lean. Diferentemente da etapa inicial, ligada à área de Emergência, o foco desta etapa esteve na otimização dos processos no centro cirúrgico e unidades de internação.

Neste ciclo participaram 20 hospitais de todo o Brasil. O objetivo é aumentar a eficiência do centro cirúrgico, reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes e assegurar altas hospitalares oportunas, utilizando a metodologia Lean e outras abordagens de gestão de processos hospitalares. As atividades incluíram reuniões mensais presenciais com uma enfermeira e um médico do Hospital Sírio-Libanês, que acompanharam o andamento do projeto.

O projeto Lean é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). As indicações para participação acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Este é o quarto projeto do Ministério da Saúde em que o HEMC é selecionado para participar. Outros três já foram concluídos: “Paciente Seguro”, “Saúde em nossas Mãos” e “Lean nas Emergências”.

Hospital Anchieta de SBC: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pulmão

Postado por Akira Suzuki em 27/ago/2025 -

Campanha Agosto Branco destaca conscientização sobre a doença que mais mata no Brasil e no mundo

 

Dra. Cláudia Vaz de Melo Sette, coordenadora da Oncologia Clínica da unidade (foto: Divulgação/CSSBC)

O Hospital de Câncer Padre Anchieta, em São Bernardo do Campo, soma esforços à mobilização do Agosto Branco, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pulmão. A ação busca alertar a população para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao tabagismo em todas as suas formas.

De acordo com Dra. Cláudia Vaz de Melo Sette, coordenadora da Oncologia Clínica do Hospital Anchieta, o Agosto Branco é uma oportunidade essencial para ampliar a informação e salvar vidas. “O câncer de pulmão infelizmente ainda é o tipo que mais mata no Brasil e no mundo. O Hospital Anchieta tem se mobilizado de forma ativa, com apoio direto aos pacientes e familiares, sempre com o objetivo de informar, prevenir e tratar da melhor forma possível”, destaca a oncologista.

CENÁRIO PREOCUPANTE

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil e o que mais leva a óbitos. A realidade local acompanha esse quadro. “Recebemos um número significativo de pacientes já em estágios avançados, quando o tratamento é mais difícil. Isso reforça a necessidade de programas de rastreamento e diagnóstico precoce, já que quando detectado no início, as chances de cura aumentam consideravelmente”, explica a Dra. Cláudia.

TABAGISMO E NOVOS HÁBITOS

A médica alerta ainda que o tabaco não se restringe ao cigarro tradicional. “Muitas pessoas acreditam que apenas o cigarro faz mal, mas o narguilé, por exemplo, em uma única sessão pode equivaler a dezenas de cigarros. Já os cigarros eletrônicos contêm substâncias tóxicas, metais pesados e altas concentrações de nicotina, que causam dependência e aumentam o risco de várias doenças”, afirma.

Ela também chama atenção para o aumento do consumo entre adolescentes e jovens adultos. “Infelizmente vemos um crescimento expressivo do uso de vapes, vendidos sem regulamentação e divulgados como inofensivos. Essa percepção é muito perigosa, pois cria uma nova geração de dependentes da nicotina, expostos a sérios riscos de saúde”, reforça.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Entre os principais sinais de alerta estão tosse persistente, falta de ar, dor no peito, escarro com sangue e perda de peso sem causa aparente. Muitas vezes esses sintomas são confundidos com doenças respiratórias comuns, como pneumonia, atrasando o diagnóstico. “Quando conseguimos detectar o câncer de pulmão em fases iniciais, as chances de cura podem superar 70%. Já em estágios avançados, esses índices caem bastante”, explica a especialista.

Nos últimos anos, os avanços da medicina têm trazido novas perspectivas. “As terapias-alvo e a imunoterapia revolucionaram o tratamento, oferecendo abordagens mais personalizadas, com melhores resultados e menos efeitos colaterais. Isso tem garantido mais qualidade de vida e aumento da sobrevida dos pacientes”, destaca a oncologista.

PREVENÇÃO E ESPERANÇA

Para quem deseja parar de fumar, a rede de saúde de São Bernardo do Campo disponibiliza programas de apoio com acompanhamento médico, psicológico e grupos de suporte. “O tabagismo é uma dependência química, e o processo de abandono exige acolhimento e orientação. Neste Agosto Branco, reforçamos que evitar o tabaco, em qualquer forma, é a medida mais eficaz de prevenção. Não ignore sinais de alerta e procure ajuda sempre que necessário”, aconselha a Dra. Cláudia.

“Prevenção é fundamental: parar de fumar, manter hábitos de vida saudáveis e realizar consultas médicas regulares são atitudes que podem salvar vidas. Nosso hospital reafirma a importância da informação, do acolhimento e da humanização no cuidado ao paciente oncológico, lembrando que juntos podemos promover saúde e combater o câncer de pulmão”, complementou o diretor técnico do Hospital Anchieta, Dr. Luiz Júnior Noyama.

Santo André inicia construção da nova Unidade de Saúde Centro, que vai atender 14 mil pessoas por mês

Postado por Akira Suzuki em 27/ago/2025 -

Equipamento que vai funcionar na Avenida Ramiro Colleoni com ampliação de atendimento

 

Local onde será construída a nova UBS (foto: Guilherme Brabo/PSA)

A Unidade de Saúde Centro, em Santo André, vai mudar de endereço e ampliar a capacidade de atendimento em 20%, passando de 11,6 mil para 14 mil atendimentos por mês. A ordem de serviço para início das obras do novo equipamento foi assinada pelo prefeito Gilvan Ferreira dia 22 de agosto.

“A construção da nova Unidade de Saúde Centro é mais um passo importante na transformação da saúde pública de Santo André. Estamos garantindo um espaço moderno, com capacidade ampliada e totalmente adaptado às necessidades da população. Além de melhorar o atendimento, essa obra representa também economia aos cofres públicos, já que deixaremos de gastar com aluguel e aplicaremos esses recursos em outras áreas essenciais. Essa é a 64ª unidade reformada ou inaugurada no padrão Qualisaúde, um legado de cuidado e eficiência que reforça nosso compromisso com a cidade”, destacou o prefeito Gilvan.

As intervenções contemplam uma completa reforma do espaço localizado na Avenida Ramiro Colleoni, 220, onde funcionava a Central de Transporte Sanitário e o Conselho Municipal de Saúde, que serão remanejados para os prédios da Secretaria de Saúde e do Instituto de Previdência de Santo André, respectivamente. Enquanto as obras estiverem em andamento, o atendimento da Unidade de Saúde Centro continua normalmente no imóvel localizado na Rua Xavier de Toledo, 517.

Aprovada como obra do Novo PAC – Unidades Básicas de Saúde, o equipamento receberá repasse federal de R$ 5.291.345,78, mas também contará com recursos municipais, totalizando investimento de R$ 6.878.072,61.

A mudança vai representar significativa economia aos cofres públicos, já que, atualmente, o município paga aluguel de R$ 30 mil no imóvel onde funciona a Unidade de Saúde Centro e o novo terreno é um imóvel próprio da Prefeitura. A economia anual será de cerca de R$ 360 mil.

A Unidade de Saúde Centro possui 7.653 usuários cadastrados e realiza – em média – 580 atendimentos por dia (aproximadamente 11,6 mil por mês), entre consultas, exames, vacinas, odontologia e atendimento na farmácia. Agora, o projeto arquitetônico disponibilizado pelo Ministério da Saúde permite adequação e otimização de espaços, aumentando a oferta de consultas médicas e de enfermagem, assim como realização de exames.

“Essa nova estrutura vai oferecer mais conforto, segurança e qualidade de atendimento para os mais de 7 mil usuários cadastrados na Unidade de Saúde Centro. A ampliação da capacidade em 20% permitirá aumentar o número de consultas e exames, além de trazer um grande avanço na área de odontologia, que passará de uma para seis cadeiras, ampliando em cinco vezes o atendimento. Nosso objetivo é oferecer serviços cada vez mais completos e acessíveis, fortalecendo a atenção básica em saúde”, pontuou o secretário de Saúde, Pedro Seno.

Um dos principais destaques será a odontologia, que terá grande ampliação. Atualmente a Unidade de Saúde Centro conta com uma cadeira odontológica e passará a ter seis, ampliando de 400 para 2 mil atendimentos por mês.

“Estamos iniciando uma obra cuidadosamente planejada para garantir um equipamento moderno, funcional e sustentável e sem gastar dinheiro do município, já que nossa equipe conquistou esse recurso junto ao Governo Federal com um trabalho brilhante. Nosso compromisso é concluir os trabalhos dentro do prazo previsto, entregando à população uma unidade de referência, construída com qualidade e eficiência”, comentou o secretário de Infraestrutura e Obras, Acacio Miranda.

Entre outras estruturas, o novo equipamento de 871,24 m² de área construída (quase 1.300 m² de área total) contará com nove consultórios, recepção, área de espera, espaço lúdico e brinquedoteca, área para atividades ao ar livre, sala de práticas coletivas, acolhimento, sala de vacina, farmácia com recepção exclusiva, medicação, curativo, coleta, seis consultórios de odontologia, central de esterilização, almoxarifado, sala de gestão, copa, vestiários e DML.

Encontro de Cuidadores do SAD de SBC promove acolhimento e valorização

Postado por Akira Suzuki em 27/ago/2025 -

Evento reuniu cuidadores familiares de pacientes atendidos em domicílio para momentos de escuta, troca de experiências e fortalecimento de vínculos

 

Um ‘arraiá’ fora de época foi organizado no Hospital de Clínicas (foto: Divulgação/CSSBC)

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de São Bernardo do Campo realizou no dia 22 de agosto, no Hospital de Clínicas, o “Encontro de Cuidadores – SAD Agostino: o Ato do Cuidar”. A atividade, que acontece semestralmente, foi voltada a cuidadores familiares e principais responsáveis pelos pacientes atendidos em domicílio pelo SAD. O objetivo foi oferecer momentos de acolhimento, lazer e aprendizado, reconhecendo o papel central desses cuidadores no tratamento e recuperação dos pacientes.

Com duração de duas horas, o encontro contou com a participação de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, assistente social e técnicos de enfermagem. A programação incluiu dinâmicas coletivas, brincadeiras, orientações de cuidados de vida diária e informações sobre benefícios sociais, tudo em um ambiente decorado no clima de festa junina, favorecendo a integração e o bem-estar.

Segundo a gerente do SAD, enfermeira Kelly Bianchini, a iniciativa é fundamental para valorizar quem está na linha de frente do cuidado domiciliar. “Cuidar de um ente querido em situação de adoecimento e dependência exige muito esforço físico e emocional. Muitas vezes, os cuidadores acabam sobrecarregados e até invisíveis no processo de atenção à saúde. O encontro é um espaço de escuta e de valorização, no qual eles também podem compartilhar experiências e cuidar de si mesmos”, destacou.

Entre as atividades propostas estiveram o “Correio do Afeto Junino”, no qual os cuidadores escreveram mensagens de carinho e encorajamento; a dinâmica “Quem Sou Eu no Arraiá?”, que reconheceu a identidade de cada cuidador no dia a dia do cuidado; e a “Pescaria das Emoções”, que trabalhou sentimentos como alegria, gratidão e esperança de forma lúdica. Cada equipe profissional também montou uma barraca temática, abordando temas de promoção da saúde, cidadania e bem-estar, por meio de jogos interativos e rodas de conversa.

O SAD atende atualmente 388 pacientes nas modalidades AD2 e AD3 (média e alta complexidade). O serviço tem como foco garantir que pessoas em situações de dependência funcional recebam tratamento humanizado no conforto do lar, reduzindo riscos de internações desnecessárias, otimizando recursos hospitalares e fortalecendo vínculos familiares.

Para a assistente social Alexandra Dantas, responsável pela articulação do grupo de cuidadores, a proposta resgatou a dimensão cultural e comunitária do cuidado: “Ao trazer a temática junina, conseguimos criar um ambiente mais leve e acolhedor, que favoreceu a troca de experiências e reforçou a rede de apoio entre familiares e profissionais”.

A cuidadora Juliana Cristina Conta da Silva, de 47 anos, compartilhou sua experiência e destacou a importância da ação. “Trabalho há mais de quatro anos como cuidadora e atualmente cuido da dona Severina, de 74 anos, que ficou com sequelas da Covid e hoje está totalmente acamada. Conheci o SAD há cerca de três anos e já participei de outros encontros. Essas atividades são muito importantes, pois nos permitem trocar experiências e aprender uns com os outros. O apoio da equipe multiprofissional faz muita diferença: médicos e enfermeiros sempre atenciosos, preparados para ouvir e encaminhar o que o paciente precisa, como no caso da fisioterapia para minha paciente. Para mim, esse acompanhamento é fundamental e tudo de bom.”

Outro relato emocionante foi o de Vitor Hugo Vargas Filho, morador de São Bernardo, que há anos desempenha a função de cuidador na família. “Atuo como cuidador há cerca de sete anos. Primeiro cuidei do meu pai, que já faleceu há três anos, e hoje cuido da minha mãe, que vai completar 86 anos. Conheço o serviço do SAD há cerca de cinco anos e considero os encontros muito importantes, pois trazem apoio, esclarecimentos e ajudam muito no nosso dia a dia como cuidadores.”

“O projeto ‘SAD Agostino: o Ato do Cuidar’ reafirma o compromisso do Serviço de Atenção Domiciliar com o cuidado integral, que olha não apenas para o paciente, mas também para a rede de apoio familiar. Reconhecemos que pequenas ações como essa podem gerar grandes impactos no fortalecimento dos vínculos e na qualidade do atendimento em saúde”, reforçou a equipe organizadora.

Feira de Saúde reúne mais de 200 pessoas no ambulatório da FMABC

Postado por Akira Suzuki em 27/ago/2025 -

Evento ofereceu gratuitamente avaliações médicas, palestras e conversas sobre saúde

 

Evento contou com cerca de 30 ações (foto: Divulgação/FMABC)

O Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu mais de 200 pessoas em 23 de agosto, servindo como palco para a 21ª edição da Feira de Saúde da instituição. O evento ofereceu uma série de serviços e atividades voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida.

A Feira contou com cerca de 30 ações distribuídas ao longo do dia, com foco em orientações preventivas, realização de exames, avaliações médicas, rodas de conversa, workshops e muito mais. A programação contemplou áreas como saúde mental, doenças crônicas, cuidados com o sono, orientação nutricional e até educação sobre combate à violência infantil, um dos destaques desta edição.

O público presente também teve acesso a atendimentos médicos como exame de Papanicolau, teste rápido de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), tipagem sanguínea, glicemia capilar, triagem audiológica em idosos, avaliação vascular para pessoas de risco, testes de ansiedade e depressão, ausculta cardíaca em população de risco cardiovascular, além de orientações sobre o uso racional de medicamentos, plantas medicinais, qualidade do sono e incontinência urinária.

Promovida pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro (DANMC), a feira acontece anualmente e conta com a participação de estudantes de todos os cursos de graduação da FMABC, com o apoio de professores, voluntários e demais profissionais da instituição.  Ela visa proporcionar atendimento gratuito e acolhimento à população, ao mesmo tempo em que reforça o papel social dos estudantes da Saúde, aproximando-os da comunidade.

De acordo com Henrique Tamanaha, presidente do DANMC, o evento tem papel fundamental no processo de formação dos alunos. “O Diretório Acadêmico, como representação estudantil, tem como principal dever garantir uma boa educação para os alunos. E essa boa educação também inclui a participação e a realização de eventos voltados à promoção da saúde para a população. Nós, como futuros profissionais da Saúde, temos que ter em mente que o trabalho médico não é apenas dentro do consultório, atendendo alguns pacientes, ou apenas dentro de salas de cirurgias”, ponderou.

Santo André promove mutirão oftalmológico a centenas de alunos da rede de ensino

Postado por Akira Suzuki em 27/ago/2025 -

Projeto em parceria com o Rotary permite acesso a exames e óculos gratuitos a crianças entre 6 e 8 anos do 1º ano do Ensino Fundamental

 

Projeto entrega óculos de graça há mais de 20 anos (foto: Eduardo Merlino/PSA)

O Poupatempo da Saúde de Santo André foi tomado por crianças no dia 24 de agosto para a primeira etapa de mais um mutirão de consultas oftalmológicas do programa Educando com Visão. Centenas de estudantes entre 6 e 8 anos, que fazem parte do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino andreense, foram ao Atrium Shopping para uma experiência diferente: por meio da parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André Norte, passaram por exames oculares e, aqueles que tiveram comprovada a necessidade, receberão óculos gratuitos.

O prefeito Gilvan Ferreira esteve no local, acompanhou de perto algumas das consultas, conversou com mães e pais e, como de costume, fez sucesso com a criançada. “É um programa completo, que vai desde a consulta até a entrega dos óculos para as crianças da nossa rede municipal. Agradecemos ao Rotary por dar sequência a essa parceria, que recebemos de braços abertos”, destacou o chefe do Executivo andreense.

Após triagem nas unidades escolares – por meio do teste de acuidade visual, com o qual se identifica os estudantes com dificuldades ou inaptidão para enxergar –, aproximadamente mil crianças foram identificadas como elegíveis a serem consultadas e divididas em duas datas. A primeira delas foi em 24 de agosto e a segunda será no dia 14 de setembro.

No dia 24, o primeiro grupo de crianças partiu das escolas que frequentam (acompanhadas por responsáveis), passou por avaliação oftalmológica completa e, posteriormente, aquelas que tiveram detectada a necessidade de usar óculos já foram encaminhadas automaticamente para escolha da armação, imediatamente após a consulta. O programa ainda prevê encaminhamento para o SUS caso seja identificado durante o exame alguma patologia de maior complexidade e/ou necessidade cirúrgica.

A promotora de vendas Daniele Loufrani, 32 anos, mãe do pequeno – e simpático – Davi Emanuel, 7, estudante da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Chico Mendes, no Recreio da Borda do Campo, enalteceu e elogiou a iniciativa do Educando com Visão e falou sobre os benefícios que vão trazer ao filho. “É uma ação bem legal, bem interessante. Bom para quem não tem condições, os óculos estão muito caros. Ele vai precisar usar e com certeza vai fazer diferença para ele, que estava com muita dificuldade. Com certeza vai trazer melhora escolar”, afirmou.

O programa Educando com Visão acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André Norte, que idealizou o projeto em 2004 (após identificar que 10% das crianças matriculadas em escolas públicas tinham alguma deficiência visual), financia a confecção das lentes para as crianças e realiza a entrega dos óculos entre 30 e 60 dias.

“Esse programa tem mais de 20 anos na cidade. Traz resultados incríveis aos alunos do ensino fundamental e levamos a experiência de Santo André para outros municípios, aumentando nosso impacto”, celebrou o governador do Rotary, Luiz Antônio Pirola.

Alunos de Gestão Hospitalar da FMABC visitam Lucy Montoro em Diadema

Postado por Akira Suzuki em 22/ago/2025 -

Iniciativa fortalece projeto de extensão voltado à prevenção de quedas na terceira idade

 

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema recebeu em 20 de agosto a visita de alunos do curso de Gestão Hospitalar do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A atividade foi acompanhada pela professora Juliana Zangirolami Raimundo e integra o projeto de extensão “O impacto das quedas na terceira idade”, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão da instituição.

Participaram da visita os estudantes Bruno Ramos de Cirino, Monica Rodrigues Menocci, Rosana Meneguetti e Sandrineia Miranda da Cruz. O objetivo do encontro foi conhecer de perto a estrutura da unidade e alinhar diretrizes para o desenvolvimento do projeto, que visa à promoção da segurança do paciente idoso e de seus acompanhantes.

A visita técnica também abre caminhos para futuras colaborações. Segundo a professora Juliana Raimundo, a aproximação com unidades como o Lucy Montoro permite que os estudantes expandam a iniciativa para outros cenários de atenção à saúde, com foco na prevenção e cuidado.

Gerente do Lucy Montoro Diadema, Maria de Fátima Oliveira ressaltou a importância da parceria, que representa mais um ganho para o serviço de reabilitação. “Projetos dessa natureza favorecem a construção de um olhar mais atento e qualificado, aproximando ciência, academia e prática assistencial”, considera.

A temática das quedas em idosos tem ganhado relevância crescente na área da saúde, especialmente pelos impactos diretos na autonomia, qualidade de vida e risco de mortalidade dessa população. A adoção de estratégias preventivas em ambientes de cuidado torna-se cada vez mais essencial no contexto do envelhecimento populacional.

Hospital Heliópolis e FUABC: excelência cirúrgica com foco na segurança do paciente

Postado por Akira Suzuki em 22/ago/2025 -

Parceria possibilitou mais de 100 cirurgias em um mês e resultados expressivos

 

Equipe multiprofissional do Hospital Heliópolis reforça o valor do trabalho conjunto na saúde pública

O mês de junho marcou um importante passo na assistência cirúrgica do Hospital Heliópolis, na Capital, com a implantação bem-sucedida da parceria com a Fundação ABC. O resultado? Mais de 100 cirurgias realizadas com excelência, reforçando o papel essencial da atuação multiprofissional e do compromisso com a segurança do paciente.

Ao todo, foram 104 cirurgias eletivas, com o total de 125 procedimentos cirúrgicos contabilizados. Dentre os procedimentos, destacam-se 5 cirurgias oncológicas de grande porte, 26 cirurgias laparoscópicas e 48 herniorrafias. Todas conduzidas com rigor técnico, aliando cuidados integrados aos pacientes e ensino supervisionado dos médicos residentes, que é marca do Hospital Heliópolis.

A implantação conjunta visou à ampliação do acesso à assistência cirúrgica com qualidade e trouxe resultados expressivos: a média de idade dos pacientes operados foi de 53,4 anos e o tempo médio de internação ficou em 3,86 dias – um indicativo de desfechos clínicos positivos e alta resolutividade do serviço.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

O sucesso da parceria só foi possível graças à atuação integrada da equipe. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais da assistência social atuaram de forma colaborativa em todas as fases do cuidado, desde a admissão até o pós-operatório. “Só é possível trabalharmos com essa qualidade e volume porque temos pessoas dedicadas em todos os elos da nossa cadeia de trabalho. Toda a equipe multiprofissional abraçou a ideia de uma cultura de respeito ao paciente e proatividade, que permitem alcançar estes resultados”, destacou o médico cirurgião da Fundação do ABC, Dr. Fabio Israel Lima Castelo Marques, que coordena a Cirurgia Geral junto ao Dr. Luis Fernando Paes Leme.

De acordo com a equipe, a atuação do gestor Dr. José Luiz Gomes do Amaral, “presente e comprometida com a qualidade da assistência, tem sido essencial para garantir organização de fluxos e suporte contínuo às equipes”. Além disso, a integração com o Núcleo de Segurança do Paciente fortalece ainda mais as ações de prevenção de eventos adversos e a cultura de segurança em todas as etapas do cuidado.

A Fundação ABC e o Hospital Heliópolis mostram que, com planejamento, gestão eficiente e trabalho multiprofissional, é possível oferecer assistência de qualidade, segura e resolutiva para quem mais precisa. A iniciativa reforça que o SUS pode – e deve – ser espaço de inovação, cooperação institucional e valorização do profissional da saúde.

FUABC capacita colaboradores para adequações à Reforma Tributária

Postado por Akira Suzuki em 22/ago/2025 -

Workshop marca a primeira etapa do Projeto Configurador de Tributos, com 72 participantes de unidades de saúde de diversas regiões do Estado de São Paulo

 

Com previsão de início em 1º de janeiro de 2026, a Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional tem gerado uma série de movimentações dentro das organizações públicas e privadas. E com a Fundação do ABC (FUABC) não é diferente. Como forma de garantir a adequação às novas exigências legais, a Diretoria Contábil da instituição deu início à implantação do Projeto Configurador de Tributos, iniciativa que tem como foco a padronização da apuração de tributos nas unidades de saúde gerenciadas e no Centro Universitário FMABC.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta semana, em 21 de agosto, com a realização de um workshop de apresentação. O encontro teve formato híbrido e contou com a participação de 72 colaboradores das áreas Fiscal, Contábil e de Tecnologia da Informação (T.I.) das diversas unidades vinculadas à FUABC. Estiveram representados, por exemplo, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Itu, Sorocaba e Praia Grande, além do Hospital Geral de Carapicuíba, Unidade de Apoio Administrativo, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, PAI Baixada Santista e Instituto de Infectologia Emílio Ribas II.

O objetivo do encontro foi apresentar os conceitos, metas e fases do projeto, além de esclarecer dúvidas sobre o novo modelo tributário, que substituirá cinco tributos atuais (PIS, COFINS, ICMS, ISS e parte do IPI) por dois tributos principais: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de gestão federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), sob responsabilidade de estados e municípios. Ambos terão a mesma legislação e transição gradual até 2033.

Frente à complexidade das mudanças e seus impactos práticos no dia a dia das instituições, o Projeto Configurador de Tributos foi desenvolvido em parceria entre as diretorias Contábil e de T.I. da FUABC, com apoio da plataforma TOTVS. A proposta inclui maior eficiência na gestão fiscal, além de segurança jurídica e operacional, por meio da centralização das configurações tributárias e automação das obrigações acessórias.

A próxima fase do projeto ocorrerá entre 25 de agosto e 26 de setembro, com a etapa de homologação. Durante esse período, as unidades farão testes no sistema para validação das regras fiscais e sugestões de ajustes. A terceira e última etapa tem início em 1º de novembro, com a utilização definitiva da ferramenta em ambiente de produção.

A participação ativa das unidades é considerada peça-chave para o êxito da iniciativa. Para Heleno Teixeira Passetto, diretor Contábil da FUABC, o projeto representa um esforço conjunto fundamental. “Esse tipo de preparação antecipada é essencial para garantir que todas as unidades estejam alinhadas às novas exigências legais, sem surpresas. A colaboração entre as equipes técnicas e operacionais é o que permitirá uma transição segura e eficiente para o novo modelo tributário, que exigirá atenção constante aos prazos e às adaptações anuais nas alíquotas”, afirma.