Caravana da Saúde avalia 8,1 mil pessoas que aguardam prótese dentária em SBC

Postado por Akira Suzuki em 28/mar/2025 -

Mutirões ocorrerão nos três Centros de Especialidades Odontológicas e visam identificar quem precisa de prótese dentária e já estava na lista de espera do município

 

Foram mobilizados 34 dentistas para o esforço concentrado (foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Em mais uma ação para zerar as filas de espera na Saúde de São Bernardo, o Programa Caravana da Saúde, lançado em janeiro pela gestão Marcelo Lima e apoiado pela Fundação do ABC, vai realizar dois mutirões inéditos de avaliação de 8.188 pessoas que aguardam na fila por próteses dentárias. A mobilização visa qualificar a demanda, ou seja, verificar quais pacientes ainda precisam da prótese e permitir ao Departamento de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, planejar as próximas etapas dos atendimentos.

Os mais de 8 mil moradores estão sendo contatados por funcionários dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), onde serão realizados os atendimentos, para os agendamentos. Os mutirões serão realizados das 8h às 17h. “O objetivo principal do Mutirão de Requalificação dos Pacientes da Especialidade de Prótese é atualizar e reclassificar a fila de espera para reabilitação protética, garantindo acesso à adequação bucal dos pacientes que ainda necessitam de prótese”, explicou a diretora de Divisão de Saúde Bucal, Débora Cristina Perin Durante.

Para atender à demanda, 34 dentistas estarão mobilizados nos três CEOs, realizando avaliações odontológicas essenciais para o avanço do tratamento dos pacientes. “A participação dos munícipes convocados é fundamental para o sucesso da ação. A presença no mutirão permitirá que a equipe identifique com exatidão a necessidade que cada um, o número de pessoas que ainda necessitam de prótese, evitando que pacientes que já receberam o atendimento permaneçam na fila”, completou Débora.

A diretora pontuou, ainda, que nesta etapa não será realizada a primeira moldagem da prótese, mas sim uma triagem essencial para garantir que todos que realmente precisam sejam contemplados nos próximos atendimentos. “A Prefeitura, sob gestão Marcelo Lima, reforça seu compromisso com a saúde da população e conta com a colaboração de todos para tornar essa ação bucal um sucesso. Se você foi convocado, compareça ao CEO no dia e horário agendados”, concluiu a diretora. Outras informações sobre os mutirões de avaliação odontológica podem ser obtidas por meio do número de WhatsApp (11) 97660-8002.

Nos dias 22 e 23 de março, a Caravana da Saúde agendou 7.160 atendimentos, além dos pacientes convocados para a qualificação da fila da prótese dentária. Consultas e exames serão realizados na Policlínica Centro, no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), no Hospital de Olhos e no Hospital de Clínicas.

ACELERANDO A FILA

Desde seu lançamento em janeiro, a Caravana da Saúde já acumula mais de 70 mil atendimentos, entre consultas especializadas, exames e cirurgias. Os serviços incluem 5.054 tomografias com contraste, 7.177 ultrassons, 26.874 consultas com especialistas, 1.713 mamografias e 19.472 atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Projeto TeleUTI no Hospital Geral de Carapicuíba já atendeu 71 pacientes

Postado por Akira Suzuki em 26/mar/2025 -

Em parceria com a Fundação do ABC, iniciativa leva expertise do Hospital das Clínicas de São Paulo ao HGC, melhorando atendimentos intensivos e otimizando recursos

 

No dia 18 de março foi realizado um treinamento presencial com instrutores do Hospital das Clínicas de São Paulo

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) está entre as unidades participantes da primeira fase do projeto TeleUTI, uma iniciativa do governo paulista em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

O TeleUTI visa oferecer suporte remoto para equipes multiprofissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por meio de teleinterconsultas diárias e capacitações, tanto remotas como presenciais. A mais recente visita in loco do HC em Carapicuíba aconteceu em 18 de março, quando foi feito um treinamento com simulação de emergência para as equipes. Nessa atividade, também foram incluídos médicos residentes e alunos para participar.

O programa, implantado no HGC desde 8 de outubro do ano passado, atendeu até 16 de março 71 pacientes, cujos casos foram temas de discussões em 129 sessões de reuniões on-line. Ao todo, os 18 hospitais públicos participantes do Estado já contabilizam 1.306 pessoas que receberam atenção em 2.241 interconsultas.

O objetivo principal é melhorar os resultados assistenciais, reduzir o tempo médio de internação e otimizar a ocupação dos leitos. Segundo estimativas da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o projeto pode gerar uma economia de até R$ 76 milhões, evitando gastos com a construção de novos leitos.

A iniciativa consiste principalmente em reuniões diárias on-line com o Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, localizado no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas, na capital paulista. Durante esses encontros, as equipes das UTIs participantes podem discutir até dez casos clínicos por dia, contando com a expertise de médicos especialistas e profissionais de diferentes áreas.

As reuniões ocorrem com um teleconsultor do HC e a equipe multidisciplinar das unidades, que podem incluir médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, membros da comissão de controle de infecção hospitalar, nutricionistas, farmacêuticos clínicos, entre outros profissionais.

O projeto também visa beneficiar UTIs que carecem de intensivistas próprios e de processos padronizados, incluindo protocolos e gestão de indicadores. A central coordenadora da iniciativa oferece suporte para essa estruturação nas unidades. No caso do HGC, que já possui essa organização, o TeleUTI está servindo como plataforma para discussões técnicas especializadas, com aporte de profissionais não disponíveis no Hospital. Além disso, o serviço também facilitou a transferência de pacientes cujos casos excederam a capacidade de atendimento do HGC.

BENEFÍCIOS

A diretora-geral do HGC, Kely Schettini, celebrou os avanços proporcionados pela participação no projeto. “A melhoria na qualidade do atendimento dos pacientes atendidos em nossa UTI é imensa. Os casos são discutidos em interconsultas com diversos especialistas, permitindo um plano de cuidados mais eficiente e reduzindo a necessidade de transferências”, explicou.

A coordenadora médica da UTI adulto do HGC e uma das responsáveis pela implantação do TeleUTI na unidade, Dra. Andréa Maciel, também destacou a importância da iniciativa. “Participamos de treinamentos assíncronos e síncronos com o Hospital das Clínicas, incluindo um curso de 30 horas sobre capacitação em saúde digital, com certificação da USP. Além disso, contamos com visitas anuais in loco para avaliação e aprimoramento dos processos assistenciais”, afirmou.

A diretora-geral também ressaltou o compromisso da unidade com a expansão da telessaúde. “A diretoria do HGC está empenhada em trazer, cada vez mais, recursos assistenciais em saúde remota para aprimorar seus atendimentos. Outro exemplo é a busca por investimentos para aplicações na UTI neonatal e aquisição de equipamentos que possibilitem o telemonitoramento de pacientes”, contou Schettini.

O Hospital Geral de Carapicuíba faz parte de um grupo de hospitais públicos do Estado que integram a primeira fase do projeto. A previsão é que cinco dessas unidades avancem para a fase seguinte, cujos planos são de atuarem como multiplicadores dessa iniciativa.

Equipes do HGA incentivam uso de canecas em campanha de sustentabilidade

Postado por Akira Suzuki em 26/mar/2025 -

Inspiradas por ação desenvolvida na sede da FUABC, equipes promovem uso de canecas reutilizáveis entre colaboradores e incentivam práticas sustentáveis

 

Campanha propôs a trocar os copos descartáveis por canecas reutilizáveis

Preocupadas com o impacto ambiental causado pelo excesso de resíduos plásticos, as equipes da Fundação do ABC que atuam no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, lançaram neste mês a campanha “Adote uma Caneca”, seguindo o exemplo bem-sucedido de ação homônima realizada na sede administrativa da FUABC.

A iniciativa visa reduzir o consumo de copos descartáveis no ambiente hospitalar, promovendo a conscientização e a adoção de hábitos mais sustentáveis entre os colaboradores. Organizada pela área de Segurança do Trabalho do HGA, a ação convida os funcionários a trocarem os copos plásticos por canecas reutilizáveis.

Entre as áreas que aderiram à iniciativa estão a UTI Adulto, UTI Pediátrica, o Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC) e o Serviço Anatomia Patológica.

A campanha no Hospital Guilherme Álvaro foi inspirada em projeto realizado também neste mês de março na sede administrativa da Fundação do ABC, que obteve grande adesão dos colaboradores. Na ocasião, os funcionários da Mantenedora e da Unidade de Apoio Administrativo abraçaram a causa, compartilhando imagens com suas canecas e declarando apoio à ação. Além de reduzir a geração de resíduos, a campanha reforça o compromisso do HGA com práticas ecoeficientes.

GESTÃO

No HGA, a FUABC responde pela gestão de 40 leitos de UTI Adulto (sendo 10 de UTI Cardiológica), e 10 de UTI Pediátrica, além de 26 leitos de enfermaria de clínica médica, oncológica e cirúrgica. O contrato também contempla o gerenciamento do serviço de Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), anatomia patológica e hemodinâmica. Já o segundo contrato em vigência com a unidade trata-se da gestão do Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC).

Oito a cada dez moradores de Santo André aprovam o Poupatempo da Saúde

Postado por Akira Suzuki em 25/mar/2025 -

Pesquisa da Real Time Big Data comprova eficiência do equipamento, que foi inaugurado em fevereiro de 2024 e já alcançou 400 mil atendimentos

 

Poupatempo da Saúde conta com 50 consultórios no total (foto: Helber Aggio/PSA)

O Poupatempo da Saúde de Santo André é aprovado por 82% da população da cidade. É o que mostra pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada em 21 de março. O levantamento, que ouviu 800 pessoas nos dias 18 e 19 de março, mostra ainda que 89% dos moradores conhecem o equipamento, gerenciado a partir de parceria com a Fundação do ABC. Inaugurada em fevereiro de 2024, a unidade já ultrapassou 400 mil atendimentos.

“Ficamos felizes com essa grande aprovação do Poupatempo da Saúde, um equipamento realmente inovador e que agiliza, de fato, o atendimento aos usuários. As coisas boas precisam ser multiplicadas e, por isso, já estamos planejando uma segunda unidade deste tipo no segundo subdistrito, além de um outro Poupatempo para a parte de exames”, projeta o prefeito Gilvan Junior, que foi o idealizador do equipamento quando era secretário de Saúde.

A pesquisa ainda traz outras informações importantes sobre o centro de especialidades. De acordo com os moradores de Santo André, o principal benefício do Poupatempo da Saúde é a “rapidez no atendimento”, indicado por 54% dos entrevistados, seguido de “mais especialidades” (14%), “facilidade na marcação de consultas” (12%) e “melhor estrutura” (6%).

“Desde que foi inaugurado, o Poupatempo da Saúde tem atraído a atenção de agentes públicos de todo o Brasil por uma razão muito simples: funciona. Os números desta pesquisa mostram exatamente isso. Temos recebido diversas visitas oficiais de políticos que querem replicar o modelo em suas cidades. Isso é Santo André exportando boas práticas como acontece com programas como o Moeda Verde e o Moeda Pet”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Seno.

Em um ano, o Poupatempo da Saúde chegou à marca de 400 mil atendimentos. O equipamento, localizado dentro do Atrium Shopping, é o maior centro de especialidades do Brasil dentro de empreendimentos comerciais. Conta com 1,6 mil metros quadrados e está equipado com elevadores, escada rolante, 50 consultórios, salas de exames e de pequenos procedimentos, além dos ambulatórios de hanseníase, de transexualização e serviços de enfermagem.

O acesso do munícipe ao Poupatempo da Saúde se dá pelas unidades básicas de saúde onde os moradores estão cadastrados. Após o atendimento clínico nestas unidades, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para os médicos especialistas que atendem no Poupatempo da Saúde. No total são mais de 30 especialidades e 150 médicos atuando no equipamento todos os dias.

Pacientes da reabilitação pulmonar têm aulas de maquiagem e automassagem

Postado por Akira Suzuki em 25/mar/2025 -

Cerca de 20 pacientes participaram da ação em comemoração ao Mês da Mulher

 

Pacientes receberam aulas de maquiagem

Em celebração ao Mês da Mulher, o Serviço de Reabilitação Pulmonar do Centro Universitário FMABC realizou um evento especial em 24 de março para suas pacientes, com o objetivo de promover o bem-estar e a autoestima. Foram oferecidas sessões exclusivas de orientações de maquiagem e automassagem, com o intuito de empoderar as participantes e proporcionar momentos de cuidado com o próprio corpo.

A ação contou com a presença de profissionais especializados que compartilharam dicas de maquiagem acessíveis, focadas em técnicas simples e eficazes para realçar a beleza natural das participantes.

Rodrigo Mota e Juliana Oliveira, representantes do curso de Terapia Ocupacional no serviço de Reabilitação Pulmonar, orientaram as pacientes sobre a automassagem, uma prática que pode contribuir significativamente para o alívio do estresse e da tensão, além de melhorar a circulação sanguínea e o relaxamento muscular.

As sessões contaram com a participação de 20 pacientes da Reabilitação Pulmonar. De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do Serviço, Selma Squassoni, a ação não se limitou a um momento de beleza, mas buscou também reforçar a importância da saúde mental no processo de reabilitação. “A autoestima é um pilar fundamental para a recuperação física e emocional. Acreditamos que gestos simples, como cuidar de si mesma, podem ter um impacto profundo na saúde das nossas pacientes”, afirmou.

O SERVIÇO

O Centro de Reabilitação Pulmonar da FMABC funciona desde 2000 e é vinculado à disciplina de Pneumologia da instituição de ensino. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar de cuidados de saúde, que apresenta diversas atividades para auxiliar os pacientes com doenças pulmonares, como bronquite crônica, enfisema, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma e tabagismo, a terem uma vida mais plena.

Nova diretoria da ASSEX-FMABC toma posse no Hospital Estadual Mário Covas

Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -

Dr. João Antonio Correa assume a Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina do ABC para o mandato 2025-2026

 

Dr. João Antonio Correa e Dr. Adilson Casemiro Pires, novos presidente e vice da ASSEX, respectivamente

A Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina do ABC (ASSEX-FMABC) iniciou um novo ciclo nesta semana, com a posse de sua nova diretoria. A solenidade em 20 de março, no Hospital Estadual Mário Covas, reuniu membros da entidade, dirigentes da FMABC e da Fundação do ABC (FUABC), entre outros convidados para oficializar a nova gestão.

Para o biênio 2025-2026, a entidade será liderada pelo cirurgião vascular Dr. João Antonio Correa, ex-aluno da sétima turma da FMABC e nome de destaque na comunidade médica. Sempre engajado nas ações da associação, ele assume a presidência com o compromisso de fortalecer a integração entre egressos e acadêmicos, preservando a história e as tradições de uma das maiores escolas médicas do País.

Durante a cerimônia de posse, o novo presidente da ASSEX agradeceu o apoio e lembrou de épocas difíceis enfrentadas pela FMABC, como na década de 70, e também durante os anos de ditadura. “Sempre estive muito envolvido com a FMABC e o Serviço de Vascular. Fomos trabalhando, crescendo, desenvolvendo. Hoje formamos a 28ª turma de Residência Médica, uma das maiores do Brasil. São 108 profissionais vasculares espalhados por esse País todo”, destacou Dr. João Correa.

Sobre o novo desafio à frente da associação, ele aproveitou para fazer um importante anúncio: “A pandemia hibernou um ciclo muito bonito da ASSEX, de festas, da FeijucAssex, comemorações das vitórias dos alunos na Intermed e demais eventos promovidos. Já posso adiantar a todos que neste ano, em 23 de agosto, teremos o retorno da tradicional FeijucAssex. Estamos vendo um espaço adequado aqui no ABC para voltar com essa festa tão importante e bastante familiar. Essa diretoria é uma formalidade. Porque todos os ex-alunos devem se sentir diretores. Precisamos de todos participando, registrando e preservando a memória, dando continuidade a essa história e mantendo a tradição”, declarou Correa.

A nova Diretoria também é composta pelos doutores Adilson Casemiro Pires (vice-presidente), Roberto Picarte Milani (secretário), André Augusto Pinto (1º tesoureiro), Vanderley da Silva Paula (2º tesoureiro), Claudio Antonio Rufino Gomes Junior (diretor de patrimônio e científico) e Diego Monteiro de Melo Lucena (diretor social).

“A Associação dos Ex-alunos da FMABC representa mais de 5.600 egressos da nossa faculdade, a maioria atuando no Grande ABC. Portanto, somos o maior grupo de médicos que compõem aqui a massa trabalhadora da região. Isso denota a importância dessa associação, que congrega esses ex-alunos através de eventos e solenidades como essa. Hoje, a posse de uma nova diretoria traz renovação, traz um grande líder para nós, uma pessoa que está na faculdade atuando ativamente há muitos anos e que tem a capacidade de reunir, de convergir ideias, que traz um espírito de liderança muito grande, que é o professor João Correa. Sem dúvida nenhuma teremos anos de muita realização, de muitos eventos, onde a nossa associação vai poder se tornar mais importante e atingir um patamar muito mais elevado do que ela tem hoje. Desejo muito sucesso e para mim foi uma honra muito grande presidir e fazer parte dessa associação por tantos anos”, disse o Dr. Roberto Picarte Milani, presidente da ASSEX por sete anos e secretário na atual gestão.

Durante a cerimônia foram realizadas homenagens a diversas pessoas que colaboraram e que ainda contribuem com os trabalhos da ASSEX. São elas: Dr. Gilberto Palma, Isabela Joaquim de Oliveira, Ana Aline Campos da Silva, Sabrina Cruz da Silva, Renata Aranha, Dr. Roberto Milani, Marina Acosta de Mendonça, e Dr. David Everson Uip.

Vice-presidente eleito da ASSEX, Dr. Adilson Casemiro Pires ressaltou a alegria de poder contribuir com a gestão do Dr. João Correa. “A escolha do João foi muito feliz. Somos amigos há 50 anos e ele tem uma capacidade de realização imensa. É o primeiro mestre da FMABC e tive a honra de ser seu orientador. Depois, defendeu o doutorado na Escola Paulista de Medicina e lotou o anfiteatro por sua característica incrível de agregar pessoas. Tornou-se professor titular da FMABC e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), quando transformou a Residência Médica da FMABC. A capacidade dele é absurda. Também fundou o CEMEC, hoje um dos maiores centros de pesquisa clínica do Brasil. O João não faz nada pela metade. Tenho certeza absoluta de que será uma gestão profícua e vamos dar apoio irrestrito. A ASSEX vai voltar a congregar os alunos, sem deixar a história morrer”, garantiu Pires.

Além da nova Diretoria, a ASSEX segue atuante com seus representantes junto ao Centro Universitário FMABC e à Fundação do ABC: Dr. Claudio Antonio Rufino Gomes Junior e Dr. Gustavo Henrique Araújo Salomão estão no Conselho Universitário da FMABC, enquanto o Dr. Pedro Awada e o Dr. Guilherme Peixoto seguem na Curadoria da FUABC.

“Todos nós somos mais do que corpo, somos formados de história. Quando se fala hoje de ex-alunos, eu fico imaginando o que verdadeiramente nós temos aqui. Nós temos verdadeiras pessoas que integram essa realidade, essa vivência, essa permanência na FUABC-FMABC e a história dessas instituições. A ASSEX fortalece o Centro Universitário, fortalece as sete cidades de nossa região, fortalece as lideranças que tentam sempre nos fazer lembrar dessa história. Desejo muito sucesso, o resgate dos eventos e desse convívio onde o passado e o presente se unem com alegria”, destacou o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

A nova gestão assume após um período de desafios, que incluiu mudanças nas práticas sociais e na realização de eventos devido à pandemia. A expectativa para os próximos anos é de ampliar as iniciativas da associação, promovendo eventos, ações sociais e o contato mais próximo com os ex-alunos. Trata-se do início de um novo capítulo, reforçando o papel fundamental da ASSEX no fortalecimento da comunidade médica e acadêmica da FMABC.

FMABC convoca pessoas com diabetes para monitoramento de problemas renais

Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -

Interessados devem se inscrever por formulário on-line

 

Objetivo é analisar processos biológicos que permitam identificar sinais precoces de problemas renais

Pesquisadoras do Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP), estão selecionando candidatos para um estudo que irá monitorar a saúde dos rins de pessoas com diabetes tipo 2. A proposta é analisar processos biológicos que ocorrem nesses pacientes e que permitam identificar sinais precoces de problemas renais, possibilitando um diagnóstico antecipado de doença renal.

Para participar do estudo, é necessário ter sido diagnosticado com diabetes tipo 2 nos últimos dois ou três anos e estar na faixa etária entre 35 e 65 anos. Além disso, o participante não pode ter câncer nem ter sido internado nos últimos 30 dias. Os interessados devem preencher um formulário com seus dados no endereço tinyurl.com/28ze4433 e aguardar o contato da equipe responsável pela pesquisa.

Após a seleção, os candidatos serão convocados para agendamento de consulta médica e coleta de amostras de sangue e urina no laboratório do Centro Universitário FMABC, além de testes de pressão arterial e medição de altura e peso. Todos os custos relacionados aos exames e consultas serão arcados pela equipe da pesquisa, com o objetivo de avançar no tratamento da saúde de pacientes com diabetes.

Segundo Glaucia Veiga, coordenadora do estudo, o diabetes tipo 2 é uma doença crônica que pode levar a diversas complicações, sendo a doença renal diabética uma das mais graves delas. “A progressão para insuficiência renal aumenta significativamente o risco de mortalidade desses pacientes, por isso a busca por marcadores biológicos que permitam o monitoramento precoce da função renal é essencial”, explica.

Veiga, que conduzirá a pesquisa em parceria com a médica Dra. Duanra Teixeira, destaca ainda que se antecipar aos problemas pode ser a chave para salvar os pacientes. “A detecção precoce de alterações renais pode levar a intervenções mais eficazes, prevenindo a progressão da doença e reduzindo a necessidade de terapias invasivas, como a diálise e o transplante renal”, conclui a pesquisadora.

Ação no Hospital Anchieta, em São Bernardo, entrega kits de beleza a pacientes oncológicas

Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -

Projeto ‘Beleza que Transforma’ presenteou mulheres atendidas na unidade de saúde com maquiagens, lenços e acessórios

 

Pacientes tiveram aula de automaquiagem (foto: Brenner Oliveira/PMSBC)

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, o Hospital do Câncer Padre Anchieta recebeu em 19 de março mais uma ação na cidade entre os eventos em celebração ao Mês da Mulher. Neste dia, o projeto ‘Beleza que Transforma’ levou para a unidade de saúde parceiros que doaram às pacientes oncológicas lenços, maquiagens e acessórios, além da realização de aulas de automaquiagem.

A iniciativa teve como propósito reforçar o conceito de humanização e acolhimento no atendimento oncológico do equipamento. O diretor técnico do hospital, Fábio Silveira, pontuou que atividades e iniciativas como essa melhora a recepção dos pacientes ao tratamento. “O que pudermos fazer para melhorar a condição emocional das pacientes sempre será muito bem-vindo”, sustentou.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que ações deste tipo são importantes para a humanização do atendimento. “Sabemos o quão desafiador é um tratamento para o câncer e como essas mulheres ficam fragilizadas. Trazer para o ambiente hospitalar esses momentos de cuidado, essas cores, esse carinho, é nossa forma de dizer: vocês são muito importantes para todos nós, estamos juntos nesse momento”, afirmou.

A ação foi idealizada pela publicitária e influenciadora Fernanda Gorinchteyn. Segundo ela, a medida leva um momento de acolhimento para as pacientes. “Sempre fui apaixonada por maquiagem e quero mostrar que é também sobre autoconhecimento, empoderamento e autoestima”, relatou Fernanda. “Trouxemos parceiros incríveis para poder fazer esse dia mágico acontecer”, completou. A iniciativa contou com a parceria do Instituto Quimioterapia & Beleza e das empresas Ruby Rose, ScarfMe e LeBriju.

A dona de casa Silvana Martins dos Anjos Santos, de 50 anos, moradora do Planalto, foi uma das participantes. Em tratamento desde 2020, ela destacou o acolhimento do hospital e a importância de atividades como o projeto ‘Beleza que Transforma’. “A equipe é extremamente acolhedora. Falo que aqui é como minha segunda casa. E ter esses momentos, esses respiros, muda totalmente o ambiente e isso é muito importante”, concluiu.

Campanha ‘Adote uma Caneca’ promove sustentabilidade e premia participantes

Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -

Colaboradores aderem à iniciativa para reduzir o uso de copos plásticos e concorrem a canecas térmicas; confira os vencedores

 

Cinco colaboradores foram premiados com canecas térmicas

A Fundação do ABC, por meio do Departamento de Sustentabilidade, realizou em março a campanha ‘Adote uma Caneca’, uma ação que incentivou os colaboradores da Mantenedora e da Unidade de Apoio Administrativo (UAA) a substituírem copos plásticos descartáveis por canecas reutilizáveis.

A iniciativa, que tem como objetivo reduzir o desperdício e promover práticas ambientalmente responsáveis, contou com participação ativa dos funcionários.

Durante a campanha, os colaboradores foram convidados a enviar fotos utilizando suas canecas pessoais. As imagens foram utilizadas em disparos de e-mails e em postagens nas redes sociais da instituição, destacando o engajamento da equipe na causa sustentável. Como incentivo, os participantes concorreram ao sorteio de cinco canecas térmicas.

Os vencedores do sorteio, realizado em 21 de março, foram:

  • Ana Beatriz Gadelha da Silva (Diretoria Financeira)
  • Andressa de Souza Castro (Compras)
  • Elda Aparecida (Copa)
  • François de Queiroz Miranda (Diretoria Financeira)
  • Mary Ellen Rossi Vacari (Diretoria Financeira)

A premiação ocorreu durante o tradicional café da manhã temático promovido mensalmente na entidade. A campanha reforçou o compromisso da Fundação do ABC com a sustentabilidade, e incentivou os colaboradores a fazerem pequenas mudanças de hábitos que podem gerar um grande impacto no meio ambiente.

PAI Baixada Santista recebe visita de Grupo Técnico de Humanização da região

Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -

Encontro destacou ações de acolhimento e cuidado com a saúde mental dos profissionais, reforçando o compromisso com a humanização na saúde pública 

 

Representantes dos nove municípios da Baixada Santista estiveram presentes

No dia 20 de março, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI-BS), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, abriu suas portas para receber o Grupo Técnico de Humanização da região, composto por representantes de unidades de Saúde dos nove municípios da Baixada Santista.

O encontro, coordenado por Mara Regina, articuladora do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), teve como objetivo compartilhar experiências e fortalecer as práticas de humanização no atendimento em saúde mental.

A atividade começou com uma apresentação sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), que norteia as ações de cuidado humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, a Comissão de Humanização do PAI-BS, representada pela presidente e enfermeira Aliny Ilario, apresentou as iniciativas implementadas pela unidade, com destaque para o “Acolhimento”, um dos pilares fundamentais do Plano de Atendimento Humanizado.

Aliny Ilario explicou que o acolhimento é uma estratégia essencial para garantir que pacientes e familiares se sintam ouvidos e respeitados em suas demandas, promovendo um ambiente de confiança e cuidado integral. Além disso, foram abordadas outras diretrizes estratégicas do Plano Institucional, que visam aprimorar a qualidade do atendimento e a integração entre os profissionais de saúde. Foi realizada uma dinâmica de relaxamento com os participantes, que incluiu técnicas de aromaterapia e meditação guiada. A atividade reforçou a importância da saúde mental dos profissionais de saúde, destacando a necessidade de cuidar de quem cuida.