Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2024 -

Vinícius Nascimento, Osmar Mikio, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, André Antunes Neves, Deize Lins e Cesar Mecchi Morales
A Fundação do ABC encerrou na noite de quarta-feira (06/11) sua primeira Semana de Compliance, cujo objetivo foi consolidar a cultura de ética, transparência e responsabilidade em suas práticas institucionais. O terceiro e último dia de atividades reuniu autoridades regionais e representantes de órgãos de controle do Grande ABC, além de membros do Conselho de Curadores da FUABC e diretores-gerais de unidades gerenciadas. Ao todo, entre os dias 4 e 6 de novembro, 481 pessoas acompanharam a programação no anfiteatro do Centro Universitário FMABC, em Santo André.
O evento buscou reafirmar compromissos institucionais da Mantenedora, como ética, integridade e transparência em todos os seus processos internos de trabalho e nas relações com organizações externas. A Fundação do ABC implementou seu Programa de Compliance em 2020, com alicerces firmados em um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 2019 junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo.
No último dia de palestras foram abordados temas importantes relacionados à Fiscalização, à Lei Anticorrupção e ao Papel dos Órgãos de Controle Externo no Terceiro Setor. Discussões fundamentais para compreender melhor o impacto da fiscalização na prevenção de irregularidades e na promoção de uma gestão ética e transparente.

Doutores Luiz Mário, Cesar Mecchi e Vinícius Nascimento
O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, agradeceu a presença dos convidados e reforçou a importância do engajamento dos gestores na iniciativa. “Não haverá compliance e consolidação de processo de integridade se a alta gestão da Fundação do ABC não aderir a essa proposta. Na verdade, é uma obrigação. Viemos de um processo de transformação importante e a receita principal foi a assinatura do TAC, que nos trouxe orientações, limites institucionais, organização, princípio de não-corrupção, centralidade do paciente e melhoria de processos. São valores, inclusive, já estabelecidos no nosso planejamento estratégico e que consolidam o processo de integridade da instituição”, disse o presidente.
O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abriu os trabalhos do dia 06/11 com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), especialmente no âmbito corporativo. O convidado destacou aspectos da lei, sancionada há 11 anos, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. “Tão importante quanto as punições para atos de corrupção por parte de empresas é a mudança de paradigmas. É estabelecer padrões de comportamento nas empresas privadas que sejam compatíveis com o nível de honestidade e de probidade que se espera de todos”.

Dr. Luiz Mário, Dra. Deize Lins e Dr. Vinícius Nascimento
Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilhou sua experiência sobre fiscalização de contas e repasses públicos. A servidora abordou assuntos como impactos e consequências das decisões do TCE junto às organizações sociais (OSs) e trouxe cases de decisões do TCE que se aplicam à realidade da saúde pública. “É extremamente importante a realização deste evento, principalmente sob o ponto de vista de prevenção de desvio de recurso público. Um debate que trata de temas como compliance, integridade e aspectos de prevenção sempre será relevante, uma vez que as organizações sociais são o braço direito do Poder Público e exercem papel fundamental na prestação de serviços, especialmente na área da saúde”, considerou Lins.

Dr. André Antunes Neves
Para encerrar a Semana de Compliance da FUABC, o evento recebeu a presença do Dr. André Antunes Neves, chefe de gabinete do conselheiro do TCE-SP, Dr. Dimas Ramalho – que não pode comparecer ao evento por razões de saúde. “Quando recebemos o convite, logo parabenizamos o presidente da FUABC pela iniciativa. É fundamental que uma fundação deste porte tenha mecanismos de compliance para que os processos sejam bem definidos. Aos poucos, as pessoas saem da gestão e da diretoria, e novos administradores virão. E é por meio de eventos como este que se torna possível estabelecer essa cultura contínua de controle e fiscalização”, disse Dr. André, que completou: “Neste cenário, parabenizamos a iniciativa da organização do evento. A transparência tem sido um ponto importante no terceiro setor e as entidades têm avançado bastante nesse sentido, à exemplo da própria Fundação do ABC, que tem cumprido todos os esses requisitos necessários em seu Portal da Transparência”, finalizou.
Entre as autoridades que marcaram presença no encerramento da Semana de Compliance da FUABC estiveram o secretário de Saúde de São Caetano do Sul, Dr. Guilherme Espósito; o secretário de Gestão Financeira de Santo André, Pedro Henrique Ruiz Seno; a secretária de Assuntos Jurídicos de São Caetano do Sul, Dra. Angélica Rebequi da Motta Santos, que representou o prefeito José Auricchio Junior; o diretor do Departamento de Orçamento e Controladoria Interna de São Bernardo do Campo, Dr. Alcir Pirani; o promotor de Justiça de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Dr. José Luiz Saikali; o presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB-SBC, Dr. Ricardo Matioli, representando o presidente da entidade, Dr. Luiz Ricardo Bertanha; o diretor de Licitações e Contratos da Prefeitura de São Caetano do Sul, Fernando Henrique Laselva, representando o presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo; e o assessor técnico do TCE-SP, Dr. Gustavo Hermes Hennemann.
Durante a Semana, Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Diretor de Controle Interno da FUABC, apresentou panorama geral do setor de Compliance e a trajetória desde a sua implantação. “Trata-se de um momento de aprendizado para todos. Todos aqui fazem parte do Compliance, que surgiu justamente após a celebração do TAC. Compliance é estar em conformidade com as leis, com as normas internas, com o estatuto e o nosso regulamento de compras. É atender às necessidades da legislação e às normas internas. Deixo meu agradecimento especial à Presidência da FUABC, pelo irrestrito apoio e comprometimento com o departamento, que tem se estruturado gradativamente e de forma consolidada desde 2021”.
PROGRAMAÇÃO
A Semana de Compliance da FUABC teve início no dia 04/11 palestras de duas especialistas. Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor. Já Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.
No dia seguinte, 05/11, as atenções foram voltadas à discussão de aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento sustentável. Os palestrantes do dia compartilharam temas fundamentais para a construção de pilares da governança corporativa. A primeira palestra foi ministrada por Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que explorou as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação, o funcionamento e a regulação dos dados junto aos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Já a segunda atividade foi ministrada por Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, que abordou o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG.
COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE
Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um TAC com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.
O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.
A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.
Postado por Akira Suzuki em 05/nov/2024 -

O Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu dois prêmios internacionais promovidos pelo Congresso Brain Connection, considerado um dos maiores eventos científicos com foco na inclusão, aprendizagem e neurociência.
O Núcleo foi premiado coletivamente com a conquista do certificado “Fernando Capovilla”, que reconhece indivíduos ou instituições que têm se destacado na promoção e no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas voltadas à educação inclusiva, com foco especial nas áreas de dificuldades de aprendizagem.
O reconhecimento veio por conta da ferramenta SOLEP, lançada pelo NEA como uma dinâmica capaz de realizar a sondagem de leitura, escrita e pseudopalavras para jovens em processo de aprendizado. Ela é direcionada para profissionais da área clínica multidisciplinar que trabalham com educandos que tenham dificuldades de aprendizado, incluindo psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neuropsicopedagogos, entre outros.
Além de ser laureado pela ferramenta, o NEA também recebeu o prêmio “Profª Drª Ângela Mathylde Soares”, que reconhece iniciativas sociais inclusivas que transcendem as fronteiras do ambiente educacional. A honraria foi dada à coordenadora do Núcleo, Alessandra Bernardes Caturani, pelo projeto “Iluminar e Conscientizar sobre Dislexia e TDAH: Invisibilidade/Pertencimento/Transformação”.
O prêmio também ressaltou a participação essencial de toda a equipe do NEA nas ações realizadas, com destaque no certificado para os profissionais Rubens Wajnsztejn, Damaris Gaester Fakler e Elaine de Araújo.
“O prêmio é uma valorização de todas as atividades que realizamos para mostrar que os diagnósticos de transtornos de aprendizagem não são rótulos, para que possamos aumentar as possibilidades de um ensino de qualidade”, explica a coordenadora.
A iniciativa consiste em diversas ações sem fins lucrativos para conscientização da população a respeito dos transtornos de aprendizagem, incluindo palestras, atendimentos sociais e distribuição de materiais educativos em locais de grande circulação, como escolas e estações de trem e metrô.
Postado por Akira Suzuki em 05/nov/2024 -

Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Dra. Larissia Ribeiro, Flávio Grimberg, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Dra. Bianca Vasconcellos, Dr. Rafael Menezes e Sérgio Correa
A Fundação do ABC foi palco de discussões aprofundadas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) na manhã desta terça-feira, dia 5. O encontro integrou o segundo dia da Semana de Compliance da FUABC, cujo objetivo é consolidar uma cultura de ética, transparência e responsabilidade nas práticas institucionais.
Com o avanço da LGPD, sancionada em 2020, torna-se cada vez mais essencial a implementação de mecanismos que protejam a privacidade e segurança das informações coletadas, armazenadas e tratadas, tanto de pacientes como de colaboradores. Da mesma forma, a integração de pilares de ESG fortalece a gestão responsável e o comprometimento da instituição com o desenvolvimento sustentável, sob aspectos ambientais, sociais e de governança.

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, presidente da FUABC
O evento contou novamente com a presença de colaboradores das unidades gerenciadas, lideranças técnicas e gerenciais da Mantenedora e demais colaboradores. Assim como no primeiro dia de atividades, a abertura foi conduzida pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
“As pessoas são a centralidade da FUABC. Somos uma população de 29 mil colaboradores. Doamos tempo, valores de integridade e de cuidado aos nossos pacientes e usuários. Não podemos perder nosso lado humanitário, e o respeito ao ser humano passa por ótimas entregas na área de políticas públicas. O conceito sobre proteção de dados, tão bem debatido neste evento, é parte do processo de busca do paciente às nossas unidades de saúde para receber um serviço público que lhe é de direito. A FUABC não presta favor, ela cumpre uma obrigação que a sociedade lhe exige. Agradeço a todos que trabalham diariamente por essa identidade da FUABC”, disse o presidente.

Sérgio Correa, DPO e Compliance Governance do Citibank
A primeira palestra do dia esteve sob a responsabilidade de Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que abordou as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação. “É uma lei que veio para ficar. A privacidade é vista como direito fundamental do cidadão. Como consumidores, temos esse direito. E enquanto responsáveis por empresas e áreas corporativas, temos o dever de garantir a privacidade e o sigilo das informações. Cumprir a LGPD tem de ser só uma consequência. Se formos éticos e corretos, naturalmente será mais fácil nos adequarmos à lei”.
O palestrante destacou o papel regulatório da lei e alertou para as consequências do não cumprimento de seus dispositivos. “A LGPD tem papel colaborativo e orientativo, mas também regulador, uma vez que pode gerar desde processos de reorientações, multas severas a empresas públicas ou privadas ou até a perda de licença”.

Flávio Grimberg, consultor de gestão
Na sequência do evento, Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, abordou o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG. O palestrante propôs uma atividade integrativa com os participantes, a partir de perguntas e respostas sobre temas como ESG, gestão de riscos que impactam estruturas de saúde, governança estratégica, diversidade, inclusão e gestão de resíduos. O convidado também trouxe cases de empresas do setor de saúde que reportam à sociedade sua atuação e seus índices de sustentabilidade empresarial.
“A ESG é uma formação cultural que precisa ser desenvolvida nas empresas. Gerenciar é antecipar o futuro. Em uma área de riscos nós sabemos quais são os temas mais importantes. Quais impactos podem acontecer, e quais não. O treinamento profissional é um dos motores que mais ajudam as empresas a evitar erros”, explicou o consultor. Entre as boas oportunidades proporcionadas pela prática ESG estão aspectos como aumento de receita e produtividade, redução de custos, adequação regulatória, maximização de reputação e maior rentabilidade.
PROGRAMAÇÃO
O terceiro e último dia de evento, nesta quarta-feira, terá como temas centrais o combate à corrupção e a fiscalização pelos órgãos de controle externo no Terceiro Setor. O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abre os trabalhos com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013). Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do Conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilha sua experiência na fiscalização de contas e repasses públicos. Para encerrar, o Conselheiro do TCE-SP e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Direito da Uninove, Prof. Dr. Dimas Ramalho, discute a atuação dos órgãos de controle externo no Terceiro Setor.
O início da Semana, no dia 4, contou com duas especialistas: Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor; e Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, que abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.
COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE
Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.
O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.
A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.
Postado por Akira Suzuki em 04/nov/2024 -

Colaboradores se vestiram de rosa para aderir à campanha
O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) da Baixada Santista, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, intensificou os esforços de conscientização durante a campanha Outubro Rosa com diversas atividades voltadas à prevenção do câncer de mama.
Nos dias 9 e 10 de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA) organizou sessões voluntárias de beleza seguidas de ensaios fotográficos, promovendo um momento de valorização pessoal para os colaboradores. A ação reforçou a importância do autocuidado como ferramenta de prevenção, destacando a necessidade do diagnóstico precoce.
Além dessas atividades, a campanha incluiu uma “caixa de dúvidas” sobre o câncer de mama, que incentivava perguntas e esclarecimentos, complementada por banners informativos. Durante as sextas-feiras de outubro, a equipe aderiu ao uso de camisetas rosas em apoio à campanha, resultando em fotos e registros em grupo que fortaleceram o espírito coletivo. Como lembrança, cada colaboradora recebeu uma presilha rosa com a frase “Agarre essa causa. Toque-se”, símbolo de incentivo ao autoexame e à conscientização.
Para encerrar o mês de ações, nos dias 11 e 18, uma educadora física da unidade liderou caminhadas dentro do Hospital Guilherme Álvaro, também em Santos, com funcionários vestidos de rosa, reforçando a importância de manter hábitos saudáveis. A iniciativa foi uma oportunidade de sensibilizar a equipe e promover o engajamento em torno da prevenção do câncer de mama, fortalecendo o compromisso do PAI-BS com a saúde e o bem-estar de todos.
Postado por Akira Suzuki em 04/nov/2024 -

Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Dra. Vivian Sueiros Magalhães, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Dra. Laríssia Ribeiro, Dra. Carla Valente, Dra. Bianca Vasconcellos e Dr. Rafael Menezes
A Fundação do ABC realiza nesta semana a primeira edição da Semana de Compliance, cujo objetivo é consolidar uma cultura de ética, transparência, fiscalização e responsabilidade em suas práticas institucionais. Com três dias de palestras e debates – 4, 5 e 6 de novembro –, o evento representa um marco na evolução das políticas de governança da instituição, que busca reforçar o compromisso firmado em 2019 com o Ministério Público do Estado de São Paulo a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A abertura do evento na manhã desta segunda-feira (04/11) foi realizada pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. “Tenho orgulho enorme de estar aqui hoje. Importante relembrarmos que todo esse movimento começa com uma grande ferramenta, que é o TAC. É por meio dele que tivemos nossa primeira marcha em busca da institucionalização. Hoje temos uma FUABC impessoal, transparente e alimentada por um planejamento estratégico. Não há mais o desejo de um ou de outro: é preciso ter uma vontade institucional. E o Compliance é um dos pilares do TAC, talvez o maior. É pelo controle, pelos órgãos externos e pela transparência que acendemos as luzes da FUABC e a colocamos num patamar diferente de seriedade, de gestão e de comprometimento”, disse o presidente.
Dr. Vinícius Grota do Nascimento, gerente corporativo de Controle Interno da FUABC, apresentou panorama geral do setor de Compliance e a trajetória desde a sua implantação. “Trata-se de um momento de aprendizado para todos. Todos aqui fazem parte do Compliance, que surgiu justamente após a celebração do TAC. Compliance é estar em conformidade com as leis, com as normas internas, com o estatuto e o nosso regulamento de compras. É atender às necessidades da legislação e às normas internas. Deixo meu agradecimento especial à Presidência da FUABC, pelo irrestrito apoio e comprometimento com o departamento, que tem se estruturado gradativamente e de forma consolidada desde 2021”.
O gestor trouxe um panorama do funcionamento, com indicadores que refletem a importância institucional da área. Atualmente, o departamento é dividido em três importantes áreas: Controle Interno, Auditoria e Compliance. Neste cenário, um dos principais instrumentos de gestão é o Canal de Denúncias. Criado em 2021, o canal é operacionalizado por uma empresa independente que avalia denúncias sobre violação de normas internas ou externas da FUABC. É aberto para utilização de colaboradores, pacientes e usuários em geral.
Outro fundamental braço de gestão estratégica na área são as capacitações dos funcionários. Para estimular a conscientização sobre temas sensíveis como inclusão, diversidade, racismo, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assédios moral e sexual, entre outros assuntos, o Departamento de Compliance da FUABC já realizou neste ano 25 treinamentos nas unidades gerenciadas. Ao todo, mais de 1.000 colaboradores participaram dos eventos, que seguirão na programação para 2025.

PROGRAMAÇÃO
Para este primeiro dia de evento foram escaladas duas especialistas: Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor; e Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, que abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.
Para o segundo dia, as atenções se voltam para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento sustentável. O encontro será marcado pela palestra de Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que explorará as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação. Na sequência, Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, abordará o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG.
No terceiro e último dia, os temas centrais serão o combate à corrupção e a fiscalização pelos órgãos de controle externo no Terceiro Setor. O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abre os trabalhos com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013). Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do Conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilha sua experiência na fiscalização de contas e repasses públicos. Para encerrar, o Conselheiro do TCE-SP e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Direito da Uninove, Prof. Dr. Dimas Ramalho, discute a atuação dos órgãos de controle externo no Terceiro Setor.
COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE
Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um TAC com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.
O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.
A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.
Postado por Maíra Oliveira em 01/nov/2024 -

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, está com inscrições abertas para o processo seletivo que preencherá 230 vagas de residência médica, englobando 40 especialidades. É possível se inscrever até o dia 20 de novembro pelo site do Instituto Avalia, onde também se encontra o edital de abertura.
As vagas são ofertadas tanto para atuação nos próprios ambulatórios da faculdade como em equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, dependendo do programa de residência selecionado.
O processo oferecerá vagas em diversas especialidades, incluindo clínica médica, anestesiologia, pediatria, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, cirurgia geral, psiquiatria, medicina de família e comunidade, ortopedia e traumatologia, entre outras.
A taxa de inscrição para participar do processo seletivo é de R$ 600. A prova objetiva será presencial, com data prevista para o dia 7 de dezembro de 2024. A escolha dos candidatos conta ainda com fases de análise de currículo e entrevista.
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, que foi instituída em 1977.
A INSTITUIÇÃO
Com mais de 50 anos de tradição no ensino, a FMABC se tornou referência tanto na região como no Estado, graças ao seu investimento em infraestrutura, qualificação do corpo docente e recursos técnicos e laboratoriais, que permitem uma formação exemplar dos alunos e a produção de pesquisas relevantes para a área da Saúde.
A valorização da produção científica, da pesquisa clínica e do setor acadêmico fizeram com que a instituição conquistasse o status de Centro Universitário em 2018. Em 2024, o curso de Medicina recebeu a nota máxima em avaliação do MEC.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

A Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC organizou, dia 30 de outubro, o primeiro encontro de capacitação do Comitê Participativo de Qualidade da FUABC. O grupo, formado por cerca de 50 representantes da Mantenedora, Unidade de Apoio Administrativo, unidades gerenciadas e Centro Universitário FMABC, passará por diversos treinamentos sobre processos de melhoria contínua em gestão da qualidade, com escopo voltado ao crescimento e desenvolvimento profissional. A iniciativa também irá viabilizar auditorias para o alcance de objetivos estratégicos relacionados à certificação interna e/ou externa de sistemas da qualidade e segurança do paciente das unidades de saúde. O encontro foi organizado na sala de videoconferência do Centro Universitário FMABC, em Santo André.

Gleice Girotto e Keltom Roberto Reis
O projeto educacional foi viabilizado após parceria firmada com a Auguri Soluções em Saúde Coletiva, empresa especialista em desenvolvimento organizacional, que ficará responsável pela capacitação em 8 encontros. Os próximos serão realizados em novembro e dezembro e o restante em 2025. Ao fim do programa, todos os participantes serão certificados e estarão aptos para desenvolver as estratégias em suas unidades. Entre os temas abordados ao longo do projeto estão auditorias internas e externas; manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação); segurança do paciente e gestão de riscos; políticas obrigatórias; matriciamento, governança clínica e corporativa, entre outros temas.
“O objetivo da Mantenedora é, por meio da qualificação das nossas equipes, garantir mais qualidade, eficiência e segurança para todos os nossos pacientes. É o foco desta parceria educacional. Esperamos que essa equipe qualificada possa aplicar nas suas unidades uma auditoria interna de qualidade, que atenda a critérios e processos que serão trabalhados nessas oficinas”, disse a gerente corporativa de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto.
Consultor e instrutor da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, Keltom Roberto Reis conduziu os trabalhos na primeira oficina, que teve duração de seis horas, com o tema “Conceitos básicos de liderança, gestão e ferramentas”. “Estamos iniciando um processo educacional que vai atender a um grande número de pessoas. Esse comitê tem potencial e alto poder de transformação. É um investimento que certamente vai chegar até o paciente, que usa os hospitais, ambulatórios e unidades da atenção primária em saúde gerenciados pela entidade. É uma preocupação que faz parte do DNA da assistência, ensino e pesquisa da Fundação do ABC, dada sua grandiosidade e o que representa para o Estado de São Paulo”, disse o consultor.
Os próximos encontros de capacitação no projeto educacional com as equipes de Qualidade serão promovidos nos dias 19 de novembro e 5 de dezembro.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Iniciativa promove a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
Durante a campanha Outubro Rosa a equipe de enfermagem do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, organizou palestras e rodas de conversa com os pacientes e acompanhantes para sensibilizar e informar sobre o tema.
“Essas atividades ajudam a disseminar informações vitais sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e a importância dos exames periódicos”, explicou a enfermeira Carine Bernardo. “O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce para alcançarmos melhores resultados caso haja necessidade de tratamento”, completou.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca conscientizar sobre o câncer de mama e de colo de útero. Surgido na década de 1990, a iniciativa promove a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, diversas campanhas são realizadas para informar a população sobre os cuidados necessários. A participação de entidades governamentais e privadas contribuiu para expandir a conscientização e promover ações preventivas contra o câncer de mama.
“É muito importante receber essas informações para sabermos nos cuidar melhor e repassar para quem conhecemos”, ressalta Rosa Maria, paciente em programa de reabilitação na unidade.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Nesta atividade, o participante se desloca para os lados segurando uma barra
Cerca de 30 pacientes do Serviço de Reabilitação Pulmonar do Centro Universitário FMABC tiveram, dia 30 de outubro, a oportunidade de combater o sedentarismo com descontração e harmonia. Tudo por conta do “Pebolim Humano”, atividade física supervisionada pelos profissionais do serviço e que conquistou o gosto dos participantes.
A ação simula um jogo de pebolim, com os jogadores se apoiando em barras e fazendo deslocamentos laterais enquanto tentam marcar gols no oponente. A atividade costuma durar cerca de uma hora e meia, e as partidas do campeonato foram realizadas em dois tempos de cinco minutos cada, com um intervalo de aproximadamente 15 minutos para descanso.
O Pebolim Humano reuniu pessoas com média de idade acima dos 50 anos, que possuem dificuldades para realização de atividades físicas no dia a dia por conta de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras patologias pulmonares. O torneio foi marcado por muita diversão e integração entre os jogadores e a equipe de profissionais do Centro Universitário.
A atividade é realizada periodicamente, e vem sendo organizada na FMABC desde 2015. O jogo foi desenvolvido a partir da sugestão de um dos usuários do serviço. “Esse paciente provavelmente pensou que não iríamos seguir com a ideia, mas demos continuidade”, explica Selma Denis Squassoni, responsável pelo serviço de Reabilitação Pulmonar.
“Não é apenas um exercício, mas também uma terapia. São pessoas que precisam de um esforço maior para concluir atividades rotineiras, como subir escadas ou caminhar, mas que em uma atividade planejada nessas condições conseguem se manter ativos e ter momentos de diversão”, conclui a fisioterapeuta.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Episódios de TEA e TDAH têm crescido recentemente
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma ação de conscientização sobre os transtornos do neurodesenvolvimento infantil em comemoração ao Dia das Crianças.
Organizada pela Comissão de Humanização e com o apoio do neurologista Dr. Rodrigo Alves Pereira, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar colaboradores e pacientes sobre a importância do cuidado na primeira infância e a relevância do diagnóstico precoce.
Dr. Rodrigo destacou que o número de diagnósticos de distúrbios como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem aumentado de forma alarmante. Esse incremento também está associado à elevação da taxa de suicídios.
A ação de conscientização do AME Itapevi abordou o crescimento dos casos de TEA e TDAH, especialmente após a pandemia de Covid-19, que intensificou o isolamento social e os impactos no desenvolvimento infantil. Dr. Rodrigo alertou que fatores como genética, nutrição, ambiente e o uso excessivo de tecnologia têm contribuído para essa crescente estatística.
O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se manifesta por meio de dificuldades na comunicação, na interação social e em comportamentos repetitivos. Sinais de autismo podem ser identificados já no primeiro ano de vida, e intervenções precoces são fundamentais para ajudar essas crianças a desenvolverem autonomia e habilidades sociais. Dr. Rodrigo enfatizou que, embora o diagnóstico do autismo seja clínico, é crucial que especialistas estejam envolvidos para atestar a condição adequadamente.
O neurologista também ressaltou a importância de se atentar ao TDAH, uma condição crônica caracterizada por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Essa condição pode resultar em desafios significativos na vida escolar e social e, embora geralmente comece na infância, pode persistir na vida adulta, contribuindo para baixa autoestima e relacionamentos problemáticos.
Entre as orientações, Dr. Rodrigo sugeriu a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos ao ar livre, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e priorizar refeições em família, sem distrações de eletrônicos. Limitar o uso de telas para crianças de 0 a 15 anos é fundamental para melhorar a socialização e reduzir atos de irritabilidade. Ele também enfatizou a importância de oferecer afeto, estabelecer regras e responsabilidades para as crianças, além de incentivar o autocuidado. Tarefas simples, como organizar brinquedos e cuidar de animais de estimação, podem ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais e afetivas.
A ação do AME Itapevi não apenas buscou informar, mas também engajar a comunidade na promoção de um ambiente mais saudável para as crianças. A conscientização sobre transtornos do neurodesenvolvimento é essencial para garantir que mais crianças recebam o suporte necessário para um desenvolvimento saudável e feliz