Hospital de Mogi se especializa em atendimento a crianças vítimas de violência sexual

Postado por Akira Suzuki em 17/jun/2024 -

Trabalho conduzido pelo Serviço Social soma quase 150 atendimentos desde 2019; faixa etária do público-alvo foi ampliada para 17 anos

 

Érica dos Santos Cassere, assistente social do HMMC, explica o protocolo em apresentação

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) tornou-se referência no município para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O protocolo multidisciplinar, desenvolvido pela equipe de Serviço Social em 2019, busca garantir atendimento humanizado em todas as etapas do processo, com foco especial na proteção da vítima e na integridade física e emocional dos pacientes. A efetividade do protocolo fez com que a Secretaria Municipal de Saúde, inclusive, solicitasse ao hospital, em abril deste ano, a ampliação da faixa etária atendida, que passou de 0 a 12 anos para 0 a 17 anos.

De 2019, quando o protocolo teve início, até maio deste ano, o serviço soma 147 pacientes atendidos, sendo 88% meninas e 12% meninos. Atualmente a maioria das vítimas tem cerca de 7 anos de idade. Os casos atendidos no hospital ocorrem por demanda espontânea ou são encaminhados pela rede socioassistencial e de saúde do município ou pelo Conselho Tutelar. A assistência da equipe multidisciplinar é realizada em sala reservada, para manter a privacidade do atendimento. A saída da vítima do local acontece somente mediante a necessidade de realizar exames de imagem.

Um aumento importante dos atendimentos ocorreu após a pandemia, como reflexo do isolamento social das famílias nas residências. Apenas em 2023 foram registrados 70 atendimentos, quase metade da totalidade dos pacientes já atendidos. “O isolamento social desencadeou ciclos de violências, sendo um deles o de violência sexual, período quando as crianças ficaram mais expostas e com menos rede de proteção. Com o retorno às atividades dos serviços essenciais, como escola, serviços de convivência e dos atendimentos à saúde, foram identificados muitos casos por meio de mudanças de comportamentos, sintomas físicos, além da própria revelação pela criança”, explica a assistente social do HMMC, Érica dos Santos Cassere.

A construção das etapas do protocolo foi orientada integralmente pela premissa de proteção à vítima. Após o atendimento na unidade também é realizado o monitoramento do paciente na rede de saúde. Todo o fluxo de atendimento fora da unidade está alinhado com os órgãos competentes. Mensalmente é realizado um relatório ao Conselho Tutelar de referência, com a tipificação a violência, o contexto social e a descrição das vulnerabilidades identificadas pela equipe. No documento também constam os encaminhamentos e agendamentos de consulta com médico pediatra e/ou infectologista e à Delegacia de Polícia.

“Tendo em vista que a criança e o adolescente são sujeitos de direitos, conforme rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual do HMMC busca estabelecer as intervenções mais adequadas e acolhedoras mediante a esta demanda tão crítica e complexa, por meio de uma escuta qualificada e 100% humanizada. Nosso desafio é evitar subnotificações e formas traumáticas de intervenção. E, obviamente, é fundamental refletirmos coletivamente sobre os múltiplos fatores que incidem sobre o fenômeno da violência sexual”, disse a diretora-geral do HMMC, Amanda Correa da Cruz.

De acordo com os dados da Fundação Abrinq, a violência sexual no País é um problema que afeta majoritariamente crianças e adolescentes. Em 2022, por exemplo, das 62 mil notificações recebidas, mais de 45 mil tinham como vítima pessoas com menos de 19 anos. A proporção corresponde a 73%. Isto é: em média, a cada quatro casos de violência sexual no Brasil, em três a vítima é criança ou adolescente.

PASSO A PASSO

Ao chegar ao HMMC, a criança e seu acompanhante são acolhidos pelo técnico de enfermagem responsável pela triagem e imediatamente encaminhados à sala exclusiva preparada para tais atendimentos. O enfermeiro classifica o atendimento como prioritário (vermelho) e realiza a coleta de exames, administração de medicamentos e o acionamento da equipe do Serviço Social, bem como de psicólogos e do médico de referência. O atendimento pela equipe de enfermagem é acolhedor, empático e livre de julgamentos. Além da enfermagem, vários outros profissionais acompanham a trajetória do atendimento.

O papel do Serviço Social é seguir com o acolhimento da vítima e do responsável, quando presente, identificando o contexto de violência, suposto agressor, rede sociofamiliar, possíveis riscos e situações de vulnerabilidade. Na hipótese de o responsável presente ser o agente do abuso, a equipe efetua contato com o Conselho Tutelar de referência e solicita o comparecimento de um representante. Se for observado risco iminente à vítima, ao acompanhante ou aos profissionais, a Polícia Militar deve ser acionada.

Já ao profissional médico compete a realização do exame físico, a prescrição de medicamentos, incluindo antirretrovirais, quando necessário. Na apresentação clínica que indica a necessidade de avaliação de especialista, o profissional deve seguir com o pedido de transferência para as unidades referenciadas no município via NIR (Núcleo Interno de Regulação). Em todos os casos em que haja suspeita de violência com contato físico, é imprescindível que os responsáveis pela criança recebam relatório e encaminhamento médico para exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).

Ao farmacêutico, cabe a conduta de dispensar a profilaxia pós-exposição e outros medicamentos possíveis mediante prescrição médica. O serviço de psicologia, por sua vez, procede com o atendimento psicológico à vítima com uso de recursos lúdicos. É necessário avaliar o estado cognitivo e emocional da criança, observar o comportamento, identificar os sentimentos predominantes, investigar o histórico de vida, contexto familiar e possível desorganização social. Quando pertinente, também é ofertado ao responsável pelo paciente atendimento psicológico.

Na fase final, a equipe multidisciplinar discute o caso de modo a expor de forma ética, organizada e cuidadosa os diferentes aspectos do problema. Todas as informações coletadas integram um relatório sintetizado com as condutas tomadas no hospital para posterior envio ao Conselho Tutelar responsável.

Com apoio da FUABC, Itatiba terá “Sábado da Prevenção” neste final de semana

Postado por Akira Suzuki em 14/jun/2024 -

Ao todo, 15 Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado, 15/06, das 8h às 12h

 

Vacinas do calendário infantil estarão disponíveis nas unidades de saúde participantes (foto: Divulgação Saúde/PMI)

Com apoio da Fundação do ABC, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará mais um Sábado da Prevenção neste 15/06. Serão 15 unidades básicas de saúde e ESF abertas a partir das 8h até às 12h com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Estarão disponíveis coleta de Papanicolau, testes rápidos para sífilis e HIV, consultas odontológicas agendadas, vacinação para atualização da carteirinha, orientações sobre combate à dengue, entre outros serviços.

O Sábado da Prevenção tem o objetivo de proporcionar atendimento a quem não tem disponibilidade de ir aos postos durante a semana e é realizado desde 2022 pelo programa municipal Inova Saúde em conjunto com a Fundação do ABC.

As Unidades de Saúde que participarão desta edição são: Abramo Delforno (Nosso Teto); Cecap; Centenário; Colina; Cruzeiro; Harmonia; Ipê; Morro Azul; Pires; Porto Seguro; San Francisco 1; San Francisco 2; Santa Cruz; Tapera Grande; e Zupardo.

Equipe de Fisioterapia do Emilio Ribas II recebe Moção de Agradecimento

Postado por Akira Suzuki em 14/jun/2024 -

Reconhecimento foi prestado pela Câmara Municipal de Santos em homenagem às ações durante a pandemia de Covid-19

 

No dia 17 de maio, a equipe de Fisioterapia do Instituto de Infectologia Emilio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), equipamento localizado no Guarujá e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foi agraciada com uma Moção de Agradecimento. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Santos, foi organizada pelo Conselho Regional de Fisioterapia 3ª Região (SP).

O evento teve como objetivo prestar homenagem às equipes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional dos Hospitais e Universidades da Baixada Santista, em reconhecimento às suas atuações durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O Dr. José Carlos Molero Junior, coordenador de Fisioterapia do IIER2, representou o Hospital durante o evento. Além disso, a solenidade contou com a participação de representantes de Fisioterapia de universidades e hospitais da Baixada Santista, reforçando a união e colaboração entre as instituições de saúde da região.

A Moção de Agradecimento é um reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicado das equipes no combate à pandemia, demonstrando a importância e o impacto positivo de suas contribuições na região. Este gesto destaca o papel desempenhado pelas equipes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ressaltando a valorização de seus esforços e compromisso com a saúde da comunidade.

O reconhecimento soma-se à diplomação de Honra ao Mérito pelos serviços prestados durante a pandemia da Covid-19, entregue pela Secretaria de Estado da Saúde, em 30 de outubro de 2023, ao diretor técnico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz. A celebração aconteceu durante seminário internacional em comemoração aos 35 anos do Sistema Único de Saúde, quando o Dr. Gustavo foi selecionado pela Direção Regional de Saúde (DRS-IV) para representar os profissionais de saúde da Baixada Santista.

Comissão de Humanização do CHM de Santo André é treinada sobre comunicação efetiva

Postado por Akira Suzuki em 14/jun/2024 -

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), com apoio da Qualidade Corporativa da Fundação do ABC, organizou um treinamento nesta semana sobre comunicação assertiva e efetiva. Participaram da atividade 40 colaboradores da área assistencial, além dos membros da comissão.

Graduada em Gestão de Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), e especialista em comunicação e branding pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a palestrante Lucila David abordou aspectos como conceitos de comunicação; estilos de comunicação (agressivo, passivo e assertivo); comunicação não-violenta; falhas de comunicação, entre outros assuntos.

A comunicação assertiva desempenha um papel fundamental na área da saúde. Trata-se de um processo de transmitir informações de forma clara, objetiva e respeitosa, garantindo um diálogo eficaz entre profissionais de saúde e pacientes. Nesse contexto, a comunicação assertiva é essencial para estabelecer uma relação de confiança, promover o entendimento mútuo e melhorar a qualidade do cuidado prestado. O treinamento também abrange a necessidade de adotar a comunicação assertiva como um elemento fundamental para o sucesso de líderes e gestores.

Hospital Ipiranga realiza treinamento de prevenção de incêndio

Postado por Akira Suzuki em 14/jun/2024 -

Colaboradores receberam orientação para garantir segurança e agir com eficácia em emergências

 

Funcionários foram capacitados para agir em caso de emergências

A Fundação do ABC realizou em 12 de junho um treinamento sobre Prevenção e Combate a Incêndio para seus colaboradores que atuam no Hospital Ipiranga, situado na Zona Sul da Capital paulista. A iniciativa visa garantir que todos os funcionários tenham conhecimentos básicos sobre como agir em casos de incêndio, em conformidade com as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a Norma Regulamentadora 23 – Proteção Contra Incêndio.

A prevenção de incêndios em ambientes hospitalares é item importante para assegurar a segurança de pacientes, funcionários e visitantes. Durante o treinamento, foram abordados conceitos como a definição de fogo e incêndio, elementos essenciais do fogo, formas de transmissão de calor, classes de incêndio, tipos de combustíveis, agentes extintores e métodos de extinção. Além disso, os participantes aprenderam sobre procedimentos de abandono de área e medidas cabíveis para atuar com eficiência em caso de sinistro.

Os objetivos principais do treinamento incluíram aumentar a conscientização sobre os riscos de incêndio, ensinar procedimentos de prevenção e combate, preparar a equipe para uma resposta eficaz em situações de emergência e identificar fontes comuns de ignição, como equipamentos elétricos, cozinha e cigarros. Também foram discutidos os materiais inflamáveis e combustíveis, como produtos químicos, papel e plásticos, bem como áreas de risco, obstrução de saídas de emergência e a importância de um plano de evacuação bem estruturado e executado.

A técnica de Segurança do Trabalho da FUABC, Patricia Vicente, enfatizou a importância da conscientização como base para a qualidade de vida ocupacional. “Através do treinamento e ações corretivas e preventivas, além da melhoria contínua nos processos operacionais, iremos atingir os resultados esperados, e isso depende de cada um de nós”, pontuou.

O treinamento no Hospital Ipiranga reflete um compromisso contínuo da Fundação do ABC com a segurança e a preparação para emergências, destacando a importância de estar sempre de prontidão para lidar com situações de risco de maneira eficiente e segura.

Colaboradores de São Mateus concluem Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Postado por Eduardo Nascimento em 14/jun/2024 -

Iniciativa fortalece parceria entre FUABC e Prefeitura de São Paulo

 

Ao todo, 73 alunos receberam certificados pelo encerramento do curso

Em um significativo marco de desenvolvimento profissional e aprimoramento da qualidade no atendimento à saúde, a Fundação do ABC celebra a conclusão da segunda turma do curso de “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente” por parte dos colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus (SP). A cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados foi realizada nesta semana, no auditório David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André. O evento marca o término bem-sucedido desta etapa e simboliza o fortalecimento contínuo da parceria entre a FUABC e a Prefeitura de São Paulo.

A capacitação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente ocorreu entre março e abril deste ano, sendo ministrada pela Auguri Soluções em Saúde Coletiva. O curso de formação e capacitação envolveu 73 alunos, majoritariamente colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus vinculados à Fundação do ABC. A primeira turma, com 140 participantes, formou-se em novembro de 2023.

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

“Gostaria de expressar minha gratidão e parabenizar a todos vocês. A sede da Fundação do ABC está aqui para apoiá-los. Somos um verdadeiro suporte na execução da missão de vocês, que é a mais nobre, atendendo às áreas que mais necessitam. É importante lembrar que estamos representando o município, que chega até os locais através da FUABC, utilizando-se da nossa expertise, capacidade e excelência. Muito obrigado a todos, parabéns, Dr. Hugo, parabéns à Secretaria de Saúde da Capital e a todos os envolvidos”, declarou o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

Diretor-geral do Contrato de Gestão São Mateus, Dr. Hugo Macedo Júnior também parabenizou as equipes em um momento que considerou “histórico” para a FUABC e o território de São Mateus. “Todos os dias, nos dedicamos a contribuir, aprender e deixar um rastro de qualidade, marcando nossa presença em cada lugar que a Fundação do ABC assume responsabilidade junto ao Poder Público. Agora, entramos em uma nova jornada de consolidação da qualidade e de manutenção. Esse é um desafio que temos construído juntos, em uma nova fase da parceria com a Auguri. Onde todos viam impossibilidades, a Auguri, junto com a Secretaria de Saúde, enxergou a possibilidade e a fortaleza de alcançar algo novo. Juntos, nós revolucionamos! Muita coisa foi feita e vamos continuar essa revolução com novos cursos de Educação Permanente, focados na manutenção da qualidade e na melhoria contínua não só da estrutura e segurança do paciente, mas também da qualidade da assistência. Agora, começaremos a trabalhar esses eixos de cuidado, resgatando o valor da Atenção Primária. Estou confiante de que muitas coisas boas estão por vir”.

Camila Souza Pereira Firmino

Representando a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, Camila Souza Pereira Firmino analisou o desenvolvimento da parceria com a Fundação do ABC ao longo dos últimos meses. “É um prazer estar aqui hoje, participando deste momento. Acompanhei toda a evolução da Fundação do ABC na construção deste trabalho de Qualidade e o progresso que alcançamos é motivo de orgulho. Conseguimos desenvolver processos de qualidade robustos em muito pouco tempo. Parabenizo a equipe de Qualidade e toda a gestão pelos resultados extraordinários. Hoje, temos unidades qualificadas, com processos de segurança focados na qualidade do atendimento ao paciente, o que é visível na ponta. É essencial que essa cultura de qualidade continue a ser construída e fortalecida diariamente, baseada na competência e no comprometimento, algo que observamos fortemente em toda a equipe”.

Rosemeire Grigio, diretora técnica da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, também prestigiou o evento. “É uma honra estar aqui mais uma vez. Há 11 meses estamos construindo uma história com a Fundação do ABC, especialmente na região de São Mateus. A Auguri participou do processo em dois grandes eixos. Um voltado à capacitação e outro à consultoria junto aos gestores da FUABC, com vistas à qualificação de processos assistenciais e à segurança do paciente. É uma honra estar aqui e ver coroado todo esse processo, contribuindo com a construção de um SUS ainda mais fortalecido nessa região. Só temos a agradecer por mais essa oportunidade”.

Marta Gisele

Representando a Supervisão Técnica de Saúde São Mateus, Marta Gisele agradeceu os esforços de todos e acrescentou: “Esta capacitação traz melhorias para o nosso território. Sabemos dos esforços de todos nas unidades, da dedicação. Então, gostaria de agradecer. É um conjunto de ações no nosso território e tenho certeza de que os maiores beneficiários serão os usuários do serviço. Gostaria muito de agradecer a participação e os esforços de todos vocês neste curso e capacitação”.

Além da entrega de certificados, o encerramento das atividades em 13 de junho contou com a palestra de Keltom Roberto Reis, administrador de empresas com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão, Qualidade e Acreditação. Sua expertise agregou valor significativo ao evento, proporcionando insights e conhecimentos aprofundados sobre educação em saúde aos presentes.

EDUCAÇÃO PERMANENTE

A Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente emerge como pilar fundamental na construção de uma assistência à saúde eficaz e confiável, especialmente no âmbito da Atenção Básica – área com papel preponderante, atuando na linha de frente para promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a manutenção da saúde da população.

O treinamento teve enfoque especial na Atenção Básica, refletindo o objetivo principal do Contrato de Gestão São Mateus, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo desde 2015. Com um quadro de mais de 2.100 colaboradores diretos, o contrato tem sido aprimorado continuamente, garantindo à população acesso a serviços de saúde de qualidade e em permanente evolução.

Dr. Hugo Macedo Júnior

Entre as iniciativas de destaque implantadas no território, incluem-se o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com programa de atendimento a PcD – Pessoa com Deficiência; Hospital Dia com Centro de Especialidades (ambulatorial e cirúrgico); a requalificação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II para CER III, passando a atender não só reabilitação motora e intelectual, mas casos de reabilitação auditiva; Equipe Especializada em Violência (EEV), atuando em todo o território nos casos mais complexos; e matriciamento das equipes.

Outros destaques são o Centro de Coleta de Leite Humano (CENALAC), práticas integrativas e complementares disponíveis em todas as unidades, e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Além disso, a rede conta com o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) e a Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD), assegurando um atendimento integral e humanizado no Sistema Único de Saúde.

O encerramento de mais uma iniciativa de capacitação simboliza o compromisso contínuo da Fundação do ABC com a excelência no atendimento à saúde e o reconhecimento do esforço e dedicação dos profissionais que servem à comunidade de São Mateus.

Equipe do Contrato de Gestão São Mateus e convidados do evento

Fundação do ABC treina ‘Alinhamento Cultural’ para transformação do RH

Postado por Akira Suzuki em 12/jun/2024 -

Evento contou com cerca de 50 colaboradores de Recursos Humanos para unificar processos internos e fortalecer a cultura organizacional

 

A Diretoria Executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC (FUABC) realizou nesta semana um treinamento com a temática do ‘Alinhamento Cultural’, envolvendo cerca de 50 colaboradores da Mantenedora e da Unidade de Apoio Administrativo (UAA) que integram o RH Corporativo. A capacitação é parte de uma série de iniciativas para transformar a cultura organizacional da FUABC, buscando maior coesão e unificação entre os processos internos da sede e das diferentes unidades de saúde gerenciadas.

Nubia Secafem de Freitas, gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC

“Este é um momento muito importante para o RH da Fundação do ABC. Reservamos um dia exclusivo para a equipe corporativa trabalhar a questão do engajamento e do fortalecimento da cultura institucional”, disse a gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC, Nubia Secafem de Freitas. “Trata-se de um momento de mudança da cultura da empresa, no qual queremos tornar os colaboradores mais fortes e capazes de contribuir para que cada vez mais consigamos prestar um serviço de excelência na saúde”.

Denise Alves Pires, coordenadora de treinamento da FUABC, explicou que a Fundação do ABC está passando por uma transformação cultural e estratégica. O objetivo é consolidar um RH Corporativo que apoie estrategicamente todas as unidades da instituição, fortalecendo a equipe interna para definir um propósito claro. “Estamos trabalhando cultura, propósito e engajamento para fortalecer nossa equipe internamente, antes de expandir essas práticas para fora”, afirmou.

O primeiro treinamento dedicado às equipes do RH Corporativo, realizado no dia 11 de junho, contou com a consultoria do especialista Ricardo Tasinato, que ajudou na identificação de pontos fortes e fragilidades através de análises SWOT realizadas com coordenadores. Este diagnóstico inicial foi essencial para entender as adaptações necessárias e fortalecer as práticas de RH. A proposta é que os processos sejam unificados, garantindo que as práticas implementadas em uma unidade se reflitam nas demais, promovendo, assim, uma padronização eficiente.

O conteúdo programático do treinamento abordou temas como alinhamento cultural e engajamento, destacando a importância da participação ativa no ambiente de trabalho. Foram discutidas as “quatro forças do pertencimento”: propósito, permissão, percepção e participação – fundamentais para que os membros da equipe desenvolvam um senso de comunidade e protagonismo.

 

Consultor Ricardo Tasinato utilizou estudos de casos e trechos de filmes em sua aula

DINÂMICAS

Palestrante convidado, Ricardo Tasinato trouxe uma abordagem prática e interativa. Consultor, treinador e facilitador de equipes de alta performance, ele utilizou estudos de caso, trechos de filmes, jogos vivenciais e simulações dramatizadas para ilustrar os conceitos apresentados. A metodologia buscou estimular a participação ativa dos colaboradores, promovendo discussões em grupo e formulando soluções para os desafios apresentados.

“Estamos trabalhando o alinhamento e o engajamento de todo esse time para a construção de uma identidade e a responsabilidade de cada um para a manutenção dessa característica que será construída hoje”, explicou Tasinato. “Então, quero demonstrar que é importante, primeiro, a gente se permitir a participar. Depois que eu estou dentro, é o quanto eu influencio positivamente esse grupo para a manutenção dessa característica, e também o quanto eu percebo que outras pessoas querem fazer parte e as auxilio. Esse é um trabalho muito profundo de construção e alinhamento da identidade”.

O treinamento também enfatizou a necessidade de criar um ambiente de trabalho integrador e sadio, aumentando a produtividade através da assertividade e colaboração. Os participantes foram incentivados a desenvolver vínculos afetivos nas relações profissionais e a planejar estratégias que rompam com antigos paradigmas, criando novos acordos e facilitando a transição cultural.

Trata-se apenas de uma primeira etapa na trajetória de transformação do RH da FUABC. Além desse treinamento inicial, haverá mais passos de fortalecimento interno conduzidos pela Diretoria Executiva de RH. A meta é realizar padronizações de documentos e estratégias, promovendo uma cultura de mudança permanente.

Ricardo Tasinato e Nubia Secafem de Freitas

Hospital Municipal de Mogi conta com protocolo para pacientes com TEA

Postado por Maíra Oliveira em 11/jun/2024 -

Unidade atende mensalmente até 200 pacientes com TEA ou em investigação, com protocolos específicos e infraestrutura totalmente adaptada para essa finalidade

 

Atento às necessidades de atender de maneira adequada às peculiaridades dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) mantém em curso um protocolo especial para esse público, que engloba as mais diversas etapas da assistência hospitalar. Localizado na região metropolitana de São Paulo e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, o HMMC recebe mensalmente até 200 pacientes com TEA ou em investigação.

“Identificamos a necessidade de implantação da rotina após a sugestão de um usuário encaminhada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário do hospital. Todas as queixas e sugestões relatadas são analisadas individualmente, com o objetivo de atendermos às necessidades e ofertarmos uma melhor experiência. Nesse sentido, criamos o fluxo de atendimento e uma sala exclusiva para o acolhimento adequado a estes pacientes”, explica a diretora-geral da HMMC, Amanda Correa da Cruz, sobre as motivações da implantação do atendimento prioritário a este grupo.

O atendimento a pacientes com TEA foi lançado em setembro de 2023 e é guiado por três protocolos institucionais: o Protocolo de Classificação de Risco, a Identificação do Paciente e o Manual Institucional de Atendimento ao Paciente com TEA.

No Pronto Atendimento Infantil, o processo começa com a acolhida e identificação do paciente com uma pulseira personalizada. Em seguida, ele é direcionado para uma sala exclusiva, onde a prescrição médica é destacada para priorização do atendimento. Nos ambulatórios, os pacientes são identificados com uma etiqueta contendo o símbolo do TEA, e suas fichas médicas são marcadas com um adesivo customizado, garantindo prioridade no atendimento. Para internações, além da pulseira personalizada, há uma placa de identificação exclusiva beira-leito e a prescrição médica é identificada especificamente para TEA.

A implementação de boas práticas de identificação e conduta é padronizada para todos os graus do espectro autista, sem distinção de severidade. O protocolo busca assegurar um acolhimento exclusivo e a preservação da integridade dos pacientes e seus familiares. Os profissionais de saúde são capacitados conforme os protocolos estabelecidos, com foco na padronização e qualificação do atendimento, enfatizando ética, privacidade e conforto.

INFRAESTRUTURA

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes também realizou adaptações em sua infraestrutura. No Pronto Atendimento Infantil, uma sala exclusiva foi criada para pacientes com TEA. “Identificamos a necessidade de um atendimento diferenciado para este perfil de paciente, considerando a fragilidade apresentada pelo usuário, bem como o aumento de pacientes com o diagnóstico após a pandemia da Covid-19”, diz Amanda. Além disso, está programada para o segundo semestre de 2024 a adaptação de uma sala de espera maior e exclusiva para esses pacientes, devido ao aumento de casos e à necessidade identificada de maior privacidade.

Durante consultas e procedimentos médicos, a comunicação com pacientes autistas é adaptada para ser afetiva e respeitosa, utilizando linguagem clara e objetiva, com o auxílio de ferramentas visuais e tecnologia assistiva, como placas de comunicação alternativa e ampliada. Esta abordagem lúdica, com o uso de brinquedos e estímulo a gestos e contato visual, visa tornar a experiência médica mais compreensível e menos estressante para os pacientes.

A comunidade tem respondido positivamente ao serviço especializado para pacientes com TEA, reconhecendo a efetividade do atendimento e a preservação do bem-estar dos pacientes, diz a diretora-geral do HMMC. A criação deste protocolo específico representa um avanço significativo na abordagem do TEA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria do atendimento e a resposta às necessidades dos pacientes e suas famílias.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social dos indivíduos. Caracterizado por uma ampla gama de sintomas e habilidades, o TEA pode se manifestar de formas variadas, desde quadros leves, em que os indivíduos podem levar uma vida relativamente independente, até casos severos, que necessitam de apoio contínuo.

A identificação do TEA costuma ocorrer nos primeiros anos de vida, quando pais e educadores observam atrasos na fala, comportamentos repetitivos e dificuldades em interações sociais. O diagnóstico é clínico, realizado por meio de uma avaliação abrangente que envolve psicólogos, psiquiatras, neuropediatras e outros profissionais especializados. Intervenções precoces, como terapias comportamentais, ocupacionais e fonoaudiológicas, têm se mostrado eficazes em ajudar crianças com TEA a desenvolverem habilidades sociais e comunicativas, promovendo uma maior autonomia e integração social.

A inclusão de pessoas com TEA na sociedade é um desafio que demanda esforços contínuos de conscientização e adaptação. Escolas, ambientes de trabalho e espaços públicos precisam ser preparados para acolher as necessidades específicas dessas pessoas, garantindo acessibilidade e respeito às suas particularidades. Projetos de educação inclusiva, leis de proteção aos direitos das pessoas com deficiência e campanhas de sensibilização são essenciais para promover a igualdade de oportunidades e combater o preconceito. Somente com uma abordagem coletiva e informada será possível construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.

Funcionários da FUABC no Mandaqui recebem treinamento contra incêndios

Postado por Akira Suzuki em 06/jun/2024 -

A Fundação do ABC administra 47 leitos de UTI adulto no Mandaqui

 

Ação capacitou 103 pessoas em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros e a NR 23

Os colaboradores da Fundação ABC que prestam assistência no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, localizado na Zona Norte da Capital paulista, receberam nos dias 26 e 27 de março e posteriormente em 28 e 29 de maio orientações sobre prevenção e combate a incêndio. A FUABC administra 47 leitos de UTI adulto no local, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

A ação teve como objetivo capacitar as equipes da FUABC para lidar com possíveis situações de emergência, seguindo as diretrizes estabelecidas pelas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e pela Norma Regulamentadora 23 – Proteção Contra Incêndio.

“Acredito que a prevenção contra incêndio se dá a partir de medidas simples como, por exemplo: o mapeamento da instalação e locais de risco; orientação e conhecimento da localização dos hidrantes, extintores e alarmes de incêndio; recomendações de sistema de iluminação e sinalização de emergência; conhecimento da localização das saídas de emergência visíveis e invisíveis; portas corta-fogo; entre outras”, explica Fabio Batista da Silva, técnico em Segurança do Trabalho da Fundação ABC no Mandaqui.

Ao todo, 103 colaboradores da FUABC participaram do treinamento, que abordou desde conceitos básicos até práticas avançadas de prevenção e combate a incêndios. Entre os tópicos discutidos estavam: definições de fogo e incêndio, elementos essenciais do fogo, formas de transmissão de calor, classes de incêndio, tipos de combustíveis, agentes extintores, métodos de extinção e procedimentos de evacuação.

São Bernardo anuncia implantação da 35ª Unidade Básica de Saúde do município

Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2024 -

Nova unidade, denominada Jardim Petroni, terá capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês

 

Equipamento deve ser referência para 12 mil pacientes da região (foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo autorizou, em 31 de maio, a implantação da 35ª Unidade Básica de Saúde no município. O futuro equipamento, denominado UBS Jardim Petroni, terá capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês e ocupará o prédio que já pertenceu à Fundação Criança. A previsão é a de que a unidade seja entregue até o fim de 2024. As UBSs de São Bernardo são gerenciadas em parceria com a Fundação do ABC, dentro de um contrato do Complexo de Saúde de SBC.

Ao todo serão investidos R$ 4,7 milhões na execução da obra para reforma e adequação do prédio já existente, localizado na Alameda Minas Gerais, e que irá abrigar a nova UBS. A futura unidade ocupará os dois andares do edifício e contará com estrutura completa, incluindo seis consultórios, recepção, sala da comunidade, farmácia, coleta, acolhimento, imunização, curativos, sala de emergência, sala de procedimentos e novo acesso com área coberta para ambulância, três consultórios odontológicos, sala de espera, administração, vestiários, entre outros espaços.

A estimativa é a de que a futura UBS Jardim Petroni seja responsável atender 12 mil pacientes cadastrados na região, o que permitirá ainda desafogar o fluxo de moradores nas unidades vizinhas do Parque São Bernardo, Farina e Vila São Pedro.

“A nossa determinação de ter uma saúde melhor não para. Com a construção desta nova unidade, vamos aliviar o fluxo de pacientes em unidades desta região, garantindo assim um atendimento mais rápido e com mais qualidade para esses moradores do Parque São Bernardo e do entorno”, relatou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a unidade terá capacidade para realizar até 400 consultas médicas e demais serviços por dia. “Teremos nesta nova unidade três equipes de saúde da família, que atenderão aos 12 mil pacientes cadastrados na região. Além disso, teremos a dispensação de mais 3 mil medicamentos todo mês, entre outros serviços, que a partir da inauguração estarão mais próximos desta população”, afirmou.

 GERAÇÃO DE EMPREGO

Além de agilizar o atendimento de pacientes, a futura unidade também garantirá a geração de 34 novos postos de trabalho, compostos por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, além das vagas administrativas.