‘Projeto Aconchego’ do AME Santos cria ambiente de acolhimento para pacientes com câncer

Postado por Eduardo Nascimento em 26/abr/2024 -

Imediatamente após o diagnóstico, os pacientes passam com o Serviço Social para as orientações iniciais e agendamento de consultas subsequentes com as áreas de Psicologia e Nutrição

 

Equipe do AME Santos

Gerenciado a partir de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades de Santos (AME Santos) está implantando neste mês de abril uma iniciativa pioneira na Baixada Santista, batizada ‘Projeto Aconchego’. O trabalho busca preencher uma lacuna importante no tratamento oncológico, proporcionando acolhimento integral aos pacientes desde o momento do diagnóstico até o início efetivo do tratamento.

“Após receberem o diagnóstico de câncer, muitos pacientes relatam o sentimento de desamparo durante o intervalo entre a comunicação do diagnóstico da doença e o início efetivo do tratamento em uma unidade de referência. Esse período de espera pelo encaminhamento, sem ações de combate à doença, pode ser devastador tanto emocional quanto psicologicamente”, revela a diretora-geral do AME Santos, Marina Macedo Daminato. Foi essa percepção que impulsionou a criação de um projeto dedicado ao acolhimento desses pacientes, visando não apenas o tratamento médico, mas também o apoio nutricional, emocional e psicológico. “Cuidar da mente é o primeiro passo. Esse apoio emocional faz toda a diferença, assim como o apoio familiar ao longo do tratamento”, completa.

O Projeto Aconchego estabelece uma abordagem holística, entendendo que a batalha contra o câncer não se resume a intervenções médicas. “O paciente enfrenta um turbilhão de emoções e dúvidas. O que eu faço agora? Como será meu tratamento? Como contar para a família? Essas respostas não podem esperar”, explica Daminato. Por isso, imediatamente após o diagnóstico, os pacientes do AME Santos recebem um folheto informativo preparado especificamente para este momento e são encaminhados ao Serviço Social para as orientações iniciais e agendamento de consultas subsequentes com as áreas de Psicologia e Nutrição, garantindo, assim, um suporte multidisciplinar.

“Além do apoio emocional, o projeto visa esclarecer dúvidas comuns e proporcionar um ambiente de escuta ativa, onde os pacientes podem expressar seus medos e anseios. A participação da família também é enfatizada, incentivando os pacientes a compartilharem suas preocupações e expectativas quanto ao tratamento”, informa a assistente social da unidade, Cleia Souza Santos.

O trabalho está sendo introduzido na própria estrutura de atendimentos do AME, na rotina da unidade. “Não é algo pontual. O paciente oncológico continuará sendo tratado e acompanhado pelo AME até que seu encaminhamento para um serviço de referência no tratamento do câncer saia efetivamente. Nossas equipes do Serviço Social, Psicologia e Nutrição darão todo o apoio necessário”, garante Marina Daminato.

“No caso da Nutrição, a principal preocupação em relação aos pacientes diagnosticados com câncer é assegurar que recebam uma alimentação adequada, que possa auxiliar no enfrentamento da doença, fortalecer o sistema imunológico e reduzir os efeitos adversos do tratamento, tais como perda de peso, náuseas e fadiga”, explica a nutricionista do AME Santos, Luciana Peres dos Santos Oliveira, que detalha: “Isso implica na adaptação da dieta para atender às necessidades individuais de cada paciente e na provisão de orientação nutricional para garantir uma ingestão apropriada de nutrientes”.

Ao integrar esse cuidado especial aos protocolos de atendimentos do AME Santos, o Projeto Aconchego aprimora a jornada de tratamento dos pacientes, melhorando significativamente a humanização dos cuidados em saúde. “Nosso objetivo é assegurar que, mesmo antes de iniciar o tratamento específico, os pacientes se sintam acolhidos, cuidados e parte de uma comunidade que luta junto com eles”, conclui a diretora-geral, destacando o compromisso do AME Santos em oferecer não apenas tratamento, mas também esperança e suporte durante um dos momentos mais desafiadores da vida de seus pacientes.

Folheto entregue aos pacientes com orientações

São Bernardo recebe drive-thru de descarte de eletroeletrônicos para reciclagem

Postado por Akira Suzuki em 26/abr/2024 -

Iniciativa em parceria com a Abree será realizada neste sábado (27/4), das 10h às 17h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo da Av. Kennedy

 

O Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib fica na Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta (foto: Omar Matsumoto / PMSBC)

Com o intuito de promover a reciclagem e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, promove neste sábado (27/04), em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), um drive-thru sustentável que visa incentivar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A iniciativa será realizada das 10h às 17h no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta).

Dentro do formato de drive-thru, o descarte dos resíduos se dará sem a necessidade de sair do veículo. O ponto de recebimento dos materiais ficará instalado na área externa inferior do ginásio. Durante o evento, os moradores terão a oportunidade de encaminhar à reciclagem eletroeletrônicos que não têm mais utilidade, em desuso, como computador, televisão, impressora, telefone, celular e carregador, além de equipamentos eletrodomésticos, a exemplo de fogão, geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, entre outros produtos.

“A ação representa um importante instrumento de implementação da responsabilidade compartilhada. Será oferecido aos cidadãos a oportunidade de descartar corretamente seus equipamentos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e redução dos impactos negativos. Por tais motivos, esperamos contar também com a participação da sociedade civil neste trabalho de conscientização e criação de novos pontos de entrega”, sustentou a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Dra. Regina Célia Damasceno.

O evento marca o início da cooperação entre a Prefeitura e a Abree, em conjunto com a Fundação do ABC (FUABC). Mediante a parceria firmada em São Bernardo, serão 5 novos pontos fixos de recebimento que estarão disponíveis para a população, sendo quatro em unidades de saúde da cidade (Hospital do Câncer Padre Anchieta – ex-Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas, Hospital de Urgência e Hospital da Mulher), além do Golden Square Shopping. Ao todo, há 32 pontos da Abree distribuídos no Estado de São Paulo.

Gerente de Relações Institucionais da Abree, Helen Brito frisou que a participação ativa da comunidade no descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é “importante para atenuar os impactos ambientais negativos resultantes da disposição inadequada desses materiais”. “Uma cultura de descarte responsável não só diminui a contaminação do solo e da água por substâncias tóxicas presentes nesses equipamentos, mas também preserva os recursos naturais. Parcerias como esta são fundamentais para conscientização da população, além de apresentar os benefícios da logística reversa”.

PONTOS DISPONÍVEIS

Para aqueles que não puderem participar da ação, é possível descartar esses resíduos nos coletores permanentes, inclusive, gradativamente, nos novos pontos do município, viabilizados por meio da cooperação. O site da associação (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento) permite uma busca do local mais próximo da residência, utilizando o CEP, além de acesso a uma lista completa dos produtos, tais como: rádio, ar-condicionado, ventilador, ferro elétrico, liquidificador, videogame, máquina de costura, ferramentas, aparelho de som, aspirador de pó e purificador de água.

A Abree mantém uma ampla rede composta por 4,7 mil pontos de recebimento de materiais em mais de 1,3 mil municípios. No Estado de São Paulo, há cerca de 1.100 pontos.

São Caetano lança Telemedicina na Atenção Primária e amplia acesso às Unidades Básicas de Saúde

Postado por Akira Suzuki em 26/abr/2024 -

Programa desenvolvido em parceria com a Fundação do ABC amplia o acesso e tira pressão sobre o atendimento presencial nas UBSs

 

José Auricchio Júnior e Dra. Regina Maura Zetone estiveram no Centro Policlínico Gentil Rstom (foto: Eric Romero / PMSCS)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone, estiveram nesta semana, em 23 de abril, no Centro Policlínico Gentil Rstom para anunciar o uso da Telemedicina na Atenção Primária. O programa é desenvolvido em parceria com a Fundação do ABC. Para execução do projeto, foi contratado o programa Saúde Digital, do Grupo Fleury, que conta com duas equipes formadas por médicos, que atendem de forma remota, e técnicos de Enfermagem, que estão em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

As salas de atendimento foram montadas nas seis unidades que atendem ao Programa Saúde Hora Extra. Os agendamentos são realizados no terceiro período, entre 17h e 21h. Cada sala de Telemedicina atende pacientes de duas unidades, uma da Saúde Hora Extra e a outra que funciona até 17h, contemplando, dessa forma, os pacientes das 12 unidades de Atenção Básica da rede.

“Este é um mecanismo que encontramos para ampliar o acesso às UBSs. Estamos atravessando mais um momento crítico na Saúde, por conta dos casos de dengue e doenças sazonais e respiratórias. Com a Telemedicina nas UBSs, ampliamos a nossa oferta e descomprimimos o atendimento presencial”, explicou Auricchio.

Os agendamentos são realizados pelos gerentes técnicos e enfermeiros de todas as UBSs, utilizando os critérios de elegibilidade após triagem. Durante o projeto-piloto, que completou 30 dias, foram realizadas 176 consultas. “A partir de maio vamos chegar a 480 consultas por mês. Vamos aumentar a produtividade de todas as unidades ofertando um médico da família a mais e podemos pensar em ampliá-lo com suporte a outros atendimentos presenciais nas UBSs”, afirmou a Dra. Regina Maura.

Ao chegar na unidade, o paciente passa por triagem com aferição de temperatura e de pressão arterial. São avaliados os exames e documentos trazidos para serem disponibilizados no prontuário eletrônico, facilitando a interação do paciente com o médico. Durante a consulta, o paciente é acompanhado por um profissional técnico de Enfermagem.

A Telemedicina na Atenção Primária oferece rapidez no atendimento com consultas mais ágeis e respostas rápidas a dúvidas médicas, contribuindo para a eficiência do atendimento nas UBSs.

TELEMEDICINA EM SÃO CAETANO

Em agosto de 2022, o município foi pioneiro na implantação do Núcleo Municipal de Telemedicina, em parceria com a Fundação do ABC, para consultas especializadas, com sete especialidades para suprir a demanda represada por conta da pandemia. Com o sucesso do projeto, o atendimento foi ampliado para 14 especialidades (cardiologista, alergista, dermatologista, vascular, endocrinologista, hematologista, neurologista, nefrologista, otorrinolaringologista, pneumologista, reumatologista, urologista, saúde mental e clínico geral). São mais de 47 mil atendimentos.

Em janeiro de 2023 foi introduzido o TytoCare, tecnologia que possibilita a realização de exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.

O sucesso possibilitou parceria com o HCor (Hospital do Coração) no programa de telecardiologia, que faz parte do projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Desde setembro de 2023, na UPA Engenheiro Júlio Marcucci Sobrinho e no HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin), os exames de eletrocardiograma de urgência realizados nas unidades têm laudo emitido em tempo real pelo HCor.

Urologia da FMABC inicia testes para estudo clínico sobre disfunção erétil

Postado por Akira Suzuki em 25/abr/2024 -

Dispositivo de empresa suíça será implantado em 20 pacientes com lesão medular; procedimentos são realizados no Hospital Estadual Mário Covas

 

Um grupo de 20 pacientes com lesão na medula espinhal (LME) e sintomas de disfunção erétil está sendo submetido a um estudo-piloto coordenado pela equipe de Urologia do Centro Universitário FMABC, em Santo André. Parte dos pacientes foi selecionada com a colaboração da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, serviço também sob gestão da Fundação do ABC.

O estudo investiga a eficácia de um neuroestimulador, o CaverSTIM – ainda em fase de testes no Brasil – desenvolvido por uma empresa suíça e que visa melhorar a vida sexual dos pacientes com lesões medulares graves. O dispositivo, implantado por baixo da pele, e com transdutores próximos à região da próstata, lança impulsos elétricos que estimulam a vasodilatação e o fluxo sanguíneo ao pênis. Os impulsos, ativados por meio de um controle remoto sem fio, podem ser adequados conforme a tolerância de cada paciente e ajudam a melhorar a função dos nervos que integram o processo de ereção. O tratamento oferece alternativa a pacientes que não respondem aos medicamentos orais convencionais, como o popular Viagra. Minimamente invasivas, as primeiras quatro cirurgias para implantação do dispositivo já foram realizadas no Hospital Estadual Mário Covas, serviço sob gestão da FUABC. Os outros pacientes devem receber o implante até a metade do ano.

“Já observamos melhora na função erétil dos primeiros pacientes, com diferença da sensibilidade e melhor resposta às medicações. Vamos monitorar os pacientes de seis meses a um ano após a implantação dos dispositivos para avaliação de melhora da função sexual, análise de deficiência do dispositivo e possíveis eventos adversos. Os testes clínicos ainda estão em fase inicial, mas os primeiros resultados mostram-se promissores no sentido de oferecermos mais qualidade de vida a pacientes que não têm controle sobre suas ereções”, disse o urologista Leonardo Seligra, que integra o grupo de estudo da FMABC. Ao final da pesquisa, o paciente pode optar por retirar ou permanecer com o dispositivo. O trabalho é coordenado pelo professor titular da disciplina de Urologia da FMABC, Dr. Sidney Glina.

O estudo segue recrutando novos pacientes, que devem ter entre 18 e 55 anos, possuir lesão traumática da medula espinhal há pelo menos um ano e no máximo há 5 anos e ter disfunção erétil. Só depois de testes clínicos mais avançados é que a startup suíça, Comphya, poderá pedir o registro do CaverSTIM nas agências regulatórias dos países. Interessados em integrar a pesquisa da Urologia da FMABC podem entrar em contato pelo telefone (11) 93241-2086.

Treinamento sobre Regulamento de Compras reúne equipes da Fundação do ABC

Postado por Akira Suzuki em 19/abr/2024 -

Regulamento abrange processos de aquisição de bens, contratação de serviços e obras

 

Curso foi direcionado às equipes de compras das unidades AME Santos, AME Praia Grande e PAI Baixada Santista

A Diretoria Administrativa da Fundação do ABC e a Unidade de Apoio Administrativo realizaram no dia 11 de abril um treinamento em período integral sobre o Regulamento de Compras e Contratação de Serviços de Terceiros e Obras da instituição, documento que disciplina os processos de aquisição e contratação de serviços da entidade.

Com objetivo de trazer mais eficiência, padronização e transparência para os procedimentos de aquisição da FUABC, a capacitação foi direcionada às equipes de compras de três unidades gerenciadas: Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos, AME Praia Grande e Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) – Baixada Santista.

Conforme detalhado no treinamento, a área de compras deve seguir os princípios de transparência, igualdade, impessoalidade e outros termos previstos no Regulamento. Os processos são realizados conforme os valores estabelecidos, com detalhamento de documentações e critérios para cada faixa.

Ainda, a capacitação teve como objetivo alinhar os procedimentos das equipes de compras às diretrizes do Regulamento, como nos casos de solicitação de cotações, análise de propostas, documentação necessária dos fornecedores, critérios para escolha da melhor oferta, além dos casos de compra direta e por exclusividade.

Vale lembrar que as regras para compras e contrações de serviços da Fundação do ABC e de suas unidades foram determinadas a partir do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2019 entre a instituição e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

De acordo com o TAC, as aquisições e contratações de serviços da Fundação do ABC – mantenedora e do Centro Universitário FMABC para atividade-meio devem ser conduzidas de forma pública, objetiva e impessoal, com observância da Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Já os processos da atividade-fim seguem o Regulamento Interno de Compras, que também rege as obtenções e contratações de serviços das unidades gerenciadas.

Hospital Estadual Mário Covas anuncia recertificação da ONA Nível 3

Postado por Akira Suzuki em 19/abr/2024 -

HEMC é um dos 44 hospitais públicos do País a ostentar a acreditação ONA em nível de excelência; unidade anuncia conquista durante evento sobre segurança do paciente

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, anunciou nesta semana a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 3, conquistada em 2018 pela unidade de saúde. A certificação representa o grau máximo de excelência em gestão em saúde, melhoria contínua dos processos e maturidade institucional. A confirmação do resultado veio após diversas visitas de manutenção realizadas pelos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), para verificação de conformidade dos critérios de qualidade e segurança do paciente. O HEMC é um dos 44 hospitais públicos do País a ostentar a acreditação ONA nível 3.

Junto ao evento que marcou o anúncio desta recente conquista também foi organizada celebração especial alusiva ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, que reuniu o corpo diretivo e colaboradores de diversos setores no auditório da unidade. “No mês em que comemoramos a segurança do paciente, o Hospital Mário Covas segue empenhado em trabalhar em prol do cuidado ao paciente, com segurança, atendimento humanizado e comunicação efetiva. Um dos frutos deste trabalho é, justamente, a recertificação ONA Nível 3, conquistada após a dedicação intensa dos mais 2 mil colaboradores da unidade, entre funcionários diretos e indiretos. É motivo de orgulho representar o hospital no processo de renovação desta certificação tão importante e destinada a poucos hospitais públicos no País”, comemora o diretor-geral da unidade, Dr. Adilson Cavalcante.

A diretora administrativa do hospital, Heloísa Molinari, estendeu o agradecimento às equipes e destacou o valor da certificação no âmbito nacional da saúde pública. “Graças ao trabalho árduo de todos os colaboradores, hoje fazemos parte de um grupo seleto de 44 hospitais públicos do Brasil que é acreditado em nível de excelência. Não podemos passar por esse momento sem agradecer ao envolvimento de todas as equipes. Não é simples o processo de recertificação. Não é apenas um selo ou um banner na parede. Representa enraizar processos, diariamente, da segurança ao cuidado intensivo ao paciente. Nosso trabalho faz a diferença na vida de muitas pessoas”, disse a gestora, que aproveitou a oportunidade para anunciar a entrega da reforma do refeitório do hospital. O espaço recebeu reparos estruturais, adesivos temáticos, troca de piso, iluminação, climatização e nova mobília.

SOBRE A ONA

Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Hoje, mais de 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

SEGURANÇA DO PACIENTE

A exemplo do serviço de excelência prestado pelo HEMC está o trabalho desenvolvido pela área de Qualidade, que busca o aperfeiçoamento e a inovação da assistência ao usuário mediante a construção de ferramentas de melhoria contínua e correção de eventuais falhas ligadas ao cuidado ao paciente. A enfermeira da área de Qualidade do HEMC, Gisele Rabello, apresentou um boletim informativo sobre dados da área referentes ao primeiro trimestre do ano, com destaque para a importância da notificação de eventos adversos. “A responsabilidade é a principal peça do quebra-cabeça da segurança. O profissional deve notificar tudo o que envolve risco ao paciente ou funcionário, com ou sem dano, pois todas essas sinalizações resultam em oportunidades de melhorias. Só conseguimos melhorar aquilo que conhecemos”, reforça Rabello.

As seis metas internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

O diretor técnico do HEMC, Dr. Celso Alessandro Andrade, fez uma correlação entre a necessidade do cuidado seguro ao paciente e a missão de ser um hospital de ensino referência no Estado de São Paulo e em todo o País. “Sempre tratamos a segurança do paciente com absoluta seriedade. Somos um hospital-escola, estamos suscetíveis a eventos adversos. Por isso a importância do serviço de preceptoria e das orientações constantes aos profissionais em formação, para que possamos praticar uma assistência segura, com acolhimento e empatia durante toda a jornada do paciente no serviço”, explica.

Como forma de estimular a conscientização coletiva, representantes de diversos setores do hospital criaram frases alusivas à segurança do paciente que foram lidas pelos colaboradores durante o evento, realizado em 17 de abril. No fim do mês, o autor da melhor frase ganhará um brinde da Diretoria do hospital.

Instituto Emílio Ribas II, no Guarujá, celebra manutenção do selo de qualidade ONA

Postado por Akira Suzuki em 19/abr/2024 -

Unidade passou por avaliação neste abril e garantiu a permanência da acreditação ONA nível 1

 

Nos dias 15 e 16 de abril, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, recebeu a visita de avaliação para a manutenção da acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, conquistada em setembro de 2023. Foram analisadas as oportunidades de melhorias apresentadas na última visita, tendo como resultado a inexistência de “não conformidades” para a manutenção da certificação.

A unidade segue como pioneira, sendo a primeira instituição de saúde 100% SUS (Sistema Único de Saúde) da Baixada Santista a receber esta certificação.

O IIER2 precisou comprovar que sustentou a qualidade e atendeu aos padrões definidos pela ONA reconhecidos internacionalmente. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Com foco na segurança do paciente, o IIER2 passou por avaliação minuciosa de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e por equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.

O IIER2 segue com o objetivo de buscar os mais elevados níveis de qualidade e espera, em breve, o upgrade da certificação Nível 1 – “Acreditado” para o Nível 2 – “Acreditado Pleno”.

REFERÊNCIA

A Fundação do ABC deu início à gestão plena do IIER2 em 2014. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde e recebe pacientes encaminhados dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites.

Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ecocardiograma, colonoscopia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista.

Atende Fácil Saúde completa um ano de funcionamento com mais de 326 mil atendimentos

Postado por Akira Suzuki em 19/abr/2024 -

Gerenciada em parceria com a FUABC, unidade também distribuiu mais de 15 milhões de medicamentos, destacando-se por sua modernidade e serviços avançados

 

O Atende Fácil Saúde conta com 19 consultórios

O Atende Fácil Saúde Pedro Kassab, unidade médica especializada de São Caetano do Sul, completou um ano de funcionamento em 17 de abril. Até aqui, foram realizados 326.682 atendimentos e distribuídos mais de 15 milhões de unidades de medicamentos. Este é um dos mais modernos equipamentos públicos de Saúde do Brasil, cuja gestão é feita em parceria com a Fundação do ABC.

O Atende Fácil Saúde conta com Centro de Especialidades Médicas, com 19 consultórios, além de Fisioterapia; Centro de Exames e Diagnósticos com ultrassom, tomografia, ecocardiograma e ressonância magnética de última geração, entre outros; e a primeira farmácia pública 24h da região, que funciona os 7 dias da semana, ininterruptamente. Os demais atendimentos, como consultas e exames, são de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, mediante agendamento.

 “Estamos comemorando um ano de muito trabalho, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, com oferta de exames de alta complexidade como ressonância magnética, em ambiente totalmente humanizado, e tomografia. Além disso, estamos inaugurando um novo espaço para o Núcleo de Atenção Especializada à Criança e ao Adolescente, que funcionava na Rua Goitacazes”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Durante o primeiro ano de funcionamento, foram realizados 122.716 exames de imagem e diagnósticos, 102.872 atendimentos na Farmácia 24h, 62.445 consultas com especialistas, 26.728 consultas por Telemedicina e 11.921 atendimentos em reabilitação.

“Temos alcançado elevado padrão de qualidade em nossos serviços, investindo em infraestrutura e em espaços humanizados e acolhedores. O Atende Fácil Saúde reúne serviços avançados, onde o morador pode realizar diversos exames, consultas e procedimentos em um espaço confortável. Com a farmácia 24h, nossos moradores têm a garantia de iniciar seus tratamentos inclusive nos fins de semana e feriados, podendo retirar seus medicamentos a qualquer hora”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone.

Morador de São Caetano há quatro anos, Adriano Douglas Sordi, 80 anos, elogia a saúde e toda estrutura da cidade. “Tenho labirintite há alguns anos e tenho vindo muito ao Atende Fácil Saúde. Não existe serviço como este. A cidade está de parabéns. Hoje estou acompanhando minha filha, mas toda a família está usando os serviços da cidade”, destacou.

Mais de 160 profissionais atuam no local, incluindo médicos especialistas (além dos médicos que atendem por Telemedicina), equipe de Enfermagem, funcionários administrativos, entre outros.

Na Farmácia 24 horas também está parte da equipe que realiza o atendimento do FarmaZap, canal exclusivo para receber críticas, sugestões, tirar dúvidas sobre o Remédio em Casa, prestar informações sobre medicamentos de alto custo, onde retirá-los, entre outras. A forma de contato é totalmente on-line, pelo número 4233-8135. Desde seu lançamento, em outubro de 2023, foram atendidos 4.936 chamados.

 JUVENTUDE

No dia 2 de abril, o Atende Fácil Saúde recebeu o Núcleo de Atenção Especializada à Criança e ao Adolescente, antiga USCA, que funcionava na Rua Goitacazes. O espaço funciona em oito salas do setor Rosa Claro. O serviço atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês nas seguintes especialidades: endocrinopediatria, cardiopediatria, gastropediatria, nefropediatria, hebiatria, neuropediatria e pneumopediatria.

Lucy Montoro de Diadema vai a Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2024 -

Coordenadora médica da unidade, Marcella Coppini ministrou apresentação sobre o serviço e integrou mesa de debates

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema marcou presença no XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, promovido entre 12 e 14 de abril no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O encontro reuniu gestores de diversas unidades da Rede Lucy Montoro de todo o Estado de São Paulo para discussão e divulgação de temas científicos ligados à reabilitação física, desafios sobre mobilidade e inovações tecnológicas.

A apresentação sobre a Rede Lucy Montoro de Diadema foi conduzida pela fisiatra e coordenadora médica da unidade, Marcella Coppini. A gestora também integrou uma mesa de debates sobre o tema “Ajudas técnicas e os desafios da funcionalidade – uma proposta da rede de reabilitação para o Brasil”. “Foi uma oportunidade incrível de troca de experiências, atualização do conhecimento e acesso às mais recentes inovações na área de medicina física”, disse Marcella. A mesa foi coordenada pela professora Linamara Battistella, professora titular de Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Marcella Coppini, fisiatra e coordenadora médica do Lucy Montoro de Diadema

Os gestores das unidades do Lucy Montoro de todo o Estado apresentaram números de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPM) de suas unidades e integraram diversas rodas de discussão durante os três dias de evento. Ao todo, participaram mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais. Foram mais de 50 horas de conteúdo, com os avanços recentes na área e as melhores práticas desenvolvidas na especialidade de fisiatria.

O congresso abordou temas relacionados à lesão medular, osteoartrite e osteoporose, reabilitação pediátrica, tecnologia e reabilitação, canabinoides na reabilitação, medicina integrativa, reabilitação de amputados, entre outros. A programação atendeu às necessidades de profissionais e pesquisadores da área interessados em promover bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

Fundação do ABC organiza encontro sobre Sistema Eletrônico de Informação (SEI)

Postado por Akira Suzuki em 16/abr/2024 -

Assessor da Secretaria Estadual da Saúde apresentou plataforma de gestão digital de documentos e processos, em sintonia com os trabalhos da Fundação do ABC no âmbito da transformação digital

 

No encontro na FUABC, Juliano Rodrigues Pinto, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes e o Prof. Osmar Mikio Moriwaki

Como parte dos esforços do Planejamento Estratégico e visando à transformação digital, a Fundação do ABC (FUABC) realizou na manhã de hoje (16 de abril) um encontro sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Trata-se de uma plataforma para a gestão digital de documentos e processos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e utilizada em todo o Governo do Estado de São Paulo, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde.

O sistema foi apresentado por Juliano Rodrigues Pinto, assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Durante o evento, ele navegou pelo sistema em tempo real, criando cenários e exemplos que elucidaram a eficácia do sistema para os participantes. Juliano destacou que o SEI foi implementado em todo o Governo do Estado, trazendo grandes vantagens para os usuários, tanto do poder público quanto para os usuários externos. “A nossa experiência mostra que foram grandes os avanços em relação à agilidade, à economicidade pela eliminação do uso de papel, entre outros benefícios. A adoção de uma ferramenta como o SEI pela Fundação do ABC certamente traria melhorias significativas para os processos da entidade em um novo cenário de transformação digital,” afirmou Juliano.

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, esteve presente no encontro, assim como todo o corpo diretivo da entidade, além de convidados do Hospital Geral de Carapicuíba e do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul.

O evento foi intermediado pelo Prof. Osmar Mikio Moriwaki, consultor empresarial com 40 anos de experiência no setor público da saúde e 25 anos de docência no ensino superior, e que atua como consultor no Núcleo de Governança da Fundação do ABC. “Hoje iniciamos uma discussão essencial sobre a digitalização de documentos e processos, uma prática que acompanhei desde o projeto Sem Papel até sua evolução para o SEI no Governo do Estado. Trazer essa experiência para a alta gestão da Fundação do ABC é crucial neste momento de discussão sobre a transformação digital da entidade. Foi um encontro proveitoso e estamos apenas no início de um trabalho que ainda terá muitas outras etapas”, comentou Mikio.

Com esse encontro, a Fundação do ABC dá um passo importante para entender e avaliar a implementação de novas práticas de gestão documental digital em suas operações, em busca da transformação digital e da completa eliminação de papel em suas operações.

MODERNIZAÇÃO

O Sistema Eletrônico de Informações é uma plataforma criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que foi adotada pelo Governo do Estado de São Paulo como parte do esforço de modernização administrativa, substituindo o Programa Sem Papel. Este programa inicial buscava reduzir a dependência do papel nas atividades governamentais, promovendo processos mais ágeis e ecológicos. Ao adotar o SEI, o governo ampliou esses objetivos, introduzindo uma ferramenta que permite a gestão eletrônica completa de documentos e processos. Com capacidades de criação, edição, assinatura e trâmite totalmente digital e seguro, o SEI beneficia tanto funcionários públicos em sua eficiência operacional quanto cidadãos e entidades externas, facilitando o acesso e a interação com serviços governamentais de maneira mais rápida e transparente.