Postado por Maíra Oliveira em 31/mar/2023 -
Os dirigentes da Fundação do ABC estiveram reunidos na manhã de hoje (31/03), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, para a reunião mensal das unidades gerenciadas pela FUABC. Após breve abertura com o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre a unidade-sede e o projeto de reestruturação que está em andamento, além de realizarem visita às instalações.
As reuniões das unidades gerenciadas são itinerantes e ocorrem mensalmente. Além do AME Mauá, os encontros já tiveram lugar no AME Praia Grande, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, no AME Sorocaba e no AME Santo André, por exemplo. O objetivo é apresentar a unidade-sede, seus cases de sucesso e desafios, além de abrir espaço para a cooperação e troca de experiências entre os dirigentes.
AME MAUÁ
O Ambulatório Médico de Especialidades de Mauá é referência para atendimento médico de média complexidade à população da microrregião do Grande ABC composta pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de também atender aos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
Inaugurado em 2011, o equipamento da Secretaria de Estado da Saúde funciona em prédio com dois pavimentos e um anexo operacional, totalizando 3.200 metros quadrados de área construída. A unidade conta com 17 consultórios médicos e 4 não médicos, 2 salas de curativo, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 4 salas de exames de métodos diagnósticos, posto de enfermagem e Central de Material e Esterilização (CME), entre outros espaços.
A unidade realiza mensalmente 3.260 consultas médicas em 10 especialidades, considerando primeira consulta, interconsulta e retornos. São elas: Alergia/Imunologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia.
O contrato de gestão também contempla, por mês, 1.380 consultas e sessões não médicas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, 9.200 exames laboratoriais e 300 cirurgias ambulatoriais de baixa e média complexidade.
Postado por Maíra Oliveira em 31/mar/2023 -
A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cecap, em Itatiba, organizou dia 28 março um grupo de Hiperdia, que teve como tema “A importância da Saúde Bucal em hipertensos e diabéticos”. Ao todo, 16 pacientes participaram da ação e foram orientados sobre alterações na cavidade oral relacionadas à hipertensão e diabetes, higiene bucal, higiene da prótese dentária e hábitos saudáveis. Também foram realizadas aferições de pressão arterial e glicemia capilar, solicitações de exames, ajustes de dose das medicações, renovações de receitas, entrega de frutas in natura e escovas dentais.
A equipe participante foi composta pelo dentista Roberto Martins de Oliveira; as médicas Mariana Meira Vieira e Cleygiane de Lima Pereira (médica); a enfermeira Karen Milena da Silva Rossi; a técnica de enfermagem Valdirene Rodrigues Lisboa de Lima; a auxiliar de saúde bucal Gercila Machado da Silva Pires; e as agentes comunitárias de Saúde Sandra dos Santos, Erica Mora da Silva, Jaqueline de Fátima dos Santos Leite e Fernanda Gonçalves do Nascimento.
Postado por Maíra Oliveira em 31/mar/2023 -
Para finalizar as ações dedicadas às mulheres no mês de março, as comissões de Eventos e Humanização do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi promoveram uma semana de atividades, a fim de estimular e valorizar as mulheres que atuam na instituição.
No Cine Mulher, foi apresentado o filme “Estrelas além do tempo”, que conta a história real de mulheres que lutaram para conquistar seu espaço em todas as áreas de suas vidas. Em uma roda de conversa descontraída, o cardiologista Dr. Marcio Taira proporcionou um momento de reflexão às participantes, com o intuito de mostrar a importância do cuidado com a saúde do coração. Também destacou a necessidade de a mulher olhar para si com mais amor e dedicar um tempo a si própria.
As colaboradoras também puderam desfrutar de uma massagem relaxante em um ambiente preparado com aromatizantes e sons relaxantes, realizada pela técnica de enfermagem Eliana Moraes.
Para completar, com muita alegria, o instrutor David Clemente colocou as colaboradoras da unidade para se movimentarem nas aulas de zumba. Ao som de ritmos latinos e nacionais, as participantes puderam desfrutar de momentos de interação e bem-estar.
Postado por Maíra Oliveira em 31/mar/2023 -
O Centro Universitário FMABC e a Casa Ronald McDonald ABC organizaram, dia 25 de março, uma ação para estimular a atividade física de crianças que estão passando por tratamento contra o câncer. Durante a ação, cerca de 20 crianças participaram de diversas atividades, incluindo boliche, pintura de rostos, escultura com massinhas e bexigas.
A empresa Infinity Dog também foi uma das apoiadoras do evento, proporcionando às crianças a oportunidade de realizar atividades e interagir com cães da raça labrador. Além disso, os responsáveis pelas crianças também foram convidados para uma roda de conversa com o objetivo de identificar as demandas da comunidade.
A ação faz parte do projeto de extensão “Corpo e Movimento – Bem-Estar do Sistema Osteoesquelético” e envolveu estudantes dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmácia do Centro Universitário FMABC. Além de proporcionar às crianças um dia de diversão e atividades, o evento permitiu que os alunos aplicassem as habilidades que vêm sendo desenvolvidas em seus respectivos cursos.
As atividades foram acompanhadas pelas professoras Juliana Mora Veridiano e Silvia de Oliveira. Coordenadora do projeto, Juliana considerou o evento um sucesso. “Tivemos a oportunidade de ver nossos alunos contribuindo de forma positiva para a sociedade”, explica. “Essas ações são importantes para aproximá-los da comunidade, além de ser comprovado na literatura da saúde que a atividade física é muito importante no alívio dos efeitos colaterais da quimioterapia”, conclui a docente.
O projeto contará com mais novidades em breve, estimulando os estudantes a proporem ideias de atividades físicas e sensoriais para auxiliar no tratamento das crianças da comunidade.
Postado por Maíra Oliveira em 31/mar/2023 -
Com o objetivo de informar e conscientizar a população de São Mateus, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Prefeitura de São Paulo desenvolveu, dia 22 de março, no Terminal Metropolitano de São Mateus, ações multidisciplinares que estimulam a conscientização sobre a importância do hábito de beber água regularmente. Foram destacados os cuidados referentes a vetores de doenças que estão presentes na água, aproveitando os períodos das chuvas. Ao longo do dia, a ação promovida por colaboradores da Fundação do ABC atingiu mais de 1.000 pessoas.
Foram formadas três equipes, duas fixas posicionadas uma em cada entrada do Terminal e uma permaneceu volante, abordando os usuários com a entrega de panfletos sobre o tema.
A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo. Também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.
Para os seres humanos, em especial, a ingestão de água potável é capaz de prevenir doenças, além de trazer diversos benefícios como regular a temperatura corporal, facilitar a digestão de refeições, auxiliar na absorção de nutrientes presentes nos alimentos e na eliminação de substâncias tóxicas do corpo, principalmente por meio da urina.
Postado por Maíra Oliveira em 30/mar/2023 -
Novo vice-presidente da FUABC, Dr. Osmar Santos de Mendonça
A Fundação do ABC tem novo vice-presidente. O advogado e diretor da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários (UAIC) da Prefeitura de Santo André, Dr. Osmar Santos de Mendonça, foi eleito hoje (30/03), por unanimidade, em reunião do Conselho Curador – órgão máximo de deliberação da FUABC. Ele substitui a médica Dra. Maria Odila Gomes Douglas, que assumirá a direção-geral do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André.
Presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes deu as boas-vindas ao novo vice-presidente e agradeceu o empenho da Dra. Maria Odila ao longo da gestão. “A Dra. Odila realizou um excelente trabalho na vice-Presidência, muito atuante na construção de um ambiente de harmonia com os municípios, na integração com o Centro Universitário FMABC e nas ações técnicas junto ao nosso Escritório de Projetos. Não tenho a menor dúvida de que o AME Santo André seguirá em excelentes mãos”, garantiu o presidente, que completou: “Gostaria de prestar um agradecimento especial ao prefeito Paulo Serra, que, de maneira muito acertada, indica à FUABC uma pessoa que vem para somar coisas boas, harmonizar e trazer realizações positivas. Desejo uma estada frutuosa e de realizações positivas ao novo vice-presidente”.
Em sua primeira reunião, Dr. Osmar Santos de Mendonça agradeceu a “acolhida” recebida e se colocou à disposição para contribuir com o crescimento da FUABC. “Fiquei feliz duplamente. Primeiro, por rever vários companheiros de minha trajetória. É uma honra fazer parte deste Conselho de Curadores e um desafio ser vice-presidente de uma instituição tão conceituada de nosso Grande ABC. Podem contar comigo! Darei tudo e um pouco mais que estiver ao meu alcance, pois aprendi que a vida pública precisa de muita dedicação. As boas coisas da vida não vêm sem sacrifício”, afirmou o novo dirigente da FUABC, cuja expectativa “é seguir com o trabalhado alinhado ao presidente, dando o suporte que for preciso, com objetivo de integrar cada vez mais a Fundação do ABC com os três municípios instituidores”.
Reitor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. David Everson Uip considerou a chegada do Dr. Osmar Santos de Mendonça como “muito oportuna”. “Conheço bem a sua história, conheço sua vida pública, e a indicação do prefeito Paulo Serra é uma decisão que engrandece a Fundação do ABC. Seja muito bem-vindo”, desejou Uip, que também fez questão de homenagear a Dra. Maria Odila: “Uma amiga, extremamente competente, que está com uma nova missão, muito grande, e que permitirá levar o AME de Santo André, muito bem gerido, a um outro patamar”.
REFERÊNCIA EM SAÚDE
Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.
Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.
Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização. Com receita anual de mais de R$ 3 bilhões, a entidade realiza mais de 11 milhões de consultas e atendimentos por ano, além de 133,6 mil cirurgias, 87 mil internações e 18,9 milhões de exames e procedimentos.
Postado por Maíra Oliveira em 28/mar/2023 -
Amanda de Oliveira Novaes, Christiane Ribeiro de Oliveira, Denise Alves Pires Angeli e Elson Queiroz
O Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC promoveu entre os dias 22 e 24 de março a campanha “Dia Mundial da Água: Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, baseada em tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ação consistiu numa mobilização entre colaboradores da Fundação do ABC, Central de Convênios e Centro Universitário FMABC. As equipes foram convidadas a enviar frases sobre exemplos de ações sustentáveis que realizam em suas rotinas, com relação à economia e preservação do recurso natural. Os participantes concorreram a três miniumidificadores de ar.
Os vencedores da campanha da FUABC foram: Denise Alves Pires Angeli (Departamento de Recursos Humanos da FUABC); Christiane Ribeiro de Oliveira (Laboratório de Microbiologia da FMABC) e Amanda de Oliveira Novaes (Contabilidade da Central de Convênios). O sorteio ocorreu no dia 27 de março.
O objetivo da campanha foi engajar os colaboradores a assumirem o protagonismo em ações relacionadas à preservação e valorização da água. A funcionária Denise Alves Pires Angeli, por exemplo, afirmou que aproveita a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal e os banheiros.
Christiane Ribeiro de Oliveira, do Centro Universitário FMABC, informou que coleta a água da chuva e utiliza para irrigar o jardim e lavar as calçadas. Também completou sua participação com a frase: “Cuidar da água é cuidar da vida de todos os seres da terra! A nossa saúde começa preservando o bem mais precioso do planeta!”.
Amanda de Oliveira Novaes, da Central de Convênios, relatou que fica atenta aos vazamentos no sistema de encanamento, lava a louça e escova os dentes com a torneira desligada, além de utilizar o chuveiro de forma consciente com tempos mínimos.
Durante a Campanha do Dia Mundial da Água 2023, a área de Sustentabilidade da FUABC recebeu vários e-mails e formulários de colaboradores que adotam iniciativas imprescindíveis à preservação e economia da água. Ao todo 47 funcionários participaram da iniciativa.
CONSCIENTIZAÇÃO
A Organização das Nações Unidas definiu para o Dia Mundial da Água 2023, celebrado em 22 de março, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.
Postado por Maíra Oliveira em 24/mar/2023 -
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Fundação do ABC organizou em 23 de março o evento “Roda de Conversa – Mulheres que fazem a diferença”. Destinada exclusivamente ao público feminino, a atividade ocorreu no Anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André.
Atualmente, 75% do quadro de funcionários da Fundação do ABC é formado por mulheres, o que corresponde a um universo de 18 mil funcionárias entre mais de 25 mil colaboradores. O objetivo da iniciativa foi criar um espaço plural de discussões sobre a representatividade feminina, com a contribuição de mulheres com diferentes origens, histórias, profissões, lutas e propósitos. Foram abordados temas como assédios, violência doméstica, direitos das mulheres, feminismo, diversidade, inclusão, combate ao racismo e discriminação de gênero.
A mediação da Roda de Conversa esteve sob responsabilidade da Dra. Maria Odila Gomes Douglas, idealizadora da atividade, atual vice-presidente da FUABC e professora do Centro Universitário FMABC. O bate-papo também contou com outras duas docentes da FMABC: Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, Pró-Reitora de Extensão e professora titular de Saúde Coletiva; e Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, Pró-Reitora de Graduação e professora titular de Clínica Pediátrica.
Representando o Ministério Público do Estado de São Paulo esteve a Dra. Estefânia Ferrazzini Paulin, promotora de justiça da Promotoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital. Na Vara da Violência Doméstica, a convidada executa o Projeto Acolher, para instrução, acolhimento e empoderamento das vítimas. Também participa de palestras e rodas de conversa com as redes de atendimento municipais, ONGs, associações e escolas estaduais do Ensino Médio, além de ser uma das criadoras da chamada “Promotoria Comunitária”, responsável por levar atendimento a populações que se encontram distantes do Fórum.
Primeira mulher transsexual conselheira titular da Saúde e da Assistência em Santo André, Rakyllayne Rios também marcou presença no evento da FUABC. A convidada é presidente da ONG Instituto Lar da Dona Cláudia, vice-presidente da ONG Transformação – Transformando Vidas, e vice-presidente da União das ONGs do ABCD.
Para fechar a Roda de Conversa, compareceu à atividade a funcionária mais antiga entre os mais de 25.000 colaboradores da Fundação do ABC. Sonia Maria Sulpino Henriques Loureiro, atualmente no Núcleo de Documentação da FMABC, compartilhou sua experiência de vida e a carreira profissional, iniciada na FUABC há 52 anos, em 1971.
Também deram seus depoimentos no evento a diretora técnica do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), Dra. Tatiana Ramos Malavasi Sales; Terezinha Sena, do grupo Mulher como Unidade; a fundadora do projeto social Conversa de Mulher, Carolina Aguiar; e a Diretora de Departamento da Prefeitura de Santo André, Regina Celia César.
MÊS DA MULHER
Ao longo de todo o mês, a Fundação do ABC e suas unidades têm buscado valorizar e homenagear suas colaboradoras, desenvolvendo diversas atividades pelo Mês da Mulher. Campanhas de saúde, consultas, exames, palestras, atividades de bem-estar, oficinas de automaquiagem, entre outras ações, integram a agenda comemorativa.
No auditório da Central de Convênios (CC), na sede administrativa da FUABC, em Santo André, funcionárias participaram de uma ação com consultoras de beleza da Mary Kay no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Ao todo, 47 colaboradoras da Mantenedora e da CC participaram de sessões de automaquiagem, ganharam botões de rosas e fotos temáticas sobre o evento. Já no dia 24 de março foi oferecido o tradicional café da manhã do mês como mais uma forma de integração.
Maria Odila Gomes Douglas
Vice-presidente da FUABC e professora da FMABC
“Foi um evento enriquecedor. Com mulheres fortes e cheias de representatividade. Nosso objetivo foi trazer convidadas que transmitissem experiências, que enfrentam dificuldades e que pudessem compartilhá-las com todas, para que nos fortalecêssemos. Às vezes nem percebemos, mas a violência contra a mulher existe em situações ‘pequenas’. E devemos aprender a identificá-las desde a origem, pois transferimos para nós muitas culpas que não são nossas. Precisamos nos unir. Por isso, a importância de debates tão engrandecedores como o que propomos hoje.”
Roseli Oselka Saccardo Sarni
Pró-Reitora de Graduação e professora da FMABC
“Estou à frente de uma função pedagógica e administrativa. Mas lidamos com uma dificuldade real. Muitas vezes as nossas lideranças ou chefias são exercidas por homens. Nós, mulheres, ainda não chegamos ao ápice de muitas lideranças. Fazemos um esforço velado e diário, mas ainda nos deparamos com muito preconceito. Quando chegamos a um cargo de gestão, muitos se questionam se temos equilíbrio e capacidade para estar onde estamos. E quando chegamos lá, como somos vistas? Enquanto mulheres, como podemos nos fortalecer para trabalharmos dificuldades e pontos frágeis? Fica a provocação”.
Vânia Barbosa do Nascimento
Pró-Reitora de Extensão e professora da FMABC
“Quando falamos que o machismo é estrutural significa que aprendemos a conviver com aquilo e acharmos normal. Somos muito violentadas nas nossas profissões. Meus pais me ensinaram que tínhamos que resistir e combater o machismo lá fora. E que devíamos nos fortalecer, pois o mundo é cruel com as mulheres. Para muitos homens somos ajudantes, porque eles aprenderam assim. Foram educados desta forma. Por isso, temos um compromisso gigantesco de educarmos os nossos filhos forma diferente. Hoje, felizmente, entendo que vivemos um novo momento. Com muita dificuldade, mas estamos conseguindo vocalizar e nos organizar enquanto mulheres para agirmos e nos posicionarmos de outra forma. Nós somos e sempre seremos a resistência”.
Estefânia Ferrazzini Paulin
Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo
“A mulher já acorda quebrando tabus. Como promotora de justiça, já sofri ‘cantadas’ de promotores e juízes. Nestas ocasiões produzimos cicatrizes, mas aprendemos a nos posicionar. Por isso, vim trabalhar na área de violência doméstica, para buscarmos o empoderamento feminino. Não queremos mais direitos que os homens. Temos os mesmos perante a Constituição. Todos os dias, quando acordamos, nossos estereótipos femininos estão à frente de nós. E diariamente temos que lutar para que os nossos direitos, que existem, prevaleçam. O que precisamos? Concretizá-los. Ainda temos muito a conquistar, mas direitos nós já temos. Devemos ter consciência de que temos todos os direitos à nossa disposição. E limite para os outros, somos nós que impomos. E estamos conseguindo.”
Rakyllayne Rios
Conselheira titular da Saúde e da Assistência em Santo André
“Agradeço pelo meu corpo travesti poder ter um lugar à mesa com mulheres tão fortes e inspiradoras. Muitas como eu já morreram para que, hoje, eu pudesse estar aqui e ocupar este lugar de fala. Vi muitas mulheres transsexuais morrerem em hospitais porque médicos tinham nojo de encostar nelas. De darem diagnósticos sem saber quem somos nós e a nossa história. É uma violência muito grande. Por isso hoje eu luto pelo SUS e acredito no SUS, por uma saúde com mais respeito e inclusão”.
Sonia Maria Sulpino Henriques Loureiro
Funcionária mais antiga da FUABC (desde 1971)
“Trabalho há 50 anos com pessoas, sendo a maioria mulheres. Não poderia deixar de aceitar o convite de participar de um evento tão especial. Quando cheguei na FMABC, só tinha um prédio e alguns professores. Para mim, é um privilégio e uma emoção muito grande ver essa instituição crescer. Agradeço a todos por todo o carinho que já recebi nesta casa.”
Postado por Maíra Oliveira em 24/mar/2023 -
A equipe de Estratégia de Saúde da Família Cecap, em Itatiba, organizou dia 21 de março mais um encontro do grupo de atividade física, que ocorre duas vezes na semana. A ação ocorreu no pátio da paróquia Nossa Senhora da Penha, nas proximidades da unidade de saúde. Ao todo, compareceram 13 participantes. Foram realizadas atividades de alongamento, fortalecimento muscular, dinâmica de grupo e orientações sobre a importância da atividade física para a saúde e bem-estar.
“A promoção da saúde e o exercício físico são fundamentais na atenção primária à saúde, pois contribuem com a prevenção e o tratamento de diversas doenças. Além disso, o incentivo à prática de atividade física melhora a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, é imprescindível que a promoção da saúde e o estímulo à prática de exercícios físicos sejam considerados como políticas públicas prioritárias”, disse Caio Arato, gerente administrativo da FUABC em Itatiba.
A equipe participante foi composta pelo professor de Educação Física voluntário, Osvaldo Augusto, e as agentes comunitárias de saúde Ana Lúcia da Conceição Bozzi, Marina Elisabete de Moraes Mendes e Silva, Cláudia Aparecida Vegelato e Emanoela Solon Lopes Jacob.
Postado por Maíra Oliveira em 24/mar/2023 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi completou dia 17 de março 13 anos em atividade. Para celebrar a data, a Comissão de Eventos da unidade preparou uma sala decorada especialmente para a ocasião. A data marca um período de dedicação e comprometimento com a saúde dos pacientes.
A gerente administrativa, Andreia Godoi, agradeceu a todos pelo empenho e ressaltou a importância de cada colaborador nesta jornada. “Um setor não funciona com plenitude se o outro não funcionar. Todos os processos estão interligados. O sucesso do AME é o sucesso de todos os envolvidos. Os elogios dos pacientes demonstram o quanto cada um é especial e importante em sua função”, disse a gestora.
Na ocasião, alguns colaboradores deram seus depoimentos com mensagens de gratidão por fazer parte da equipe, sempre focada em realizar um trabalho humanizado com os pacientes. Muitos relataram que este cuidado transforma a vida daqueles que dependem dos atendimentos.
Ao final do evento, foi apresentado vídeo com fotos das equipes e uma mensagem de agradecimento.