Postado por Akira Suzuki em 25/mar/2025 -
Poupatempo da Saúde conta com 50 consultórios no total (foto: Helber Aggio/PSA)
O Poupatempo da Saúde de Santo André é aprovado por 82% da população da cidade. É o que mostra pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada em 21 de março. O levantamento, que ouviu 800 pessoas nos dias 18 e 19 de março, mostra ainda que 89% dos moradores conhecem o equipamento, gerenciado a partir de parceria com a Fundação do ABC. Inaugurada em fevereiro de 2024, a unidade já ultrapassou 400 mil atendimentos.
“Ficamos felizes com essa grande aprovação do Poupatempo da Saúde, um equipamento realmente inovador e que agiliza, de fato, o atendimento aos usuários. As coisas boas precisam ser multiplicadas e, por isso, já estamos planejando uma segunda unidade deste tipo no segundo subdistrito, além de um outro Poupatempo para a parte de exames”, projeta o prefeito Gilvan Junior, que foi o idealizador do equipamento quando era secretário de Saúde.
A pesquisa ainda traz outras informações importantes sobre o centro de especialidades. De acordo com os moradores de Santo André, o principal benefício do Poupatempo da Saúde é a “rapidez no atendimento”, indicado por 54% dos entrevistados, seguido de “mais especialidades” (14%), “facilidade na marcação de consultas” (12%) e “melhor estrutura” (6%).
“Desde que foi inaugurado, o Poupatempo da Saúde tem atraído a atenção de agentes públicos de todo o Brasil por uma razão muito simples: funciona. Os números desta pesquisa mostram exatamente isso. Temos recebido diversas visitas oficiais de políticos que querem replicar o modelo em suas cidades. Isso é Santo André exportando boas práticas como acontece com programas como o Moeda Verde e o Moeda Pet”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Seno.
Em um ano, o Poupatempo da Saúde chegou à marca de 400 mil atendimentos. O equipamento, localizado dentro do Atrium Shopping, é o maior centro de especialidades do Brasil dentro de empreendimentos comerciais. Conta com 1,6 mil metros quadrados e está equipado com elevadores, escada rolante, 50 consultórios, salas de exames e de pequenos procedimentos, além dos ambulatórios de hanseníase, de transexualização e serviços de enfermagem.
O acesso do munícipe ao Poupatempo da Saúde se dá pelas unidades básicas de saúde onde os moradores estão cadastrados. Após o atendimento clínico nestas unidades, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para os médicos especialistas que atendem no Poupatempo da Saúde. No total são mais de 30 especialidades e 150 médicos atuando no equipamento todos os dias.
Postado por Akira Suzuki em 25/mar/2025 -
Pacientes receberam aulas de maquiagem
Em celebração ao Mês da Mulher, o Serviço de Reabilitação Pulmonar do Centro Universitário FMABC realizou um evento especial em 24 de março para suas pacientes, com o objetivo de promover o bem-estar e a autoestima. Foram oferecidas sessões exclusivas de orientações de maquiagem e automassagem, com o intuito de empoderar as participantes e proporcionar momentos de cuidado com o próprio corpo.
A ação contou com a presença de profissionais especializados que compartilharam dicas de maquiagem acessíveis, focadas em técnicas simples e eficazes para realçar a beleza natural das participantes.
Rodrigo Mota e Juliana Oliveira, representantes do curso de Terapia Ocupacional no serviço de Reabilitação Pulmonar, orientaram as pacientes sobre a automassagem, uma prática que pode contribuir significativamente para o alívio do estresse e da tensão, além de melhorar a circulação sanguínea e o relaxamento muscular.
As sessões contaram com a participação de 20 pacientes da Reabilitação Pulmonar. De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do Serviço, Selma Squassoni, a ação não se limitou a um momento de beleza, mas buscou também reforçar a importância da saúde mental no processo de reabilitação. “A autoestima é um pilar fundamental para a recuperação física e emocional. Acreditamos que gestos simples, como cuidar de si mesma, podem ter um impacto profundo na saúde das nossas pacientes”, afirmou.
O SERVIÇO
O Centro de Reabilitação Pulmonar da FMABC funciona desde 2000 e é vinculado à disciplina de Pneumologia da instituição de ensino. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar de cuidados de saúde, que apresenta diversas atividades para auxiliar os pacientes com doenças pulmonares, como bronquite crônica, enfisema, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma e tabagismo, a terem uma vida mais plena.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -
Dr. João Antonio Correa e Dr. Adilson Casemiro Pires, novos presidente e vice da ASSEX, respectivamente
A Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina do ABC (ASSEX-FMABC) iniciou um novo ciclo nesta semana, com a posse de sua nova diretoria. A solenidade em 20 de março, no Hospital Estadual Mário Covas, reuniu membros da entidade, dirigentes da FMABC e da Fundação do ABC (FUABC), entre outros convidados para oficializar a nova gestão.
Para o biênio 2025-2026, a entidade será liderada pelo cirurgião vascular Dr. João Antonio Correa, ex-aluno da sétima turma da FMABC e nome de destaque na comunidade médica. Sempre engajado nas ações da associação, ele assume a presidência com o compromisso de fortalecer a integração entre egressos e acadêmicos, preservando a história e as tradições de uma das maiores escolas médicas do País.
Durante a cerimônia de posse, o novo presidente da ASSEX agradeceu o apoio e lembrou de épocas difíceis enfrentadas pela FMABC, como na década de 70, e também durante os anos de ditadura. “Sempre estive muito envolvido com a FMABC e o Serviço de Vascular. Fomos trabalhando, crescendo, desenvolvendo. Hoje formamos a 28ª turma de Residência Médica, uma das maiores do Brasil. São 108 profissionais vasculares espalhados por esse País todo”, destacou Dr. João Correa.
Sobre o novo desafio à frente da associação, ele aproveitou para fazer um importante anúncio: “A pandemia hibernou um ciclo muito bonito da ASSEX, de festas, da FeijucAssex, comemorações das vitórias dos alunos na Intermed e demais eventos promovidos. Já posso adiantar a todos que neste ano, em 23 de agosto, teremos o retorno da tradicional FeijucAssex. Estamos vendo um espaço adequado aqui no ABC para voltar com essa festa tão importante e bastante familiar. Essa diretoria é uma formalidade. Porque todos os ex-alunos devem se sentir diretores. Precisamos de todos participando, registrando e preservando a memória, dando continuidade a essa história e mantendo a tradição”, declarou Correa.
A nova Diretoria também é composta pelos doutores Adilson Casemiro Pires (vice-presidente), Roberto Picarte Milani (secretário), André Augusto Pinto (1º tesoureiro), Vanderley da Silva Paula (2º tesoureiro), Claudio Antonio Rufino Gomes Junior (diretor de patrimônio e científico) e Diego Monteiro de Melo Lucena (diretor social).
“A Associação dos Ex-alunos da FMABC representa mais de 5.600 egressos da nossa faculdade, a maioria atuando no Grande ABC. Portanto, somos o maior grupo de médicos que compõem aqui a massa trabalhadora da região. Isso denota a importância dessa associação, que congrega esses ex-alunos através de eventos e solenidades como essa. Hoje, a posse de uma nova diretoria traz renovação, traz um grande líder para nós, uma pessoa que está na faculdade atuando ativamente há muitos anos e que tem a capacidade de reunir, de convergir ideias, que traz um espírito de liderança muito grande, que é o professor João Correa. Sem dúvida nenhuma teremos anos de muita realização, de muitos eventos, onde a nossa associação vai poder se tornar mais importante e atingir um patamar muito mais elevado do que ela tem hoje. Desejo muito sucesso e para mim foi uma honra muito grande presidir e fazer parte dessa associação por tantos anos”, disse o Dr. Roberto Picarte Milani, presidente da ASSEX por sete anos e secretário na atual gestão.
Durante a cerimônia foram realizadas homenagens a diversas pessoas que colaboraram e que ainda contribuem com os trabalhos da ASSEX. São elas: Dr. Gilberto Palma, Isabela Joaquim de Oliveira, Ana Aline Campos da Silva, Sabrina Cruz da Silva, Renata Aranha, Dr. Roberto Milani, Marina Acosta de Mendonça, e Dr. David Everson Uip.
Vice-presidente eleito da ASSEX, Dr. Adilson Casemiro Pires ressaltou a alegria de poder contribuir com a gestão do Dr. João Correa. “A escolha do João foi muito feliz. Somos amigos há 50 anos e ele tem uma capacidade de realização imensa. É o primeiro mestre da FMABC e tive a honra de ser seu orientador. Depois, defendeu o doutorado na Escola Paulista de Medicina e lotou o anfiteatro por sua característica incrível de agregar pessoas. Tornou-se professor titular da FMABC e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), quando transformou a Residência Médica da FMABC. A capacidade dele é absurda. Também fundou o CEMEC, hoje um dos maiores centros de pesquisa clínica do Brasil. O João não faz nada pela metade. Tenho certeza absoluta de que será uma gestão profícua e vamos dar apoio irrestrito. A ASSEX vai voltar a congregar os alunos, sem deixar a história morrer”, garantiu Pires.
Além da nova Diretoria, a ASSEX segue atuante com seus representantes junto ao Centro Universitário FMABC e à Fundação do ABC: Dr. Claudio Antonio Rufino Gomes Junior e Dr. Gustavo Henrique Araújo Salomão estão no Conselho Universitário da FMABC, enquanto o Dr. Pedro Awada e o Dr. Guilherme Peixoto seguem na Curadoria da FUABC.
“Todos nós somos mais do que corpo, somos formados de história. Quando se fala hoje de ex-alunos, eu fico imaginando o que verdadeiramente nós temos aqui. Nós temos verdadeiras pessoas que integram essa realidade, essa vivência, essa permanência na FUABC-FMABC e a história dessas instituições. A ASSEX fortalece o Centro Universitário, fortalece as sete cidades de nossa região, fortalece as lideranças que tentam sempre nos fazer lembrar dessa história. Desejo muito sucesso, o resgate dos eventos e desse convívio onde o passado e o presente se unem com alegria”, destacou o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
A nova gestão assume após um período de desafios, que incluiu mudanças nas práticas sociais e na realização de eventos devido à pandemia. A expectativa para os próximos anos é de ampliar as iniciativas da associação, promovendo eventos, ações sociais e o contato mais próximo com os ex-alunos. Trata-se do início de um novo capítulo, reforçando o papel fundamental da ASSEX no fortalecimento da comunidade médica e acadêmica da FMABC.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -
Objetivo é analisar processos biológicos que permitam identificar sinais precoces de problemas renais
Pesquisadoras do Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP), estão selecionando candidatos para um estudo que irá monitorar a saúde dos rins de pessoas com diabetes tipo 2. A proposta é analisar processos biológicos que ocorrem nesses pacientes e que permitam identificar sinais precoces de problemas renais, possibilitando um diagnóstico antecipado de doença renal.
Para participar do estudo, é necessário ter sido diagnosticado com diabetes tipo 2 nos últimos dois ou três anos e estar na faixa etária entre 35 e 65 anos. Além disso, o participante não pode ter câncer nem ter sido internado nos últimos 30 dias. Os interessados devem preencher um formulário com seus dados no endereço tinyurl.com/28ze4433 e aguardar o contato da equipe responsável pela pesquisa.
Após a seleção, os candidatos serão convocados para agendamento de consulta médica e coleta de amostras de sangue e urina no laboratório do Centro Universitário FMABC, além de testes de pressão arterial e medição de altura e peso. Todos os custos relacionados aos exames e consultas serão arcados pela equipe da pesquisa, com o objetivo de avançar no tratamento da saúde de pacientes com diabetes.
Segundo Glaucia Veiga, coordenadora do estudo, o diabetes tipo 2 é uma doença crônica que pode levar a diversas complicações, sendo a doença renal diabética uma das mais graves delas. “A progressão para insuficiência renal aumenta significativamente o risco de mortalidade desses pacientes, por isso a busca por marcadores biológicos que permitam o monitoramento precoce da função renal é essencial”, explica.
Veiga, que conduzirá a pesquisa em parceria com a médica Dra. Duanra Teixeira, destaca ainda que se antecipar aos problemas pode ser a chave para salvar os pacientes. “A detecção precoce de alterações renais pode levar a intervenções mais eficazes, prevenindo a progressão da doença e reduzindo a necessidade de terapias invasivas, como a diálise e o transplante renal”, conclui a pesquisadora.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -
Pacientes tiveram aula de automaquiagem (foto: Brenner Oliveira/PMSBC)
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, o Hospital do Câncer Padre Anchieta recebeu em 19 de março mais uma ação na cidade entre os eventos em celebração ao Mês da Mulher. Neste dia, o projeto ‘Beleza que Transforma’ levou para a unidade de saúde parceiros que doaram às pacientes oncológicas lenços, maquiagens e acessórios, além da realização de aulas de automaquiagem.
A iniciativa teve como propósito reforçar o conceito de humanização e acolhimento no atendimento oncológico do equipamento. O diretor técnico do hospital, Fábio Silveira, pontuou que atividades e iniciativas como essa melhora a recepção dos pacientes ao tratamento. “O que pudermos fazer para melhorar a condição emocional das pacientes sempre será muito bem-vindo”, sustentou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que ações deste tipo são importantes para a humanização do atendimento. “Sabemos o quão desafiador é um tratamento para o câncer e como essas mulheres ficam fragilizadas. Trazer para o ambiente hospitalar esses momentos de cuidado, essas cores, esse carinho, é nossa forma de dizer: vocês são muito importantes para todos nós, estamos juntos nesse momento”, afirmou.
A ação foi idealizada pela publicitária e influenciadora Fernanda Gorinchteyn. Segundo ela, a medida leva um momento de acolhimento para as pacientes. “Sempre fui apaixonada por maquiagem e quero mostrar que é também sobre autoconhecimento, empoderamento e autoestima”, relatou Fernanda. “Trouxemos parceiros incríveis para poder fazer esse dia mágico acontecer”, completou. A iniciativa contou com a parceria do Instituto Quimioterapia & Beleza e das empresas Ruby Rose, ScarfMe e LeBriju.
A dona de casa Silvana Martins dos Anjos Santos, de 50 anos, moradora do Planalto, foi uma das participantes. Em tratamento desde 2020, ela destacou o acolhimento do hospital e a importância de atividades como o projeto ‘Beleza que Transforma’. “A equipe é extremamente acolhedora. Falo que aqui é como minha segunda casa. E ter esses momentos, esses respiros, muda totalmente o ambiente e isso é muito importante”, concluiu.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -
Cinco colaboradores foram premiados com canecas térmicas
A Fundação do ABC, por meio do Departamento de Sustentabilidade, realizou em março a campanha ‘Adote uma Caneca’, uma ação que incentivou os colaboradores da Mantenedora e da Unidade de Apoio Administrativo (UAA) a substituírem copos plásticos descartáveis por canecas reutilizáveis.
A iniciativa, que tem como objetivo reduzir o desperdício e promover práticas ambientalmente responsáveis, contou com participação ativa dos funcionários.
Durante a campanha, os colaboradores foram convidados a enviar fotos utilizando suas canecas pessoais. As imagens foram utilizadas em disparos de e-mails e em postagens nas redes sociais da instituição, destacando o engajamento da equipe na causa sustentável. Como incentivo, os participantes concorreram ao sorteio de cinco canecas térmicas.
Os vencedores do sorteio, realizado em 21 de março, foram:
A premiação ocorreu durante o tradicional café da manhã temático promovido mensalmente na entidade. A campanha reforçou o compromisso da Fundação do ABC com a sustentabilidade, e incentivou os colaboradores a fazerem pequenas mudanças de hábitos que podem gerar um grande impacto no meio ambiente.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -
Representantes dos nove municípios da Baixada Santista estiveram presentes
No dia 20 de março, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI-BS), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, abriu suas portas para receber o Grupo Técnico de Humanização da região, composto por representantes de unidades de Saúde dos nove municípios da Baixada Santista.
O encontro, coordenado por Mara Regina, articuladora do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), teve como objetivo compartilhar experiências e fortalecer as práticas de humanização no atendimento em saúde mental.
A atividade começou com uma apresentação sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), que norteia as ações de cuidado humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, a Comissão de Humanização do PAI-BS, representada pela presidente e enfermeira Aliny Ilario, apresentou as iniciativas implementadas pela unidade, com destaque para o “Acolhimento”, um dos pilares fundamentais do Plano de Atendimento Humanizado.
Aliny Ilario explicou que o acolhimento é uma estratégia essencial para garantir que pacientes e familiares se sintam ouvidos e respeitados em suas demandas, promovendo um ambiente de confiança e cuidado integral. Além disso, foram abordadas outras diretrizes estratégicas do Plano Institucional, que visam aprimorar a qualidade do atendimento e a integração entre os profissionais de saúde. Foi realizada uma dinâmica de relaxamento com os participantes, que incluiu técnicas de aromaterapia e meditação guiada. A atividade reforçou a importância da saúde mental dos profissionais de saúde, destacando a necessidade de cuidar de quem cuida.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2025 -
A mamografia é um dos mais importantes exames para detecção precoce do câncer de mama (foto: Gabriel Inamine/PMSBC)
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou, em 20 de março, decreto que amplia a faixa etária para realização de mamografia, no processo de rastreio de câncer de mama. A partir de 24 de março, mulheres de 40 a 74 anos poderão fazer o exame para detecção precoce da doença. A mudança vai beneficiar diretamente 83 mil mulheres que estão nesta faixa etária na cidade.
São Bernardo passa a ser a primeira cidade do Brasil que acata recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e estende a faixa etária para rastreio. “Este é um momento histórico para São Bernardo e para as mulheres, mas acima de tudo, espero que seja exemplo para outras cidades, Estados e também para o governo federal ampliar o acesso ao exame”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
O chefe do Executivo municipal frisou que ampliar a faixa etária para a realização do exame representa não um aumento de gastos, mas sim um investimento na saúde das mulheres. “O Ministério da Saúde vai continuar pagando os exames de quem tem entre 50 e 69 anos e nós vamos assumir essas despesas enquanto não houver repasse, porque esse é um investimento de extremo significado, de cuidado e proteção”, completou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, pontuou que essa mudança é um marco divisório, que, para muitas mulheres, pode ser a diferença entre se curar ou não ter tempo para o tratamento. “É isso o que São Bernardo está fazendo, sob a liderança do prefeito Marcelo Lima, entendendo que um atendimento de qualidade em saúde leva uma cidade adiante”, afirmou. “É um orgulho fazer parte desta equipe”, emendou.
PIONEIRISMO
A presidente da Comissão Nacional Especializada em Mastologia da Febrasgo, Rosemar Rahal, parabenizou a iniciativa e o pioneirismo de São Bernardo. “No Brasil, 25% dos diagnósticos de câncer de mama são em mulheres com até 50 anos. Considerando que 80% da população brasileira é dependente do SUS (Sistema Único de Saúde), essa é uma decisão muito importante”, declarou. “E por mais que haja indicações técnicas, nada aconteceria sem a assinatura do prefeito. Que essa assinatura represente o momento em que vidas estão sendo salvas”, concluiu.
Rosemar também explicou que, embora o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomendem o exame de rastreio para mulheres de 50 a 69 anos, essa decisão também está sendo revista junto à Agência Nacional de Saúde (ANS), com repercussão também para o SUS. “São estudos antigos, feitos com um perfil epidemiológico que não corresponde à nossa população, então o que o prefeito Marcelo Lima está fazendo aqui hoje é extremamente importante”, finalizou.
São Bernardo conta com cerca de 102.700 moradoras entre 40 e 74 anos, das quais mais de 83.600 são usuárias do SUS, mais de 80% das mulheres nessa faixa etária. As moradoras podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para agendamento de consulta com ginecologista e/ou médico da família e realização do exame, que terá periodicidade bienal, a menos que haja alguma alteração no resultado do exame.
Postado por Akira Suzuki em 20/mar/2025 -
Amanda Correa da Cruz, Maira Cusatis, Lucian Guedes e Ricardo Coelho Peres
A campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade da cidade, realizada pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes, recebeu um importante reforço nesta semana, com a entrega de doações arrecadadas pela Fundação do ABC – Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio e da Unidade Básica de Saúde do Jardim Universo.
Ao todo, foram coletados 711 quilos de alimentos, entre arroz, feijão, pó de café, açúcar, macarrão, leite, água e outros, além de produtos de limpeza e de higiene pessoal, roupas e calçados, em uma campanha envolvendo aproximadamente 500 colaboradores das três unidades gerenciadas pela FUABC.
A presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis, recebeu os donativos em 19 de março, no HMMC, ao lado da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi. “Essas doações são muito bem-vindas para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade. Cada um doando um pouco, chegamos a um volume significativo para ajudar aqueles que mais precisam. Tivemos meses desafiadores, mas os mogianos são bastante solidários e, com a ajuda de todos, estamos conseguindo reabastecer nossos estoques e atender as pessoas”, explicou Maira.
A secretária Rebeca também enfatizou a importância da contribuição dos colaboradores nas campanhas. “Parabéns por todo o auxílio. O Fundo Social não para e essa é uma ajuda muito grande. Agradecemos o pessoal do Hospital Municipal, da UPA Rodeio e Jardim Universo. Esse gesto é tão importante, pela solidariedade e para as equipes também, ao nos unirmos em um propósito só, na liderança e união das equipes. Parabéns a todos vocês”.
Diretora-geral do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Amanda Correa da Cruz agradeceu a todos os colaboradores pela “ação de peso, extremamente importante pela finalidade e representatividade na vida de cada pessoa que vai receber os alimentos”. A dirigente completou: “Nos colocamos à disposição para participar e contribuir com todas as ações que o Fundo Social desenvolve em favor da sociedade”.
O gerente da UBS do Jardim Universo, Lucian Guedes, também ressalta a iniciativa. “Iniciamos a campanha no final de janeiro, em um momento de fragilidade das famílias atingidas pelas enchentes. Depois, seguimos com a arrecadação neste mês das mulheres e vamos colaborar também com a campanha do agasalho. O caminho para que esta ajuda chegue até as pessoas é o Fundo Social, por isso, estaremos sempre juntos”, disse.
A avaliação foi compartilhada pelo gerente da UPA do Rodeio, Ricardo Coelho Peres Silva. “Os colaboradores aderiram de uma forma muito positiva à campanha e somaram esforços para ajudar a população que mais precisa”, lembrou.
Foram arrecadados, no total, 711 kg de doações
Postado por Akira Suzuki em 20/mar/2025 -
Em sua palestra, Dr. Bruno destacou a importância de conhecer os fatores de risco
No mês de março, também dedicado à prevenção do câncer colorretal, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos realizou no dia 17 de março uma ação especial organizada pela Comissão de Humanização da unidade. O AME Santos é gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Com o tema “Conscientização Colorretal”, a iniciativa buscou informar e conscientizar colaboradores sobre uma das doenças mais comuns no Brasil, que pode ser prevenida com diagnóstico precoce e mudanças no estilo de vida.
A palestra, ministrada pelo coloproctologista Dr. Bruno de Oliveira Santos, destacou a importância de se conhecer os fatores de risco associados ao câncer colorretal, como histórico familiar, idade avançada e hábitos alimentares inadequados. O médico enfatizou que a realização de exames de rastreamento, como a colonoscopia, é fundamental a partir dos 45 anos, permitindo a identificação de lesões pré-cancerosas ou a doença em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.
Além disso, Dr. Bruno ressaltou a importância de adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em fibras, baixo consumo de carnes processadas e prática regular de exercícios físicos, como medidas eficazes para reduzir o risco de desenvolvimento da doença.