São Caetano realiza procedimento obstétrico inédito na rede municipal

Postado por Akira Suzuki em 11/jul/2025 -

Técnica de infusão de líquido amniótico artificial protege feto em desenvolvimento e minimiza riscos à gravidez

 

Técnica foi usada no Hospital Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (Foto: Eric Romero/PMSCS)

Pela primeira vez na rede de Saúde de São Caetano do Sul foi realizada uma amnioinfusão, técnica obstétrica que consiste na infusão de líquido amniótico artificial na cavidade uterina, garantindo a proteção e o desenvolvimento do feto. O procedimento ocorreu em 9 de julho no Hospital Municipal Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, e foi bem-sucedido.

A amnioinfusão é indicada em casos de gestantes com pouco ou nenhum líquido amniótico, substância que envolve o feto no útero e o protege de infecções e da compressão do cordão umbilical (melhorando o fluxo sanguíneo), além de amortecer seus movimentos e contribuir no desenvolvimento dos sistemas digestivo e respiratório.

Portanto, a baixa quantidade ou ausência do líquido amniótico gera riscos à gravidez, que são minimizados com a amnioinfusão. No caso de São Caetano, a paciente está na 22ª semana de gestação. O procedimento foi conduzido pelo ginecologista e obstetra Dr. Guilherme Loureiro, coordenador de Pré-Natal de Alto Risco e especializado em Medicina Fetal.

São Bernardo conquista certificação internacional por boas práticas no combate ao AVC

Postado por Akira Suzuki em 11/jul/2025 -

Município é o primeiro da Região Metropolitana de São Paulo a ser reconhecido como “Cidade Angels”; entrega da placa ocorrerá em agosto

 

Foram analisados indicadores do Hospital de Urgência e SAMU (Foto: Brenner Oliveira/PMSBC)

Prevenção, atendimento a urgências e monitoramento de sintomas. Esses foram alguns dos quesitos avaliados no trabalho realizado pelos profissionais de saúde de São Bernardo, que renderam à cidade uma certificação internacional por boas práticas na prevenção e tratamento do AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O município é o primeiro da Região Metropolitana de São Paulo a receber a certificação e a ser reconhecido como “Cidade Angels”, pois, além dos serviços de saúde, também foram incluídas nas ações de prevenção e monitoramento dos sintomas as escolas da rede municipal de Educação, com treinamento de professores e estudantes. Por meio do programa “Fast Heroes”, as crianças aprenderam de forma lúdica a identificar os sinais de um AVC.

ATUAÇÃO INTEGRADA

A certificação é concedida pelo programa Angels, uma iniciativa global da Boehringer Ingelheim em parceria com a Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO). Foram analisados os indicadores de atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do HU (Hospital de Urgência). A capacitação de professores e estudantes foi uma das etapas do processo. Além de São Bernardo, apenas outras oito cidades brasileiras receberam o mesmo reconhecimento.

Segundo os responsáveis pela certificação, uma “Cidade Angels” é um município em que a conscientização da comunidade, as parcerias com instituições privadas e os cuidados hospitalares são otimizados para garantir melhores resultados no atendimento a pacientes com AVC. Isso requer que hospitais, serviços de emergência, autoridades locais e educadores públicos atuem de forma integrada para oferecer um atendimento seguro e eficaz em toda a comunidade.

“Essa é a segunda certificação de boas práticas que recebemos este ano. Já havíamos sido reconhecidos pelo trabalho com pacientes com doenças respiratórias e, agora, pelo atendimento e prevenção do AVC. Tudo isso nos enche de orgulho da nossa equipe de profissionais, que todos os dias salvam vidas”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que o reconhecimento dá ainda mais disposição para que toda a equipe cumpra a missão dada pelo chefe do Executivo desde o início da gestão: transformar a saúde de São Bernardo. “Temos conseguido isso, zerando filas, humanizando os atendimentos, qualificando os processos. É uma alegria muito grande ver esses resultados”, declarou.

A entrega oficial da placa que reconhece a certificação será realizada em agosto, durante as comemorações do aniversário da cidade.

Hospital Municipal Maria Braido conquista certificação “UTI Eficiente 2025”

Postado por Akira Suzuki em 11/jul/2025 -

Selo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Epimed Solutions reconhece unidades com alto padrão de segurança, qualidade assistencial e eficiência no cuidado intensivo

 

Fotos: Eric Romero/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação do ABC celebram um novo marco de qualidade na saúde pública. O Hospital Municipal Maria Braido passou a integrar o seleto grupo de unidades contempladas com a certificação “UTI Eficiente 2025” – selo de qualidade entregue pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions, que reconhece anualmente as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de melhor desempenho no País.

Neste ano, 304 hospitais brasileiros – entre públicos e privados – foram contemplados com os selos UTI Eficiente e Top Performer, concedidos a instituições que se destacaram pela segurança do paciente, eficiência no uso de recursos e qualidade assistencial no atendimento a pacientes críticos. A avaliação considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIS Brasileiras em 2024 (352 públicos e 448 privados), que juntos ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no País. “Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica mesmo em contextos desafiadores”, explica Patrícia Mello, presidente da AMIB.

Para a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Dra. Adriana Berringer Stephan, o reconhecimento ao Hospital Maria Braido é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar comprometida com a qualidade da assistência e a humanização do cuidado. “Esse resultado valoriza o esforço diário de profissionais dedicados, que buscam permanentemente oferecer um atendimento de qualidade, com humanização, segurança e acolhimento aos pacientes e seus familiares. Também é o reflexo de uma gestão que investe na qualificação dos colaboradores, na educação continuada e capacitação constante das equipes, com foco na melhoria contínua. É o reconhecimento do esforço de todos nós e mostra que estamos no caminho certo para garantir um atendimento de excelência à nossa população”, afirma a secretária.

Entre os 304 hospitais reconhecidos nesta edição, 164 são privados e receberam o selo Top Performer, e outros 82 conquistaram o selo de Eficiência. Já entre os equipamentos públicos, 25 hospitais foram certificados como Top Performer e 33 como Eficientes. “O crescimento do número de unidades públicas certificadas reflete o esforço de gestores e equipes do SUS em qualificar a assistência crítica por meio de práticas baseadas em evidências e indicadores, mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais”, ressalta a presidente da AMIB.

Criada em 2016, a certificação visa reconhecer anualmente a qualidade e a excelência do atendimento prestado por essas unidades, refletindo o compromisso com a melhoria contínua e a promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente para pacientes em estado crítico.

Secretaria de Estado da Saúde realiza visita técnica ao Hospital Geral de Carapicuíba

Postado por Akira Suzuki em 11/jul/2025 -

Equipe avaliou execução do contrato de gestão e visitou áreas assistenciais da unidade administrada pela Fundação do ABC

 

Kely Schettini (à dir.) com a equipe da CGCSS

Representantes da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou no dia 8 de julho uma visita técnica ao Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado. A ação teve como objetivo avaliar a execução do contrato de gestão e verificar na prática os serviços oferecidos pela instituição.

A equipe da SES percorreu as principais áreas assistenciais do hospital, incluindo pronto-socorro referenciado, ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O foco foi compreender melhor a estrutura, os fluxos operacionais, os protocolos clínicos, além de conhecer indicadores assistenciais e a capacidade operacional da unidade.

Participou da visita a médica da CGCSS, Dra. Sonia Aparecida Alves, que foi recepcionada pela diretora-geral do HGC, Kely Schettini. “Foi uma ótima oportunidade de explicar a importância estratégica do hospital, informar projetos e melhorias desenvolvidas e detalhar como tem sido relevante a apresentação de serviço da FUABC no contexto regional de saúde”, explicou a diretora.

A visita técnica permitiu aos representantes da SES conhecerem de perto o trabalho de gestão hospitalar da unidade e comparar o que está sendo entregue, na prática, com o que foi pactuado contratualmente. Segundo as participantes, a experiência foi enriquecedora para compreender melhor o papel da Secretaria junto às Organizações Sociais de Saúde (OSSs) e como o Departamento Regional de Saúde (DRS) atua no processo.

O HOSPITAL

O Hospital Geral de Carapicuíba é uma unidade de média e alta complexidade que atende sete municípios da Rota dos Bandeirantes: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba. Inaugurado em 1998, o hospital conta com 241 leitos. A unidade oferece pronto-socorro referenciado, Maternidade de Alto Risco, Serviço de Hemodiálise e Ambulatório de Especialidades Médicas, com atendimento 100% dedicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação do ABC assumiu a gestão do hospital em 1º de dezembro de 2023.

AME Itapevi realiza treinamento sobre prevenção ao assédio sexual no trabalho

Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -

Ação abordou aspectos legais e comportamentais com foco na criação de ambiente profissional mais seguro

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi realizou no dia 2 de julho uma palestra voltada à conscientização e prevenção do assédio sexual no ambiente de trabalho. A iniciativa, conduzida por Rafael Pereira Cruz, supervisor de Facilities da unidade, soma-se às ações do programa de conscientização desenvolvido pelo departamento de Compliance da Fundação do ABC, que gerencia o AME em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

A atividade teve como público a equipe masculina da unidade e abordou os principais aspectos legais que caracterizam o assédio sexual, suas diferentes formas de manifestação e os comportamentos que podem configurar esse tipo de violência.

Durante a palestra, foram destacadas situações cotidianas que podem constituir assédio, como o envio de mensagens, imagens ou vídeos de cunho sexual por aplicativos de conversa. Os participantes também foram orientados sobre a diferença entre elogios respeitosos e abordagens inapropriadas, com ênfase no fato de que o assédio pode ocorrer independentemente da posição hierárquica entre os envolvidos.

O treinamento incluiu discussões sobre situações entre colegas do mesmo nível hierárquico, reconhecidas como potenciais formas de violência sexual no ambiente profissional. Essa abordagem ampla visa criar maior consciência sobre os diferentes contextos em que o assédio pode se manifestar.

Ao final do encontro, foi apresentado o Canal de Denúncias da Fundação do ABC, ferramenta institucional para o enfrentamento de condutas inadequadas. Os participantes também receberam materiais visuais explicativos sobre as principais características do assédio sexual, reforçando o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente de trabalho seguro, ético e respeitoso.

Gincana solidária agita campanha do agasalho no AME Praia Grande

Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -

Iniciativa arrecadou cobertores, roupas e acessórios de inverno por meio de vídeos criativos produzidos pelas equipes da unidade

 

Competição movimentou a unidade em favor da caridade

Durante os meses de maio e junho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande realizou mais uma edição da tradicional Campanha do Agasalho, consolidando uma ação solidária que já faz parte da cultura da unidade, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Este ano, a campanha ganhou um formato diferente. Os funcionários foram organizados em grupos e desafiados a produzir vídeos criativos de conscientização sobre a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. As produções, que mesclaram humor, emoção e empatia, fizeram parte de uma gincana solidária que mobilizou toda a equipe na arrecadação de itens essenciais para enfrentar o período de inverno.

A iniciativa focou na coleta de peças fundamentais para o combate ao frio, como gorros, meias, luvas, cobertores e cachecóis. O resultado da campanha demonstrou o engajamento dos profissionais da unidade com a causa social. Foram arrecadados 50 cobertores, edredons e mantas, além de 40 pares de meias e 30 cachecóis. Embora não contabilizados na gincana, outras peças de vestuário foram recebidas com apreço pela organização, como camisetas, bermudas e calças.

A iniciativa dos funcionários do AME Praia Grande exemplifica como pequenas ações coletivas podem gerar impactos significativos na comunidade, transformando o ambiente de trabalho em um espaço de mobilização social e reafirmando o papel da unidade não apenas no atendimento médico, mas também na construção de uma sociedade mais solidária.

Hospital Estadual Mário Covas promove primeiro simpósio sobre controle de infecção hospitalar

Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -

Evento gratuito reunirá profissionais da saúde para debater novas tecnologias e práticas de prevenção em Santo André

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André (SP), realizará no dia 15 de julho o 1º Simpósio SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, um evento que promete marcar o calendário de capacitação dos profissionais da área da saúde na região do ABC Paulista.

Com atividades das 8h às 16h no anfiteatro do hospital, o Simpósio SCIH tem como objetivo promover o conhecimento sobre novas tecnologias e recomendações dos principais eixos de estudo relacionados ao controle de infecção hospitalar. A iniciativa é da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HEMC, que organizou um programa abrangente voltado para a atualização profissional.

A entrada é gratuita e o evento destina-se a profissionais da Saúde na área hospitalar, médicos residentes de todas as especialidades e acadêmicos de cursos da Saúde, assim como profissionais que atuam em consultórios, ambulatórios médicos, clínicas de reabilitação e vacinação. As inscrições podem ser realizadas através de um formulário disponível no link https://tinyurl.com/scih-hemc-2025. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO

A programação científica contará com especialistas que abordarão temas fundamentais para o controle de infecções hospitalares. A abertura estará sob responsabilidade da Dra. Andreia Maruzo Perejão, médica infectologista responsável pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do HEMC, que falará sobre “Vacinas e sua importância no controle das infecções hospitalares”.

Na sequência, o Dr. Marcelo Schmidt Navarro, ortopedista e professor do Centro Universitário FMABC, apresentará estratégias para a prevenção de infecção de sítio cirúrgico no paciente ortopédico em hospitais de ensino públicos. A manhã será encerrada com palestra da coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, Profa. Simone Garcia Lopes, que abordará o “Monitoramento seguro dos processos em CME no reprocessamento de materiais”.

O período da tarde reserva outras discussões sobre desafios contemporâneos do controle de infecção. Jara Loureiro, enfermeira especialista do SCIH no Hospital Nove de Julho, tratará das “Controvérsias sobre as precauções especiais”. Em seguida, o Dr. Durval Alex Gomes e Costa, infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Heliópolis e do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário apresentará situações desafiadoras para o SCIH, focando na identificação e controle de surtos causados por bactérias e fungos resistentes.

O encerramento ficará por conta do Dr. Leonardo Bianchi, cardiologista e coordenador de operações das UTIs Cardiológica e UTIs gerais do HEMC, que abordará o tema: “Do paciente à equipe multiprofissional – prevenção de infecção de corrente sanguínea, papéis e responsabilidades”.

Além das palestras, o evento contará com uma feira tecnológica que funcionará das 10h às 15h na Sala 3 do 5º andar. O espaço foi pensado para apresentar as últimas inovações tecnológicas e soluções na área da saúde, promovendo a troca de conhecimentos e a atualização profissional dos participantes.

SERVIÇO:

I SIMPÓSIO SCIH DO HEMC
Data: 15 de julho (terça-feira).
Horário: das 8h às 16h.
Local: Hospital Estadual Mário Covas (Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso – Santo André/SP). Entrada pela Diretoria (4º andar).

Inscrições: Gratuitas pelo https://tinyurl.com/scih-hemc-2025. Vagas limitadas.

PAI Baixada Santista promove SIPAT 2025 com foco em vícios digitais e segurança hospitalar

Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -

Evento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes abordou o uso excessivo de telas e normas de segurança para adornos em ambiente hospitalar

 

Ação contou com troca de uso de celulares por palavras-cruzadas de papel

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2025, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI-BS) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT 2025), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) da unidade. O evento teve como temas centrais “Vícios em Telas” e “Uso de Adornos em Hospitais”, questões fundamentais para a saúde e segurança dos profissionais que atuam na área da saúde mental.

As palestras sobre vícios em telas e saúde mental foram ministradas pelos psicólogos Gabriel Müller Leal e Lara Felippini Mesquita, do Grupo Reinserir, organização formada por 33 psicólogos que desenvolvem projetos nas áreas social, organizacional e clínica. Durante as apresentações, os profissionais abordaram como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode comprometer a saúde mental e prejudicar os relacionamentos interpessoais, tema cada vez mais relevante no ambiente de trabalho contemporâneo.

O técnico de Segurança do Trabalho Bruno Bibiano também participou da programação, apresentando a importância da campanha “Adorno Zero” e esclarecendo sobre a necessidade de seguir as normas de segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro no contexto hospitalar.

Uma das iniciativas mais marcantes da semana foi a dinâmica que incentivou os colaboradores a trocarem seus celulares por revistas de palavras cruzadas durante o horário de almoço. A ação teve como objetivo promover uma pausa consciente no uso das telas e proporcionar momentos de relaxamento aos profissionais.

O PAI Baixada Santista, voltada ao atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intensivos em saúde mental, atende os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, sendo administrado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hospital de Urgência de SBC inicia sistema-piloto para organizar fluxo em PS

Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -

Recurso digital permite gerenciar o tempo real de atendimento na área de urgência com mais precisão e eficiência

 

Lucileia Médici orienta sobre a utilização do sistema (foto: Divulgação/CSSBC)

O Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo do Campo iniciou, no dia 23 de junho, a implantação piloto do Módulo Controle de Sala, uma inovação no sistema MV que busca organizar e qualificar o fluxo de atendimentos em Pronto-Socorro. A iniciativa integra a estratégia de modernização do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) e, após validação no HU, será expandida para os demais hospitais da rede que contam com serviços de urgência e emergência.

O novo módulo é voltado aos profissionais que atuam diretamente no cuidado à população: médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de técnicos de radiologia, de coleta e de gesso. Com ele, será possível realizar o gerenciamento em tempo real dos atendimentos, evitando duplicidade de chamadas, bloqueando acessos paralelos indevidos e garantindo rastreabilidade completa dos procedimentos, medicamentos e exames realizados.

MAIS SEGURANÇA

A nova ferramenta reforça os pilares da segurança assistencial e do controle operacional, contribuindo para a redução de erros, otimização dos recursos e melhoria da experiência do paciente, com fluxos mais padronizados e integrados ao prontuário eletrônico. Também fornece dados confiáveis para a gestão, facilitando a identificação de gargalos, o acompanhamento da jornada do paciente e a avaliação de desempenho das equipes e das salas.

Segundo Lucicleia Malvesi Médici, coordenadora de Sistemas Assistenciais da Tecnologia da Informação do CSSBC, trata-se de um marco na informatização da rede. “A implantação do Controle de Sala vai além da tecnologia. É sobre garantir segurança, fluidez e eficiência no atendimento emergencial de um hospital 100% SUS. Unimos inteligência assistencial com processos bem definidos, e essa mudança tem impacto direto na vida do cidadão munícipe de São Bernardo do Campo. Este módulo permitirá não apenas mais controle, mas mais cuidado, mais precisão e mais humanidade em cada atendimento”, explica.

CAPACITAÇÃO

Os treinamentos começaram no dia 23 de junho e seguiram até o dia 26, realizados nos períodos da manhã, tarde e noite, de forma a contemplar todos os turnos. A capacitação aconteceu in loco, durante a rotina de trabalho, sem comprometer o atendimento à população.

A aplicação dos treinamentos é feita diretamente pela equipe técnica da Tecnologia da Informação, que acompanha os profissionais em tempo real, com simulações práticas e cenários reais. “Assumimos diretamente a condução dos treinamentos porque acreditamos na força do contato próximo. Assim conseguimos adaptar o uso do sistema à realidade de cada equipe e oferecer o suporte necessário durante toda a implantação”, afirma Lucicleia.

VISÃO ESTRATÉGICA

Com duração total estimada de um mês, o projeto no HU servirá como modelo para a expansão do módulo a outras unidades da rede municipal que contam com Pronto-Socorro. A expectativa é que, ao fim da implantação, o sistema proporcione mais eficiência, mais controle e mais qualidade no cuidado com o cidadão, reforçando o compromisso de São Bernardo do Campo com uma saúde pública 100% SUS, moderna e centrada nas pessoas.

São Caetano inicia pesquisa de satisfação sobre os atendimentos de Saúde

Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -

Ferramenta digital permite que pacientes avaliem o atendimento nas unidades de saúde de São Caetano, contribuindo para melhorias na rede pública

 

Pesquisa vai avaliar a qualidade dos atendimentos nos equipamentos de saúde (foto: Eric Romero/PMSCS)

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou no começo de julho uma pesquisa de satisfação junto aos usuários do sistema público de Saúde do município. Os pacientes podem avaliar o atendimento por meio de formulários digitais acessíveis por QR Code fixado nos equipamentos do setor.

Neste primeiro momento, a pesquisa está disponível aos moradores que buscam atendimentos nas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Os frequentadores dos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade e pacientes de centros de especialidades também passaram a ter acesso ao formulário.

A meta da Secretaria da Saúde é a de que todos os equipamentos públicos do setor passem a oferecer a pesquisa até o fim de julho, inclusive os hospitais municipais. A pesquisa de satisfação dos usuários permite avaliar a qualidade dos serviços e identificar pontos de melhoria. Além disso, busca compreender a percepção dos pacientes sobre diversos aspectos do atendimento, como acesso, tempo de espera, acolhimento e qualidade do serviço prestado.

Avaliando a satisfação do usuário e com as equipes gestoras identificando o que funciona bem e o que precisa ser aprimorado, a pesquisa servirá também para subsidiar a tomada de decisões que visem aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados, além de promover a participação social.

“Os dados coletados são analisados de forma sistemática para identificar tendências e padrões, permitindo a elaboração de relatórios e planos de ação. Acreditamos que ouvir a voz do usuário é crucial para construir uma Saúde mais justa, equitativa e centrada nas necessidades da população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Dra. Adriana Berringer.