Legado de liderança e gratidão marcam homenagem ao diretor do Emílio Ribas II

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2025 -

Após mais de 11 anos à frente da unidade no Guarujá, Dr. Reginaldo Reple Sobrinho encerra um ciclo de dedicação à saúde pública com reconhecimento da Fundação do ABC e dos colaboradores

 

Um evento carregado de emoção, gratidão e reconhecimento marcou a tarde do dia 3 de novembro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista. A Fundação do ABC prestou uma homenagem ao diretor-geral da unidade, Dr. Reginaldo Reple Sobrinho, que se despediu do cargo após mais de 11 anos de liderança ininterrupta.

Desde julho de 2014, quando a Fundação do ABC assumiu a gestão do IIER2, Dr. Reginaldo esteve à frente da instituição. Durante esse período, conduziu a unidade com ética, comprometimento e presença ativa no cotidiano do hospital. Ao longo do tempo, formou vínculos sólidos com a equipe e consolidou o Instituto como referência no cuidado com doenças infectocontagiosas na Baixada Santista.

Ao completar 75 anos, conforme previsto nos normativos institucionais da FUABC, o diretor encerra um ciclo de contribuições marcantes. A cerimônia de homenagem contou com a presença do presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. “Fiz questão de estar ao lado do senhor, não no desligamento, mas no recomeço”, ressaltou o presidente. “Que esse vento que o Dr. Reginaldo trouxe permaneça aqui no hospital. Que seja o mesmo vento perfumado, o vento do amor, do carinho, da atenção. O vento da satisfação, da parte da vida que vocês traduzem todos os dias aqui no equipamento”.

Diretora de Gestão de Pessoas da FUABC, Nubia Secafem de Freitas também participou da homenagem e destacou a relevância da trajetória do Dr. Reginaldo. “Nós estamos aqui, em nome da Fundação do ABC, para agradecer ao senhor pela sua gestão ao longo de todos esses anos à frente do equipamento Emílio Ribas Baixada Santista. Os resultados só foram tão bons porque tiveram à frente um bom gestor. Uma liderança que soube conduzir esse barco com sabedoria, mesmo nos dias mais difíceis. Desejamos que o senhor continue levando adiante esse legado de inspiração, e que essa nova etapa seja repleta de conquistas e alegrias”, declarou.

A gerente de Recursos Humanos da unidade, Ana Cláudia Rocha – uma das profissionais mais antigas do Instituto –, também prestou homenagem ao diretor, em nome de todos os colaboradores, com palavras que traduziram o sentimento coletivo da equipe: “Hoje, nos reunimos para prestar uma justa homenagem. Com uma condução firme, presença constante e participação ativa, o senhor exerceu a liderança com ética e compromisso, promovendo o diálogo, fortalecendo vínculos e contribuindo de forma decisiva para o crescimento e consolidação do Instituto. Durante esses 11 anos, enfrentamos desafios, comemoramos conquistas e, acima de tudo, aprendemos o verdadeiro significado de trabalhar com propósito. Sua visão estratégica e o seu exemplo de integridade deixam uma marca que permanecerá viva em cada projeto, em cada conquista futura e em cada colaborador que teve o privilégio de compartilhar essa jornada com o senhor. Ao encerrar este ciclo, expressamos nossa admiração pelo legado construído, pelos valores cultivados e pelo profissionalismo que sempre pautou sua atuação. Nosso sincero muito obrigado”.

Dr. Reginaldo Reple Sobrinho

Em discurso emocionado, o próprio Dr. Reginaldo expressou palavras de agradecimento: “Eu quero agradecer, de coração, tudo o que vocês fizeram por mim aqui no hospital. Eu vou levar recordações aqui para o resto da minha vida. Como eu falei outro dia, vou levar um pedacinho de cada um comigo e guardar. A única palavra que eu posso falar para vocês nesse momento é gratidão pelo comprometimento, pelo carinho, e pelo profissionalismo que vocês sempre entregaram. Muito obrigado”.

A homenagem também teve um momento especial com a presença do médico e gestor público Dr. Geraldo Reple Sobrinho, irmão do Dr. Reginaldo. “O Reginaldo é um cara que batalhou a vida inteira. Em um momento da minha vida, ele me perguntou assim: você quer ser médico? Eu disse sim, é meu sonho! Então ele falou: você vai ser médico. E ele arcou com todas as minhas despesas, pagou tudo para que eu pudesse estudar. É essa pessoa maravilhosa que está se despedindo hoje. É uma etapa da vida e eu não podia deixar de fazer esse testemunho para vocês, da pessoa, do ser humano, que é o meu irmão Reginaldo”, compartilhou Dr. Geraldo.

Em outro momento da cerimônia, o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário, falou sobre o simbolismo do encerramento de ciclos e da importância de reconhecer histórias como a do Dr. Reginaldo. “As pessoas dizem que nós não somos feitos de carne e osso, mas sim de histórias. O importante é que essas histórias não se percam, que vivam conosco e se intensifiquem conosco. A história do Dr. Reginaldo é muito bonita, e ela permanece viva em cada um aqui. Não é uma história que termina”.

A emoção ficou visível nos olhares e nas palavras dos presentes, que prestaram uma despedida carinhosa a um profissional cuja história se entrelaça com a do próprio Instituto. O legado deixado por Dr. Reginaldo seguirá como referência de liderança com propósito, espírito coletivo e compromisso com a saúde pública.

SBC: UTI do HCA participa de projeto para redução de infecções hospitalares

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2025 -

Instituição integra iniciativa do Ministério da Saúde com foco em segurança do paciente e qualidade assistencial

 

Profissionais da UTI contribuíram com sugestões para aprimorar fluxos (foto: Comunicação/CSSBC)

O Hospital de Câncer Padre Anchieta (HCA), de São Bernardo do Campo, foi uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do Projeto Proadi-SUS – Saúde em Nossas Mãos, iniciativa nacional que tem como meta reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em 50% até 2026.

A UTI do HCA e a equipe de Gestão e Controle de Infecção Hospitalar têm atuado de forma integrada na revisão de processos, elaboração de planos de ação e estratégias de engajamento das equipes multiprofissionais. O foco é reforçar as boas práticas de segurança e consolidar uma cultura de prevenção contínua dentro do ambiente hospitalar.

No mês de outubro, o time nuclear do projeto implementou a ferramenta GDSM (Gerenciamento Diário para Sustentar a Melhoria), voltada ao acompanhamento sistemático de processos e resultados assistenciais. A metodologia consiste em reuniões regulares e rápidas com as equipes, em que são analisados indicadores de desempenho, identificados desvios de processo e definidas ações corretivas imediatas, promovendo o engajamento coletivo e a melhoria contínua. O principal foco, neste momento, está na redução das infecções de corrente sanguínea associadas a cateter central.

Durante a implementação, os profissionais da UTI demonstraram grande envolvimento e contribuíram com sugestões para aprimorar fluxos e superar desafios identificados. Para a enfermeira Daniela Nogueira, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a segurança do paciente.

“Participar do projeto Saúde em Nossas Mãos reforça o compromisso do Hospital de Câncer Anchieta com a segurança do paciente e a qualidade assistencial. A implementação do GDSM tem sido uma ferramenta fundamental para envolver toda a equipe no acompanhamento dos resultados e na busca contínua por melhorias. Cada colaborador tem um papel essencial nesse processo, e o engajamento coletivo é o que faz a diferença na redução das infecções e na oferta de um cuidado mais seguro e humanizado”, comentou Daniela.

A participação no Saúde em Nossas Mãos representa um avanço importante na consolidação da cultura de qualidade e segurança do HCA, evidenciando o comprometimento da instituição em fortalecer práticas assistenciais seguras, baseadas em evidências e centradas no paciente. A iniciativa demonstra a adesão do HCA às políticas nacionais de segurança e qualidade na atenção hospitalar.

“Pebolim Humano” agita pacientes em reabilitação pulmonar na FMABC

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2025 -

Atividade física foi supervisionada pelos profissionais de saúde da instituição

 

Atividade é realizada desde 2015 (foto: Divulgação/FMABC)

O Serviço de Reabilitação Pulmonar do Centro Universitário FMABC organizou na manhã de 5 de novembro mais uma edição do campeonato anual de “Pebolim Humano”, uma oportunidade de combater o sedentarismo com descontração e harmonia. A atividade reuniu cerca de 30 pacientes inscritos no serviço e foi supervisionada por profissionais de saúde.

O Pebolim Humano organizado pelo serviço reúne pessoas com média de idade acima dos 50 anos que possuem dificuldades para realização de atividades físicas no dia a dia por conta de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma, DPOC e outras patologias pulmonares. O torneio é sempre marcado por muita diversão e integração entre os jogadores e a equipe de profissionais do Centro Universitário FMABC.

A ação simula um jogo de pebolim, com os jogadores se apoiando em barras e fazendo deslocamentos laterais enquanto tentam marcar gols no oponente. O campeonato foi disputado com três times jogando partidas de dois tempos de cinco minutos cada, com um intervalo de aproximadamente 15 minutos para descanso.

A atividade é organizada na FMABC desde 2015. O jogo foi desenvolvido a partir da sugestão de um dos usuários do serviço. “Não é apenas um exercício, mas também uma terapia. São pessoas que precisam de um esforço maior para concluir atividades rotineiras, como subir escadas ou caminhar, mas que em uma atividade planejada nessas condições conseguem se manter ativos e ter momentos de diversão”, explica Selma Denis Squassoni, responsável pelo serviço de Reabilitação Pulmonar.

Para Sonia Aparecida Ribeiro, paciente da Reabilitação Pulmonar há 12 anos e “veterana” no campeonato de Pebolim Humano, as ações organizadas pelo serviço são um apoio essencial para se fortalecer na luta contra a doença no pulmão. “Aqui eu jogo, faço artesanato, canto no coral, participo de tudo o que posso, porque a gente não pode deixar a doença dominar. Nós temos as nossas limitações, mas eu sempre falo para os membros mais novos não focarem nos problemas, porque vale muito a pena (participar)”, conta.

Ao fim do campeonato, todos os participantes receberam medalhas para celebrar seu desempenho e algumas atuações de destaque foram premiadas com troféus, incluindo o de melhor goleiro e o de artilheiro do torneio.

Palestras e rodas de conversa destacam prevenção no Novembro Azul em SBC

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2025 -

Atividades nas UBSs convidam pacientes a cuidar da saúde; evento no dia 29 mobiliza unidades em ações preventivas, como exame de rastreamento do câncer de próstata e solicitação de exame de rotina

 

UBS Vila Marchi receberá dinâmica voltada à prevenção e promoção de saúde (foto: Divulgação)

Em celebração ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo realizam uma série de atividades especiais. Palestras e rodas de conversa, com foco na promoção e prevenção da saúde dos homens, convidam pacientes a cuidar da saúde, nas 35 unidades da rede municipal e em ações nos territórios.

Entre as medidas, no dia 6 de novembro, a UBS Vila Rosa recebeu o Cine Rosa (sessão de cinema temática com população 60+). Na Selecta, dia 13, a unidade de saúde local será o pontapé inicial de caminhada do Novembro Azul. No dia 18, a UBS Vila Marchi abriga roda de conversa sobre prevenção ao câncer de próstata e saúde do homem, com dinâmica voltada à prevenção e promoção de saúde.

No sábado do dia 29 de novembro, das 8h às 17h, as unidades estarão abertas para ações preventivas, como exame de rastreamento do câncer de próstata, teste rápido para ISTs, solicitação de exame de rotina, conforme protocolo, para homens a partir de 45 anos de idade, atividades educativas com temas voltados à promoção e prevenção da saúde do homem, entre outras. Ao longo do mês, as UBSs reforçam a comunicação visual das unidades e a conscientização da população sobre a temática.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a importância dos cuidados preventivos. “Tratar uma doença é sempre mais difícil do que prevenir. As mulheres costumam ser muito mais atentas, mas é preciso que os homens também se cuidem, procurem as UBSs e façam seus exames preventivos. Cuidar de si mesmo também é um ato de amor com a sua família”, pontuou.

 

Confira a programação (sujeita a alterações):

 

Dia 6

UBS Vila Rosa

14h – Cine Rosa – Sessão de cinema temática com população 60+

 

Dia 10

UBS Ferrazópolis

7h15 – Grupo de Escuta “Homens também se cuidam”

 

Dia 13

UBS Selecta

8h – Caminhada Novembro Azul

 

UBS Alves Dias – ação na Escola Estadual Mizuho

10h – De Bem com a Vida na Escola – Roda de conversa com adolescentes sobre cuidados com a saúde masculina

 

Dia 14

UBS Vila Dayse

10h – Roda de conversa com esclarecimentos sobre a saúde do homem

 

Dia 17

UBS Riacho Grande

9h – Bate-papo com a população sobre a saúde do homem

 

UBS Finco

8h – Bate-papo com a população geral com foco na saúde do homem

 

UBS Riacho Grande

9h – Bate-papo com a população geral com foco na saúde do homem

 

Dia 18

UBS Vila Marchi – ação na Sede da Sociedade Amigos do Bairro da Vila Marchi

8h – Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de próstata e saúde do homem, com dinâmica voltada à prevenção e promoção de saúde, sinais de alerta e como fortalecer a rede de apoio diante de possíveis diagnósticos

 

UBS Leblon

14h – Grupo de homens

 

Dia 25

UBS Ferrazópolis

7h30 – Grupo de Escuta “Homens também se cuidam”

 

Dia 26

UBS Represa

10h e 14h – Palestra “Homem que se cuida vive mais e melhor”

 

Dia 28

UBS Leblon

14h – Atividade “Homens também se cuidam”, com ações informativas sobre a saúde dos homens

 

Dia 29

Todas as UBS

Das 8h às 17h – Teste rápido para ISTs, imunização, livre demanda, para população geral, exame de rastreamento do câncer de próstata, solicitação de exame de rotina, conforme protocolo, para homens a partir de 45 anos de idade, investigação de lesão bucal, livre demanda, para população geral, atividades educativas com temas voltados à promoção e prevenção da saúde do homem, ação do Núcleo de Prevenção às Violências (NPV) para sensibilização acerca da temática da violência

 

UBS Calux

Participação em jogo de várzea na Praça da Cidadania com apresentação do funcionamento da atenção básica do município

Fundação do ABC consolida cultura de integridade na 2ª Semana de Compliance

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2025 -

Quase 400 participantes acompanharam especialistas em saúde, diversidade e fiscalização, reunidos para promover o debate sobre boas práticas institucionais

 

Dr. Vinícius Nascimento, Marcio Luz (palestrante), Dr. Luiz Mário, Dr. Rafael Menezes e Dra. Larissia Ribeiro

A Fundação do ABC, por meio da Diretoria de Controladoria, realizou a segunda edição da Semana de Compliance, cujo objetivo foi consolidar uma cultura de ética, transparência, fiscalização e responsabilidade em suas práticas institucionais. Com três dias de palestras e debates, o evento reuniu o total de 391 participantes e representou um marco na evolução das políticas de governança da instituição, que reforçou o compromisso firmado em 2019 com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

As palestras aconteceram de 3 a 5 de novembro, no Anfiteatro CEPES/FMABC, das 9h às 12h, e foram direcionadas aos colaboradores da instituição, do Centro Universitário FMABC e das unidades gerenciadas.

A abertura oficial foi realizada pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. “Desde o início da nossa trajetória junto à Fundação, compartilhando os grandes desafios da instituição, tomamos como base o pilar da integridade, o principal eixo do nosso planejamento estratégico, que foi recentemente renovado e será implementado em todas as nossas unidades. Espaços como este são fundamentais para fortalecermos a transparência e as boas práticas”, afirmou o presidente.

Ao longo da Semana, Dr. Vinícius Nascimento, diretor de Controladoria da FUABC, ressaltou o papel estratégico do Compliance e seu impacto em todas as áreas da instituição. “Nós atuamos em um contexto complexo, pois somos uma fundação pública de direito privado e lidamos com recursos públicos e privados, presentes nas áreas administrativas e acadêmicas. Isso exige que tenhamos uma gestão cada vez mais robusta, pautada na ética, na integridade e na transparência. O compliance tem sido fundamental em todas essas questões, um ponto de apoio primordial para que possamos continuar avançando”.

ESPECIALISTAS RENOMADOS

No dia 3 de novembro, o advogado, consultor de Compliance e professor de Direito Empresarial da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Dr. Alexandro Guirão, apresentou palestra sobre a cultura da integridade como diferencial competitivo e institucional. Na sequência, a advogada, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Dra. Camila Kitazawa Cortez, discutiu o valor da ética e da integridade no cuidado ao paciente, com foco em Compliance no setor de Saúde.

No dia seguinte, a programação foi marcada pelo lançamento do Manual de Diversidade e Inclusão da Fundação do ABC, elaborado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão. Todos os presentes receberam um exemplar do material, que contém orientações fundamentadas em vários pilares de atuação, entre os quais xenofobia, diversidade religiosa, LGBTQIAPN+, etarismo, entre outros. Posteriormente, o manual será distribuído a todas as unidades gerenciadas.

Em linha com o tema, a palestra do segundo dia abordou a diversidade e a inclusão como pilares da integridade. O executivo e especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão (D&EI), Thiago Pena, participou de forma online para falar sobre o aspecto da diversidade com ética e o papel da integridade na sustentação das ações de inclusão. Na sequência, a socióloga, docente do Centro Universitário FMABC e presidente do Centro de Estudos de Saúde Coletiva da FMABC, Dra. Silmara Conchão, apresentou reflexões sobre o papel da organização como ferramenta de transformação social. Por fim, a advogada, professora e pesquisadora em Gênero, Relações Raciais e Violência, Dra. Claudia Patrícia de Luna, encerrou as atividades do dia discutindo diversidade e inclusão com propósito, sob a ótica do papel da integridade na geração de valor.

O último dia do evento, 5 de novembro, foi dedicado às relações interpessoais e ferramentas práticas de compliance. O advogado, professor e escritor, Dr. Cleber Izzo, abordou o valor do compliance no ambiente corporativo e na gestão de pessoas. Por sua vez, o especialista em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo, Márcio Luz, encerrou a programação com palestra sobre a importância das ferramentas de compliance na prevenção de riscos e gestão de conflitos.

INSTITUCIONAL

O Programa de Integridade / Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020. É composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.

Hospital Mário Covas inaugura farmácia de medicamentos quimioterápicos

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2025 -

Serviço terceirizado passa a ser realizado no próprio hospital, trazendo mais agilidade e segurança aos pacientes em tratamento oncológico

 

Dr. Eduardo Grecco (ao centro) com parte da equipe de Farmácia do HEMC

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, deu início às operações de sua nova farmácia de preparação de medicamentos antineoplásicos, substâncias utilizadas no tratamento quimioterápico de pacientes com câncer. O serviço, que até então era realizado por uma empresa terceirizada, passa gradualmente a ser feito internamente na unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado.

A mudança representa um avanço significativo no atendimento aos cerca de 500 pacientes que estão em tratamento com quimioterapia parenteral, ou seja, administrada por via intravenosa (nas veias), subcutânea (sob a pele) e intratecal (diretamente no líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal).

Atualmente, o hospital gera uma demanda de cerca de 2 mil preparações desses medicamentos por mês. Por enquanto, apenas uma pequena parcela das preparações está sendo realizada internamente, mas o plano é que toda a produção seja gradualmente transferida para a nova estrutura até o início de 2026.

“Foi feito um grande aporte no setor, com novas geladeiras, nova capela e novo investimento em pessoas. Vamos manipular, cuidar e preparar as medicações quimioterápicas para o tratamento dos nossos pacientes diretamente”, afirma o Dr. Eduardo Grecco, diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas.

A coordenadora de Farmácia do hospital, Alessandra Morais Bitu, explica que esse processo envolve a manipulação personalizada e individualizada. “Cada paciente tem uma superfície corporal e cada preparação tem uma dose diferente. Então, preparamos de acordo com as necessidades individuais”, detalha.

SEGURANÇA

O novo serviço beneficia tanto pacientes internados, adultos e pediátricos, quanto aqueles atendidos no ambulatório, que comparecem ao hospital para receber a medicação e retornam para casa. Além disso, o Hospital Mário Covas mantém parceria com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, fornecendo as preparações para pacientes que fazem a administração da quimioterapia naquela unidade – também gerenciada pela Fundação do ABC.

A internalização do serviço traz benefícios importantes para os pacientes. Um dos principais é a redução no tempo entre a prescrição médica e o início da aplicação do medicamento. Anteriormente, era necessário fazer os pedidos com um dia de antecedência e o transporte desde a empresa terceirizada levava de duas a três horas. Com a produção interna, espera-se uma maior rotatividade das poltronas de medicação, podendo o Hospital atender mais pacientes em menos tempo.

“A gestão de risco desse processo fica na instituição, com maior controle e acesso mais rápido a todas as informações do processo de preparo, como rastreabilidade do medicamento e do manipulador. Facilita a comunicação entre as equipes”, explica Alessandra Bitu. A longo prazo, também se espera uma redução de custos operacionais.

ASSEPSIA

Para garantir a segurança do processo, foram realizadas reformas estruturais e adquiridos equipamentos especializados. Entre eles, duas cabines de segurança biológica classe II B2, que permitem que dois manipuladores trabalhem simultaneamente. A estrutura contou ainda com adequação do piso, aquisição de refrigeradores e sistemas de isolamento específicos para esse tipo de preparação.

O processo de manipulação requer cuidados rigorosos. Todo o material utilizado precisa ser esterilizado na sala de higienização e passar por um pass through, uma espécie de portinhola em que duas portas não podem estar abertas ao mesmo tempo, garantindo o isolamento necessário. Os medicamentos são então manipulados em uma sala controlada.

Para entrar nessa área de manipulação, os profissionais passam pela sala de paramentação, onde higienizam as mãos e vestem avental, máscara, luvas, touca e propé descartáveis. Dentro da sala, as superfícies internas das cabines e os materiais são esterilizados com álcool 70% antes do processo. O preparo consiste em diluir os fármacos dentro de bolsas de soro, seguindo a dosagem específica para cada paciente.

Após a manipulação, o medicamento passa por outro pass through até a sala de dispensação, onde os dados do paciente são conferidos com os do fármaco. A preparação é então colocada em uma embalagem plástica e lacrada, para depois ser acondicionada em cooler e levada ao paciente. A unidade hospitalar fez novas contratações de profissionais para operar a farmácia de antineoplásicos, reforçando o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento oncológico.

O Hospital Estadual Mário Covas é gerido pela Fundação do ABC desde sua inauguração, em 2001. A unidade possui 300 leitos e atende aos sete municípios do Grande ABC, beneficiando cerca de 3 milhões de moradores da região. O hospital detém o selo de qualidade Qmentum nível Diamante, o mais alto desta certificação internacional e que atesta a excelência dos serviços prestados.

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conquista novamente certificação de qualidade em UTI

Postado por Akira Suzuki em 06/nov/2025 -

Unidade recebeu o selo ‘Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho de UTI’ e foi selecionada para programa internacional de melhoria contínua

 

Equipes da Prefeitura e do Hospital mostram certificado (foto: Divulgação/PMMC)

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, recebeu novamente o certificado ‘Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho de UTI’, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions. O anúncio foi feito em 5 de outubro pelo prefeito em exercício Téo Cusatis durante visita à unidade, com a presença da secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, do secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, da diretora-geral do Hospital, Amanda Corrêa da Cruz, da diretora técnica, Silvana Kesrouani, do coordenador da UTI, Gustavo Bittencourt, e do diretor assistencial, Leandro Carvalho.

“Essa conquista reflete o comprometimento e a competência das equipes do Hospital Municipal, que trabalham diariamente para garantir o melhor atendimento aos mogianos. É um reconhecimento que reforça o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade, eficiente e humana”, destacou o prefeito em exercício Téo Cusatis.

O selo integra o Projeto UTIs Brasileiras, considerado o maior registro epidemiológico de unidades de terapia intensiva do mundo, que contou com a participação de 800 hospitais públicos e privados de todo o País. Para receber a certificação, as instituições precisam gerenciar seus indicadores de qualidade e desempenho conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, avaliando critérios como tempo médio de internação e utilização de recursos assistenciais.

“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho técnico, responsável e humano, que prioriza a segurança e o cuidado com os pacientes. A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue investindo na qualidade dos serviços hospitalares, com foco em resultados que transformem vidas”, afirmou Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

O Projeto UTIs Brasileiras tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que orientem políticas de saúde voltadas à melhoria do atendimento a pacientes críticos. A iniciativa estimula o uso de indicadores de qualidade na gestão das UTIs, contribuindo para aumentar a segurança dos pacientes em todo o território nacional.

Além do certificado, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi selecionado para participar do programa Gestão de Melhoria Contínua, realizado pela Epimed em parceria com a Fundação Internacional 101 Endowment Fund. O programa, com duração de 12 meses, busca promover eficiência operacional, qualidade do cuidado e resultado estratégico por meio da implementação de melhorias sustentáveis nos processos de atendimento.

Durante o programa, o hospital trabalhará na consolidação do gerenciamento de indicadores clínicos para melhorar a qualidade e segurança do paciente, além de otimizar recursos de saúde no atendimento a pacientes graves e reduzir eventos adversos. Ao final, caso atinja os critérios estabelecidos pelo 101 Endowment Fund, a instituição receberá um Certificado Internacional de Reconhecimento pela Gestão da Melhoria Contínua.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes está sob gestão da Fundação do ABC desde junho de 2019. A unidade possui 91 leitos, sendo 10 leitos de UTI, e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. Localizado no Distrito de Braz Cubas, o hospital oferece serviços voltados para crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada.

Em 2024, a unidade também conquistou a certificação ONA nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, que atesta padrões de qualidade e segurança em serviços de saúde. As conquistas recentes reforçam o compromisso da instituição com a excelência no atendimento à população de Mogi das Cruzes e região.

Halloween Solidário arrecada 2,7 toneladas de donativos e 910 kg de recicláveis

Postado por Akira Suzuki em 06/nov/2025 -

Campanha realizada pelo Departamento de ESG mobilizou colaboradores e beneficiará três instituições da região

 

Equipe Roxa foi a vencedora

A sexta edição do Halloween Solidário da Fundação do ABC arrecadou 2.706 kg de alimentos, produtos de higiene e limpeza durante o mês de outubro, além de 909,76 kg de materiais recicláveis. A ação social, coordenada pelo Departamento de ESG, vinculado à Diretoria de Gestão Institucional, reuniu colaboradores em torno de uma causa solidária voltada ao auxílio de três entidades beneficentes que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social no Grande ABC.

Este ano a campanha apresentou uma mudança significativa em seu formato. Diferentemente das edições anteriores, em que todos os colaboradores eram automaticamente envolvidos, a participação passou a ser voluntária, exigindo inscrição prévia dos interessados. Os participantes foram divididos em cinco equipes, que competiram de forma acirrada pela maior arrecadação.

A competição foi dividida em dois eixos principais: coleta de materiais recicláveis e arrecadação de mantimentos. No eixo ambiental, foram coletados 87 kg de alumínio, 141 kg de garrafa PET, 159 kg de plástico em geral, 38 kg de embalagens tipo Tetrapak e 485 kg de vidro. A venda desse material gerou uma receita de R$ 1.162, que será integralmente reinvestida em outros projetos internos de engajamento para responsabilidade socioambiental, fechando o ciclo da economia circular dentro da própria instituição.

No eixo social, foram arrecadadas 5.323 unidades de alimentos e itens de higiene, incluindo arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinha de trigo, café, leite em pó, óleo, sardinha, molho de tomate, detergente, sabonete e creme dental. A equipe Roxa sagrou-se vencedora da competição, com a doação de 1,27 tonelada em mantimentos distribuídos em 2.445 itens.

Os donativos serão entregues ao Projeto Rondon, maior projeto de extensão do País, promovido pelo Ministério da Defesa, e do qual o Centro Universitário FMABC é parceiro desde 2010; à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul, que oferece suporte integral a mulheres em tratamento contra o câncer; e ao Lar da Criança Emmanuel, creche localizada em São Bernardo do Campo que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

Colaboradores da FUABC e da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer posam entre os donativos

A diretora de Gestão Institucional da FUABC, Marina Acosta de Mendonça, destacou a ação como um reflexo da governança da entidade. “Esta campanha materializa perfeitamente o ‘G’ do nosso ESG. Priorizamos a governança ao alinhar nossas ações operacionais à nossa missão, visão e valores. Ser reconhecida como a melhor instituição de saúde e ensino passa, inevitavelmente, por uma gestão sustentável e por iniciativas como esta, guiadas pelo pilar de responsabilidade social e ambiental”, afirmou.

Já a gerente de Sustentabilidade, Daniela Pedregal, enfatizou o ciclo virtuoso da ação. “É uma grande vitória para a conscientização ambiental. Começamos pelo ‘E’ (de environment – ambiental, em português), com a coleta seletiva e a educação sobre descarte correto, e colhemos um fruto magnífico no ‘S’ (social), transformando resíduos em recursos para donativos. Esse é o conceito, na prática, da economia circular. O engajamento massivo dos nossos colaboradores foi o combustível que tornou tudo isso possível”, explica.

Para Elson Queiroz, coordenador de ESG, a campanha é a prova viva do compromisso da força de trabalho. “Foi extremamente gratificante ver, pelo sexto ano consecutivo, o protagonismo dos nossos colaboradores como agentes de transformação social. Eles são o coração desta ação. Entregar mais uma campanha de sucesso como essa reflete, de forma tangível, o compromisso de cada um com as causas ambientais e com a construção de uma Fundação do ABC cada vez mais alinhada aos princípios de um futuro sustentável e socialmente justo”, declarou.

Assim, o Halloween Solidário se consolida como um dos principais instrumentos de educação ambiental e mobilização social da Fundação do ABC. Ao integrar a diversão de uma competição interna a um propósito de impacto, a instituição fortalece sua cultura organizacional, incorporando os princípios de ESG no dia a dia de seus colaboradores. A ação demonstra, na prática, como a sustentabilidade e a responsabilidade social são indissociáveis da excelência em saúde e ensino, posicionando a FUABC como uma referência em gestão sustentável e cidadã no Grande ABC.

Atividades marcam celebração de 15 anos do Programa De Bem com a Vida em SBC

Postado por Akira Suzuki em 05/nov/2025 -

Mostra Cultural na Câmara de Cultura Antonino Assumpção reuniu mais de 100 pessoas entre moradores e educadores dos grupos de nove Unidades Básicas de Saúde

 

Os grupos promovem saúde, qualidade de vida e fortalecimento de vínculo (foto: Igor Cotrim/PMSBC)

Foi uma festa com música, dança, arte e muita emoção a celebração dos 15 anos do Programa De Bem com a Vida, iniciativa do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, que mantém grupos nas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Com atividades físicas, práticas corporais, exercícios de memória e inúmeras atividades, os grupos promovem saúde, qualidade de vida e fortalecimento de vínculo para os participantes, formados em sua maioria por idosos. A celebração reuniu mais de 100 pessoas das UBSs São Pedro I, Parque São Bernardo, Farina, Baeta, Montanhão, Selecta, Ipê, Represa e Batistini, em 31 de outubro, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

Maria Aparecida Vargas Kuwabara, a Dona Cida, de 78 anos, mora no bairro Baeta Neves e participa do De Bem com a Vida desde o início do projeto. Incentivada pela vizinha da frente, que também já frequentava os encontros, Dona Cida foi conhecer as atividades e se apaixonou pela iniciativa. “A gente se sente bem, chega, conversa, ri, se emociona. Inclusive, nós nos tornamos uma família, então alguém começa a faltar, a gente se preocupa, vai atrás”, relatou.

Dona Cida conta que essa boa convivência tem grande impacto na sua saúde física e mental. “Se a gente está bem mentalmente, ajuda o físico. Nos grupos a gente ri e chora juntos. Convido todas as pessoas que procurem a sua UBS para participar, é uma horinha, uma horinha e meia, que a gente passa ali rindo, cantando, se alongando, é tudo de bom para a vida da gente. Vamos ficar de bem com a vida, que é tudo de bom. Porque a vida é boa, a gente tem que torná-la melhor ainda”, concluiu.

INCENTIVO

Teresinha Rodrigues dos Santos, de 58 anos, é moradora do Novo Baeta e também passou a frequentar os grupos do De Bem com a Vida por intermédio de uma vizinha. “Via ela passando com aquela camiseta escrito ‘De bem com a vida’ e um dia perguntei que grupo era esse. Ela me convidou e eu não parei mais de vir”, contou, relembrando que já faz 11 anos que ela faz parte das atividades.

“Quando comecei, tinha muitas dores no corpo. E fui fazendo os exercícios, as atividades, a gente pensa que é um exercício bobo, mas faz toda a diferença”, relatou. “Praticamos atividades corporais, exercícios de memória, temos passeios. E uma coisa muito importante: são as amizades. Aqui a gente vem para esquecer da roupa, da casa para limpar, aqui a gente vem para ter um momento nosso, cuidar da gente”, finalizou.

Educadora física e pedagoga, a educadora do Programa De Bem com a Vida há sete anos, Elizabeth Pardim, reforçou que o programa visa promover saúde e bem-estar, com práticas e atividades diversas, com educadores de diferentes áreas como dança e teatro. “O De Bem com a Vida é um presente, a gente promove saúde, traz as pessoas para se movimentar, não apenas nas UBSs, mas em diversos locais do território onde essas pessoas moram. Todas as UBSs contam com o programa e qualquer pessoa que se interessar pode participar”, concluiu.

Consultórios Digitais: Santo André aprimora atendimento de saúde com novo conceito

Postado por Akira Suzuki em 05/nov/2025 -

Equipamentos contam com recursos para triagem de pacientes por meio de 16 parâmetros

 

Um dos tótens foi implantado na Clínica da Família Parque Miami (foto: Eduardo Merlino/PSA)

A Saúde de Santo André segue evoluindo lado a lado com a tecnologia. Mais uma prova disso é o Consultório Digital, um serviço inovador e pioneiro na região do ABC, que traz um novo conceito de consulta a distância, garantindo agilidade no atendimento e recursos que permitem aos pacientes realizarem exames e saírem com receitas médicas impressas na hora.

Inicialmente voltados ao atendimento de adolescentes, na especialidade de hebiatria, os consultórios digitais já foram implantados nas Clínicas da Família Parque Miami, Jardim Irene, Vila Guiomar, além da Unidade de Saúde da Família Utinga, totalizando quatro dos sete territórios da saúde. A escolha levou em conta um estudo da Universidade Federal do ABC (UFABC), a partir de indicadores sociais e de saúde.

As unidades ganharam salas especialmente preparadas para receber os totens e os pacientes são auxiliados por profissionais de enfermagem que foram previamente capacitados. Quando inicia o atendimento a distância, o hebiatra já está com todas as informações do paciente e, se for o caso, pode solicitar exames complementares ali mesmo e encaminhar receituário para impressão.

“Toda tecnologia que estiver ao nosso alcance para melhorar a vida das pessoas, nós vamos utilizar. É um projeto inovador, coisa de primeiro mundo, desenvolvido pela Universidade Federal do ABC. Estamos iniciando em quatro unidades de saúde da Prefeitura e queremos expandir”, enalteceu o prefeito Gilvan Ferreira, que visitou a unidade do Parque Miami e conferiu de perto a novidade. “A ideia aqui não é substituir os atendimentos presenciais, mas agilizar o atendimento à saúde do andreense. A saúde tem pressa”, continuou o chefe do Executivo andreense.

Os equipamentos têm telas touchscreen (sensíveis ao toque), com interface intuitiva, que permitem ao usuário navegar desde a triagem até exames clínicos e de imagem, auxiliando o atendimento do médico – do outro lado, profissionais da rede andreense comandam a consulta diretamente do Centro de Saúde Escola (CSE) Capuava.

“O paciente coloca o dedo no equipamento e confere 16 parâmetros da sua saúde: a pressão arterial, oxigenação e até a hemoglobina, sendo que, normalmente, seria preciso tirar sangue para saber se o paciente está com anemia. Em poucos segundos, do outro lado da tela, um médico passa a atender com todos esses dados da triagem e, se precisar coletar mais dados, como medição de febre ou verificação de dor de ouvido, também tem equipamento”, detalhou Gilvan.

Em fase de testes desde 31 de julho, com 30 adolescentes em acompanhamento, os consultórios digitais agora passam a ser efetivos na rede municipal de saúde. “Trata-se de uma política pública de saúde que começou a ser formatada dentro da universidade e, em breve, outros equipamentos da nossa rede serão beneficiados, chegando aos sete territórios da cidade”, destacou o secretário de Saúde, Edson Salvo Melo.

A iniciativa é intersetorial e, além da Prefeitura e da UFABC, envolve a iniciativa privada. “Fico muito feliz em ver o município abraçar esse projeto e transformá-lo numa política pública de saúde efetiva, ampliando seu alcance. Em tempos em que se fala tanto de adultização e sobre o uso da tecnologia para o mal, Santo André demonstra sua preocupação em cuidar de seus adolescentes de maneira inovadora e se torna uma referência”, comemorou Luciana Pereira, professora de Políticas Públicas da UFABC e coordenadora do Observatório da Saúde e do Bem-Viver do ABC.

“Ótima ideia esse consultório digital. Além de ter muitos recursos para um atendimento completo, ainda facilita nossa vida, evitando o deslocamento para passar com o médico numa unidade distante de casa. Super aprovado esse modelo e é bom ver Santo André sair na frente”, destacou a adolescente Cielly Duarte Oliveira, 15 anos, que segue em atendimento no Parque Miami.

VACINA VIRTUAL

Santo André lançou recentemente o método de imunização aliado à tecnologia batizado de “vacina virtual”, para auxiliar crianças e jovens que têm medo da injeção, distraindo-os a partir de óculos de realidade virtual em um momento lúdico em prol da vacinação deste público. Em uso na Clínica da Família do Jardim Alzira Franco e prestes a ser expandido para toda a rede, o equipamento foi desenvolvido pelo agente comunitário de saúde Douglas Wilson.