Campanha da FMABC arrecada 1,5 tonelada de doações para vítimas de enchentes no RS

Postado por Akira Suzuki em 24/maio/2024 -

Donativos serão transportados pela Força Aérea Brasileira

 

Fernanda Benetti, pró-reitora adjunta de extensão na FMABC, apresenta as doações arrecadadas pela campanha

A campanha “FMABC pelo Rio Grande do Sul”, realizada em parceria do Centro Universitário com o Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) e o espaço Garagem 55, arrecadou cerca de 1,5 tonelada de donativos para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. As doações serão transportadas por aviões da Força Aérea Brasileira para o estado que se recupera das enchentes.

A arrecadação durou uma semana no campus da FMABC em Santo André, tendo início em 10 de maio e encerramento no último dia 17. A comunidade do Centro Universitário, formada por alunos, professores, integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia (CEPHO), funcionários e pacientes do ambulatório, contribuíram com garrafas de água, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, rações para animais, roupas, cobertores e colchões.

As doações foram recolhidas diariamente e armazenadas no galpão da Garagem 55, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo, que também recebeu donativos diretamente da comunidade local. De lá o total arrecadado foi recolhido por integrantes da Força Aérea Brasileira e será distribuído para a população.

A campanha foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição de ensino, tendo em vista as necessidades que o povo do Rio Grande do Sul estava passando em meio à tragédia e a responsabilidade social da FMABC. “O engajamento foi muito grande, considerando a quantidade de donativos que foram coletados em um espaço tão curto de tempo”, explica Fernanda Antico Benetti, pró-reitora adjunta de extensão de Centro Universitário FMABC.

AME reduz pela metade taxa de absenteísmo entre os munícipes de Mauá

Postado por Akira Suzuki em 24/maio/2024 -

Ações de matriciamento e aproximação com a Regulação Municipal causaram queda de 25% para 13% no índice de faltas nas consultas médicas entre munícipes que utilizam o AME Mauá

 

Em continuidade à reformulação administrativa e assistencial iniciada no ano passado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá alcançou importante conquista que comprova seu compromisso com a eficiência no atendimento e com o uso dos recursos públicos. Entre janeiro de 2023 e março de 2024, a taxa de absenteísmo em consultas — caracterizada pela ausência do paciente nas consultas agendadas— caiu de 25% para 13% entre usuários mauaenses da unidade.

Para ilustrar o cenário, no intervalo entre os meses de março 2023 e de 2024 houve redução de 129 pacientes faltantes para 63, respectivamente, o que significa uma queda de 51%. A comparação refere-se às consultas médicas entre pacientes que residem em Mauá.

A melhora da performance foi fruto de um trabalho integrado e estratégico conduzido pela área de Qualidade do AME Mauá. Após o diagnóstico da situação, no início do ano passado, a unidade buscou a implementação de ações focadas em identificar as relações de causa/efeito associadas ao absenteísmo no serviço. As ações, com foco no aperfeiçoamento do atendimento e na continuidade do cuidado, visaram a compreensão dos motivos que levavam os usuários do município a faltarem às consultas previamente agendadas.

A estratégia de aproximação consistiu em envolver a equipe de matriciamento da unidade e da Regulação Municipal em encontros mensais para promover a discussão de melhorias e o desenvolvimento de abordagens estratégicas. Nos debates, o AME Mauá apresentou seu Projeto de Matriciamento às equipes de Atenção Básica do município, com detalhamento sobre as rotinas e fluxos específicos relativos à perda primária, agendamentos, confirmações e contato com o paciente.

A partir desta iniciativa, com uma abordagem mais colaborativa e integrada, a unidade começou a notar benefícios como o acolhimento de dificuldades de forma empática e orientada por soluções, além da proatividade coletiva para sanar eventuais falhas de processo. Foi possível, também, aprimorar práticas de saúde e melhorar a eficiência dos encaminhamentos e agendamentos, com base na identificação de gargalos nos fluxos de trabalho, na simplificação de processos administrativos e na criação de ferramentas que otimizaram o processo de marcação de consultas internas.

“Os resultados indicam que uma abordagem colaborativa não apenas resolveu desafios específicos, mas também criou uma base sólida para uma prática de saúde mais eficiente, transparente e centrada no paciente da região. A iniciativa exemplifica o poder da cooperação interdisciplinar para aprimorar a prestação de cuidados em saúde e proporcionar benefícios à comunidade local”, explica a responsável pela área de Qualidade do AME Mauá, Camila de Oliveira Souza, que completa: “Os efeitos não apenas beneficiam diretamente a eficiência operacional do AME, mas também criam um impacto positivo na experiência do paciente e na saúde regional, garantindo um acesso mais eficaz aos serviços de saúde”.

Santo André entrega Policlínica Centro com capacidade de atender 10 mil pessoas por mês

Postado por Akira Suzuki em 24/maio/2024 -

Unidade conta com 749 metros quadrados de área construída e foi inaugurada com atendimento totalmente informatizado

 

A Policlínica Centro conta com nove consultórios, farmácia e sala de odontologia

Os moradores da região central de Santo André contam com uma unidade de saúde nova, moderna e totalmente informatizada. Foi inaugurada em 22 de maio a Policlínica Centro, que fica na Rua Xavier de Toledo, 517, no local em que até janeiro funcionava o CME (Centro Médico de Especialidades) Xavier de Toledo e que recentemente abrigou o Centro de Referência para Dengue. A unidade, gerenciada com apoio da Fundação do ABC, substituiu a antiga US Centro, que ocupava imóvel na Rua Campos Sales.

O prefeito Paulo Serra esteve na nova unidade acompanhado do secretário de Saúde, Acacio Miranda, e de seu par na pasta das Ações Governamentais, Gilvan Junior, além de outros secretários, vereadores e de outras autoridades municipais.

“A região central merecia um equipamento com essa qualidade, afinal, são mais de 10 mil atendimentos por mês. Motivo de orgulho ver as pessoas dizendo que melhorou o atendimento da saúde em Santo André. Hoje nossa rede oferece algo muito parecido com o que é ofertado na rede privada. Sabemos que a saúde é um desafio permanente, mas, se olharmos para trás, concluímos que a situação melhorou e os andreenses reconhecem isso”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

A mudança da US Centro da Rua Campos Sales para a Xavier de Toledo representou ganho expressivo de área, uma vez que o antigo imóvel contava com 460 metros quadrados de área total e o novo local tem 749 metros quadrados de área total construída, ou seja, ampliação territorial de 62,8%. Além disso, o imóvel atual é totalmente plano, o que facilita o acesso aos serviços.

No novo imóvel, a Policlínica Centro conta com nove consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, coleta de exames, medicação, farmácia e sala de odontologia. A reforma do imóvel, que é alugado, foi realizada pelo proprietário, ou seja, não houve investimento de recursos públicos. Antes, no imóvel antigo, a unidade tinha quatro consultórios médicos, ou seja, a capacidade mais do que dobrou.

“Estamos entregando uma unidade nova, moderna e muito maior do que a anterior. Um ganho expressivo de capacidade de atendimento e de qualidade para atender cada vez melhor os andreenses. Além do espaço físico, tivemos um ganho importante de agilidade com o prontuário eletrônico e a utilização do totem de senha. Tudo isso gera mais organização e traz conforto para os nossos usuários”, destacou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

No espaço antigo, a US Centro realizava, em média, 450 atendimentos por dia (totalizando 9 mil no mês). No novo imóvel, a expectativa é de que ocorra maior procura pelos serviços, com aumento de ao menos 20% na demanda, ou seja, 540 atendimentos por dia (total de 10.800 no mês).

Hospital Mário Covas recebe comitiva do Mário Palmério Hospital Universitário

Postado por Akira Suzuki em 24/maio/2024 -

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) recebeu em 22 de maio uma comitiva do Mário Palmério Hospital Universitário, unidade vinculada à Universidade de Uberaba. A visita teve por objetivo conhecer os processos e rotinas do HEMC, entender a gestão do corpo clínico, processos gerenciais e gestão de resultados.

O encontro proporcionou importante benchmark entre as instituições, com trocas de experiências, análise de práticas semelhantes e identificação de melhores práticas a serem adotadas entre os dois equipamentos de saúde, em vista do aprimoramento e otimização do desempenho de maneira sistemática e lógica.

O Mário Palmério Hospital Universitário é um hospital geral de ensino destinado ao atendimento da população de Uberaba e região. Suas instalações formam um complexo de oito prédios interligados por passarelas, totalizando 18.500 m² de área útil construída. A unidade de média e alta complexidade conta com 220 leitos e serviços de clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, hemodiálise, ortopedia, pediatria, transplantes, captação de órgãos, diagnósticos laboratoriais e por imagem, ambulatórios, pronto atendimento e áreas de administração e de apoio.

Hospitais Nardini e Mário Covas recebem selo do ‘Programa Farol’ na Hospitalar 2024

Postado por Eduardo Nascimento em 22/maio/2024 -

Gerenciadas pela Fundação do ABC, unidades foram homenageadas no São Paulo Expo, durante a principal feira do setor Saúde da América Latina

 

Equipe do Hospital Estadual Mário Covas na Feira Hospitalar 2024

Gerenciados pela Fundação do ABC, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá e o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, foram homenageados nesta semana durante a principal feira do setor Saúde da América Latina, a Hospitalar. As duas unidades receberam o selo de qualidade do Programa Farol, uma iniciativa da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS) e Sindicato dos Hospitais do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO). A certificação atesta as boas práticas de monitoramento permanente de instituições de saúde em relação à assistência e às rotinas administrativas.

“Uma honra receber a certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade concedida pelo Programa Farol, que ratifica as boas práticas adotadas pelo Hospital Nardini na assistência e nas rotinas administrativas. Agradeço a toda nossa equipe que, de forma admirável, foi responsável por mais essa conquista”, comemorou a diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), Dra. Patrícia Veronesi.

Criado em 2009, o Programa Farol é uma ferramenta de gestão de indicadores destinada à padronização e centralização das informações assistenciais e administrativas de todas as instituições participantes. O sistema permite que a instituição trace suas próprias metas para cada indicador, que serão visualizadas em gráficos e nas comparações com outras unidades de saúde. Os gráficos também podem ser gerados conforme as características dos serviços, facilitando as comparações.

“A iniciativa possibilita trabalharmos as informações de segurança do paciente em uma ferramenta de gestão de indicadores de interface muito simples e intuitiva, permitindo instaurarmos uma prática permanente de monitoramento de nossas rotinas, em comparação com demais instituições participantes. O resultado disso é a melhoria contínua dos serviços prestados e o fortalecimento da cultura de qualidade na instituição”, informa o diretor-geral do Hospital Mário Covas, Dr. Adilson Cavalcante.

Durante o primeiro ano da certificação é preciso comprovar quatro indicadores administrativos e seis indicadores de cuidados de saúde e de segurança do paciente. As unidades certificadas também não podem deixar de inserir dados por três meses consecutivos nos indicadores escolhidos. Já no segundo ano de participação serão exigidos quatro indicadores administrativos e 11 indicadores assistenciais.

Rodrigo Brolo, Dra. Patrícia Veronesi e Dra. Thais Lana, do Hospital Nardini – COSAM

Lucy Montoro de Diadema reforça técnicas de higiene das mãos, frutas e hortaliças

Postado por Eduardo Nascimento em 21/maio/2024 -

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema realizou nos dias 14 e 15 de maio ações de conscientização pela correta higiene das mãos. A iniciativa de promoção da saúde teve por objetivo a conscientização de colaboradores, pacientes e demais usuários da unidade sobre a correta higienização das mãos, assim como de alimentos como frutas e hortaliças.

Foram ensinadas técnicas simples, mas essenciais para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. A mensagem passada reforçava: “Lavar as mãos salva vidas! Vamos manter esse hábito sempre presente em nossa rotina para cuidar da nossa saúde e daqueles ao nosso redor seguindo o passo a passo”.

Os passos ensinados são:

Passo 1: Molhe as mãos com água corrente.

Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir toda a superfície das mãos.

Passo 3: Esfregue as palmas das mãos uma na outra.

Passo 4: Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda com os dedos entrelaçados e vice-versa.

Passo 5: Esfregue as palmas das mãos entre os dedos.

Passo 6: Esfregue o dorso dos dedos de uma mão contra a palma da outra.

Passo 7: Esfregue o polegar esquerdo com a palma da mão direita em movimento circular e vice-versa.

Passo 8: Esfregue a ponta dos dedos de uma mão na palma da outra em movimento circular.

Passo 9: Enxágue as mãos com água corrente.

Passo 10: Seque as mãos com uma toalha limpa ou papel toalha.

Passo 11: Use o papel toalha para fechar a torneira, evitando o contato direto com as mãos.

No âmbito da higienização correta de frutas e hortaliças, a equipe do Lucy Montoro de Diadema reforçou a importância do uso de hipoclorito de sódio como forma eficaz de remover resíduos de sujeira, pesticidas e microrganismos – uma medida simples, que pode prevenir doenças e garantir a segurança alimentar.

Hospital da Mulher de Santo André participa da 3ª edição da Marcha Furta-cor

Postado por Eduardo Nascimento em 21/maio/2024 -

Campanha visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna

 

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, participou em 18 de maio da 3ª edição da Marcha Furta-cor. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A concentração ocorreu às 9h, no Cine Theatro Carlos Gomes. Após a caminhada, a marcha foi finalizada com uma roda de conversa na praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Santo André.

O Maio Furta-cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e suprapartidária. As ações acontecem neste mês, por ser a época em que é celebrado o Mês das Mães. A furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, pois nele cabem todas as cores.

O movimento, idealizado pela psicóloga clínica e perinatal, Nicole Cristino, e pela psiquiatra e psicoterapeuta, Patrícia Piper, existe desde 2021 e já conquistou mais de 100 leis Maio Furta-cor, que instituem maio como o mês dedicado à conscientização e promoção de saúde mental materna nos calendários municipais e estaduais. São mais de 400 representantes em cinco continentes (América, África, Ásia, Europa e Oceania) e em mais de 14 países até o momento.

Além de participar da Marcha, a população pode contribuir promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, compartilhando conteúdos nas redes sociais e engajando-se em ações gratuitas.

Presidente da Fundação do ABC visita AME Mauá e destaca avanços na unidade

Postado por Eduardo Nascimento em 17/maio/2024 -

Reestruturação e inovações na unidade de saúde geraram melhorias na qualidade do atendimento e redução do absenteísmo

 

Dr. Luiz Mário, Dra. Adlin Veduato, Dr. Rodrigo Mota e Dagoberto Gomes de Moura

Nesta semana, o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, esteve no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, unidade de saúde do Governo do Estado de São Paulo gerenciada em parceria com a FUABC. A visita teve como objetivo conhecer as recentes melhorias na unidade, que passou por uma ampla reestruturação desde o início de 2023.

O AME Mauá atende aos sete municípios da região do Grande ABC, em especial Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A unidade oferece 11 especialidades médicas, além de fisioterapia e psicologia, e realiza mais de 20 tipos de exames, como retinografia, teste ergométrico e endoscopia. A agenda do AME é encaminhada mensalmente ao Departamento Regional de Saúde I – Grande São Paulo, e a distribuição das vagas é feita pela própria Regulação Estadual.

Durante a visita, que ocorreu em 16 de maio, o gerente médico do AME Mauá, Dr. Rodrigo Mota, apresentou os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2023 e início de 2024, que levaram à completa transformação da unidade. O presidente da Fundação do ABC elogiou os resultados. “Conseguimos muita coisa aqui. Foi um grande desafio para a FUABC e a Diretoria atual tem uma grande responsabilidade de levar a unidade daqui para melhor. Tenho um respeito muito grande, uma admiração verdadeira pela equipe que trabalhou nessa transformação do AME Mauá”.

Diretora-geral da unidade, Dra. Adlin Veduato destacou o ambiente saudável e coeso. “Os colaboradores estão envolvidos nos processos e dedicados à melhoria contínua. Os pacientes e os funcionários têm ânimo de estar no AME, e isso melhorou muito depois das reformas e reestruturações. Percebemos todos muito felizes. Estamos batendo as metas, o absenteísmo dos pacientes caiu drasticamente, e os resultados são muito positivos”.

Com um custeio anual de aproximadamente R$ 12 milhões, o contrato de gestão do AME Mauá prevê metas ambiciosas: 39 mil consultas médicas, 17,5 mil consultas não médicas, 1.104 cirurgias maiores ambulatoriais e 3.162 cirurgias menores por ano, além de mais de 14 mil exames anuais, entre os quais estão eletroencefalograma, eletroneuromiografia, ecocardiografia e diagnósticos em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia e oftalmologia.

Dr. Luiz Mário e Dra. Adlin Veduato

AMPLA REESTRUTURAÇÃO

Um dos principais trabalhos desenvolvidos no último ano foi a diminuição da taxa de absenteísmo, que caiu de 32% no final de 2022 para 13% em março de 2024. Essa redução foi alcançada por meio de um intenso trabalho de matriciamento, aproximação com a Regulação Municipal de Mauá e conscientização dos pacientes sobre a importância de comparecerem às consultas ou avisarem previamente em caso de impossibilidade.

A unidade também implementou diversas melhorias nos processos assistenciais e administrativos. Entre os destaques estão a revisão do processo de abertura das agendas, reestruturação do setor de agendamentos, controle rigoroso de metas e censo diário, revisão do fluxo do centro cirúrgico e novos processos no SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística). Administrativamente, foram feitas novas análises de contratos, readequação do quadro de funcionários, criação de novos postos de monitoramento e reestruturação do fluxo de caixa e dos processos de compras.

O final de 2023 foi marcado por importantes conquistas, como a adesão ao plano estadual de redução de filas, resultando em 646 cirurgias de catarata realizadas entre novembro e dezembro. A unidade também registrou um recorde de mais de mil atendimentos em um único dia.

No âmbito da inovação, o AME Mauá desenvolveu internamente um painel de bordo com Power BI, atualizado diariamente, que oferece uma visão em tempo real da situação da unidade, metas, gerenciamento do contrato, procedimentos e outros dados essenciais para a gestão. Este painel também mapeia o absenteísmo por cidade, área, especialidade e procedimento, auxiliando na tomada de decisões.

O gerente administrativo do AME Mauá, Dagoberto Gomes de Moura, agradeceu a confiança da Presidência da Fundação do ABC. “O trabalho foi intenso ao longo do ano passado, mas trouxe resultados muito positivos e palpáveis. Hoje, a população de Mauá consegue enxergar a diferença da unidade assim que ela entra para ser atendida, tanto em relação à qualidade assistencial, como também à ambiência e ao respeito aos usuários, entregando o que eles efetivamente merecem”.

A diretora-geral do AME Mauá reforçou o compromisso com a qualidade do atendimento. “Temos a obrigação de fazer a diferença na vida das pessoas. Tenho certeza de que vamos continuar elevando o padrão da saúde do AME em favor da população de Mauá”, finalizou Dra. Adlin Veduato.

Dr. Luiz Mário com as colaboradoras do AME Mauá

Hospital da Mulher conquista 1º lugar em simpósio de Enfermagem da Prefeitura

Postado por Maíra Oliveira em 16/maio/2024 -

Dois trabalhos do Hospital da Mulher e um do Samu foram os destaques de evento que marcou a Semana da Enfermagem

 

Alex Cavanha/PSA

Enfermeiros, técnicos, coordenadores e outros profissionais da Secretaria de Saúde de Santo André se reuniram nesta semana para o 1º Simpósio das Experiências Exitosas da Enfermagem, realizado no Centro Universitário Anhanguera, na Vila Assunção. No total, 22 trabalhos realizados na rede municipal de saúde foram inscritos e três foram os premiados, sendo dois do Hospital da Mulher e um do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O case que ficou com o primeiro lugar foi o “Mamasus – Tipoia de sustentação para amamentação”, técnica desenvolvida para mamães que tiveram parto no Hospital da Mulher e têm dificuldade para amamentar os seus bebês. Na segunda posição ficou o trabalho “Elaboração e execução do incidente com múltiplas vítimas no município de Santo André”, realizado pelo Samu. Por fim, em terceiro ficaram as práticas integrativas “Cromoterapia e aromaterapia no pré-parto e centro de parto”, também do Hospital da Mulher.

“Esse primeiro simpósio deu a dimensão da importância da nossa rede de saúde, materializada nos trabalhos realizados e que trouxeram tanto benefício para a população em diversos serviços de saúde espalhados pela cidade. Também foi uma oportunidade de agradecer e homenagear profissionais da enfermagem que atuam na rede e que fazem diferença significativa na vida das pessoas”, comentou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

Foram apresentados trabalhos de diversas áreas que compõem a rede de saúde como Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção Hospitalar, Rede de Urgência e Emergência, Atenção Especializada à Saúde e Atenção Primária à Saúde. O evento, que marcou a Semana da Enfermagem, realizada entre 12 e 20 de maio, contou com a presença de 337 pessoas.

Os trabalhos inscritos foram analisados por comissão formada por Isabel Cristine Fernandes, do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Eneli Formigari, do Centro Educacional Etip e Camila Zanon da Mata, do Centro Universitário Anhanguera.

AME Sorocaba investe na capacitação da equipe de limpeza e conservação

Postado por Akira Suzuki em 16/maio/2024 -

Intuito é aprimorar conhecimentos da equipe de limpeza sobre segurança e uso correto de produtos químicos

 

Participantes receberam certificados da empresa que promoveu o treinamento

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou no último dia 9 de maio um treinamento para aprimorar os conhecimentos de sua equipe de limpeza e conservação.

O evento, que contou com a orientação da empresa de produtos de limpeza JVD, teve como foco a conscientização sobre segurança e a padronização de processos.

Durante o treinamento, os colaboradores receberam instruções sobre o correto manuseio de produtos químicos, incluindo medidas preventivas para evitar acidentes e danos à saúde. Além disso, foram apresentadas diretrizes específicas para a utilização adequada de cada produto, de forma a garantir a eficácia na limpeza e conservação dos ambientes da unidade de saúde.

“A segurança e a excelência são pilares fundamentais em nossa atuação. Investir na capacitação de nossa equipe é essencial para assegurar não apenas a qualidade dos serviços, mas também a proteção de nossos colaboradores e clientes”, afirmou Vanessa Aparecida da Silva, técnica de segurança do trabalho do AME Sorocaba.

A iniciativa reflete o compromisso da gestão do AME Sorocaba com suas equipes e o aprimoramento contínuo dos processos. Ao promover a conscientização sobre o uso correto e seguro de produtos químicos, a instituição eleva seus padrões de qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental.