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Postado por Akira Suzuki em 18/nov/2024 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André promoveu neste novembro a SIPAT ‘Zen’, uma semana de atividades e palestras voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um momento para reforçar a importância dos cuidados com a saúde física e mental no ambiente corporativo.
A programação diversificada entre os dias 11 e 14 de novembro incluiu temas como a importância do sono, saúde mental do colaborador, assédio moral e práticas de relaxamento, com o objetivo de oferecer aos profissionais um espaço para a troca de experiências e para o aprendizado de práticas saudáveis.
No primeiro dia, a abertura foi conduzida pelo diretor-geral, Victor Chiavegato, que enfatizou a importância da integração entre segurança e bem-estar na rotina dos trabalhadores. Na sequência, a especialista Marisa Silva abordou os benefícios de uma boa qualidade do sono.
Ao longo da semana, os colaboradores tiveram acesso ao “Cantinho Zen”, um momento de relaxamento disponível diariamente. Dinâmicas sensoriais, práticas integrativas e meditação também estiveram na programação. Outro destaque foi a palestra sobre saúde mental, conduzida pela psicóloga Dra. Ana Neri, que trouxe reflexões sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Já a nutricionista Fernanda Maciel liderou uma roda de conversa sobre diabetes, com informações valiosas sobre prevenção e cuidados com a alimentação.
A programação também incluiu atividades de lazer, como o bingo com as voluntárias “Rosinhas”, promovendo a interação e descontração entre os profissionais. Com essas atividades, a SIPAT ‘Zen’ foi uma oportunidade para reforçar a cultura de bem-estar e prevenção no AME Santo André, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.
Postado por Akira Suzuki em 18/nov/2024 -
Programa “Filho que ama leva o pai ao AME” funciona desde março de 2014 e atende todo o Estado (foto: Governo de SP)
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece check-up gratuito para homens com idade a partir de 50 anos no decorrer do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de próstata. O programa “Filho que ama leva o pai ao AME” funciona desde março de 2014 e atende todo o Estado. A consulta pode ser agendada pelo 0800-779-0000.
Nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), são oferecidos durante todo o ano, aos sábados, exames preventivos visando rastrear ativamente o câncer de próstata e ressaltar a importância da detecção precoce da doença, bem como a oportunidade de os filhos acompanharem seus pais no check-up. A Fundação do ABC integra esse esforço por meio dos AMEs de Mauá, Praia Grande, Santos e Sorocaba.
O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.
No sábado seguinte, é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista para avaliação dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais procedimentos, com acompanhamento e tratamento.
Desde julho deste ano, o serviço também está disponível pelo app e site do Poupatempo, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000.
AGENDAMENTO
Para realizar o check-up, é preciso fazer o agendamento pelo 0800-779-0000, informar o local onde reside e o atendente buscará a oferta disponível na região. Mais de 30 AMEs da Grande São Paulo, interior e litoral do Estado estão envolvidos na campanha e funcionam geralmente aos sábados, das 7h até 13h, mediante agendamento.
Postado por Akira Suzuki em 14/nov/2024 -
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André (SP), recebeu nesta semana a placa simbólica da reacreditação Internacional Qmentum, nível Diamante. A cerimônia no auditório do hospital contou com a presença de diretores, colaboradores e de representante da Quality Global Alliance (QGA), instituição avaliadora do processo.
Ao todo foram três dias de visitas de reacreditação junto aos avaliadores da QGA. A conquista reflete o compromisso da instituição com a qualidade e segurança do atendimento, a partir de processos sólidos e de ações permanentes direcionadas à melhoria contínua dos serviços prestados.
Dr. Adilson Cavalcante e Heloísa Molinari
Dr. Adilson Cavalcante, diretor-geral do HEMC, destacou a importância da conquista para a instituição. “Hoje é um dia muito feliz. Temos a ONA (selo da Organização Nacional de Acreditação) nível máximo, Qmentum internacional e agora passamos por fases de recertificações. Isso é maturidade. Em comparação com o Estado de São Paulo e o País, representamos 10% dos serviços hospitalares do SUS que possuem essa conquista. Não significa que chegamos ao patamar máximo, pois a saúde sempre impõe muitos desafios. Mas, estamos todos de parabéns. Desde 2001 seguimos trabalhando pelo SUS, em prol do melhor atendimento para os nossos pacientes”, disse o diretor.
Diretora Administrativo-Financeira do Hospital Mário Covas, Heloísa Molinari ressaltou o impacto positivo da reacreditação. “O Qmentum simboliza uma conquista muito merecida. Não é apenas um quadro na parede. É a certeza de que os nossos processos internos funcionam. Enraizar esse fluxo faz muita diferença. O sentimento é de muita gratidão pelo empenho e dedicação de todos neste processo”, disse.
“Não conseguiríamos seguir neste rumo de excelência sem vocês. Os colaboradores são a força motriz deste hospital. Agradecemos a todos por mais essa conquista”, completou o diretor-técnico da unidade, Dr. Celso Alessandro de Andrade.
Camila Covello
Camila Covello, diretora executiva da Quality Global Alliance, realizou a entrega simbólica da placa à Diretoria da unidade. “O Hospital Mário Covas tem uma maturidade realmente muito alta. Não vemos isso normalmente por aí. É um dos poucos serviços no mundo nível Diamond, e estamos falando de 45 países. Para se ter ideia, cerca de 40% dos hospitais de Montreal, no Canadá, ainda são nível Gold. O HEMC tem a qualidade no coração e as equipes devem celebrar muito essa conquista. Pois, mais difícil do que a conquista da certificação, é ser recertificado. Parabéns a todos”.
Segundo a representante da QGA, alguns pontos fortes da unidade foram considerados determinantes para a manutenção desta importante acreditação. O projeto Lean nas Emergências, que facilitou a comunicação multiprofissional e a excelência no uso de recursos; a reestruturação do acesso ao paciente cirúrgico; as campanhas de envolvimento de pacientes e familiares na prevenção de infecções na área de Oncologia, com foco em higiene; e as ações de sustentabilidade ambiental, que trouxeram redução na geração de resíduos infectantes.
A enfermeira do Núcleo de Qualidade do HEMC, Gisele Rabelo de Souza, estendeu o agradecimento a todos os colaboradores. “A qualidade não é um setor. A qualidade está dentro da área de cada um. Essa conquista é fruto do empenho e dedicação de todos. E é um esforço que não tem fim, pois entramos numa embarcação da qual não desceremos mais. Não existe volta. Seguiremos nesta jornada pela busca de melhorias contínuas”, finalizou.
RECONHECIMENTO GLOBAL
A Quality Global Alliance é cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e implementação de padrões mundiais de excelência em saúde, com foco nas pessoas. Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization (HSO) e sua metodologia internacional Qmentum nasceu no Canadá, através da Accreditation Canada, desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.
A HSO aplica os princípios orientadores de parceria com pacientes ao elaborar não apenas seus padrões de serviços sociais e de saúde, mas também ao desenvolver recursos de apoio e orientações, ferramentas de avaliação e identificação de práticas de liderança. Isso é feito para apoiar prestadores de serviços sociais e de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes de engajamento e cuidado centrado nas pessoas.
Postado por Akira Suzuki em 14/nov/2024 -
Objetivo principal da visita foi conhecer as práticas de gestão de resíduos
A comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André realizou uma visita técnica ao aterro sanitário de Santo André no dia 24 de outubro. A ação teve como objetivo compreender, de forma prática, o funcionamento das operações de gestão e destinação de resíduos, reforçando o compromisso da instituição com práticas sustentáveis e a segurança no descarte de materiais.
Durante a visita, os profissionais acompanharam etapas essenciais do gerenciamento de resíduos, como métodos de separação, compactação e a construção e uso de células, estruturas que garantem o armazenamento seguro de rejeitos. Além disso, a equipe observou o sistema de monitoramento aplicado no local, assegurando que o aterro funcione dentro dos padrões ambientais e sanitários exigidos.
A atividade proporcionou aos membros do PGRSS uma visão mais aprofundada sobre as técnicas de disposição segura de resíduos sólidos, abordando a importância da coleta e separação adequadas, medidas essenciais para evitar a contaminação do solo e a poluição ambiental. A visita reforçou a responsabilidade do AME Santo André na destinação responsável de resíduos hospitalares e o impacto positivo que cada ação tem na construção de um futuro sustentável.
Postado por Akira Suzuki em 14/nov/2024 -
O curso foi realizado no município de Itu
A fim de reforçar a segurança e o bem-estar de colaboradores e pacientes, o AME Sorocaba promoveu, no dia 9 de novembro, um treinamento teórico e prático para a formação de 20 funcionários na Brigada de Incêndio. A unidade é gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
A iniciativa, realizada no centro de treinamento Technical Fire, em Itu, preparou os participantes para atuarem em situações de emergência, abordando técnicas de prevenção e combate a incêndios, evacuação e primeiros socorros.
Os brigadistas receberam orientações específicas para responder rapidamente a princípios de incêndio e garantir a segurança de todos até a chegada do Corpo de Bombeiros. Os treinamentos, realizados anualmente, são essenciais para manter o grupo capacitado e atualizado, apto a agir em qualquer eventualidade. Durante a etapa prática do curso, foram simulados o combate direto a focos de incêndio e o atendimento inicial a possíveis vítimas, assegurando que os participantes estejam preparados para situações reais de emergência.
Postado por Akira Suzuki em 14/nov/2024 -
Em média, o equipamento fez cerca de 27,4 mil atendimentos por mês (foto: Eduardo Merlino/PSA)
Nove meses após ser inaugurado, o Poupatempo da Saúde de Santo André, administrado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, alcançou a expressiva marca de 250 mil atendimentos. O número foi celebrado dia 12 de novembro em evento que contou com a presença do prefeito Paulo Serra, do prefeito eleito e idealizador da unidade, Gilvan Junior, do secretário de Saúde, Acacio Miranda e de outras autoridades, entre elas Vanessa Nery, gerente-geral do Atrium Shopping, local onde o equipamento está instalado.
“Muito mais do que números, temos que comemorar a aprovação da população que ultrapassa os 90%. É um equipamento que virou referência para várias cidades do Brasil e fez parte do plano de governo de dezenas de candidatos na última eleição. Muito gratificante chegar a essa marca com essa qualidade”, comentou o prefeito Paulo Serra.
O sucesso do Poupatempo da Saúde se dá pelo seu conceito. O equipamento foi criado para minimizar a burocracia e agilizar o atendimento dos andreenses. Em um só lugar, o paciente é atendido pelos médicos especialistas, podem realizar exames e pequenos procedimentos, e já saem da unidade com o retorno agendado. O acesso ao equipamento se dá pelas unidades básicas de saúde onde o morador é cadastrado. Após o atendimento clínico nestas unidades, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado ao Poupatempo da Saúde.
“Muito feliz em comemorar essa marca tão importante de 250 mil atendimentos de um equipamento que ajudamos a construir do zero e que deu muito certo. Está no nosso plano de governo a construção de uma segunda unidade do Poupatempo da Saúde no segundo subdistrito, primeiro para descentralizar o atendimento, depois para aumentar a oferta de serviço”, declarou o prefeito eleito, Gilvan Junior.
Antes do Poupatempo da Saúde, os atendimentos da Atenção Especializada eram concentrados em dois centros médicos que atendiam, em média, 12.619 pessoas por mês, número que mais do que dobrou e subiu para 27.386 com o novo equipamento, alta de 117%.
“O sucesso do Poupatempo da Saúde passa pelo comprometimento da equipe que atua no equipamento, funcionários muito dedicados. Também é preciso enaltecer a parceria com o shopping, que permitiu a abertura da unidade sem investir nenhum dinheiro público. Uma parceria público-privada que trouxe resultados expressivos”, destacou Acacio Miranda.
Com 1,6 mil metros quadrados, o equipamento é o maior do Brasil dentro de empreendimentos comerciais, ocupa dois andares do Atrium Shopping e conta com 53 salas de atendimento. No total são 150 médicos que ofertam consultas em mais de 35 especialidades. A unidade está equipada com elevadores, escada rolante, salas de exames e de pequenos procedimentos, além dos ambulatórios de hanseníase, de transexualização e serviços de enfermagem.
Postado por Akira Suzuki em 13/nov/2024 -
O Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu nesta semana a nota máxima no processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC). Trata-se do instrumento mais importante no processo avaliativo de uma instituição de educação superior no País, garantindo a qualidade nos eixos do ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura.
Em sua análise, o MEC destacou como pontos fortes do Centro Universitário os processos de planejamento, avaliação e desenvolvimento institucionais, o incentivo às práticas acadêmicas, como a iniciação científica e a internacionalização, o alto nível de qualificação dos docentes e as estruturas físicas adequadas às necessidades da instituição.
O recredenciamento é um ato de fiscalização do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e por meio dele é aferido se a instituição de ensino superior cumpriu com o que foi prometido no ato de credenciamento.
Trata-se do ato fiscalizatório mais rigoroso do Ministério da Educação, com cinco eixos que funcionam como base para a avaliação de cada uma das instituições de ensino: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.
A nota máxima é considerada uma forma de consagração e reconhecimento dos serviços prestados pelo Centro Universitário FMABC, que em 2024 completou 55 anos oferecendo ensino de qualidade na área de saúde. Os pontos destacados pela entidade máxima da educação no país e divulgados em 12 de novembro comprovam que a instituição vem sendo competente ao aliar sua tradição de ensino com as atualizações exigidas pelo mercado.
“Estamos coroando um ano cheio de conquistas. Vamos seguir proporcionando ensino de qualidade e referência, sempre nos atualizando para manter o padrão elevado e garantir que nossos estudantes se tornem grandes profissionais e cidadãos”, explica David Uip, reitor do Centro Universitário FMABC.
Essa é mais uma das condecorações recebidas pelo Centro Universitário no ano. No início de outubro, o curso de Medicina também já havia recebido a nota máxima em uma avaliação do MEC, reconhecendo a excelência acadêmica, a competência e a organização dos envolvidos na formação de futuros profissionais de saúde.
O CENTRO UNIVERSITÁRIO FMABC
Criada em 1969 como Faculdade de Medicina do ABC e mantida pela Fundação do ABC, instituição de ensino se desenvolveu nas décadas seguintes formando profissionais que se tornaram referências na área da saúde. Além do curso de Medicina, o Centro Universitário FMABC oferece graduações em Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Gestão Hospitalar, além de mais de 60 cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, mestrado e doutorado na área de ciências da saúde. A instituição conta com mais de 2,4 mil alunos.
A expansão e a qualidade do ensino fizeram com que, em 2018, a instituição recebesse o status de Centro Universitário, ratificando a importância da FMABC na comunidade e também seu potencial em colaborar com o desenvolvimento de programas e projetos no campo da saúde e assistência médica da região do Grande ABC.
Postado por Akira Suzuki em 13/nov/2024 -
A quinta edição do Halloween Solidário foi marcada pela confraternização, integração e empenho dos colaboradores das sedes da Fundação do ABC e Unidade de Apoio Administrativo (UAA). O projeto organizado durante o mês de outubro arrecadou 5,7 toneladas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, que foram entregues para quatro instituições beneficentes localizadas em Santo André, São Bernardo, São Caetano e São Paulo, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nesta edição, foram arrecadados 24 mil itens de donativos pelos colaboradores da FUABC e da UAA. A equipe vencedora foi a Verde, com 6,7 mil donativos, o equivalente a 875 quilos.
O projeto Halloween Solidário da FUABC visa fortalecer os vínculos institucionais, despertar o espírito de equipe, cooperação e empatia com a responsabilidade social em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os quais, destacam-se: 1 – Erradicação da Pobreza/Fome Zero; 2 – Agricultura Sustentável; 10 – Redução das Desigualdades; e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. O projeto também reforça a colaboração da FUABC com seus municípios instituidores a partir de uma atuação socioambiental.
“O sucesso dessa campanha solidária não se resume apenas em volume de doações, mas na forma de como a FUABC incorporou os princípios ESG em sua estrutura, assim como reforça os seus compromissos de responsabilidade social. A mobilização dos colaboradores em prol dessa causa reflete um compromisso com o futuro, em que o cuidado com o próximo, com o meio ambiente e com as práticas de governança responsável caminham juntos para criar um impacto positivo. Isso é sustentabilidade”, disse a gerente de Sustentabilidade da FUABC, Daniela Pedregal.
Este ano, quatro instituições foram beneficiadas com as doações do 5º Halloween Solidário da FUABC. São elas: Associação dos Voluntários de Santo André (AV@SA); Lar da Criança Emmanuel, de São Bernardo do Campo; Rede Feminina de Combate ao Câncer, em São Caetano do Sul; e Casa Ninho (Apoio à Criança Carente com Câncer), localizada na Capital.
“Foi um sucesso. Novamente parabenizamos às equipes participantes pelo engajamento e solidariedade com o próximo. A FUABC reforça seu compromisso com o bem-estar social da região do Grande ABC e se orgulha da união de seus colaboradores que em todos os anos se dedicam ao projeto”, disse o coordenador de Sustentabilidade da FUABC, Elson Queiroz.
A premiação simbólica da equipe vencedora ocorreu em 1º de novembro, na sede administrativa da FUABC, em Santo André.
Postado por Akira Suzuki em 13/nov/2024 -
Prefeito Ricardo Nunes visitou o terreno onde será instalada a UPA São Mateus. Foto: Leon Rodrigues / SECOM SP
Nesta semana, durante a ação do programa Prefeitura Presente São Mateus, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Mateus, que irá compor a rede de urgência e emergência na região para atender cerca de 250 mil habitantes. A unidade será administrada pela Fundação do ABC.
Ao lado do secretário de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o prefeito fez uma visita ao local do futuro equipamento. Com início das obras previsto para ocorrer até o final deste ano, a unidade deve passar a funcionar a partir do segundo semestre de 2026. “Aqui será uma UPA 3, que tem tudo e funcionará 24 horas. Teremos 513 profissionais trabalhando e as obras começam este ano. Também daremos início de obras na nossa UBS Nova Conquista”, disse Ricardo Nunes.
A UPA São Mateus terá 31 leitos, com capacidade para realizar 15 mil atendimentos mensais nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral e odontologia. O investimento estimado é de cerca de R$ 16 milhões e o custeio mensal previsto será de R$ 5 milhões.
OUTROS ANÚNCIOS
Na visita realizada em 11 de novembro, também foram anunciadas a reforma para a UBS/UPA Laranjeiras, localizada na rua Bento Guelfi, 1.100, e da UBS Nova Conquista. A UPA Laranjeiras será uma unidade tipo II, com capacidade média mensal para realizar 10 mil atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria e cirurgia geral, e previsão de ter 329 profissionais. Com investimento estimado em R$ 15 milhões e custeio mensal aproximado podendo chegar a R$ 4 milhões, o início de obras está previsto para dezembro e a conclusão em 18 meses a partir do começo.
A UBS Nova Conquista será instalada na Rua Catorze, s/n, e terá capacidade para realizar até 4 mil atendimentos e mais 4 mil visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A unidade contará com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), equipe de Saúde Bucal e equipe multiprofissional, ampliando a oferta de serviços à população. Com o investimento estimado em R$ 9,6 milhões e custeio mensal de R$ 736 mil, a UBS permitirá um aumento na capacidade instalada, que passará de 2.576 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e atendimentos de saúde bucal, para 3.556 atendimentos, além de visitas domiciliares e outras atividades assistenciais. O início das obras está previsto para dezembro deste ano, com conclusão estimada em 18 meses.
UBS Jardim Conquista II. Foto: Paulo Guereta / SECOM SP
UBS JARDIM DA CONQUISTA II
Durante o programa Prefeitura Presente em São Mateus, o prefeito também vistoriou as novas instalações e acompanhou os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Jardim da Conquista II. Com investimento de mais de R$ 11 milhões provenientes do programa Avança Saúde SP, com contrapartida do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para adequação, construção, equipamentos e mobiliários, o novo espaço foi entregue no início de outubro.
A UBS passou por adequação do espaço físico, ampliando sua capacidade de atendimento e aumentando em 38% o número de profissionais. Desde a entrega das novas instalações, em 3 de outubro, já foram realizados mais de 11 mil procedimentos no local.
Entre as melhorias, estão o aumento no número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que passaram de quatro para cinco equipes; a ampliação do serviço de Saúde Bucal, indo de uma para três equipes. O quadro de profissionais da unidade saltou de 63 para 87.
A capacidade instalada passou de 2.576, entre consultas médicas, de enfermagem e atendimentos de saúde bucal, para 3.556. São quase 1 mil atendimentos a mais dessas três categorias profissionais, que também realizam visita domiciliar entre outras atividades assistenciais. Houve também a inclusão de uma equipe multiprofissional exclusiva, com 1 educador físico, 1 médico ginecologista e 1 médico psiquiatra (telemedicina), sendo no mínimo 578 atendimentos pela equipe multiprofissional.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e integra a rede de saúde da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus. É gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC, com o custeio mensal de R$ 961 mil.
Atendimento na UBS Jardim Conquista II. Foto: Paulo Guereta / SECOM SP
UBS PARQUE DAS FLORES
No dia 25 de outubro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a nova UBS Parque das Flores, na região de São Mateus. Gerenciado pela Fundação do ABC, o equipamento conta com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), além da oferta de atendimento de saúde bucal com três equipes, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psiquiatria (telemedicina). A unidade tem capacidade para realizar 9.400 atendimentos ao mês. São 85 colaboradores para atender a demanda: 25 ACSs, 12 auxiliares de enfermagem, seis enfermeiros, cinco médicos generalistas, um médico ginecologista, um médico psiquiatra (telemedicina), três auxiliares em saúde bucal, três cirurgiões dentista, um assistente social, um educador físico, dois farmacêuticos, três técnicos em farmácia, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um psicólogo, um agente de promoção ambiental (APA), entre outros.
A estrutura física conta com consultório odontológico com três boxes com uma cadeira cada, cinco consultórios, uma sala de consultório digital, elevador, sala Nossos Idosos, sala de ginecologia, farmácia, raio-X odontológico, sala de ACSs, sala de atendimento multiprofissional, sala de curativo, sala de emergência, sala de medicação, sala de vacina, sala de saúde da mulher, sanitários com acessibilidade, entre outras.
REDE ASSISTENCIAL
O território da STS São Mateus conta com 43 serviços de saúde, entre eles estão 18 UBSs, cinco Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs; três Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), um Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST/Aids, um Hospital Dia (HD) 24 horas, um Pronto Atendimento (PA), uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), um Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPics), uma Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) e outros equipamentos.
Postado por Akira Suzuki em 12/nov/2024 -
Dra. Morganna Alves, médica de família e comunidade
Em 1º de novembro, a Coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS) e o Núcleo de Educação Continuada de Santo André promoveram, com apoio da Fundação do ABC, um treinamento para qualificar profissionais da saúde no cuidado e manejo de feridas e cicatrizações. A capacitação, realizada no Anfiteatro do Prédio CEPES do Centro Universitário FMABC, reuniu profissionais de saúde de várias unidades do município com o objetivo de melhorar o atendimento a pacientes com lesões crônicas.
Além de apresentar novas técnicas e práticas para o tratamento adequado, o treinamento buscou reforçar a importância de uma abordagem humanizada e integral, essencial para o sucesso terapêutico e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Para a médica de família e comunidade do Núcleo de Matriciadores da APS e uma das responsáveis pelo treinamento, Dra. Morganna Alves, é essencial que os profissionais realizem uma anamnese completa, focada não apenas na lesão, mas também no contexto de vida do paciente. “Precisamos compreender não só a origem e a evolução da ferida, mas também os hábitos e o apoio social que o paciente possui”, explica. Segundo ela, esse olhar mais amplo permite que o tratamento seja personalizado e leve em conta as especificidades de cada indivíduo, fator essencial para a recuperação.
Outro ponto discutido foi a importância da documentação minuciosa das feridas. A médica destaca que as fotos são importantes, mas devem ser complementadas por descrições detalhadas. “É fundamental que o profissional registre características como cor, tamanho e odor da ferida para evitar interpretações equivocadas”, enfatizou. Dessa forma, a comunicação entre os profissionais envolvidos no atendimento se torna mais precisa, garantindo continuidade no cuidado do paciente.
Enfermeira Stéfani de Jesus Camilo
Já a enfermeira Stéfani de Jesus Camilo, gerente de unidade de Santo André especializada em curativos e também uma das instrutoras, ressaltou o impacto positivo da capacitação na rede pública. “Essas atualizações fazem toda a diferença. Agora, os profissionais estão mais preparados para oferecer um cuidado acolhedor e qualificado, reduzindo o sofrimento físico e emocional dos pacientes com feridas crônicas”, comentou. Segundo ela, o vínculo e a sensibilidade no atendimento são decisivos para a adesão e o sucesso do tratamento.
Por fim, o treinamento apresentou ainda novas práticas de avaliação e de técnicas para tratamento de feridas, como o uso de curativos específicos e métodos de higienização. A meta é reduzir riscos de infecção, acelerar a cicatrização e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. A iniciativa da Coordenação de APS de Santo André em investir na formação contínua dos profissionais de saúde reforça o compromisso com um atendimento de qualidade e a busca por avanços na saúde pública da cidade.