Portal Atena de Relacionamento

Postado por Fernando Valini em 25/out/2013 -

Jardim com acessibilidade e investimento de R$ 1,2 milhão em reformas estruturais, tecnológicas e de rede completam novidades na FMABC

A Faculdade de Medicina do ABC inaugurou em 23 de outubro o andar térreo do Prédio Central ampliado e totalmente reformado. São 12 novas salas de aula com cerca de 45 lugares cada, entregues mobiliadas, com ar condicionado e prontas para receber os alunos. Além disso, o hall principal em frente à Secretaria Acadêmica foi modernizado, ganhou nova iluminação e tornou mais agradável o espaço com grande circulação de pais, alunos, professores e visitantes em geral.

“Trata-se de investimento muito importante, que precisava ser feito para manutenção, modernização e valorização do patrimônio da Faculdade. Também será de extrema utilidade, tendo em vista o crescimento da instituição e a provável ampliação de vagas no curso de Medicina em 2014”, lembra o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, que durante a inauguração fez oração judaica de agradecimento ao lado dos professores David Feder e Elie Fiss.

Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires agradeceu a FUABC pela parceria e investimento na infraestrutura da escola e lembrou, como ex-aluno formado na turma de 1980, de como era o andar térreo do Prédio Central. “Na minha época, os alunos chamavam o piso térreo de Pavilhão 9. Ninguém queria ter aula lá. Hoje é o oposto. O espaço passou a dispor de salas novas, modernas e completamente adequadas ao processo ensino-aprendizagem”.

Para Dr. Adilson, o piso térreo é hoje o cartão de visita da FMABC. “A reforma e a ampliação vieram em boa hora, pois já no início do ano receberemos muitos pais e calouros para matrículas. Todos serão recebidos em espaço mais adequado, que segue o padrão de qualidade da Medicina ABC”.

Presente à inauguração, o secretário-adjunto de Saúde de Santo André e aluno da primeira turma da FMABC, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves, aprovou a iniciativa: “Queremos uma escola que ensine e que tenha infraestrutura de ponta para ensinar. Fico muito feliz ao ver o novo piso térreo e tenho orgulho da evolução da Faculdade ao longo de 45 anos de história”.

Representante do corpo discente, Rafaela Medeiros ratificou: “Os alunos da Faculdade de Medicina do ABC têm orgulho de estudar na instituição devido à estrutura do ensino. Queremos que essa mesma qualidade educacional esteja no campo da infraestrutura. Por isso estamos muito felizes com o novo piso térreo”, completa Rafaela, que é aluna do 3º ano do curso de Fisioterapia e presidente do Centro Acadêmico Isabelle Squarcino.

Com as 12 novas salas de aula, agora são 25 ao todo no Prédio Central, além de quatro auditórios, 25 laboratórios, Secretaria Acadêmica e Biblioteca.

Investimento contínuo
Na mesma semana da inauguração do piso térreo do Prédio Central, a FMABC já havia recebido 428 computadores novos com padrão corporativo, adquiridos junto à empresa DELL com configuração de primeira linha e investimento que ultrapassa R$ 900 mil. A Medicina ABC pretende substituir 100% do parque informático e R$ 1,2 milhão já foi investido em reformas estruturais, tecnológicas e para atualização de rede. Há cerca de um mês, todo o campus universitário passou a contar com internet rápida e gratuita via Wi-Fi. O próximo passo será a substituição do sistema do ambulatório, o que proporcionará melhor controle e rastreabilidade de medicamentos, acesso eletrônico às prescrições médicas e integração total com o sistema TOTVS de gestão.

O mês de outubro também marcou o início do novo site institucional da Faculdade de Medicina do ABC. A página ganhou layout moderno e melhor distribuição das informações dos setores, notícias e serviços. A navegação foi otimizada e a usabilidade aperfeiçoada.

Entregue recentemente, novo jardim na entrada do Prédio Central completa as melhorias estruturais, adequando a instituição às exigências ambientais e de acessibilidade.

Central de Convênios ‘conectará’ 8 mil funcionários com intranet

Postado por Fernando Valini em 25/out/2013 -

Ferramenta foi lançada na última quinta-feira (24), no campus da Faculdade de Medicina do ABC

Maior unidade mantida pela Fundação do ABC, a Central de Convênios lançou em 24 de outubro sua mais nova ferramenta de comunicação para funcionários e gestores: o Portal Atena de Relacionamento. Sob responsabilidade do setor de Desenvolvimento da Informação, o portal está hospedado no endereço www.cc.org.br e tem muito mais recursos que a intranet convencional. Beneficiará cerca de 8 mil funcionários, que trabalham em mais de 40 planos de trabalho da Central de Convênios junto às prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra, além das recentes parcerias com Ribeirão Pires e Franco da Rocha. São colaboradores que atuam tanto na assistência à saúde da população quanto nas áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Programa de Saúde da Família e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.

Segundo o gerente de Desenvolvimento da Informação da Central de Convênios, Daniel Rocha Negildo, o portal permitirá aos funcionários consultar holerites, relação de férias, boletins, processo seletivo, normas e legislação trabalhista. Também poderão tirar dúvidas em tempo real acessando chat online disponível diariamente no Atena. Além disso, os gestores municipais terão informações detalhadas e atualizadas sobre cada unidade gerida pela Central de Convênios, inclusive com acesso ao número de funcionários em atividade, salários e listas de frequência. “A necessidade do portal surgiu a partir da expansão da Central de Convênios. Hoje estamos em sete municípios e cuidamos de 8 mil funcionários. Pretendemos aproximar os colaboradores do setor de Recursos Humanos, promover a integração e divulgar atividades e benefícios que oferecemos aos funcionários. Também passamos a oferecer importante ferramenta de gestão para os municípios parceiros”, explica Daniel Negildo.

Para a superintendente da Central de Convênios, Adriana Helena de Almeida, a agilidade na comunicação e as opções tecnológicas que facilitam a troca de informações estão entre os pontos altos do Atena. “Temos milhares de funcionários distribuídos em planos distintos de trabalho em sete municípios. É um grande desafio integrar todo o corpo de colaboradores, estimulá-los e promover ações que garantam sempre a qualidade do serviço ofertado pela Central de Convênios. A partir de agora, teremos ferramenta moderna, capaz de contribuir muito na comunicação entre as pessoas e, principalmente, na agilidade dessa interação”, garante Adriana de Almeida.

Inspiração grega
O nome Atena é inspirado na teoria organizacional de empresas, que classifica cada administração de acordo com os deuses gregos. A tipologia proposta pelo filósofo Charles Handy é explicada em seu livro “Os deuses da Gestão”, cuja base remete aos deuses da mitologia grega Zeus, Apolo, Atena e Dionísio – que são, nessa teoria, simbologias para identificar o grau de formalização e centralização das empresas. “Nosso portal está relacionado à cultura com forte ênfase em resultados e visa a resolução de problemas, características da administração Atena”, sintetiza o gerente da Central de Convênios.

Prevenção do câncer de mama é tema de palestra no Hospital da Mulher

Postado por Fernando Valini em 25/out/2013 -

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, está integrado à campanha mundial Outubro Rosa e promoveu em 24 de outubro a palestra “Câncer de mama – prevenção, diagnóstico e tratamento”. Sob responsabilidade do setor de mastologia, o evento gratuito ocorreu no auditório da instituição, destinado a colaboradores, usuários dos serviços de saúde e população em geral.

Além disso, o hospital distribuiu fitinhas cor de rosa aos funcionários e usuários, a fim de chamar a atenção para o Outubro Rosa, que visa a proteção da saúde feminina por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama e de ações preventivas – principalmente a realização de exames periódicos como a mamografia e ultrassonografia das mamas.

Segundo o mastologista do Hospital da Mulher de Santo André, Dr. Guerino Barbalaco Neto, com essa ação pretendeu-se conscientizar e orientar sobre riscos e prevenção da doença. “A importância deste tipo de atividade é a conscientização sobre prevenção primária e secundária do câncer de mama. Por meio de orientação, hábitos de vida saudáveis e outras atitudes é possível prevenir da doença”, alerta o médico.

Mamografia gratuita
O acesso ao exame de mamografia gratuito pelo SUS é um direito de toda mulher brasileira acima dos 40 anos, assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009. O Dia Nacional da Mamografia foi criado em 2008 e a data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

Em homenagem ao Outubro Rosa, a fachada do Hospital da Mulher, no Parque Novo Oratório, recebeu iluminação especial rosa não somente para chamar a atenção, mas como forma de alerta especialmente à ala feminina.

São Caetano recebe evento internacional sobre saúde da criança e do adolescente

Postado por Fernando Valini em 18/out/2013 -

Mais de 500 participantes são esperado no CECAPE Dra. Zilda Arns em palestras com expoentes dos EUA, Canadá, Alemanha e Portugal

O Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em parceria com o Laboratório de Escrita Científica da Faculdade de Medicina do ABC e a Fundação do ABC, organiza de 24 a 27 de outubro a 5ª edição do “Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente – CISCA”. Com sede no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE), em São Caetano (Rua Tapajós, 300), o evento pretende receber cerca de 500 participantes e contará com quase 50 conferencistas nacionais e 8 internacionais, destaques em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Portugal.

A solenidade de abertura no CECAPE Dra. Zilda Arns está programada para 24 de outubro, às 19h, e contará com conferência magna do médico e prefeito de Petrolina (PE), Dr. Julio Lossio, sobre “Políticas públicas de saúde para crianças e adolescentes”. A ocasião contará com presença de diversas autoridades regionais, entre as quais o prefeito de São Caetano, Dr. Paulo Pinheiro, o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, e o diretor geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires.
Mais informações sobre o congresso, inscrições e a programação científica completa estão disponíveis no endereço www.congressocdh.com.br.

Entre os objetivos centrais, o Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente busca promover discussões acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como aproximar pesquisadores, educadores e iniciantes à pesquisa e educação na área, com finalidade de melhorar o acompanhamento deste período crítico da vida do ser humano. Visa promover interação entre a equipe multidisciplinar e focar em objetivos de curto prazo na saúde da criança e adolescente, assim como produzir e disseminar conhecimento, por meio da educação continuada, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e para a formulação de políticas públicas.

Funcionário vence concurso de gastronomia

Postado por Fernando Valini em 18/out/2013 -

Técnico em segurança do trabalho do Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho da Central de Convênios – FUABC, Tiago Aguirre Santos é o grande vencedor do concurso “Pai Gourmet”, promovido pelo Grand Plaza Shopping de Santo André para celebrar o Dia dos Pais. O colaborador da Fundação do ABC ficou em primeiro lugar no quesito melhor sobremesa e ganhou viagem à Paris, na França. O concurso também premiou o melhor prato principal.

Os candidatos puderam inscrever suas receitas entre 25 de julho e 18 de agosto. A condição principal era que algum dos ingredientes fosse tipicamente brasileiro. Os autores dos 10 melhores pratos principais e das 10 melhores sobremesas foram convidados para preparar os pratos na Accademia Gastronomica, em Moema (SP), em 31 de agosto. As 20 receitas deram origem ao “Livro de Receitas Pai Gourmet Grand Plaza”, que pode ser acessado gratuitamente pelo endereço: http://www.rinocom.com.br/clientes/grandplaza/pai_gourmet/ebook/index.html.

Tiago Aguirre Santos preparou pudim de tapioca com frutas vermelhas. “Eu não esperava ganhar, a ficha ainda não caiu. Participei por acaso e agora vou a Paris. Estou muito feliz”, comemora o técnico da Central de Convênios e estudante de Engenharia de Produção, que sempre gostou de cozinhar e tem a gastronomia como hobby.

Bertioga apresenta plano de humanização ao Departamento Regional de Saúde

Postado por Fernando Valini em 18/out/2013 -

O Hospital Bertioga – FUABC é o primeiro da Baixada Santista a apresentar planejamento de atividades em humanização ao Grupo de Trabalho de Humanização Regional (GTH) do Departamento Regional de Saúde (DRS IV). Detalhado pela Comissão de Humanização em 29 de setembro, o Plano de Humanização é baseado nas políticas Nacional e Estadual, além de outros relatórios como o Humaniza SUS.

Segundo a diretora do departamento no Hospital Bertioga, Mirian de Almeida Andrade, o desenvolvimento do planejamento visa a alinhar a teoria das políticas às práticas no serviço. “O plano dá visibilidade às ações e contribui para a melhoria da assistência prestada no SUS”, explica.

O plano do hospital conta com total de 11 projetos, entre os quais Ouvidoria, Acolhimento com Classificação de Risco, Brinquedoteca e Voluntariado Musical – todos já em andamento. Também constam ações que serão implantadas neste ano, como Voluntário Acolhedor, Manual do Acompanhante e Oficina de Papel. O relatório apresentado ao Grupo de Trabalho de Humanização Regional foi realizado por equipe de profissionais de diversos setores.

Para Mirian Andrade, a apresentação do grupo do Hospital Bertioga contribui para que outras unidades construam seus planos de acordo com as políticas de humanização. “O plano do Hospital de Bertioga busca ambiente acolhedor, com projetos terapêuticos singulares e clínica ampliada em seus objetivos”, esclarece a diretora.

 

Com 35 notificações e 11 doadores de órgãos, ‘Irmã Dulce’ é referência

Postado por Fernando Valini em 18/out/2013 -

O Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande é referência em notificação de morte encefálica e doação de órgãos para transplante por doadores falecidos junto ao Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) da Escola Paulista de Medicina. A afirmação é do nefrologista Diogo Medeiros, coordenador médico do SPOT, que em 10 de setembro ministrou curso sobre o tema para profissionais de saúde do Litoral no anfiteatro do hospital. “Acho maravilhoso o trabalho do ‘Irmã Dulce’, que faz serviço de excelência e hoje é referência. Quando entro em hospitais de São Paulo para falar sobre doação de órgãos sempre cito o hospital de Praia Grande como exemplo”, declarou o médico.
De janeiro a agosto deste ano, o Hospital Irmã Dulce registrou 35 notificações de morte encefálica e 11 doadores falecidos de órgãos. Com tais números, a expectativa é que em 2013 continue liderando na Baixada Santista junto ao SPOT e supere as estatísticas de 2012, quando realizou 28 notificações e registrou 12 doadores.
O curso vem ao encontro da educação continuada, sensibilizando as equipes médicas e de enfermagem sobre a importância da doação de órgãos para uma demanda crescente por transplantes: no Brasil, aproximadamente 27 mil pessoas aguardam por órgãos que poderão salvá-las e melhorar a qualidade de vida. Medeiros frisa que 27 mil pessoas estão inscritas no cadastro nacional para receber órgãos, mas que o número real pode ser muito maior. Tomando por base que 120 mil pacientes precisam de alguma forma de diálise, podendo ser candidatos a transplante de rim, a demanda por doações quadruplicaria.
Para Medeiros, é preciso romper a resistência em fazer o diagnóstico de morte encefálica e informá-lo à família do paciente, a quem cabe autorizar, por escrito, a doação de acordo com o sistema nacional, amparado em leis e resoluções. No curso, o coordenador iniciou o assunto falando sobre o critério de morte, no passado determinado pela parada do coração, mas rediscutido em 1968. Com os primeiros transplantes de coração, o critério de morte passou a ser definido pela parada irreversível de todas as funções cerebrais e de tronco encefálico, comprovada por exames.

Medicina ABC e Dermatologia brasileira se despedem de Luiz Henrique Camargo Paschoal

Postado por Fernando Valini em 14/out/2013 -

“Pessoalmente, a FMABC significa tudo pra mim. É, sem sombra de dúvida, o que mais gosto no Grande ABC” – Dr. Paschoal (1934 – 2013)

A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC e a classe dermatológica de todo o país lamentaram em 4 de outubro de 2013 a perda de um dos mais brilhantes dermatologistas brasileiros: Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal, fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC desde a década de 1970 e diretor geral da escola por dois mandatos seguidos.

Cidadão do ABC
Apesar de nascido na Capital paulista em 22 de setembro de 1934, Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal é literalmente um “Cidadão do ABC”. Em 2006, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Santo André. No ano seguinte foi homenageado com os título de Cidadão São-Bernardense e de Cidadão Sulsancaetanense, concedidos em reconhecimento aos mais de 30 anos dedicados à Faculdade de Medicina e à região do ABC. Esse veterano dermatologista respeitado em todo o Brasil já foi professor assistente, professor Titular, representante dos docentes na congregação, passou por todos os cargos diretivos na FMABC até chegar a Diretor em 2002 e ser eleito para novo mandato até 2010.

Dr. Paschoal formou-se em 1960 pela USP (Universidade de São Paulo), onde também doutorou-se nove anos depois. Iniciou na Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC em 1972. Ao longo do tempo suas atividades no Grande ABC foram inúmeras, destacando-se a implantação do Instituto de Pele – que hoje leva seu nome – no campus da FMABC, que traz para a região várias vanguardas em dermatologia. Professor Luiz Henrique também batiza um dos anfiteatros do Hospital Estadual Mário Covas e o Centro de Estudos do Hospital de Ensino Anchieta, duas das instituições mantidas pela FUABC.

Ao lado dos dermatologistas Sebastião Prado Sampaio e Ival Peres Rosa, o ex-diretor da Medicina ABC fundou em 1988 a SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, um marco na história da medicina da pele, quando o profissional passou a tratar não só das doenças dermatológicas, mas também a fazer intervenções cirúrgicas antes sob responsabilidade do cirurgião plástico.

Assim, a SBCD aperfeiçoou o nível científico e a educação desse especialista, e em 2003 a cirurgia dermatológica passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Dr. Luiz Henrique Paschoal foi um dos primeiros residentes da clínica do doutor Sebastião Sampaio e quem fez o primeiro transplante de cabelo no país. Hoje a SBCD está entre as maiores do mundo em número de membros e é uma das mais exigentes em progressão do conhecimento.

Professor Luiz Henrique casou-se com Maria Gabriela Macedo Paschoal e é pai de três filhos: Luiz Henrique (in memorian), Francisco Macedo e Márcia.

“A Faculdade de Medicina do ABC é, sem sombra de dúvida, o que mais gosto no Grande ABC. Entrei na instituição em 1972 como professor Titular de Dermatologia. Trilhei quase toda minha carreira médica na escola, onde pude crescer pessoalmente e profissionalmente. Com muito esforço, construímos o Instituto de Pele do ABC, que hoje é referência nacional em Dermatologia e um dos locais mais respeitados do mundo na área de cirurgia dermatológica. Depois de mais de 30 anos na casa, com minha carreira acadêmica consolidada e reconhecido profissionalmente pela classe médica, não imaginava que poderia ter tamanha alegria como a que tive em 2002: fui eleito Diretor por quatro anos e, posteriormente, reeleito para mandato até 2010. É uma honra estar à frente da instituição e poder colaborar para a melhoria do ensino médico, da pesquisa científica e, principalmente, da saúde da população do Grande ABC”, declarava o então Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Luiz Henrique Paschoal, em 2009.

Capítulo na história
Em 17 de agosto de 2007, a FMABC lançava o livro “Med Coração do ABC”. Entre as mais de 500 páginas que reúnem a história da Faculdade de Medicina do ABC, o capítulo “Depoimentos” traz artigo assinado pelo Dr. Paschoal, que escreveu: “Cheguei na Faculdade de Medicina do ABC em 1972 como professor Titular de Dermatologia e fui o responsável pela criação do Instituto de Pele do ABC. Quando estive aqui pela primeira vez foi curioso, pois não tinha quase nada. Os alunos tinham aulas em salas emprestadas, existiam alguns laboratórios no recém-inaugurado prédio da Faculdade e a Dermatologia começou a atuar nos corredores do Hospital Anchieta”.

No final do depoimento, o médico reafirma seu amor pela FMABC: “Desde o início até os dias atuais, a evolução foi ciclópica. Saímos do zero para hoje termos um serviço reconhecido nacional e internacionalmente, principalmente na área de cirurgia dermatológica. Pessoalmente, a Faculdade significa tudo pra mim. Deixei o anonimato e passei a ter reconhecimento e fama como dermatologista através dos trabalhos desenvolvidos aqui. Troquei a USP (Universidade de São Paulo), onde me formei, pelo ABC e não me arrependo. Preferi ser cabeça de mosquito a rabo de leão”.

HPS Central de São Bernardo implanta Comissão de Bioética

Postado por Fernando Valini em 11/out/2013 -

Reunião em 01/11 contará com palestra da Dra. Maria Goretti Maciel, uma das mais respeitadas autoridades brasileiras em Cuidados Paliativos

O Hospital e Pronto-Socorro Central de São Bernardo colocou em funcionamento em setembro a Comissão de Bioética – grupo multiprofissional que se reúne periodicamente para discussão de temas delicados e que requerem conhecimento específico para melhor abordagem. Trata-se da quarta – e maior – comissão do gênero dentro das unidades mantidas pela Fundação do ABC, com registro de aproximadamente 30 participantes por encontro.

A Bioética é a área do conhecimento voltada à reflexão e discussão de valores relacionados à vida e à saúde humana. A fim de debater o tema em diversas frentes, muitos hospitais e centros de saúde mantêm comissões de bioética, que se reúnem para discussões sobre questões éticas relacionadas à vida e à morte, como em casos de recém-nascidos com malformações incompatíveis com a vida, bebês sem prognóstico, pacientes que, por princípios religiosos, não autorizam transfusões de sangue e derivados, pacientes com doenças terminais, aplicação de cuidados paliativos e doação de órgãos, assim como a respeito do comportamento das equipes de atendimento frente aos familiares. No ambiente da bioética também são tratadas questões como fertilização in vitro, aborto, clonagem, eutanásia e transgênicos.

A primeira reunião do HPS Central de São Bernardo ocorreu em 23 de agosto e abordou panorama geral com conceitos de bioética. Já em 4 de outubro o tema foi comunicação dolorosa. “Discutimos com os médicos, equipes de enfermagem, psicologia e demais profissionais da unidade a importância do cuidado e da sensibilidade ao comunicar um caso grave à família, por exemplo, ou o óbito de um paciente. Todos os funcionários em contato direto com pacientes e familiares devem estar preparados para situações como essas, sabendo abordar o assunto de maneira correta, com sensibilidade, apoiando os usuários e minimizando o impacto da notícia”, explica o consultor em humanização e bioética da Fundação do ABC e coordenador da comissão no HPS Central, Dr. Drauzio Viegas.

O início da Comissão de Bioética no HPS Central é o ponto de partida para instalação de grupo em todo o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo. Entre as entidades gerenciadas pela Fundação do ABC que já realizam o trabalho também estão o Hospital da Mulher de Santo André, o Hospital Estadual Mário Covas e o Complexo Hospitalar de São Caetano. Para os próximos meses está previsto início do trabalho no Hospital Nardini de Mauá.

Cuidados paliativos
A próxima reunião em São Bernardo está agendada para 1º de novembro (sexta-feira), às 10h, e debaterá questões relacionadas aos cuidados paliativos. Participará como palestrante Dra. Maria Goretti Maciel, que é Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e uma das mais respeitadas autoridades brasileiras no tema.

Com o aumento da expectativa de vida da população e constantes avanços nas ciências da saúde, essa discussão está cada vez mais presente nas unidades de saúde e escolas médicas. Isso porque, hoje, a determinação profissional para salvar vidas, somada à alta tecnologia disponível, muitas vezes sobrepõe o desejo de pacientes e familiares de buscar uma morte digna.

Segundo definição da Organização Mundial de Saúde, os cuidados paliativos são aqueles prestados de forma ativa e integral a pacientes com doença progressiva e irreversível, potencialmente letal, sendo fundamental o controle da dor e de outros sintomas através da prevenção e do alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual. Entre as legislações vigentes está a resolução 1805/06, do Conselho Federal de Medicina, sobre Terminalidade da Vida: “Art. 1º: É permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave ou incurável, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal”.

Trata-se de tema polêmico, que deve ser discutido caso a caso, em relação bastante franca entre equipe multiprofissional de saúde, paciente e familiares.

Hospital Bertioga reduz em 36% custos com água e energia

Postado por Fernando Valini em 11/out/2013 -

Há 6 meses o Hospital Bertioga – FUABC tem trabalhado em parceria com a empresa W- Energy Consultoria, Gestão e Tecnologia – especializada em redução de custos de água e energia – e tem marcado muitos pontos positivos em sustentabilidade. Os resultados obtidos em programas de monitoramento de vazamentos de água e gerenciamento de energia foram apresentados recentemente à equipe do hospital. “A média de economia de água está em 36% ao mês, o que representa R$ 7.000,00 a menos na conta de água”, calcula o consultor de gestão e tecnologia da W-Energy, Wagner Cunha Carvalho.

Segundo o superintende do Hospital Bertioga, Rogério Anhon Bigas, as adequações devem ser incorporadas pelos colaboradores a fim de evitar desperdícios e valorizar o consumo responsável no local de trabalho. “É fundamental sensibilizar todos os colaboradores para tenham essa consciência e apliquem no dia a dia. São economias que representam mais investimentos no hospital”, exemplifica.

Para alcançar os resultados foram instalados arejadores ecológicos em todas as torneiras, reguladores de vazão nos chuveiros, além de caixas de descargas acopladas, que receberam mecanismo de duplo acionamento. “As descargas contam com dois níveis de água. É possível escolher um que libera 3 litros e com 6 litros”, detalha Wagner Carvalho.

Entre os programas de redução de água está o caça vazamentos. Trata-se de equipamento eletrônico que localiza a vazão no ponto exato, sem necessidade de quebrar pisos e paredes. “Encontramos um vazamento no hospital que representava 4% do valor da conta de água”, conta o consultor da W-Energy.

Entre os projetos para a economia de energia está a instalação de um gerenciador com monitoramento via internet. O objetivo é saber quando faltou e voltou energia e se algum equipamento está apresentando variações no consumo. “Essas informações são enviadas via SMS no celular e por e-mail. Dessa forma, o hospital pode fazer a manutenção e correção de qualquer problema. Além disso, o gerenciador também calcula o valor a ser pago à concessionária até cinco dias antes da data de vencimento da conta”, explica Wagner.

Parceria com custo zero
A parceria com a empresa W-Energy teve início na metade do ano via Fundação do ABC e visa a redução do consumo de água e energia em todas as unidades gerenciadas. O contrato firmado é de 5 anos, sem necessidade de investimento pela FUABC. O trabalho da W-Energy é pago de acordo com os resultados. “Estamos muito satisfeitos em implantar proposta sustentável na Fundação do ABC, com impacto importante na preservação ambiental e sem onerar a instituição. A W-Energy recebe 50% do total economizado, o que significa redução de consumo e de gastos para a FUABC”, explica a coordenadora do programa Fundação Sustentável da FUABC, Juliana Pinesi Russo, que acompanhada pelas colaboradoras Cristina Passaretti e Maristela Favani, visitou entre abril e maio deste ano todas unidades mantidas pela Fundação do ABC para explicar em detalhes o projeto.

As primeiras unidades a receber equipamentos, adequações e orientações foram justamente as do Litoral: Hospital Bertioga, Hospital Irmã Dulce, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara e Ambulatório Médico de Especialidades (AME) – as três últimas em Praia Grande.