Hospital Geral de Carapicuíba organiza Semana do Bem-Estar Profissional

Postado por Akira Suzuki em 24/jun/2024 -

Em meados de junho, o setor de Educação Permanente do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) realizou a Semana do Bem-Estar Profissional, voltada para os colaboradores da instituição. Em parceria com escolas técnicas da região, o evento teve como objetivo proporcionar momentos de relaxamento e descompressão, alinhado ao tema “Cuidar de quem cuida”.

A atividade escolhida foi o cuidado com a pele. Os colaboradores puderam desfrutar de higienização, hidratação, aplicação de filtro solar e massagem facial, tudo realizado pela massoterapeuta Andréia, do curso de estética da escola técnica Sequencial.

Cristiane Martiniano, enfermeira da educação permanente do HGC, destacou a importância da iniciativa: “Ainda estamos em um projeto piloto liderado pelo gerente assistencial, Eduardo Martins. A ideia é implantar programas de bem-estar, voltados para os colaboradores. Esses momentos têm um papel vital na qualidade de vida dos trabalhadores, proporcionando vantagens concretas para a saúde mental, reduzindo estresse e ansiedade, principalmente para quem atua na área hospitalar”.

A técnica de enfermagem Priscila, que participou da ação, compartilhou sua experiência: “Momentos como esse são extremamente importantes para nós que trabalhamos com pessoas e cuidamos do seu bem mais valioso, a vida. Tirar esse momento para mim e ser cuidada foi revigorante. Precisamos estar bem, para cuidarmos dos nossos pacientes.  Que tenham mais dessas ações sempre”.

Com atividades mensais planejadas, a Semana do Bem-Estar Profissional busca continuamente melhorar a qualidade de vida dos colaboradores do HGC, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.

Cine Pipoca do AME Santo André exibe filme “Invictus”, de Clint Eastwood

Postado por Akira Suzuki em 24/jun/2024 -

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, em mais uma atividade do projeto Cine Pipoca, promoveu no dia 21 de junho duas sessões de cinema para funcionários com o filme “Invictus”. O evento, organizado pelo Grupo de Humanização do AME-SA, visa oferecer entretenimento e transmitir mensagens de incentivo e otimismo aos colaboradores participantes. As exibições ocorreram na sala de reuniões do ambulatório, com sessões às 10h e às 14h.

“Invictus”, filme norte-americano dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, retrata a história de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, e seu esforço para unificar uma nação fragmentada pelo apartheid. A narrativa foca em um período crítico quando Mandela, recém-eleito, identifica a Copa do Mundo de Rúgbi como uma oportunidade para fortalecer a união nacional. O filme destaca como Mandela se aproximou de François Pienaar, capitão da equipe de rúgbi, incentivando-o a liderar o time para a vitória, simbolizando a possível harmonia e superação das divisões raciais e econômicas do país.

PAI Baixada Santista organiza ações de conscientização ambiental

Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -

A Comissão de Sustentabilidade do Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista organizou em junho ações de conscientização ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A unidade apresentou um vídeo de sensibilização aos profissionais, visando conscientizar que, muito mais do que contribuir para minimizar a poluição, copos descartáveis têm inúmeros malefícios para a saúde.

Outra ação proposta consistiu em uma gincana na Ala Assistencial, também referente ao uso consciente de copos descartáveis, que buscou manter a adesão ao projeto de sustentabilidade “Cultive Amor”, com a redução do consumo de copos descartáveis após implantação do canecário – local onde cada colaborador mantém sua caneca personalizada.

A gincana de 4 a 9 de junho contabilizou todos os copos utilizados por plantão e os colaboradores puderam participar de um sorteio.

Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário organiza ‘Arraial da Sustentabilidade’

Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -

Em comemoração pela Semana do Meio Ambiente, a Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, em parceria com a equipe de Qualidade e Nutrição, realizou em junho o Arraial da Sustentabilidade. O evento contou com uma série de brincadeiras educativas feitas com materiais reciclados, como o Palhaço Ecológico, o Jogo de Argolas e a Pescaria da Segregação.

Na pescaria, por exemplo, cada peixe pescado tinha uma figura representando um tipo de resíduo, e os funcionários deveriam descartá-lo no recipiente correto. Doces, bolos e chá de gengibre com casca de abacaxi foram distribuídos durante a festividade.

Todas as equipes, incluindo assistência, higiene, nutrição, administrativos e agentes penitenciários, participaram das brincadeiras, que tiveram papel educativo fundamental, ajudando a esclarecer dúvidas sobre o descarte correto de diversos materiais. Esta atividade foi crucial para promover a conscientização ambiental e a prática de uma gestão de resíduos mais eficiente entre os funcionários.

Mutirão na FMABC atende pacientes com suspeita de doenças raras

Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -

Profissionais e alunos de diversos cursos do Centro Universitário atuaram no mutirão de atendimentos

 

Profissionais e alunos de diversos cursos do Centro Universitário atuaram no mutirão de atendimentos (fotos: divulgação/FMABC)

O Serviço de Doenças Raras do Centro Universitário FMABC realizou no último sábado (15/06) um mutirão com o tema “Um Dia Para os Raros”. Trata-se do segundo mutirão com o objetivo de reduzir a fila de espera para esses pacientes. A mobilização ofereceu agenda para 80 pacientes da região do Grande ABC. As vagas foram alocadas pela regulação regional após encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde da região.

A equipe médica selecionada para os atendimentos contou com aproximadamente 30 especialistas destacados, incluindo médicos e residentes. Além deles, também prestaram serviço fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, que contaram com o apoio administrativo para atender os presentes.

Logo durante a chegada os pacientes foram encaminhados ao processo de triagem, para melhor direcionamento às especialidades relevantes para o diagnóstico. As consultas regulares foram feitas no mesmo dia.

Residentes de medicina estudantes de diversos cursos de saúde do Centro Universitário também estiveram presentes no mutirão, contribuindo para a ação com informações sobre saúde para os pacientes e suas famílias, além de terem ajudado na sua locomoção pelo ambulatório.

Além dos atendimentos, o mutirão contou com atividades de entretenimento para os presentes, focando principalmente as crianças, que puderam se distrair com jogos de amarelinha e brincar com um dinossauro durante o período de espera. As atividades duraram das 8 às 17 horas. Os pacientes também receberam lanches para que pudessem aguardar os atendimentos.

“A proposta é que os pacientes com doenças raras tenham o atendimento agilizado, sem longas filas de espera. Pensando nisso, haverá outras mobilizações para que isto ocorra”, explica Anete Sevciovic Grumach, coordenadora do Serviço de Doenças Raras do Centro Universitário FMABC.

Pacientes que compareceram tiveram direito a lanche e atividades de lazer durante o evento

Fundação do ABC capacita profissionais de equipamentos de Assistência Social em SBC

Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -

Quatro treinamentos foram realizados, abrangendo biossegurança, combate a incêndios, ergonomia e manejo de produtos químicos

 

Evento contou com a participação de 23 pessoas

No dia 14 de junho, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC (FUABC) realizou uma série de quatro treinamentos para os funcionários que atuam nos equipamentos de Assistência Social de São Bernardo do Campo. Foi a primeira vez que se conseguiu reunir na sede da Secretaria de Assistência Social do município os profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS 01, 02, 03, 04 e 05), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e na própria Secretaria.

Os treinamentos contaram com 23 participantes, entre assistentes sociais, psicólogos e Camilla Padoim, diretora de seção de Proteção Social Básica (PSB), todos empenhados em absorver os conhecimentos transmitidos pela Técnica de Segurança do Trabalho, Yasmin Lima, da Unidade de Apoio Administrativo da FUABC.

O primeiro treinamento, focado em biossegurança, abordou temas como a definição do termo, responsabilidades e fluxos de acidentes, gerenciamento de riscos, percepção de riscos ambientais e medidas de prevenção, incluindo profilaxia e vacinação. A importância de uma atuação segura e preventiva foi destacada para reduzir a ocorrência de acidentes e promover um ambiente de trabalho saudável.

No segundo módulo, sobre princípios e combate a incêndio, os participantes receberam noções básicas sobre o tetraedro do fogo, formas de transmissão de calor, classes de incêndio e métodos de extinção. A correta utilização de extintores e outros dispositivos de combate a incêndio foi explicada com detalhes, enfatizando a prontidão necessária em situações de emergência.

A ergonomia foi o foco do terceiro treinamento, que apresentou o conceito conforme a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), os danos causados por posturas inadequadas e a importância da ergonomia de correção e concepção. Também foram abordadas a ergonomia de conscientização e a análise ergonômica do trabalho, além da ginástica laboral como uma prática preventiva.

Por fim, o treinamento sobre produtos químicos destacou a importância do conhecimento sobre a classificação e manuseio seguro de substâncias químicas. Foram discutidos objetivos, a utilização de fichas de dados de segurança e a importância dos centros de controle de intoxicações.

Este evento de capacitação demonstra o compromisso da Fundação do ABC com a formação contínua de seus profissionais (além de alguns externos), visando aprimorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população. A união dos profissionais dos diversos setores da Assistência Social de São Bernardo reflete a importância de um trabalho integrado e colaborativo, essencial para enfrentar os desafios do dia a dia.

Coren-SP empossa Comissão de Ética de Enfermagem no Emílio Ribas II

Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -

Cerimônia de posse marca início da gestão 2024-2027 da nova Comissão

 

Enf. Uiara da Hora (Núcleo da Qualidade), Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz (diretor técnico), Edna Matias (Coren-SP), Enf. Ivete Trotti (Coren-SP), Reginaldo Reple Sobrinho (diretor-geral), Enf. Quitéria Cristina da Silva Torres (gerente de enfermagem), Enf. Tatiana Westin (coordenadora de enfermagem), Enf. Franciele Scheuer (Educação Continuada) e Enf. Leticia Amarante (supervisora de enfermagem)

No dia 10 de junho, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, localizado na Baixada Santista e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foi palco de um evento para a comunidade de enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) esteve presente para empossar a nova Comissão de Ética de Enfermagem do Instituto, que atuará durante a gestão 2024-2027. A cerimônia contou com a participação da Coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do Coren-SP, representada pela enfermeira Ivete Trotti e pela conselheira Edna Matias.

Os dirigentes locais, incluindo o diretor-geral do Emílio Ribas II, Reginaldo Reple Sobrinho, o diretor técnico, Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz, e a gerente de enfermagem, enfermeira Quitéria Cristina da Silva Torres, recepcionaram as representantes do Coren-SP. Durante a visita, Ivete Trotti e Edna Matias realizaram uma palestra para os membros da nova Comissão de Ética de Enfermagem, abordando a importância e as atribuições dessa entidade dentro do contexto hospitalar.

As Comissões de Ética de Enfermagem têm um papel crucial nos serviços de enfermagem das instituições de saúde. Elas operam por delegação do Conselho Regional de Enfermagem, assumindo funções educativas, consultivas, conciliadoras, e de orientação e vigilância quanto ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. A atuação dessas comissões é fundamental para assegurar a idoneidade e a qualidade do atendimento prestado pelos enfermeiros, promovendo um ambiente de trabalho que respeite os princípios éticos da profissão.

Com a posse da nova comissão, espera-se que o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II continue a fortalecer suas práticas de enfermagem, garantindo que os pacientes recebam cuidados de alta qualidade e que os profissionais de enfermagem atuem de acordo com os padrões éticos estabelecidos. A nova gestão terá a responsabilidade de manter e aprimorar o compromisso com a ética e a excelência no atendimento, refletindo a missão do Coren-SP de promover a valorização e o respeito pela profissão de enfermagem em todas as suas dimensões.

Transformando vidas: histórias de superação e oportunidades na Saúde paulistana

Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -

Em São Mateus, histórias inspiradoras de superação e sucesso mostram como a Secretaria de Saúde da Capital e a Fundação do ABC estão oferecendo oportunidades crescimento profissional para a população da região e entorno

 

Thales Eduardo Estevão, Janaina de Jesus do Nascimento e Guilherme Carvalho Ferreira

No coração da Zona Leste da capital paulista, onde as ruas de São Mateus e Sapopemba testemunham a luta diária de seus moradores, histórias de superação emergem, entrelaçando-se com as oportunidades proporcionadas pela Fundação do ABC através do Contrato de Gestão São Mateus. Entre as muitas biografias de resiliência, destacam-se as trajetórias inspiradoras de Janaina de Jesus do Nascimento, Thales Eduardo Estevão e Guilherme Carvalho Ferreira. Cada um, à sua maneira, encontrou na FUABC uma chance para reescrever seu destino.

O contrato de gestão entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo, iniciado em 2015, representa um marco para a região de São Mateus, exercendo uma influência importante na melhoria dos serviços de saúde e no desenvolvimento local. Através dessa parceria estratégica, a comunidade tem acesso a uma gama abrangente de cuidados de saúde de qualidade, com ênfase na Atenção Básica.

As histórias aqui contadas não são apenas relatos individuais de sucesso; elas representam um movimento mais amplo de transformação social. Através do trabalho dedicado e da busca por oportunidades, esses personagens demonstram como a combinação de esforços individuais e suporte institucional pode criar um impacto duradouro em comunidades mais vulneráveis. Suas jornadas são um testemunho de que, com educação, perseverança e a oportunidade certa – o Contrato de Gestão São Mateus mantém um programa de banco de talentos que busca por novas vocações dentro de seu quadro de funcionários –, é possível superar adversidades e alcançar sonhos aparentemente inatingíveis.

 

A JORNADA DE JANAINA

No Jardim Rodolfo Pirani, uma área próxima a São Mateus e quase na divisa com Mauá, Janaina de Jesus do Nascimento, 39, cresceu em meio a desafios. Filha de um pedreiro e uma diarista, Janaina sempre soube que a educação era seu passaporte para uma vida melhor. Ela e sua irmã, Juliana, equilibravam os estudos com cursos profissionalizantes, enquanto sonhavam com a faculdade.

Depois de concluir o ensino médio, Janaina entrou para o mercado de trabalho em duas seguradoras, até que conseguiu nota e bolsa do ProUni para cursar Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu. Equilibrando estudos e trabalho – Janaina obteve estágio na editora da faculdade, onde depois foi efetivada –, ela se formou em dezembro de 2012, sendo uma das primeiras de seu círculo familiar a possuir um diploma de curso superior. Um ano depois, passou a empreender, mas a pandemia de 2020 trouxe dificuldades no ramo de eventos e festas a que se dedicava.

Foi quando decidiu voltar para uma ocupação como CLT, sendo admitida em novembro de 2020 na UBS Jardim Iva, em Sapopemba. Com a mãe passando por problemas de saúde, se candidatou na Fundação do ABC para trabalhar mais perto de casa. “Deus é tão bom e misericordioso, pois foi exatamente o que aconteceu”, diz Janaina, recordando como conseguiu um emprego no AMA/UBS Jardim São Francisco II, em dezembro de 2021, que fica a 15 minutos de sua residência, o que lhe permitiu conciliar melhor o trabalho com os cuidados à mãe.

Inicialmente contratada como Assistente Administrativa, Janaina foi incentivada a se inscrever no programa Banco de Talentos do Contrato de Gestão de São Mateus, que ganhou vida no início de 2023. No final do ano, ela foi convidada para um processo seletivo para o setor de Comunicação que estava sendo implantado na rede. Deu certo!  “Obrigada, Fundação ABC – Contrato São Mateus, por fortalecer em mim a certeza de que nunca é tarde demais para alcançar um objetivo ou realizar um sonho”, agradece Janaina, agora uma peça fundamental na comunicação institucional da FUABC.

 

O PROPÓSITO DE THALES NA SAÚDE

Sapopemba, bairro vizinho a São Mateus, é o berço de Thales Eduardo Estevão, hoje com 34 anos. Criado apenas pela mãe, foi admitido aos 16 anos como estagiário em uma fabricante de ferramentas e equipamentos eletrônicos para oficinas de automóveis, onde pegou o gosto pela Engenharia. Sem condições de pagar por uma faculdade, fez cursos profissionalizantes em eletrônica e conseguiu uma vaga efetiva e a chance de se formar em Engenharia Civil pela Universidade Nove de Julho.

Porém, foi na Saúde que Thales encontrou seu verdadeiro propósito, quando foi admitido como técnico de equipamentos biomédicos no Hospital Municipal Vereador José Storopolli, localizado na região da Vila Maria. Durante a pandemia de Covid-19, ele estava na linha de frente e, nesse período, especializou-se em Engenharia Clínica.

“Trabalhar com equipamentos e ver o seu uso ajudando a promover ou cuidar da saúde das pessoas é algo que me impacta até hoje”, revela Thales. “Ainda me lembro com carinho da primeira vez que entrei em uma sala cirúrgica para auxiliar as equipes médica e de enfermagem durante um procedimento”.

Hoje, Thales é o responsável pelo setor de Engenharia Clínica do Contrato de Gestão São Mateus. Sua expertise garante o funcionamento dos equipamentos médicos, essenciais para a qualidade dos serviços de saúde. “Sou extremamente grato à Fundação do ABC e ao Dr. Hugo (Macedo Junior, diretor-geral do Contrato São Mateus) por me proporcionar fazer parte desta equipe tão incrível e por poder contribuir com os objetivos da instituição através da minha experiência”, afirma ele, atualmente concluindo um MBA em Saúde 4.0 pela PUC.

 

GUILHERME E A INFRAESTRUTURA HOSPITALAR

Nascido e criado na Cidade A. E. Carvalho, na região de Itaquera, Guilherme Carvalho Ferreira, 28, iniciou sua trajetória na Engenharia Civil com um curso técnico de Desenho da Construção Civil pelo Centro Paula Souza. Aos 17 anos, esse filho de funcionários públicos ingressou no curso de Engenharia Civil na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, formando-se em 2018. Depois de passar por outros empregos, em março de 2021, ele iniciou sua caminhada na Fundação do ABC como temporário em Técnico de Obras Civis no Contrato de São Mateus.

Sua competência e dedicação rapidamente foram reconhecidos, levando à sua efetivação em dezembro de 2021 e à promoção a engenheiro civil em maio de 2022.  Guilherme é outro que chega a seu cargo atual através da procura por talentos entre os funcionários. “De certa forma, foi como se tivesse sido promovido pelo Banco de Talentos, embora ainda não estivesse implantado, mas, como os gestores sabiam da minha formação, fui indicado para o cargo”, avalia Guilherme.

Hoje, o profissional é responsável pela manutenção predial e acompanhamento de obras. Foi o que fez na recente reformulação do Hospital Dia (HD) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Mateus. Já no Centro Especializado em Reabilitação (CER), foi o responsável pela gestão de todo o processo na ampliação da unidade.

O trabalho de Guilherme assegura que as instalações hospitalares estejam sempre em perfeito estado, um aspecto vital para o funcionamento e segurança dos serviços de saúde. “Sempre trabalhei na área de manutenção e tinha a vontade de conhecer a manutenção hospitalar por ser uma área que envolve diversas disciplinas da engenharia”, diz ele sobre as motivações de enveredar para a área da Saúde. Agora, ele busca uma pós-graduação em Arquitetura Hospitalar na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

 

OPORTUNIDADES QUE TRANSFORMAM

O contrato de gestão entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo, iniciado em 1º de setembro de 2015, visa administrar as unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Mateus, na Zona Leste da capital paulista, em consonância com as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Este contrato tem como foco principal a Atenção Básica, que é a porta de entrada para o sistema de saúde, promovendo o cuidado contínuo e integrado aos moradores da região. Com um quadro de mais de 2,1 mil colaboradores diretos, o contrato tem sido aprimorado continuamente, proporcionando melhorias na qualidade e no acesso aos serviços de saúde.

Recentemente, São Mateus introduziu novidades notáveis, como a requalificação do CER para o nível III, que agora conta com modalidades auditiva, física e intelectual. Esta ampliação permite um aumento significativo no número de atendimentos mensais, beneficiando ainda mais a comunidade. Além disso, melhorias no HD e CEO foram realizadas, demonstrando o compromisso contínuo com a inovação e a excelência no atendimento à saúde dos moradores de São Mateus.

As histórias de Janaina, Thales e Guilherme são apenas algumas das muitas que emergem da iniciativa da Fundação do ABC em São Mateus. Através de oportunidades concretas e apoio institucional, esses profissionais não apenas superaram adversidades, mas também encontraram novos horizontes. Seus relatos são testemunhos poderosos de que, com educação, perseverança e a chance certa, é possível transformar vidas e comunidades inteiras.

Hospital Geral de Carapicuíba realiza treinamento sobre Reanimação Neonatal

Postado por Akira Suzuki em 20/jun/2024 -

Capacitação foi ministrada por especialista ligado à Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação de Medicina Intensiva Brasileira

 

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), unidade do Governo do Estado de São Paulo gerida em parceria com a Fundação do ABC, realizou em 17 de junho um treinamento sobre Reanimação Neonatal com enfermeiros e fisioterapeutas da área materno-infantil. O objetivo é assegurar melhor assistência aos recém-nascidos e diminuir os riscos de mortalidade em sala de parto, por meio de capacitação continuada conforme Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alinhadas à American Heart Association (AHA). Esse tipo de treinamento será realizado anualmente, conforme a programação da educação continuada.

O curso foi ministrado pelo Dr. Renato Lima, médico pediatra com destacada atuação na implantação do programa de reanimação e transporte neonatal pela SBP e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Dr. Renato é autor do livro “Uma chance de respirar” e instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da SBP. Ele também presta serviços na área de Neonatologia para a Organização Panamericana da Saúde (OPAS Brasil) e é assessor do Projeto QualiNeo, do Ministério da Saúde.

Com duração de 8 horas, o curso combinou aulas práticas e teóricas, oferecendo dados e informações atualizadas. O objetivo foi capacitar os profissionais para atuar de forma eficaz na sala de parto, onde cada segundo é crucial para a vida da criança e da mãe. Durante o treinamento, Dr. Renato Lima destacou a importância de capacitar todos os profissionais de saúde que atuam em maternidades pelo Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, prevenindo mortes por asfixia perinatal. Ele ressaltou que é essencial garantir que profissionais capacitados estejam aptos a atender intercorrências na sala de parto, assegurando a saúde neonatal e a segurança dos pequenos pacientes.

Outro ponto abordado foi o cumprimento da legislação. No Estado de São Paulo, a presença de profissionais habilitados em Reanimação Neonatal na sala de parto em hospitais é regulamentada pelo Decreto 58.849/2013 da Lei Estadual 14.686/2011.

A enfermeira da maternidade, Giselaine dos Santos, também compartilhou suas impressões sobre a importância do treinamento: “O nascimento é um momento muito importante para a vida da criança. Por isso, é fundamental que o bebê seja atendido por profissionais com conhecimento, treinamento e habilidade em reanimação neonatal. Mesmo quando nenhum problema é identificado na gestação, não sabemos o que pode acontecer e temos que estar preparados. Que esses treinamentos aconteçam sempre, pois é motivador para nós, colaboradores”.

Com a realização desses treinamentos, o HGC reforça seu compromisso com a excelência na assistência materno-infantil, garantindo que seus profissionais estejam sempre prontos para oferecer o melhor cuidado possível aos seus pacientes.

Com apoio da FUABC, Poupatempo da Saúde de Santo André alcança 100 mil atendimentos médicos

Postado por Eduardo Nascimento em 19/jun/2024 -

Equipamento de 1,6 mil metros quadrados foi inaugurado em fevereiro e centraliza no Atrium Shopping consultas com médicos especialistas

 

Fotos: Alex Cavanha/PSA

Inaugurado no início de fevereiro, o Poupatempo da Saúde, em Santo André, alcançou nesta quarta-feira (19/06) a expressiva marca de 100 mil atendimentos médicos. O equipamento que funciona em parceria com a Fundação do ABC está instalado dentro do Atrium Shopping, na Vila Homero Thon, e conta com 1,6 mil metros quadrados, sendo o maior do Brasil dentro de empreendimentos comerciais, com dois andares e 45 consultórios.

“Um dia muito especial para a saúde de Santo André. Alcançamos a marca de 100 mil atendimentos no Poupatempo da Saúde, equipamento criado por nós e que virou referência estadual pelos bons serviços prestados. Atendemos praticamente 2 mil pessoas por dia neste local, com muita qualidade, em estrutura que não deve nada a centros médicos particulares da nossa região”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O acesso do munícipe ao Poupatempo da Saúde se dá pelas unidades básicas de saúde onde o morador é cadastrado. Após o atendimento clínico nessas unidades, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para os médicos especialistas que atendem no Poupatempo da Saúde. No total há mais de 30 especialidades disponíveis e 150 médicos atuando no novo equipamento todos os dias.

“Santo André inovou criando o Poupatempo da Saúde, centralizando os atendimentos da atenção especializada em um mesmo equipamento. Lá, além da consulta, o paciente já sai com o retorno agendado. Isso permitiu agilizar o atendimento e poupar o tempo dos pacientes que não precisam fazer deslocamentos desnecessários”, ressaltou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

Além do Poupatempo da Saúde, Santo André lançou neste ano o aplicativo Poupatempo da Saúde, que coloca na palma da mão dos andreenses o acesso a diversos serviços, como histórico de agendamentos, carteira de vacinação, localização de farmácia para retirada de medicamentos por meio da geolocalização, entre outros. A plataforma está disponível para ser baixada tanto no Android como no iOS.

Para ter acesso às consultas no aplicativo, o paciente deve passar primeiro pela unidade básica de saúde mais perto da sua casa para ser avaliado e encaminhado. Após esse processo, em até 72 horas é liberada no aplicativo do usuário a especialidade que o paciente tem permissão para marcar a consulta, podendo escolher a data e o horário mais apropriado.

O Poupatempo da Saúde está equipado com elevadores, escada rolante, 45 consultórios, salas de exames e de pequenos procedimentos, além dos ambulatórios de hanseníase, de transexualização e serviços de enfermagem.