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Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Ação contou com troca de uso de celulares por palavras-cruzadas de papel
Entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2025, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI-BS) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT 2025), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) da unidade. O evento teve como temas centrais “Vícios em Telas” e “Uso de Adornos em Hospitais”, questões fundamentais para a saúde e segurança dos profissionais que atuam na área da saúde mental.
As palestras sobre vícios em telas e saúde mental foram ministradas pelos psicólogos Gabriel Müller Leal e Lara Felippini Mesquita, do Grupo Reinserir, organização formada por 33 psicólogos que desenvolvem projetos nas áreas social, organizacional e clínica. Durante as apresentações, os profissionais abordaram como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode comprometer a saúde mental e prejudicar os relacionamentos interpessoais, tema cada vez mais relevante no ambiente de trabalho contemporâneo.
O técnico de Segurança do Trabalho Bruno Bibiano também participou da programação, apresentando a importância da campanha “Adorno Zero” e esclarecendo sobre a necessidade de seguir as normas de segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro no contexto hospitalar.
Uma das iniciativas mais marcantes da semana foi a dinâmica que incentivou os colaboradores a trocarem seus celulares por revistas de palavras cruzadas durante o horário de almoço. A ação teve como objetivo promover uma pausa consciente no uso das telas e proporcionar momentos de relaxamento aos profissionais.
O PAI Baixada Santista, voltada ao atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intensivos em saúde mental, atende os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, sendo administrado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Lucileia Médici orienta sobre a utilização do sistema (foto: Divulgação/CSSBC)
O Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo do Campo iniciou, no dia 23 de junho, a implantação piloto do Módulo Controle de Sala, uma inovação no sistema MV que busca organizar e qualificar o fluxo de atendimentos em Pronto-Socorro. A iniciativa integra a estratégia de modernização do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) e, após validação no HU, será expandida para os demais hospitais da rede que contam com serviços de urgência e emergência.
O novo módulo é voltado aos profissionais que atuam diretamente no cuidado à população: médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de técnicos de radiologia, de coleta e de gesso. Com ele, será possível realizar o gerenciamento em tempo real dos atendimentos, evitando duplicidade de chamadas, bloqueando acessos paralelos indevidos e garantindo rastreabilidade completa dos procedimentos, medicamentos e exames realizados.
MAIS SEGURANÇA
A nova ferramenta reforça os pilares da segurança assistencial e do controle operacional, contribuindo para a redução de erros, otimização dos recursos e melhoria da experiência do paciente, com fluxos mais padronizados e integrados ao prontuário eletrônico. Também fornece dados confiáveis para a gestão, facilitando a identificação de gargalos, o acompanhamento da jornada do paciente e a avaliação de desempenho das equipes e das salas.
Segundo Lucicleia Malvesi Médici, coordenadora de Sistemas Assistenciais da Tecnologia da Informação do CSSBC, trata-se de um marco na informatização da rede. “A implantação do Controle de Sala vai além da tecnologia. É sobre garantir segurança, fluidez e eficiência no atendimento emergencial de um hospital 100% SUS. Unimos inteligência assistencial com processos bem definidos, e essa mudança tem impacto direto na vida do cidadão munícipe de São Bernardo do Campo. Este módulo permitirá não apenas mais controle, mas mais cuidado, mais precisão e mais humanidade em cada atendimento”, explica.
CAPACITAÇÃO
Os treinamentos começaram no dia 23 de junho e seguiram até o dia 26, realizados nos períodos da manhã, tarde e noite, de forma a contemplar todos os turnos. A capacitação aconteceu in loco, durante a rotina de trabalho, sem comprometer o atendimento à população.
A aplicação dos treinamentos é feita diretamente pela equipe técnica da Tecnologia da Informação, que acompanha os profissionais em tempo real, com simulações práticas e cenários reais. “Assumimos diretamente a condução dos treinamentos porque acreditamos na força do contato próximo. Assim conseguimos adaptar o uso do sistema à realidade de cada equipe e oferecer o suporte necessário durante toda a implantação”, afirma Lucicleia.
VISÃO ESTRATÉGICA
Com duração total estimada de um mês, o projeto no HU servirá como modelo para a expansão do módulo a outras unidades da rede municipal que contam com Pronto-Socorro. A expectativa é que, ao fim da implantação, o sistema proporcione mais eficiência, mais controle e mais qualidade no cuidado com o cidadão, reforçando o compromisso de São Bernardo do Campo com uma saúde pública 100% SUS, moderna e centrada nas pessoas.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Pesquisa vai avaliar a qualidade dos atendimentos nos equipamentos de saúde (foto: Eric Romero/PMSCS)
A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou no começo de julho uma pesquisa de satisfação junto aos usuários do sistema público de Saúde do município. Os pacientes podem avaliar o atendimento por meio de formulários digitais acessíveis por QR Code fixado nos equipamentos do setor.
Neste primeiro momento, a pesquisa está disponível aos moradores que buscam atendimentos nas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Os frequentadores dos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade e pacientes de centros de especialidades também passaram a ter acesso ao formulário.
A meta da Secretaria da Saúde é a de que todos os equipamentos públicos do setor passem a oferecer a pesquisa até o fim de julho, inclusive os hospitais municipais. A pesquisa de satisfação dos usuários permite avaliar a qualidade dos serviços e identificar pontos de melhoria. Além disso, busca compreender a percepção dos pacientes sobre diversos aspectos do atendimento, como acesso, tempo de espera, acolhimento e qualidade do serviço prestado.
Avaliando a satisfação do usuário e com as equipes gestoras identificando o que funciona bem e o que precisa ser aprimorado, a pesquisa servirá também para subsidiar a tomada de decisões que visem aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados, além de promover a participação social.
“Os dados coletados são analisados de forma sistemática para identificar tendências e padrões, permitindo a elaboração de relatórios e planos de ação. Acreditamos que ouvir a voz do usuário é crucial para construir uma Saúde mais justa, equitativa e centrada nas necessidades da população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Dra. Adriana Berringer.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Por mês, média de 33 mil pessoas passaram pelo local – (Foto: Helber Aggio/PSA)
O Poupatempo da Saúde de Santo André alcançou a marca de 200 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025, consolidando-se como um dos principais equipamentos voltados à Atenção Especializada da Região Metropolitana de São Paulo. Por mês, 33 mil pessoas passaram pelo local, número 34,1% superior à média de 2024, que foi de 24,6 mil.
Desde que entrou em funcionamento, em fevereiro de 2024, o Poupatempo da Saúde já registrou 488.334 atendimentos, número que deve ultrapassar os 500 mil nos próximos dias. O volume é expressivamente superior ao que era registrado pelos dois antigos Centros de Especialidades Médicas (CMEs), que foram fechados para dar origem ao Poupatempo da Saúde. Juntos, somavam 18 mil atendimentos mensais.
“O Poupatempo da Saúde é um equipamento que criei quando fui secretário de Saúde e se transformou em um marco para a saúde pública de Santo André. A população passou a contar com um equipamento moderno, com estrutura eficiente e resolutiva, que coloca o cidadão no centro do cuidado. Os resultados do primeiro semestre mostram que estamos no caminho certo, garantindo atendimento digno e ágil para quem mais precisa”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Com a realização de forças-tarefas, o mês de junho foi marcado pela expressiva demanda em especialidades como Oftalmologia (7.989), Enfermagem (5.400), Cardiologia (2.904), Ortopedia/Traumatologia (2.583) e Neurologia (1.777), além de atendimentos em áreas como Pneumologia, Dermatologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Nefrologia, Nutrologia e Serviço Social.
Segundo o secretário de Saúde, Pedro Seno, os bons números refletem a eficiência da nova política de regionalização e reestruturação da Atenção Especializada em Santo André. “Saímos de uma média de 18 mil atendimentos por mês, nos antigos CMEs, para mais de 33 mil atualmente. Isso significa mais acesso, mais conforto e mais resolutividade. E o melhor: com um cuidado humanizado, integrado e próximo da população”, destaca.
No mesmo período, a unidade também bateu recorde na realização de exames: foram 4.520 apenas em junho, número 33% superior à média mensal registrada em 2025, que é de 3.397 exames. No acumulado do semestre, já são 20.386 exames realizados. Entre os procedimentos mais realizados estão mapeamento de retina (1.295), monitoramento Holter 24h (747), Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – MAPA (671) e tomografia de coerência óptica (268), além das atividades dos grupos especializados em catarata, glaucoma e retina.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Novidade vai diminuir deslocamentos longos de moradores da região (foto: Divulgação/PMSBC)
Ouvindo a população e decidindo pelo bem comum. Assim tem sido o governo do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima. Em atendimento à demanda apresentada durante audiência do programa “Voz da Gente”, em 7 de junho, foi levantada a necessidade da população para os próximos quatro anos. Agora, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Riacho Grande passa a contar com atendimento pediátrico, conforme solicitado à época pela população.
A região do Riacho Grande foi a última da cidade a receber a atividade, e o atendimento da demanda em tempo recorde foi motivado pelo grande número de pessoas que falaram da necessidade. “Este é apenas um exemplo, mas é isso que vamos fazer pela cidade toda. Ninguém melhor do que a população para apontar onde o poder público precisa agir”, declarou o prefeito.
A partir de agora, a cidade passa a contar com oito UPAs que ofertam atendimento pediátrico. Além da UPA Riacho Grande, as UPAs Alves Dias/Assunção, Demarchi/Batistini, Rudge Ramos, Silvina/Ferrazópolis, União/Alvarenga, Silvina/Selecta e Vila São Pedro também contam com a presença de médicos pediatras, além do clínico geral.
“No Riacho, essa mudança já estava em estudo, e a manifestação dos moradores corroborou o indicativo técnico e a unidade passa a contar com pediatras durante todo o seu funcionamento, sendo dois profissionais, um para a parte do dia/tarde e outro para noite/madrugada”, explicou o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência Manoel Romero Vieira Lima.
DESLOCAMENTO
O diretor ressaltou que, com o médico pediatra na unidade, os moradores do Riacho terão atendimento na própria região onde residem. “A população precisava se deslocar com as crianças para outras UPAs, como Demarchi, Silvina e, às vezes, até Rudge Ramos. Agora, com atendimento local, há mais conforto, segurança e rapidez no cuidado pediátrico”.
A moradora Marcela Boos, de 34 anos, acompanhou a filha Lorena Zerlotini Boos, de 9 anos, em consulta e celebrou a novidade. “Fomos muito bem atendidas. A equipe foi ágil e atenciosa o tempo todo. É um alívio ter esse serviço perto de casa”, comentou.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Colaboradores foram sensibilizados sobre a importância da doação de sangue
Durante a última semana de junho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itu desenvolveu uma campanha de incentivo à doação de sangue voltada para seus funcionários. A iniciativa, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade, integrou as ações do Junho Vermelho, mês nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A campanha aconteceu entre os dias 26 e 30 de junho e impactou 86 colaboradores. As palestras foram realizadas diariamente na sala de descanso dos funcionários, no período entre 10h e 11h, quando os trabalhadores do AME Itu se reuniram para ouvir os membros da CIPA sobre o assunto.
A ação contou com a parceria da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) de Sorocaba, reforçando a importância da colaboração entre instituições de saúde para ampliar o alcance das campanhas de doação. Foram abordados temas relacionados à importância da doação de sangue e ao cuidado com o próximo, aspectos fundamentais para sensibilizar os participantes sobre essa prática solidária.
O objetivo principal da campanha foi conscientizar os colaboradores sobre a importância da saúde e do cuidado ao próximo, demonstrando como a doação de sangue representa uma forma concreta de responsabilidade social e preocupação com a comunidade. O Junho Vermelho é uma campanha nacional que visa aumentar os estoques de sangue nos bancos de sangue do país, período em que tradicionalmente ocorre uma queda nas doações devido às férias escolares e ao frio.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2025 -
Unidade é gerenciada pela FUABC desde 2023
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba completou sete anos de funcionamento no dia 4 de julho, consolidando-se como uma das principais referências em reabilitação de alta complexidade no interior paulista. A unidade, que desde 2023 é administrada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, celebrou a data com uma confraternização entre colaboradores, marcada por uma retrospectiva em vídeo e fotos que homenageou todos os profissionais que contribuíram para a trajetória da instituição.
Inaugurado em 2018, o centro atende pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras dos municípios de Sorocaba, Itapeva e Itapetininga. A capacidade mensal de atendimento é de cerca de 4 mil consultas não médicas e sessões terapêuticas, 400 consultas médicas na especialidade de fisiatria, mais de 70 tecnologias assistivas como órteses, próteses e meios de locomoção, além de 130 oficinas terapêuticas e atividades educativas.
Durante a cerimônia de aniversário, Diego Moraes Garcia, coordenador administrativo da unidade, destacou o trabalho conjunto da equipe multidisciplinar. “Independentemente do setor estamos todos juntos com um único propósito: reabilitar pessoas. Afinal, não tratamos só de pacientes, mas sim do amor da vida de alguém. O sucesso desta trajetória é resultado do trabalho coletivo entre colaboradores, diretoria e parceiros”, enfatizou.
A equipe multidisciplinar da unidade é composta por profissionais especializados em reabilitação das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e nutrição, além de médicos fisiatras. Cada programa de reabilitação é desenvolvido de acordo com as características específicas de cada paciente, garantindo um atendimento personalizado e eficaz.
A comemoração do sétimo aniversário reforça o compromisso da instituição com a excelência, a ética e a inovação no atendimento. O momento também renova os votos de seguir contribuindo para um futuro mais sustentável e inclusivo, mantendo o foco na missão de transformar vidas por meio da reabilitação especializada.
Postado por Akira Suzuki em 08/jul/2025 -
A saúde pública de Santo André celebra um novo marco de qualidade. O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) conquistou o Prêmio Angels – Categoria Diamond, o nível máximo de acreditação internacional no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital já possuía a certificação Platinum e, agora, avança para o patamar mais alto, reforçando seu compromisso com protocolos rigorosos e humanizados.
A certificação Diamond é concedida pela iniciativa global Angels, que monitora indicadores como tempo-resposta, diagnóstico por imagem, uso de tratamento trombolítico e acompanhamento neurológico especializado. O selo internacional reconhece hospitais que oferecem o que há de mais eficiente e seguro para reduzir mortes e sequelas graves de AVC, consolidando o CHMSA como referência no atendimento rápido e resolutivo.
“O avanço de categoria reflete a evolução contínua dos fluxos de atendimento, com equipes médicas e de enfermagem altamente capacitadas, uso intensivo de protocolos de excelência e investimentos em tecnologia diagnóstica. A conquista também consolida o protagonismo de Santo André no combate ao AVC, condição que é uma das principais causas de morte e incapacidade no País”, considera o diretor-geral do CHMSA, Dr. Willian Ribeiro Faria.
A entrega oficial da nova certificação ocorreu em 7 de julho. Em ritmo acelerado de qualificação, o CHMSA mostra que investir em ciência, agilidade e cuidado humanizado é o caminho para salvar vidas e garantir melhores resultados para os pacientes.
Postado por Akira Suzuki em 03/jul/2025 -
Programa da Prefeitura está reduzindo a fila de exames no município – Foto: Brenner Oliveira/PMSBC
Uma verdadeira revolução tem acontecido no atendimento da saúde de São Bernardo. Com medidas que ampliaram e reorganizaram a oferta de consultas e exames com especialistas, bem como o atendimento na atenção básica, o município vai se firmando como exemplo de gestão e inovação entre as cidades da região metropolitana de São Paulo. Os números são robustos: apenas no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 229 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
“A saúde é um dos principais desafios do poder público e em São Bernardo a gente não tem medido esforços para qualificar o atendimento aos pacientes”, destaca o prefeito Marcelo Lima. “Recebemos como herança uma fila de 94 mil procedimentos. Uma vergonha para a cidade. Com muito empenho nós zeramos essa demanda reprimida, com organização e planejamento, para não criarmos novas filas. E hoje temos uma nova perspectiva sobre os serviços da cidade, mais organizados e estruturados”, completou o prefeito.
Da fila herdada, foram zeradas as consultas e exames e todos os pacientes que aguardavam por cirurgias já passaram ao menos por uma consulta para dar continuidade ao processo. Também foram avaliados todos os pacientes que aguardavam por prótese dentária e todos eles já moldaram suas próteses. As 200 primeiras, de um contingente de mais de 8 mil, já foram entregues. A organização proporcionou que os pacientes aguardem até 45 dias por uma consulta na atenção básica e até 60 dias com especialistas, considerando prazos máximos.
“O prefeito Marcelo Lima atuou em duas frentes. Primeiro, potencializando a oferta de consultas e exames com os mutirões, com as carretas de exames, para atender uma grande demanda represada. Segundo, aumentando as equipes de médicos especialistas nas Policlínicas, no CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), no TEAcolhe, no ambulatório do HC (Hospital de Clínicas)”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
VANGUARDA
Além de aumentar a oferta de consultas e exames, a Secretaria de Saúde de São Bernardo passou a disponibilizar atendimentos que não são frequentes no SUS (Sistema Único de Saúde), como a retomada das sessões de acupuntura e fisioterapia para tratamento de dores crônicas. Pacientes aguardavam há anos pelos atendimentos. Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), foi lançada a Oficina Ortopédica Itinerante, que realiza pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e outros equipamentos de locomoção diretamente na casa do paciente.
São Bernardo foi pioneira no Brasil ao ampliar a faixa etária para realização de mamografia de rastreio de câncer de mama. Com a mudança, mulheres de 40 a 74 anos podem realizar o exame. A faixa etária anterior era de 50 a 69.
O atendimento em saúde também vem sendo qualificado na Atenção Básica, com a reformulação do acolhimento em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ampliação das equipes médicas; potencializada a prevenção e promoção de saúde, com as ações das Vigilâncias em Saúde, com educação em saúde e incentivo às atividades corporais, como o programa De Bem com a Vida. “É sempre uma busca por atender esse paciente de forma integral, pensando na prevenção, na promoção da saúde, mas também no atendimento rápido, eficaz e humanizado, de quem já tem alguma doença”, concluiu o secretário.
OUTRAS MELHORIAS
A primeira medida tomada pelo prefeito Marcelo Lima na saúde foi a abertura do pronto-socorro do Hospital de Urgência, que até então, atendia apenas casos encaminhados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os números de atendimento do HU mostram a relevância que esse equipamento adquiriu em pouco tempo na estrutura do atendimento de urgência e emergência de São Bernardo. De janeiro a abril de 2024, o HU realizou 21.017 atendimentos. No mesmo período deste ano, foram 58.035, aumento de 176%, mais que o dobro.
São Bernardo tem a segunda melhor cobertura vacinal de influenza, considerando o público prioritário, que é formado por idosos, gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos. Já foram vacinados 46,52% desse público. O índice é superior ao do Estado de São Paulo, que é de 42,80% de cobertura, e também do indicador nacional, que é de 42,10% de cobertura, segundo os dados do Ministério da Saúde. A inauguração do Vacimóvel, veículo que circula pela cidade aplicando os imunizantes, colaborou para esse bom resultado.
O Hospital Municipal de Olhos ganhou um centro cirúrgico e passou a atuar efetivamente como um hospital. Sem as três salas que foram entregues em maio, com capacidade para até 1,5 mil cirurgias ao mês, o equipamento funcionava apenas como um ambulatório. Também estão sendo ofertados exames inovadores de subespecialidades de altíssima complexidade, como estudo urodinâmico, angioressonância, ecocardiograma com estresse, paquimetria ultrassônica, retinografia colorida binocular, tomografia de coerência óptica, entre outros.