Emílio Ribas, no Guarujá, promove discussão aberta sobre Planejamento Estratégico

Postado por Akira Suzuki em 06/dez/2024 -

Unidade aposta no crescimento e desenvolvimento para os próximos anos de gestão

 

Grupos estão encarregados de levantar e analisar ideias de melhorias na unidade

Com o objetivo de promover a participação efetiva de todas as áreas na construção do futuro, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu um grande “brainstorming” em grupos.

A dinâmica aconteceu durante o mês de novembro, momento em que a unidade está em fase de definições de ações para o Planejamento Estratégico 2024-2028. Segundo o direcionador estratégico, os colaboradores devem caminhar nos próximos anos rumo ao crescimento e ao desenvolvimento, transformando fraquezas em forças e utilizando das forças atuais para o aproveitamento das oportunidades do ambiente externo.

A chuva de ideias resultou em mais de 200 oportunidades de melhorias dos processos atuais, na elevação da qualidade dos serviços ofertados e na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. A próxima fase, prevista para janeiro de 2025, será focada na execução das várias ações propostas para o desdobramento do planejamento, sendo a equipe dividida em quatro grupos técnicos concentrados nos assuntos de recursos humanos, produtividade, técnico científico e logística.

Sob a condução do Núcleo da Qualidade, liderado pelo coordenador Richard Gonçalves, a dinâmica faz parte do projeto “Gestão Compartilhada”, idealizada pelo atual diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho. O projeto propõe o compartilhamento das decisões de governança por meio da busca da melhoria contínua discutida entre os líderes, supervisores e coordenadores, além da participação ativa da alta liderança.

A UNIDADE

Em 2014 a Fundação do ABC deu início à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, no Guarujá. A unidade é especializada no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias e funciona 24h por dia em uma infraestrutura de 45 leitos, sendo 32 destinados à enfermaria e 13 leitos de terapia intensiva (UTI).

Com foco no ensino e pesquisa, periodicamente a unidade organiza os tradicionais “Ciclos de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para capacitação de profissionais e estudantes da área. São discutidos aspectos de prevenção, diagnóstico, incidência e tratamento de diversas doenças. Ao longo dos anos, mais de 4.000 pessoas já assistiram às palestras.

Em 2023 o IIER2-BS foi acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), evidenciando o compromisso com a qualidade e a segurança do paciente. Com este feito, a unidade se tornou o primeiro hospital 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditado na Baixada Santista e o único do Guarujá, inclusive entre unidades privadas.

SIPAT 2024 no AME Sorocaba reforça segurança e bem-estar no trabalho

Postado por Akira Suzuki em 06/dez/2024 -

Semana teve palestras, atividades e dinâmicas interativas para conscientizar colaboradores

 

Evento contou com palestras e distribuição de prêmios e brindes

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba promoveu entre os dias 25 e 29 de novembro sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Neste ano, o tema foi “Trabalhe com segurança, viva com qualidade!”.

A primeira ação da semana, no dia 25 de novembro, foi conduzida pela empresa Urbes, de Sorocaba, com o tema sobre direção defensiva. Já no dia seguinte, no período da manhã, Dra. Evelin Moreno, especialista em ergonomia, conduziu a palestra “Ergonomia na rotina de trabalho”.

No dia 27, foi realizada uma palestra sobre autoestima com a psicanalista Rosana Olin. Antes, ocorreu a ginástica laboral com a fisioterapeuta da unidade, Daiane Gisele Borges Kersul.

No dia seguinte, foi a vez da advogada Dra. Camila Silva, do escritório Battaglia & Pedrosa Advogados, falar sobre assédio moral e sexual no trabalho. Por fim, na sexta-feira, o Instituto Claudia Zenebre realizou sessões de quick massage para os funcionários.

Durante a semana também foi divulgado o vencedor do concurso de frases, que tinha como premissa elaborar um texto com conteúdo relacionado ao evento. O ganhador foi Edilson dos Santos Correia, do setor de Manutenção, que levou para casa um aparelho compatível com a assistente digital “Alexa”. A frase vencedora foi: “A nossa segurança é a chave para viver com qualidade e bem-estar”.

Também houve sorteios de brindes e a dinâmica do “Alô SIPAT!”, em que os colaboradores que receberam uma ligação deveriam atender o telefone e dizer o nome da ação. Quem se lembrou sobre como agir recebeu um alfajor de brinde.

Lucy Montoro de Sorocaba promove SIPAT e reforça segurança no trabalho

Postado por Akira Suzuki em 06/dez/2024 -

Evento trouxe dinâmicas voltadas à saúde, prevenção de acidentes e combate ao assédio

 

Semana de eventos contou com diversas atividades de bem-estar no trabalho e na vida privada

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba realizou, entre os dias 25 e 29 de novembro, sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (SIPAT). O evento, que contou com a participação de colaboradores e parceiros, teve como objetivo fortalecer a cultura de segurança e respeito no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo para todos.

Durante os cinco dias de atividades, os participantes tiveram acesso a palestras, dinâmicas de grupo e apresentações sobre temas relevantes para a rotina profissional e pessoal, como:

Cuidados e riscos com resíduos de serviço de saúde: foi abordado o que são resíduos de serviços de saúde, como fazer um gerenciamento adequado e a importância de reduzir os impactos no meio ambiente.

Assédio no ambiente de trabalho: o tema trouxe definições, exemplos dos tipos mais comuns de assédio, os canais de denúncia disponíveis e as consequências do assédio para as vítimas e para a organização.

Alimentação saudável e qualidade de vida no trabalho: focado na promoção do bem-estar físico e mental dos colaboradores, o tema reforçou a importância de hábitos saudáveis.

Saúde mental: palestras abordaram como lidar com ansiedade e estresse no ambiente de trabalho, além de dicas para equilibrar vida pessoal e profissional.

Mitos do padrão postural: discutiu-se a importância de manter o corpo em movimento e alternar posições ao longo do dia, prevenindo fadiga muscular e outros problemas de saúde.

Diego Garcia, coordenador administrativo do Lucy Montoro de Sorocaba, destacou a importância do evento para a instituição. “A SIPAT é mais do que uma semana, é um compromisso diário com a saúde e a segurança. Investir em segurança é investir no futuro da empresa e no bem-estar de todos”, afirmou.

“A SIPAT desse ano foi incrível, com temas interessantes, atuais e muito relevantes para o nosso dia a dia. Deu para perceber que a unidade se preocupou em realizar um evento que realmente fosse atrativo para os colaboradores”, destacou Fernanda Guimarães, fisioterapeuta da unidade.

Campanha ‘Dezembro Laranja’ promove exames de pele gratuitos na FMABC

Postado por Akira Suzuki em 06/dez/2024 -

Ação em parceria com a SBD irá rastrear casos de câncer de pele

 

Estima-se que o câncer de pele represente 30% de todos os casos de neoplasias malignas

Neste sábado, 7 de dezembro, das 9h às 15h, o Instituto da Pele localizado no Centro Universitário FMABC, em Santo André, será um dos postos de atendimento da campanha ‘Dezembro Laranja’, oferecendo exames dermatológicos gratuitos para a população com o objetivo de conscientizar, prevenir e identificar sinais de câncer de pele. O Instituto está localizado na Avenida Príncipe de Gales, 821.

A campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que escolheu como parceira na região do Grande ABC os integrantes da disciplina de Dermatologia do Centro Universitário FMABC, incluindo dermatologistas, médicos residentes e estudantes de medicina. Os interessados serão recebidos e direcionados para uma breve palestra de 10 minutos, abordando os riscos da exposição ao sol e os sinais do câncer de pele.

Em seguida, serão levados para os atendimentos específicos, com realização de exames dermatológicos e de dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas). Caso sejam encontrados sinais da doença os pacientes serão orientados para buscar o atendimento médico adequado na rede pública ou privada.

Estima-se que o câncer de pele corresponda a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os principais indicativos da doença são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas. Recomenda-se que todos com sinais suspeitos na pele busquem atendimento nos postos da campanha.

A dermatologista Cristina Laczynski, que é professora do Centro Universitário FMABC e integrante da SBD, explica que o objetivo do ‘Dezembro Laranja’ é fazer as pessoas terem mais conhecimento sobre os riscos do câncer de pele, formas de prevenção e a importância de um diagnóstico precoce caso já existam sinais. E relata que algumas questões precisam ser esclarecidas sobre o tema.

“Há muita desinformação na sociedade a respeito dos problemas de pele. Muitas pessoas consideram, por exemplo, que os protetores solares são meros cosméticos, ou que servem para controlar o grau de bronzeamento. O protetor na verdade é um medicamento, e precisa ser um hábito na vida de todos, independente das condições climáticas”, explica.

Segundo Laczynski outra confusão comum é achar que só há risco quando está calor. “A exposição forte aos raios UV pode ser prejudicial tanto no calor do Rio de Janeiro quanto no frio de Bariloche, na Argentina. Por isso é preciso usar o filtro solar inclusive quando o tempo está fechado, e evitar tomar sol entre 10h e 16h, quando os raios UV estão mais fortes”, esclarece. O uso de chapéus, de óculos de sol com proteção e de roupas que cubram boa parte do corpo, diminuindo a exposição direta da pele ao sol, também é recomendado pelos dermatologistas.

AME Santo André renova selo de qualidade ‘ONA Nível 1’ e avança para próxima etapa

Postado por Akira Suzuki em 05/dez/2024 -

Unidade dá mais um passo no processo de qualificação em saúde ao iniciar a busca pela certificação ONA 2

 

Equipe do AME comemora recertificação de qualidade

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, acaba de renovar a certificação ONA Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Reconhecida nacionalmente, a acreditação atesta que a unidade atende aos mais elevados critérios de segurança do paciente e ratifica a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. Com a recertificação, o AME-SA inicia agora o processo de qualificação para a ONA Nível 2, um marco de desenvolvimento que reforça o compromisso com a gestão integrada e a melhoria contínua.

A manutenção do selo de qualidade reflete meses de trabalho intenso e avaliações criteriosas conduzidas por equipes habilitadas pela ONA, que verificaram conformidades com os padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação Nível 1 destaca instituições que priorizam a segurança do paciente. Para obtenção é necessária a identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; sistema de indicadores de segurança e qualidade; elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.

Já a busca pela ONA Nível 2 exige um aprimoramento ainda maior, com foco na gestão integrada e nos avanços estruturais e operacionais. “A recertificação reconhece o esforço contínuo de toda a nossa equipe em garantir a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes. É uma conquista que reflete o compromisso dos colaboradores do AME-SA com a excelência e a humanização no cuidado. Agora, ao avançarmos para o processo de certificação ONA 2, temos novos desafios pela frente, que demandarão ainda mais dedicação e integração. Estamos confiantes de que, com o empenho de cada profissional, alcançaremos mais esse marco importante para a unidade e para a saúde pública da nossa região”, destaca Victor Chiavegato, diretor-geral do AME Santo André.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional. A certificação tem validade de dois anos.

REFERÊNCIA EM QUALIDADE

Desde sua inauguração, o AME Santo André tem se consolidado como referência em assistência ambulatorial na região do Grande ABC. A unidade realiza atendimentos de média e baixa complexidade, com foco na humanização, resolutividade e segurança. Entre os serviços ofertados estão consultas especializadas, exames diagnósticos e acompanhamento terapêutico, sempre pautados pela qualidade no cuidado ao paciente.

A renovação da certificação ONA Nível 1 e o início do processo rumo ao nível 2 são frutos do compromisso do AME Santo André e da Fundação do ABC com a promoção de uma saúde pública eficiente, segura, integrada e centrada na excelência do cuidado ao paciente.

Certificação ONA: 15 UBSs de São Mateus recebem selo nacional de qualidade

Postado por Akira Suzuki em 03/dez/2024 -

Unidades administradas pela Fundação do ABC foram reconhecidas por excelência na prestação de serviços, celebrando o trabalho conjunto entre gestores, profissionais e a comunidade

 

Dr. Hugo Macedo, diretor do contrato de São Mateus, Neiva Nunes Calore, assessora adjunta da Supervisão Técnica da Saúde de São Mateus, e Dra. Nilza Maria Piassi Bertelli, coordenadora regional da Saúde Leste

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) oficializou em 2 de dezembro a entrega dos selos de qualidade ‘ONA 1’ para 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região de São Mateus, na Zona Leste da Capital, que são administradas pela Fundação do ABC. O evento, realizado no Teatro Caritas, contou com a presença de lideranças locais, profissionais de saúde, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da FUABC.

As certificações fazem parte dos esforços do Projeto Avança Saúde SP, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, que visa avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços prestados nas UBSs de toda a cidade.

O Projeto Avança Saúde SP, atualmente o maior investimento em saúde pública da capital paulista, conta com um aporte de US$ 200 milhões, sendo metade proveniente da Prefeitura e o restante financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa tem como objetivo melhorar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a meta de certificar as 465 UBSs de São Paulo. Até 21 de junho deste ano, já foram acreditadas 276 unidades de saúde.

A acreditação ONA é um selo de excelência que reconhece as unidades que atendem aos padrões de qualidade e segurança em saúde, abrangendo desde a gestão administrativa até o atendimento clínico e a infraestrutura. No caso das UBSs de São Mateus, a certificação é um reflexo do esforço conjunto entre a Fundação do ABC, as equipes de saúde locais e a Prefeitura, visando oferecer serviços de melhor qualidade à população.

Ana Paula Ménès, gerente de Qualidade, Danúsia Almeida Santos Ramos, gerente executiva administrativa, Karina Ferreira da Silva, gerente executiva assistencial, Rosemeire Gregio, diretora da Auguri, e Dr. Hugo Macedo

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Abrindo o evento, o diretor do contrato de gestão de São Mateus, Dr. Hugo Macedo Júnior, destacou a importância desse processo para a comunidade local e o impacto positivo das acreditações na gestão das unidades. “Fechamos este ciclo com chave de ouro. Trabalhamos muito ao longo desse processo, e essa certificação é o reflexo do compromisso e da dedicação de todos os envolvidos. Queremos, no ano que vem, reforçar ainda mais a qualidade do atendimento, para que nunca mais percamos esse selo de excelência. O sucesso de hoje é só o começo de um trabalho contínuo e dedicado”, afirmou.

Neiva Nunes Calore, assessora adjunta da Supervisão Técnica da Saúde de São Mateus, esteve representando a supervisora Patricia Ritt e também ressaltou os desafios superados pelas equipes e a transformação observada nas unidades ao longo do processo de acreditação. “Foi desafiador, mas o que vimos ao longo do caminho foi uma verdadeira evolução. As unidades cresceram, melhoraram e se transformaram para atender melhor a comunidade. Cada etapa desse processo exigiu muito trabalho, e hoje podemos ver claramente o impacto positivo dessa transformação. É uma vitória de todos nós”, declarou.

Por sua vez, a coordenadora regional da Saúde Leste, Dra. Nilza Maria Piassi Bertelli, que representou Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde de São Paulo, e Dr. Luiz Carlos Zamarco, secretário de Saúde de São Paulo, fez questão de enfatizar a importância da colaboração entre os diversos atores envolvidos na conquista das certificações, destacando que essa honraria é o resultado da união de esforços de diversas instituições e profissionais.

“Estamos começando de uma forma muito positiva. A parceria entre a Fundação do ABC, a Secretaria de Saúde e as equipes de trabalho tem sido fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência à população. Não é fácil, mas quando todos estão comprometidos com a mesma causa, os resultados vêm. Este é um marco que todos devemos celebrar, mas é só o começo. Vamos seguir avançando!”, declarou Dra. Nilza Bertelli.

As 15 UBSs de São Mateus que receberam a acreditação são: UBS Parque Boa Esperança; UBS Carrãozinho; UBS IV Centenário; UBS Jardim Colorado; UBS Jardim Nove de Julho; UBS Recanto Verde do Sol; UBS Rio Claro; UBS Jardim Roseli; UBS Cidade Satélite Santa Bárbara; UBS Jardim Santo André; UBS Jardim São Francisco II; UBS São Mateus; UBS Parque São Rafael; UBS Jardim Tietê I; e UBS Jardim Tietê II.

PARCERIAS

Com o apoio da Fundação Vanzolini, responsável pela acreditação das unidades, o processo de qualificação já tem mostrado seus frutos, com a participação ativa das equipes de saúde que contribuíram para a melhoria contínua das unidades. A entrega dos certificados de acreditação foi um momento de celebração e reconhecimento para os profissionais e gestores envolvidos no processo, com a presença das principais lideranças locais.

Prestigiaram o evento a Dra. Ivete Mitiko Tanaka Carezato, assessora III da Coordenação Regional de Saúde Leste; Edison Suzuki, assessor de Gabinete da Subprefeitura de São Mateus; Albertino Ferreira de Oliveira, assessor do vereador Toninho Vespoli; Claudemir Mancini, assessor do vereador Gilson Barreto; Rosemeire Gregio, diretora da Auguri; Bruno Casagrande, gerente comercial da Fundação Vanzolini; Marcos Paulo Gomes, presidente interino do CONSEG São Mateus; e Dr. Evandro Lemos, delegado titular do 49º DP da Polícia Civil.

Além das UBSs, também foram homenageadas as parcerias com as empresas DLG, Guima, Jumper, Medsytstem e DTIC, além da Auguri Soluções em Saúde Coletiva e da Fundação Vanzolini. Na sequência, Dr. Hugo Macedo agradeceu ao CONSEG, à Polícia Civil e à Polícia Militar pelo trabalho desenvolvido em São Mateus. Paralelamente ao evento, a Fundação do ABC promoveu uma ação social junto com o Teatro Caritas, em parceria com a FESM Social (Frente Empresarial de São Mateus), resultando na doação de 148 kg de alimentos não perecíveis para o Natal sem Fome.

As novas certificações fazem parte de um esforço contínuo da Fundação do ABC em melhorar a saúde pública na Capital paulista, proporcionando melhores condições de atendimento e serviços de saúde à população.

Fundação do ABC amplia parceria com Estado e assume AME Araçatuba

Postado por Akira Suzuki em 03/dez/2024 -

Início dos atendimentos será nesta terça-feira, 3 de dezembro

 

A Fundação do ABC, reconhecida por sua expertise em gestão de saúde, inicia um novo capítulo de sua atuação com a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dr. Oscar Gurjão Cotrim, em Araçatuba. O contrato tem duração de cinco anos e marca a entrada da FUABC no Noroeste do Estado, ampliando sua presença regional e consolidando sua parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Com início da gestão em 1º de dezembro e dos atendimentos no dia 3, o AME Araçatuba desempenha papel imprescindível na assistência à saúde da população, sendo referência para 28 municípios, que juntos somam quase 600 mil habitantes. A unidade oferece atendimento especializado, com suporte resolutivo e humanizado, complementando a rede assistencial da região.

O AME Araçatuba realiza mensalmente 8.225 consultas médicas, totalizando 98.700 no ano, nas especialidades médicas de Alergologia/Imunologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Neurologia, Neurologia Infantil (com ênfase no diagnóstico do TEA), Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia/Traumatologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. Além disso, oferece 1.966 consultas não médicas por mês, ou 23.592 anuais, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Na área de exames diagnósticos, o AME Araçatuba contabiliza 15.964 exames de SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico) Interno por mês, totalizando 191.568 anuais, abrangendo exames para diagnósticos nas áreas de Oftalmologia, Pneumologia, Urologia, Cardiologia e Otorrinolaringologia. Já os exames de SADT Externo somam 1.963 ao mês, ou 23.556 no ano, incluindo audiometria, endoscopia, ultrassonografia, radiologia, ecocardiografia (adulto e infantil), densitometria óssea, mamografia, entre outros.

No campo cirúrgico são 1.300 procedimentos por mês, alcançando 15.600 cirurgias ao ano. As especialidades abrangem Oftalmologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia com foco oncológico, Cirurgia Plástica Oncológica e outras intervenções que complementam a assistência médica oferecida pela unidade.

Equipes de transição no AME Araçatuba

EXCELÊNCIA E QUALIDADE

O contrato firmado com a Secretaria de Estado da Saúde foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 22 de novembro de 2024 para o gerenciamento técnico e administrativo da unidade, garantindo assistência humanizada e eficiente para atender às demandas regionais. Essa nova parceria representa não apenas uma expansão geográfica, mas também uma oportunidade de fortalecer ainda mais a atuação da Fundação do ABC no Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como referência em gestão e excelência no atendimento.

“Temos uma grande expectativa e estamos com nossas equipes totalmente voltadas para esse novo desafio em Araçatuba. Dedicaremos todos os esforços para garantir as metas contratuais, mas também para modernizar processos, buscar inovação e atendimento de ponta, com humanização e cuidado centrado no paciente. Vamos implantar a filosofia de trabalho da FUABC, amplamente reconhecida e ratificada por meio de certificações de qualidade nacionais e internacionais, como a ONA e o Qmentum”, destaca o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que completa: “Institucionalmente, essa é uma excelente oportunidade para a FUABC. Buscaremos atingir grande expressão no Noroeste do Estado e considero o AME Araçatuba uma importante porta de entrada para este novo e promissor cenário”.

ESPECIALIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA

Um dos diferenciais do AME Araçatuba é a atuação da Neuropediatria e da equipe multidisciplinar para o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando o compromisso da unidade com a saúde dos pacientes com necessidades específicas e suas famílias. As consultas são preferencialmente agendadas para sábados, visando oferecer um ambiente mais tranquilo aos pacientes. Após o diagnóstico, o AME realiza a contrarreferência para que o tratamento tenha continuidade em instituições especializadas, como AMA, APAE e CER, fortalecendo a rede de cuidado integral.

QUASE 60 ANOS DE TRADIÇÃO

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Sorocaba, Carapicuíba, Mirandópolis, Araçatuba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização. Com receita anual de mais de R$ 3,6 bilhões e 29 mil colaboradores diretos, a entidade realiza mais de 14 milhões de consultas e atendimentos por ano, além de 176 mil cirurgias, 107 mil internações e 23 milhões de exames e procedimentos.

Com quase 60 anos de tradição, a entidade responde pela gestão de 18 hospitais e 7 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), além do Centro Universitário FMABC e de uma Unidade de Apoio Administrativo, que está à frente de dezenas de serviços nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras.

Hospital Nardini recebe ‘Selo Bronze’ de sustentabilidade da Certificação ODS 2024

Postado por Eduardo Nascimento em 02/dez/2024 -

Honraria reconhece ações de sustentabilidade da unidade gerida pela Fundação do ABC em Mauá

 

Durante a premiação em 29/11 na Câmara Municipal de São Paulo, Eliesse Oliveira da Silva, Dra. Patrícia Veronesi e Sabrina Martins Pedroso Cafolla

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, localizado em Mauá e gerido pela Fundação do ABC, foi reconhecido com o Selo Bronze da Certificação ODS 2024. A premiação ocorreu durante a Conferência Nacional pelos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, e destaca o comprometimento da unidade com os ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os de número 12 – Consumo e Produção Responsáveis, 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima e 14 – Vida na Água.

A conquista reafirma o papel de liderança do Hospital Nardini em iniciativas voltadas à preservação ambiental e sustentabilidade. Entre os esforços mais recentes estão o trabalho de compostagem pelo Método Lages, que transforma resíduos orgânicos em compostos úteis, e a implementação de outras práticas inovadoras. A unidade também é detentora de outras certificações, como o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo.

Neste ano, o Hospital Nardini teve renovado o “Selo Verde Ecolmeia – Categoria Ouro”, outorgado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ecolmeia, em reconhecimento ao desenvolvimento das atividades com o compromisso socioambiental e multiplicação dessas iniciativas junto aos públicos interno e externo.

“O Selo Bronze da Certificação ODS 2024 é mais um marco importante para o Hospital Nardini, que consolida seu compromisso com as metas da Agenda 2030, promovendo ações de impacto positivo no meio ambiente e na comunidade. Seguiremos ampliando nossas iniciativas em sustentabilidade e reforçando a responsabilidade socioambiental como parte essencial de nossa gestão e missão em saúde pública”, garante a diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá / Hospital Nardini, Dra. Patrícia Veronesi.

Dezembro Vermelho | Valorize a Vida: Previna-se!

Postado por Fernando Valini em 02/dez/2024 -

Dezembro Vermelho
Valorize a Vida: Previna-se!

SBC é a 1ª cidade do Brasil a ter toda a rede de hospitais públicos com o selo Qmentum

Postado por Eduardo Nascimento em 29/nov/2024 -

Acreditação que atesta a qualidade e segurança dos serviços de saúde prestados à população foi conquistada após seis meses de auditorias e processos

 

Autoridades reunidas durante entrega das certificações aos hospitais

Todos os quatro hospitais públicos municipais de São Bernardo do Campo (SP) passam a contar com certificação internacional que atesta a qualidade e segurança dos serviços de saúde prestados à população. Trata-se da acreditação Qmentum nível ouro, concedida neste mês de novembro ao Hospital de Urgência, Hospital de Câncer Padre Anchieta e Hospital da Mulher. Além deles, o Hospital de Clínicas já havia sido certificado em 2019, sendo o primeiro hospital público municipal do Brasil a receber esta certificação internacional, e recertificado em 2022.

Com isso, São Bernardo se torna a primeira cidade no País a ter toda a sua rede pública hospitalar com o selo internacional. O Complexo de Saúde, que engloba a rede de hospitais, é gerenciado pela Fundação do ABC. A busca pela acreditação internacional reflete o comprometimento da Prefeitura e da FUABC em garantir altos padrões de qualidade e segurança para a população na rede de saúde municipal. A certificação é um processo isento e voluntário, no qual os hospitais são submetidos a avaliações periódicas e rigorosas por especialistas da Quality Global Alliance (QGA) para garantia das melhores práticas e implantação de oportunidades de melhorias nos processos de trabalho. Foram seis meses de auditorias para que os hospitais pudessem receber a acreditação.

A diretora técnica do Hospital da Mulher, Dra. Camila Cristiani, a diretora técnica do Hospital Anchieta, Dra. Monica Carneiro, e o diretor técnico do HU, Dr. Carlos Fadel

De acordo com o prefeito Orlando Morando, os títulos demonstram o comprometimento da gestão em investir para entregar uma saúde pública de qualidade. “Estas acreditações são fruto de muito trabalho e um esforço contínuo de todos os profissionais que trabalham em nossa rede em ofertar o melhor serviço e a melhor experiência aos pacientes da nossa cidade”, destacou Morando.

Para a diretora e CGO (Chief Growth Officer) da empresa QGA, Camila Covelo, os hospitais municipais de São Bernardo se encaixam em um padrão internacional de 40% dos equipamentos similares de Montreal, no Canadá. “Este é um feito a se orgulhar, é difícil mensurar o que esse certificado significa. A Qmentum foca nas pessoas, em cada paciente e em cada familiar bem atendido e bem tratado dentro de cada um dos hospitais da cidade. Parabéns a todos e tenham a certeza de que são muitos pontos positivos, em cada um dos serviços, que culminaram nesta conquista”, declarou Covelo.

O secretário de Saúde, Dr Geraldo Reple, ressaltou que os processos adotados pela rede hospitalar, agora com certificação internacional, serão mantidos e estendidos para os demais serviços de Saúde. “Este bom exemplo deve ser seguido e continuado, não só nos nossos hospitais, como nos demais equipamentos. Temos um legado a ser mantido”, disse Reple.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO

Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization (HSO) e a metodologia internacional Qmentum nasceu no Canadá por meio da Accreditation Canada, sendo desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.