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Presidente da FUABC visita São Mateus e destaca avanços na saúde da Zona Leste

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Reunião com lideranças apresentou resultados e discutiu expansão dos serviços, incluindo nova UPA com previsão de entrega para 2026

 

O presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, esteve nesta semana em visita ao Contrato de Gestão São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista. Acompanhado pela diretora Financeira da FUABC, Darlice Soares, participou de reunião com cerca de 40 lideranças locais, entre gestores e dirigentes das unidades de saúde do território.

O encontro em 16 de abril foi conduzido pela diretora-geral do Contrato São Mateus, Dra. Marilande Marcolin, juntamente com as gerentes executivas Karina Ferreira da Silva (Assistencial), Danusia Almeida Santos Ramos (Administrativa) e Ana Paula Borges Menes (gerente de Qualidade). A supervisora técnica de Saúde de São Mateus, Patrícia Ritt, também esteve presente.

Durante a reunião foram apresentados os avanços obtidos nos últimos meses e os próximos desafios previstos para a região. Entre os destaques está a futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Mateus, que será gerida pela Fundação do ABC e atenderá cerca de 250 mil habitantes. Anunciada pela Prefeitura de São Paulo em 2024, a unidade deverá entrar em funcionamento a partir do segundo semestre de 2026.

A nova UPA será uma estrutura do tipo 3, com atendimento 24 horas, 31 leitos e capacidade para 15 mil atendimentos mensais nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia Geral e Odontologia. O investimento estimado é de R$ 16 milhões, com custeio mensal previsto de R$ 5 milhões.

CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE

Outro ponto de destaque foi o reconhecimento da qualidade obtido pelas Unidades Básicas de Saúde da região. Com a certificação neste ano da UBS Jardim da Conquista II, São Mateus soma agora 16 unidades com o selo ONA 1 – certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação que atesta excelência em gestão, segurança e atendimento humanizado.

Após a reunião, o presidente da FUABC e a diretoria local visitaram as novas instalações da UBS Jardim da Conquista II, reforçando o compromisso da instituição com a ampliação e qualificação dos serviços prestados à população da Zona Leste. Com investimento de mais de R$ 11 milhões provenientes do programa Avança Saúde SP, com contrapartida do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para adequação, construção, equipamentos e mobiliários, o novo espaço foi entregue pela Prefeitura no início de outubro de 2024. O espaço físico foi todo readequado, ampliando sua capacidade de atendimento e aumentando em 38% o número de profissionais.

“A gestão em São Mateus é um grande desafio e também um grande orgulho. Temos trabalhado intensamente na melhoria das estruturas, modernização e aperfeiçoamento de processos, sempre com o olhar centrado nos pacientes. O objetivo é buscarmos permanentemente melhorias, atendimento de excelência e inovação. Esse esforço pode ser claramente percebido nas recentes certificações de qualidade conquistadas pelas unidades de São Mateus, ratificando a excelência dos trabalhos e o comprometimento das nossas equipes que atuam diretamente no território”, considera o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

Atendimento Domiciliar de São Mateus é destaque em qualidade e organização

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo elogia estrutura, fluxos e compromisso do SAD local, apontando como referência para outros serviços da rede

 

Serviço de Atendimento Domiciliar de São Mateus conta com três equipes de EMADs

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de São Mateus recebeu reconhecimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital paulista pela excelência em organização, qualidade assistencial e atendimento aos usuários, cuidadores e familiares. A avaliação ocorreu durante visita técnica realizada pela diretora da Divisão de Cuidados às Doenças Crônicas da SMS e responsável pelo programa “Melhor em Casa”, Karina Mauro Dib, que destacou o serviço como modelo para outras unidades.

“O SAD São Mateus é, sem dúvida, um exemplo de organização, qualidade assistencial e compromisso. É uma referência que inspira outros serviços da rede”, afirmou Karina. “Inclusive, costumo sugerir aos novos coordenadores de outros SADs que passem um dia acompanhando a rotina desse serviço, como uma oportunidade de aprendizado e troca de boas práticas”, continuou.

Vanessa Franquini Nogueira, coordenadora do SAD São Mateus, relatou que a visita de avaliação incluiu análise de fluxos, prontuários e atendimentos. “Ela (Karina) comentou que foi a melhor EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar) que visitou até agora”, disse Vanessa. A avaliação positiva levou à indicação do serviço para um futuro vídeo institucional do programa “Melhor em Casa”, que visa divulgar a importância dessa iniciativa.

O SAD São Mateus é composto por três equipes: EMADs São Mateus, Iguatemi e São Rafael, que atuam de forma integrada para garantir atendimento humanizado e eficiente aos pacientes. Essas equipes multiprofissionais oferecem suporte médico, de enfermagem e fisioterapia, assegurando cuidado contínuo no domicílio. Também estão previstos serviços de assistência social para breve.

MELHOR EM CASA

Criado pelo Governo Federal e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), o programa Melhor em Casa tem como objetivo ampliar o atendimento domiciliar, reduzir riscos de infecções hospitalares e evitar internações desnecessárias. A Atenção Domiciliar é voltada para pacientes em estabilidade clínica, mas com limitações temporárias ou permanentes que os impedem de se locomover até unidades de saúde.

O serviço promove desospitalização segura, tanto no período pré como pós-hospitalar, além de oferecer suporte multiprofissional para tratamento, reabilitação e prevenção de agravos. A iniciativa busca fortalecer a autonomia do paciente, da família e do cuidador, garantindo um cuidado mais próximo e personalizado.

O reconhecimento do SAD São Mateus reforça a importância de investimentos em atenção domiciliar, mostrando como uma gestão organizada e equipes comprometidas podem transformar a saúde pública. Com estrutura eficiente e atendimento humanizado, o serviço se consolida como referência não apenas na região, mas em todo o município de São Paulo.

FUABC discute riscos psicossociais em preparação para portaria do MTE

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Evento com auditor fiscal do trabalho orientou sobre a criação de um comitê técnico e as etapas necessárias para adequação à Portaria nº 1.419

 

Dr. Amaury Machi Jr, engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho

A Fundação do ABC realizou nesta semana uma palestra sobre avaliação dos riscos psicossociais no trabalho, ministrada pelo auditor fiscal do trabalho Rodrigo Vaz, como preparação para o cumprimento da Portaria nº 1.419, publicada em 27 de agosto de 2024 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A nova norma, que entra em vigor em 26 de maio de 2025, atualiza a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e estabelece de forma explícita a obrigatoriedade de avaliação e gestão dos riscos psicossociais nas organizações.

De acordo com Rodrigo Vaz, a portaria estabeleceu no subitem 1.5.3.1.4, no capítulo de responsabilidades do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), que “o gerenciamento de riscos ocupacionais deve abranger os riscos que decorrem dos agentes físicos, químicos, biológicos, riscos de acidentes e riscos relacionados aos fatores ergonômicos, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho”, citando o texto oficial. O GRO é um conjunto de ações que as empresas devem tomar para identificar, avaliar e controlar os riscos no ambiente de trabalho.

A norma introduz definições importantes, como “Perigo ou fator de risco ocupacional” e “Avaliação de riscos ocupacionais”, além de trazer um destaque imprescindível aos riscos psicossociais, que incluem pressão e carga de trabalho excessivas, jornadas de trabalho longas, horários irregulares e outras condições que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Agora, as empresas deverão considerar esses fatores em seus processos de avaliação, seguindo as diretrizes da NR-17 sobre ergonomia e organização do trabalho.

O Dr. Amaury Machi Junior, engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho da Fundação do ABC, explicou o plano de ação da instituição. “A ideia inicial é constituir um comitê de avaliação de risco psicossocial (composto por engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiras do trabalho, psicólogos, técnicos de segurança do trabalho, RH, jurídico etc.) que irá definir a metodologia a ser usada, assim como a elaboração e a construção de um plano de ação. Este será enviado às diretorias para que analisem e implantem as ações”, afirmou.

Rodrigo Vieira Vaz, auditor fiscal do trabalho

Durante a palestra em 15 de abril, Rodrigo Vaz destacou que os riscos psicossociais devem ser tratados dentro do GRO, seguindo um ciclo contínuo que inclui identificação, avaliação e controle dos riscos. Ele explicou que “o psicossocial não pode fugir da gestão do risco profissional, tem que estar dentro do GRO”, e incluiu: “Precisamos identificar se existe um perigo, avaliar sua gravidade e só então definir as ações de controle”.

O auditor fiscal também enfatizou a importância de integrar a NR-17 no processo, já que essa norma já aborda aspectos organizacionais do trabalho que impactam a saúde mental. Entre as metodologias sugeridas para avaliação estão entrevistas com trabalhadores, questionários adaptados à realidade da instituição e ferramentas como a Análise Ergonômica do Trabalho. A portaria também estabelece a obrigatoriedade de implementação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que deverá incluir um inventário atualizado de riscos e um plano de ação com medidas preventivas.

Com a proximidade do prazo para adequação à nova norma, a Fundação do ABC avança na formação do comitê técnico que será responsável por definir a metodologia de avaliação e elaborar o plano de ação. A implementação dessas medidas representa um importante avanço na proteção à saúde mental dos trabalhadores da instituição.

AME Praia Grande emociona com corais em homenagem ao Abril Azul e à Páscoa

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Funcionários e pacientes celebraram o mês de conscientização do autismo e a Páscoa com apresentações musicais repletas de emoção e acolhimento

 

Autista, o garoto Breno Valentin participou do coral

O AME Praia Grande foi palco de dois eventos musicais emocionantes nesta semana, unindo colaboradores, pacientes e familiares em momentos de reflexão, alegria e humanização. No dia 15 de abril, em alusão ao Abril Azul — mês de conscientização e respeito ao autismo —, um coral formado por funcionários e prestadores de serviço da unidade apresentou o “Hino do Autismo”.

A apresentação ganhou um toque especial com a participação de Breno Valentin, filho da supervisora de enfermagem Erika Valentin que se enquadra no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do coral, colaboradores tocaram instrumentos musicais, enriquecendo a experiência e emocionando todos os presentes.

O evento, organizado pela Comissão de Humanização Interna, foi realizado em dois horários: primeiro na recepção central, para pacientes, e depois na sala de treinamentos e eventos, dedicada aos colaboradores. A iniciativa reforçou a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Já entre os dias 14 e 17 de abril, o Coral de Páscoa trouxe um clima de alegria e reflexão ao AME. Com a canção “Aleluia”, os funcionários e terceirizados criaram uma atmosfera acolhedora para todos que passavam pelo local. A música, escolhida para celebrar a data, contribuiu para momentos de descontração e união.

Hospital Geral de Carapicuíba inicia treinamento de brigada de incêndio para funcionários

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Equipes participam de curso teórico e prático em combate a incêndios e primeiros socorros, visando maior segurança na unidade

 

Primeira turma teve aula em 15 de abril

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), administrado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, deu início nesta semana a um ciclo de capacitações para formação de brigadistas de incêndio entre seus colaboradores. A primeira turma, com 35 participantes, realizou o treinamento no dia 15 de abril, e outras nove turmas estão programadas até agosto, totalizando cerca de 350 funcionários preparados para emergências.

O curso, com carga horária de oito horas em nível intermediário, é ministrado pela empresa Brigada & Prevenção/CT Alves, localizada em Cotia (SP). O programa combina teoria e prática, abordando Prevenção e Combate a Incêndios (PCI) e Primeiros Socorros/Atendimento Pré-Hospitalar (PS/APH).

Na parte teórica, os participantes assistem a aulas com material didático, recursos audiovisuais e vídeos explicativos. Já no módulo prático, realizam simulações de combate a incêndios em ambiente controlado, incluindo manuseio de hidrantes, montagem de linhas de mangueira e transposição da casa da fumaça, que simula situações reais de baixa visibilidade. Os treinamentos de primeiros socorros utilizam manequins específicos para práticas como reanimação cardiopulmonar (RCP) e imobilizações.

A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Geral de Carapicuíba com a segurança de pacientes e profissionais. As próximas turmas estão agendadas para os dias 30 de abril; 4, 13 e 26 de maio; 10 e 25 de junho; 15 e 30 de julho; e 25 de agosto.

AMA/UBS em São Mateus promove ações voltadas a comunidade haitiana

Postado por Akira Suzuki em 17/abr/2025 -

Com apoio de agente comunitária fluente em crioulo haitiano e em francês, unidade da zona leste adapta processos para garantir acesso integral à saúde e superar barreiras linguísticas

 

Maristela Soares de Almeida e Nauska Pierre Louis

Na Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Jardim das Laranjeiras, localizada em São Mateus, o atendimento à comunidade haitiana, estimada em 400 pessoas, levou a equipe a desenvolver estratégias permanentes para garantir que as barreiras do idioma não sejam um obstáculo ao acesso a consultas, prevenção à saúde e tratamentos.

“Percebemos que, apesar da frequência dos haitianos na UBS, a língua limitava a compreensão dos serviços disponíveis”, comenta a gestora do equipamento, Kelly Patricia Serejo. Ela explica que a solução veio primeiramente por meio da atuação da agente comunitária de saúde (ACS) Nauska Pierre Louis, de ascendência haitiana e fluente na língua crioula e em francês, que facilita a comunicação entre os profissionais e os pacientes.

Nauska, que está na equipe de Estratégia Saúde da Família há quatro anos e é responsável por uma das áreas com alta concentração de haitianos, não só traduz, mas facilita as orientações sobre prevenção, agendamentos e direitos na saúde. As ações extramuros – realizadas fora da unidade em locais de maior concentração – são um exemplo: evitam filas longas e garantem atendimento personalizado. Para melhorar a inclusão dos imigrantes, a UBS também readequou seus processos internos.

Outra iniciativa para melhorar o atendimento aos que vêm do Haiti é a distribuição de materiais informativos traduzidos para o crioulo e francês, abordando temas como tuberculose, dengue, leptospirose e hanseníase, além de um folder do programa “Mãe Paulistana” que destaca os direitos das gestantes na cidade de São Paulo para a realização das consultas pré-natais, exames gratuitos e transporte para as consultas.

MUTIRÃO

Como forma de levar seus serviços e gerar vínculo com a população haitiana da região, em 28 de fevereiro, a AMA/UBS Jardim das Laranjeiras promoveu um mutirão de saúde direcionado principalmente à comunidade. A ação, batizada de “Vem Cuidar da Sua Saúde” (“Vin Pran Swen Santew”, na língua crioula haitiana), teve como objetivo reduzir barreiras linguísticas e culturais que muitas vezes dificultam o acesso desse público aos serviços de saúde.

Coordenada pela enfermeira Maristela Soares de Almeida, a iniciativa proporcionou um circuito completo de atendimentos, incluindo orientação odontológica e entrega de kits de higiene bucal, orientação e atualização vacinal, atendimento e avaliação nutricional, orientação do Serviço Social, realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, estratificação de risco para hipertensão, exames laboratoriais e de imagem. Ao final do dia, 52 atendimentos médicos foram realizados, com a devolutiva dos exames no dia 4 de maio e a convocação dos pacientes com resultados alterados para acompanhamento na unidade.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade de São Paulo possui cerca de 203 mil migrantes cadastrados nos serviços de saúde. Em relação à nacionalidade, as dez mais atendidas são: Bolívia (271.598), Angola (82.728), Venezuela (60.812), República do Haiti (38.070), Paraguai (27.843), Uganda (25.795), Portugal (24.975), Peru (18.646), Nigéria (10.924) e Argentina (10.764). Em 2024, o serviço municipal de saúde da capital registrou 735 mil atendimentos a migrantes.

AME Santos promove ação especial em alusão ao “Abril Azul”

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Iniciativa reforça o acolhimento e a importância da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos realizou uma ação especial em alusão ao “Abril Azul” – mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o tema “Enquanto existir amor, venceremos as diferenças”, a iniciativa em 11 de abril reforçou a importância do acolhimento e da empatia no atendimento a pacientes com TEA e seus familiares. Ao longo do dia, as equipes assistenciais prepararam um espaço de confraternização com pipocas, guloseimas e entrega de lembrancinhas às crianças atendidas na unidade.

Durante a atividade, Tayná Rodrigues, mãe da paciente Lavínia, de 4 anos, relatou o caminho percorrido até o início do tratamento adequado. A partir de observações realizadas por profissionais da creche onde a menina estava matriculada, a família foi orientada a buscar atendimento especializado. Ela destacou o acolhimento recebido no AME Santos e o apoio da equipe de Neurologia, que indicou o acompanhamento psicológico como etapa essencial para o desenvolvimento da criança.

“Passei com a neurologista do AME e gostei muito. Ela me apoiou bastante, tirou as dúvidas que estavam em mim e fez os encaminhamentos para continuarmos os tratamentos. Foi muito bom”, relatou Tayná.

ABRIL AZUL

O mês de abril é conhecido pelas campanhas de orientação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 02/04 como Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A partir da data, criou-se o “Abril Azul”, mês dedicado a trazer visibilidade ao TEA para combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com autismo.

O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

O TEA aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, ele se manifesta nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível intelectual alterna muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidências, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida. Essas intervenções devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas, que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais e cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

Hosp. Nardini implanta projeto de humanização para pacientes em cuidados paliativos

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Com foco em qualidade de vida, unidade cria protocolo especializado para assistência a pacientes em casos críticos, com amparo emocional e acolhimento

 

O modelo de cuidado humanizado na saúde é aquele centrado nas necessidades do paciente, que o considera como um ser humano, e não apenas como uma doença ou sintoma. Neste contexto, visando dar qualidade de vida a pacientes em estado de saúde considerado grave, o Hospital Nardini de Mauá implantou um projeto, focado em competência técnica, qualidade de vida e humanização, exclusivo para pacientes em cuidados paliativos. O objetivo é assistir, de forma acolhedora, multiprofissional e especializada, aqueles que possuem doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade da vida. Entre janeiro do ano passado e abril deste ano, o projeto já assistiu cerca de 770 pacientes e seus familiares.

As referências do cuidado paliativo transitam harmoniosamente com o modelo assistencial que busca, sobretudo, promover a atenção integral ao indivíduo. Em geral, pacientes elegíveis aos cuidados paliativos necessitam de alívio de dores e sofrimento, conforto emocional e até espiritual. Por isso, o hospital contratou um serviço especializado para conduzir esse processo de orientação e ensino junto à equipe multiprofissional da unidade, formada por profissionais das áreas médica, de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia.

Semanalmente, médicos paliativistas ministram treinamentos focados em abordagens humanizadas e na adaptação da comunicação com pacientes e suas famílias.  Com base nas capacitações, a equipe multiprofissional do hospital aperfeiçoa o tratamento oferecido e conduz as visitas leito a leito diariamente. A assistência ocorre desde a solicitação inicial até a finalização da internação.

Ainda que seja difícil mudar desfechos mediante prognósticos de saúde desfavoráveis, o foco é ofertar um espaço de acolhimento, amparo emocional e escuta ativa, integrando aspectos psicológicos e espirituais à condição clínica do paciente.

SENSIBILIZAÇÃO

Um dos reflexos desse modelo de assistência foi sentido na própria equipe assistencial da unidade, que passou a ter maior compreensão dos efeitos alcançados com a oferta de cuidados paliativos. Com o estímulo à adesão e a ampliação da consciência sobre os benefícios trazidos aos pacientes, os setores assistenciais passaram a solicitar, cada vez mais, o apoio da equipe de cuidados paliativos do hospital.

“Aos poucos, a iniciativa ganhou grande adesão e trouxe amplo fortalecimento da equipe. Juntos, estamos ressignificando cada momento da assistência, trazendo mais dignidade, alívio e sentido para os pacientes que mais precisam. Planejamos qualificar os profissionais nas intervenções necessárias diante de casos elegíveis para os cuidados paliativos, sempre com respeito à decisão do paciente ou de seus familiares”, explica a diretora técnica do Hospital Nardini, Dra. Jaqueline Gerbase.

Os pacientes são assistidos e acolhidos junto aos seus familiares, em reunião periódica com a equipe multiprofissional. “Com isso, minimizamos conflitos de decisões e a falta de entendimento quanto ao cuidado e atendimento prestado. No final, o que realmente importa não é apenas o que fazemos, mas o amor com que cuidamos de cada história que chega até nós”, completa.

DADOS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 56,8 milhões de pessoas, incluindo 25,7 milhões no último ano de vida, necessitam de cuidados paliativos. Em todo o mundo, apenas 14% das pessoas no mundo que precisam de cuidados paliativos os recebem atualmente.

A entidade estima que a necessidade global de cuidados paliativos continuará a crescer como resultado do envelhecimento das populações e do aumento da carga de doenças não transmissíveis. Por isso, defende que os sistemas nacionais de saúde incluam os cuidados paliativos no processo contínuo de cuidado de pessoas com doenças crônicas e potencialmente fatais, vinculando-os a programas de prevenção, detecção precoce e tratamento — a exemplo do Hospital Nardini.

Medicina e Enfermagem da FMABC recebem nota máxima na avaliação do Enade

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Avaliação comprova a excelência do ensino da instituição

 

Doze cursos de Medicina no Estado de São Paulo receberam nota 5

O Ministério da Educação divulgou em 11 de março os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e confirmou a nota máxima para o desempenho dos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário FMABC, em Santo André. O conceito indica excelência acadêmica e comprova a qualidade dos serviços prestados na formação de futuros profissionais da saúde.

O curso de Medicina da FMABC está entre os 12 do Estado de São Paulo que receberam o conceito 5 no Enade, sendo o único da região do Grande ABC a conquistar a avaliação máxima, com uma média de 73 pontos na prova — 11 acima da média nacional. Já o curso de Enfermagem está entre os cinco com melhor nota em todo o estado.

Além da nota máxima para o desempenho dos alunos de Medicina e Enfermagem, o Centro Universitário FMABC recebeu Conceito Enade 4 para os cursos de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia, confirmando a qualidade de ensino da instituição em diversas áreas da saúde.

A nota do Enade é um referencial importante tanto para as instituições quanto para os alunos. A avaliação permite que os centros universitários identifiquem e desenvolvam seus pontos fortes, assim como corrijam aspectos que possam ser aprimorados, garantindo, assim, uma qualidade de ensino cada vez maior.

“A nota máxima nos enche de orgulho e de um sentimento de merecimento. Sabemos da qualidade dos nossos profissionais, da magnitude das nossas estruturas e do esforço dos nossos estudantes. Continuaremos fazendo o máximo para garantir que nossos alunos se formem pela FMABC prontos para o mercado de trabalho”, explica Dr. David Uip, reitor do Centro Universitário.

SOBRE A FMABC

Criada em 1969 como Faculdade de Medicina do ABC, a instituição se desenvolveu nas décadas seguintes, formando profissionais que se tornaram referências na área da saúde e expandindo seus horizontes. Atualmente, conta com dez cursos de graduação, incluindo Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional.

A expansão e a qualidade do ensino fizeram com que, em 2018, a instituição recebesse o status de Centro Universitário, ratificando a importância da FMABC na comunidade e seu potencial em contribuir com o desenvolvimento de programas e projetos voltados à saúde e à assistência médica na região do Grande ABC.

Amor e sorrisos no Hospital Nardini: visita garante leveza a pacientes internados

Postado por Akira Suzuki em 15/abr/2025 -

Dupla de voluntários, caracterizados como palhaços, percorreu os corredores da unidade levando alegria aos pacientes internados

 

O duo “Amor e Riso” levou um pouco de alegria aos internados (foto: divulgação/PMM)

“Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”, dizia o médico Hunter Doherty “Patch” Adams, que inspirou o famoso filme estrelado por Robin Williams. E foi justamente com esse espírito que, em 12 de abril, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, recebeu uma visita especial que transformou o ambiente hospitalar com leveza, carinho e muitos sorrisos.

A ação é incentivada pela Prefeitura de Mauá, que reforça a necessidade de humanizar os atendimentos na saúde, mesmo princípio que norteia a Fundação do ABC, que administra o Hospital Nardini.

A dupla “Amor e Riso”, formada por voluntários caracterizados como palhaços, percorreu os corredores da unidade levando alegria aos pacientes internados. Entre brincadeiras, músicas e palavras de conforto, os visitantes conseguiram amenizar, ainda que por instantes, o peso da rotina hospitalar.

A iniciativa reforça a importância do cuidado emocional no processo de recuperação, reconhecendo que o amor — manifestado em gestos simples — pode ser tão poderoso quanto os medicamentos. Para os pacientes, familiares e profissionais da saúde, a ação foi um lembrete de que, mesmo nos momentos difíceis, o riso ainda é um excelente remédio.