Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário organiza SIPAT

Postado por Maíra Oliveira em 01/ago/2017 -

Cerca de 600 funcionários participaram do evento durante a semana

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), localizado em São Paulo e gerido pela Fundação do ABC, promoveu entre 5 e 9 de junho a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que reuniu mais de 600 funcionários.

O evento, organizado em parceria com as Diretorias Geral, de Segurança, Administrativa e Técnica, contou com a presença do psiquiatra Dr. Douglas Motta Calderoni e do pedagogo e professor Adriano Galhardo Pedroso, que trouxeram palestras com os temas “Estresse no Ambiente de Trabalho”, “Inteligência Financeira” e “Comunicação não violenta”. Também foram oferecidas sessões de cine pipoca, bingo e serviços gratuitos de estética e terapia corporal, por onde passaram ao menos 350 colaboradores durante a semana.

A SIPAT é promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e é prevista na Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

 

 

 

Dra. Maria Bernadette Vianna, no DGABC: “Fundação do ABC, o que saber antes de criticar”

Postado por Fernando Valini em 01/ago/2017 -

Faz parte da democracia questionar modelos de governança de organizações que recebem dinheiro público. Críticas são bem-vindas. Críticas desinformadas, porém, afetam injustamente um patrimônio que, desde sua origem, carregou a marca da sociedade da nossa região.

A Fundação do ABC é exemplo raro de empreendimento de vocação social e científica mantido por três municípios, arranjo que resiste há 50 anos. Nesse tempo, as mudanças políticas e econômicas foram brutais, com avanços e rupturas importantes.

Com tudo isso, a FUABC seguiu investindo no desenvolvimento regional, porque nenhuma força ousou inviabilizar esse patrimônio. Pode-se mesmo dizer que a união das prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano transcendeu a política, no tocante à Fundação.

A FUABC é uma organização de interesse público sem fins lucrativos. Também é pessoa jurídica de direito privado. E quando assina contratos de gestão de saúde com o poder público, se qualifica como Organização Social de Saúde (OSS).

Isso explicado, vejamos algumas distorções a que se apegam nossos detratores.

Costuma-se afirmar que a Fundação do ABC tem orçamento de mais de R$ 2 bilhões. Ora, o dinheiro que entra na instituição não faz parte de um orçamento próprio, do qual se possa dispor. São repasses de prefeituras e do governo do Estado, em troca da gestão da saúde nos municípios. Dinheiro “carimbado”, como se diz, que só pode ser usado para o fim pactuado nos vários contratos que mantém, sem remanejamentos. É a lei.

Cada contrato celebrado com o poder público prevê a gestão de uma determinada unidade, seja hospital, ambulatório ou UPA. Os custos são apurados, e o repasse mensal é feito, sempre sob a vigilância do Tribunal de Contas e do Ministério Público.

Os cerca de 23 mil empregados da Fundação estão distribuídos por todos os municípios contratantes. Outro erro comum é referir-se a esses colaboradores como “servidores”. Todos são contratados pelo regime da CLT. Por isso mesmo, a gestão por meio de OSSs vem sendo adotada como saída para usar o dinheiro dos impostos de forma racional, sem atrelar verbas da saúde às custosas regras do funcionalismo público, hoje um problema sério nas contas públicas nacionais, estaduais e municipais.

Críticas existem, uma parte delas é legítima. Às vezes, porém, há nas críticas interesses ocultos. Alguns são corporativos, pois há categorias profissionais que se sentem prejudicadas pela gestão da saúde por meio de OSS. Outros são político-eleitorais. Por fim, há os empresariais, pautados pela busca de verbas públicas, em momento de escassez de negócios no setor privado.

A Fundação do ABC resistiu a muitas dificuldades nos seus 50 anos de existência. Continuará a resistir enquanto for esse o desejo da sociedade e de seus representantes eleitos.

 

Publicado no Diário do Grande ABC, em 29 de julho de 2017

Equipes de São Mateus programam ações para ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’

Postado por Maíra Oliveira em 31/jul/2017 -

Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 em mais de 150 países

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo e a Fundação do ABC, por meio da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Mateus, celebraram neste 4 de agosto a 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) – comemorada mundialmente entre 1º e 7 de agosto. Batizada ‘Amamenta Leste: Junt@s Pela Amamentação’, a ação das 8h às 13h teve lugar na Av. Mateo Bei, 263, em São Mateus (SP).

Entre os destaques da atividade esteve a palestra do Dr. José Martins Filho, pediatra e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também já foi reitor. É um dos mais conceituados médicos brasileiros especializados em aleitamento materno, causa em que atua e defende há 40 anos. Sua palestra teve o tema “O desmame precoce e a terceirização infantil: vínculo, afeto e relações familiares”. Já a pediatra Dra. Maria José Guardia Mattar abordou a importância da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

A preparação iniciou com uma gincana saudável entre equipes das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território e unidades da administração direta. Foi dividida em três momentos: sensibilização do maior número de estabelecimentos comerciais da região, como farmácias e supermercados, sobre a exposição de chupetas e seus malefícios, conforme a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL); coleta do maior número de chupetas de crianças da unidade na operação “papa-chupeta”, feita por funcionários fantasiados e com abordagem musical (“carnaval da amamentação”); e melhor decoração temática da unidade.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados. O tema escolhido para o 25º ano da SMAM é ‘Trabalhar em conjunto para o bem comum!’.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs. Até 1998, a SMAM no Brasil era coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), hoje parceira nas ações.

Hospital da Mulher de Santo André treina brigada de incêndio

Postado por Eduardo Nascimento em 28/jul/2017 -

Os colaboradores do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein acabam de participar de treinamento para formação de brigada de incêndio. A equipe de Segurança do Trabalho da unidade, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC, realizou capacitação dias 25 e 26 de julho no próprio equipamento de saúde, em Santo André.

A formação da brigada de incêndio visa a proteção da integridade física de funcionários, pacientes e do patrimônio do hospital. Os integrantes se reúnem periodicamente em encontros de atualização e reciclagem.

Os treinamentos de brigada de incêndio contam com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, assim como de princípios de incêndio, rotas de fuga, classes de incêndio e de conhecimentos técnicos sobre os equipamentos de combate a incêndio, entre os quais os tipos de extintores, hidrantes, detectores de fumaça, alarmes de incêndio e mangueiras, por exemplo. Durante a capacitação também são ministradas aulas sobre sinais, sintomas e condutas em situações como desmaio, convulsão, ferimentos externos e até mesmo parada cardiorrespiratória, quando os colaboradores simulam massagem cardíaca.

Capacitação ocorreu dias 25 e 26 de julho, coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC

Disciplinas de Obstetrícia e Neonatologia alertam para perigos do parto domiciliar

Postado por Eduardo Nascimento em 28/jul/2017 -

Segundo as cadeiras, todas as entidades médicas do país desaconselham o parto domiciliar

As disciplinas de Obstetrícia e Neonatologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) publicaram carta conjunta alertando para os perigos do parto domiciliar. Segundo as cadeiras, todas as entidades médicas do país são contra esse tipo de prática, pois a consideram insegura tanto para a parturiente quanto para os bebês.

O documento publicado na FMABC reforça ainda a questão da humanização, que não deve ser confundida com a realização de partos em casa. “As disciplinas da FMABC envolvidas no contexto do parto, seja a Obstetrícia, a Neonatologia, e mesmo outras que integram o curso de Medicina e os demais cursos da área da Saúde, têm tido preocupação constante, tanto no ensino quanto na assistência nos campos de estágio, em incentivar e desenvolver cada dia mais a humanização da assistência. O parto deve ser e é humanizado dentro das dependências de nossos hospitais, com o ‘plus’ fundamental, a garantia de se ter recursos de segurança para o binômio mãe-bebê, situação esta, não presente no parto domiciliar e nas casas de parto”, assinam as disciplinas.

A preocupação maior está, justamente, no caso de complicações – que podem ocorrer, inclusive, no ambiente hospitalar. Entretanto, dentro de instituições hospitalares, as condições de segurança, a presença de equipes multiprofissionais e a maior disponibilidade de insumos e equipamentos aumentam as possibilidades de desfechos positivos.

Conforme determinado nas “Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal”, do Ministério da Saúde (MS), todas as gestantes devem ser informadas que “a assistência ao parto no domicílio não faz parte das políticas atuais de saúde no país”. Além disso, o MS reforça que o planejamento do parto no domicílio não é recomendado, tendo em vista o maior risco de complicações para a criança, e que o local de parto deve ter acesso à equipe médica de obstetrícia, anestesiologia e pediatria.

CREMESP

A Câmara Técnica de Saúde da Mulher (CTSM) do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) também não recomenda o parto domiciliar. A entidade considera que “o parto deve ser realizado em ambiente hospitalar, uma vez que o local permite a imediata intervenção em intercorrências maternas, fetais e/ou neonatais durante o trabalho de parto e puerpério”.

Além disso, o Cremesp possui uma resolução e um parecer que contemplam as diretrizes a respeito do tema, recomendando que o parto seja feito em ambiente qualificado. Trecho do Parecer 142.401/10 explica que “o parto é um evento natural e, durante o seu transcurso, pode apresentar inúmeras intercorrências. Todos esses eventos são perfeitamente sanáveis, desde que haja estrutura adequada de retaguarda, impossível de se obter em domicílio. Dessa forma, torna-se extremamente temerosa a realização de um procedimento tão importante, no qual duas vidas estão envolvidas, sem o devido respaldo técnico e estrutural”.

Já a Resolução nº 111/04 do Cremesp considera “que a assistência ao parto, incluindo o de baixo risco, para maior segurança da parturiente e do concepto, deve ser feita em instituição hospitalar dotada de infraestrutura, uma vez que a possibilidade de um parto de baixo risco transformar-se em alto risco não é previsível”. E, ainda, determina no artigo 1º que “é vedado ao médico exercer atividades nos locais denominados Casas de Parto, por não serem os mesmos dotados de infraestrutura indispensável ao adequado atendimento à gestante, à parturiente e ao recém-nascido”, o que pode ocorrer também nos casos realizados em domicílio.

‘Encontro de Carros Modificados’ terá ingresso revertido para tratamento de crianças com câncer

Postado por Maíra Oliveira em 27/jul/2017 -

Ação beneficente será no próximo domingo (30/07), no estacionamento da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André

Atualmente 30 crianças são tratadas no ambulatório por equipe multidisciplinar

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) promove no próximo domingo (30 de julho) uma ação beneficente para arrecadar fundos destinados ao tratamento de crianças com câncer na unidade. Trata-se do “Encontro de Carros Modificados”, organizado em parceria com o Grupo Estilo Brazuka, criado há seis anos por 16 amigos do ABC apaixonados por carros. O evento será no estacionamento da FMABC, na Avenida Lauro Gomes, 2.000, em Santo André, das 8h às 14h. O ingresso para expor os veículos é de R$ 20. Pedestres não pagam.

Para participar do evento é necessário ter carro antigo ou com alguma modificação, como: suspensão de competição, turbo ou ser equipado com rodas e som de alta potência, entre outras. O evento criado no Facebook já soma 230 confirmações de presença e pode ser acessado pelo nome “Mega Encontro Estilo Brazuka”.

“Fomos procurados pelo pessoal da Estilo Brazuka, que já conhecia o local e achou adequado para promover o evento e apoiar a causa. Temos 550 vagas demarcadas no estacionamento e nossa expectativa é ocupar ao menos metade do espaço”, disse Rosiane Figueiredo, do setor de captação de recursos do Ambulatório. No local também terão opções gastronômicas estilo food truck e estandes com lojas de acessórios automotivos.

REFERÊNCIA NACIONAL

Considerado referência no tratamento do câncer infanto-juvenil, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC foi inaugurado no ano 2000 e integra a área assistencial da disciplina de Oncologia e Hematologia da FMABC. O serviço realiza média de 200 consultas mensais e conta com cerca de 30 crianças em quimioterapia ambulatorial. O serviço recebe pacientes de todo o país e é 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento é integral e multidisciplinar, com equipe composta por profissionais das áreas de Medicina – oncologia pediátrica, hematologia pediátrica e anestesia –, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Farmácia, Serviço Social, Pedagogia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, além de voluntários que contribuem na humanização do serviço.

Pesquisas mostram que o câncer infantil acomete 1 a cada 600 crianças. As leucemias são mais frequentes, representando aproximadamente 35% dos casos. Os linfomas correspondem a cerca de 20%, e os tumores cerebrais, 15%. A boa notícia é que a taxa de cura em crianças pode superar 70%. Os tratamentos têm duração média de um ano e o acompanhamento é por toda a vida.

 

 

Morando vistoria HPS Central de São Bernardo

Postado por Maíra Oliveira em 24/jul/2017 -

Prefeito visitou Hospital e Pronto-Socorro Central e UPA do Jardim Silvina

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, visitou as dependências do Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Silvina no sábado, 22 de julho. O objetivo é acompanhar a rotina de atendimentos das equipes médica e de enfermagem das unidades.

No HPSC, o prefeito visitou vários ambientes e conversou com pacientes e acompanhantes. Morando ouviu elogios em relação ao trabalho desempenhado na unidade. A aposentada Maria de Fátima, 50 anos, foi uma das pessoas que conversou com o prefeito. Ela disse que estava no local acompanhando o marido e afirmou ter sido muito bem atendida por todos. “Cheguei no pronto-socorro há 40 minutos e meu marido já foi atendido e medicado. Todos os funcionários o trataram com muito carinho e atenção. Já estive aqui outras vezes e esse tratamento tem sido constante”, afirmou.

Na saída do hospital, Morando dialogou com funcionários e detalhou os motivos das visitas. “Vou às unidades, de surpresa, pois quero entender como o paciente é tratado. Faço isso não para punir ninguém, mas para melhorar o serviço. Desde o início desta gestão, contratamos médicos e enfermeiros e estamos nos esforçando para otimizar o atendimento médico em todos equipamentos”, disse.

Na UPA Silvina, Morando percorreu toda a unidade e conversou com médicos e equipe de enfermagem. Durante o percurso, verificou o tempo de espera com os pacientes e a qualidade do atendimento prestado. “Realizamos média de 300 a 400 atendimentos diários nesta UPA. Todos os pacientes que conversei elogiaram o atendimento médico e consideraram viável o tempo de espera”, afirmou Morando.

De acordo com o secretário de Saúde, a UPA está equipada para oferecer atendimento de qualidade. “Todas as UPAs possuem estrutura adequada para atender a população. Por plantão, temos média de quatro médicos (sendo dois clínicos gerais e dois pediatras), além de toda equipe de enfermagem. Estamos trabalhando para melhorar a Saúde de São Bernardo e já percebemos que o trabalho tem sido reconhecido”.

FUABC lança ferramenta virtual para gerenciamento de resíduos

Postado por Maíra Oliveira em 21/jul/2017 -

Sistema inovador permitirá que unidades de saúde sob sua gestão padronizem dados sobre coleta, descarte e volume

Gestores acompanharam apresentação da ferramenta em 18 de julho

A Fundação do ABC (FUABC) lança, a partir de 1º de agosto, uma ferramenta que permitirá o registro simplificado e padronizado de todas as ações de coleta e descarte de resíduos comuns e infectantes de suas unidades gerenciadas. Atualmente, são 18 hospitais e três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). Desta forma, os gestores ambientais das mantidas poderão informatizar dados, gerar indicadores e relatórios mais concisos e, principalmente, transformar números em informação para identificar possíveis melhorias. Antes, o trabalho era feito de forma manual e independente.

A plataforma on-line, apresentada às mantidas em 18 de julho para ajustes finais, foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da FUABC em parceria com o Programa de Meio Ambiente e Sustentabilidade da instituição. Os gestores, que receberão login e senha, vão monitorar o tipo e volume exatos dos resíduos gerados e o quanto foi descartado, podendo receber alertas sobre armazenamentos pendentes. Os resíduos são classificados como comum, infectante, reciclável, radioativo, químico e perfurocortante (ver quadro).

A ferramenta, elaborada via sistema TOTVS (software de gestão), produzirá indicadores de modo eficiente e automático, o que auxiliará o gestor na tomada de decisões e alinhamento estratégico de ações. As melhorias alcançadas serão discutidas nas reuniões entre os gestores ambientas das mantidas e da FUABC que já acontecem mensalmente.

“Precisamos mobilizar administradores e todos os colaboradores, para que valorizem a importância da gestão responsável de resíduos de Saúde e seus impactos econômicos e ambientais. Os gestores usavam planilhas individuais e, agora, teremos controle padronizado das informações, constante troca de experiências e um panorama geral das ações em tempo real”, disse a gestora ambiental da Fundação do ABC, Cristina Passaretti.

A presidente da FUABC abriu a reunião de apresentação da ferramenta e endossou a importância das mantidas integrarem o projeto. “A adesão ao novo sistema é importante para que o trabalho seja corretamente documentado e gere melhorias não só ao ecossistema, mas também à comunidade na qual a unidade de Saúde está inserida. Nossa equipe de sustentabilidade é proativa, muito atuante e permanece à disposição de todos os gestores”, disse Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna. O treinamento coletivo para utilização da ferramenta está marcado para 26 de julho.

Cada mantida da Fundação do ABC é responsável por separar, acondicionar e identificar os resíduos gerados, que podem ser desde luvas, seringas, gessos, materiais biológicos, bolsas de sangue até bisturis, lâminas e filmes de raio-X. Se descartados em aterros comuns, os materiais podem provocar nociva contaminação do ambiente. Por isso, as unidades mantêm contrato com empresas especializadas no descarte seguro dos resíduos, conforme normas técnicas e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

DEZENAS DE PRÊMIOS

A bandeira da sustentabilidade é marca da Fundação do ABC desde 2010, quando passou a investir em ações de uso consciente dos recursos naturais, treinamentos de funcionários, gestão correta de resíduos, impactos econômicos e educação ambiental. Suas unidades já ganharam cinco prêmios “Amigo do Meio Ambiente” e 25 menções honrosas, concedidas anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde aos projetos ambientais que alcançam êxito e relevância no segmento.

O engajamento da entidade também provocou a criação de um debate anual sobre as políticas de saúde ambiental do Grande ABC, o “Fórum em Saúde e Sustentabilidade da Fundação do ABC” — promovido pela unidade desde 2015. A terceira edição do evento está marcada para dia 23 de novembro, no anfiteatro David Uip da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Registro de ponto com reconhecimento facial e GPS será implantado em Santo André

Postado por Eduardo Nascimento em 21/jul/2017 -

Iniciativa da Central de Convênios da Fundação do ABC terá início em agosto e abrange cerca de 2.500 colaboradores em 134 postos de trabalho

 

Maior unidade da Fundação do ABC, a Central de Convênios implantará em agosto sistema de registro de ponto com reconhecimento facial e localização via GPS para cerca de 2.500 colaboradores, que atuam em 134 postos de trabalho em Santo André. A ferramenta substituirá as antigas folhas de assinatura de ponto e permitirá que a Diretoria de Recursos Humanos (RH) consolide todos apontamentos do mês em apenas 2 dias. Hoje o processo manual leva, em média, 20 dias.

Ana Paula Barros de Queiroz e Danilo Mucinato, da Diretoria de Recursos Humanos da Fundação do ABC

O funcionamento do sistema é simples e intuitivo. O funcionário instala gratuitamente o aplicativo TradingWorks no celular – Android ou iOS – e segue o passo a passo para cadastramento de login e senha, conforme manual de utilização que será entregue previamente. A ferramenta já estará abastecida com as fotos de todos os colaboradores. Dessa forma, ao chegar ou sair do local de trabalho, basta entrar no aplicativo e posicionar o celular como se fosse tirar uma “selfie”. Ao clicar para registrar, o sistema confere a identificação visual do funcionário e a localização via GPS, para garantir que o mesmo se encontra no local de trabalho. O horário é registrado e fica disponível para acesso remoto e em tempo real tanto para o gestor da unidade de saúde quanto para a Diretoria de RH, na sede administrativa da Central de Convênios.

Funcionários que não dispõem de celular ou que não quiserem utilizar o aplicativo poderão registrar o ponto em notebooks e desktops nas próprias unidades de trabalho.

“O sistema descentraliza a gestão de recursos humanos e moderniza o processo, permitindo que tenhamos todos os registros de ponto, de todas as unidades de saúde, em tempo real, na tela do computador”, explica a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Ana Paula Barros de Queiroz. Para a gestora, são muitas as vantagens com a implantação da ferramenta: “Hoje recebemos os registros de ponto em papel. Tenho duas funcionárias dedicadas integralmente à análise e registro no sistema de todos os apontamentos feitos manualmente nas folhas de ponto. São justificativas de atrasos, atestados médicos e comprovantes diversos, que são verificados um a um, em trabalho que leva cerca de 20 dias para ser consolidado. A partir de agosto, com a informatização, a expectativa é de que esse mesmo trabalho seja concluído em 2 dias, pois os apontamentos serão validados ao longo do mês, via sistema, pelo próprio gestor da unidade”.

Bruna Fraga, da Central de Convênios, ao registrar ponto com reconhecimento facial

Além da maior agilidade nos processos, o sistema também garante segurança e confiabilidade às marcações de ponto, tendo em vista que registra não somente os horários dos funcionários, mas também a localização geográfica dos mesmos, confirmando que estão, de fato, na unidade de saúde conforme jornada contratada.

“A modernização também traz benefícios aos funcionários. Pelo mesmo aplicativo em que marca o ponto, o colaborador tem acesso ao histórico com seus horários de entrada, saída e período de almoço, além acompanhar o saldo de banco de horas em tempo integral, tudo com muita facilidade e total transparência”, afirma Danilo Mucinato, coordenador administrativo da Diretoria de RH da Fundação do ABC.

PROJETO PILOTO

Antes da implantação nas unidades de saúde de Santo André, o sistema TradingWorks foi testado junto aos 112 funcionários da sede administrativa da Central de Convênios. A ferramenta foi implantada em junho e funcionou paralelamente ao registro biométrico de ponto – a metodologia padronizada na sede. Com o sucesso do projeto piloto, o relógio eletrônico de ponto foi desligado e, desde 1º julho, o reconhecimento facial com GPS é o único sistema utilizado no local.

Em agosto, a nova tecnologia funcionará em Santo André juntamente com as folhas de ponto, para, em setembro, seguir como forma oficial de marcação. Posteriormente, a Central de Convênios implantará o sistema nos demais municípios parceiros, entre os quais São Caetano, São Bernardo, Guarulhos e Santos.