Postado por Maíra Oliveira em 04/fev/2022 -

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
O Hospital de Urgência, inaugurado em 14 de maio de 2020 como unidade de referência para tratamento da Covid-19 em São Bernardo, ganhou nova denominação dia 31 de janeiro. Passou a se chamar Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida, em homenagem ao ex-prefeito, advogado e ex-secretário de Assistência Social da cidade. Desde setembro do ano passado, o equipamento retomou sua vocação inicial de atendimento de urgência e emergência.
Para a nomeação, foi realizado um ato simbólico no saguão do próprio hospital, com inauguração da placa e do totem com o nome do homenageado pelo prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, da viúva, Dona Laerte, dos três filhos do ex-prefeito, Maurício Junior, André e Adriana Helena, e demais familiares. A mudança já havia sido oficializada no jornal Notícias do Município (NM) em julho de 2021.
“Prestamos esta justa homenagem ao nosso ex-prefeito de São Bernardo, por três mandatos, e que deixou um grande legado para a nossa cidade, principalmente na área da Saúde, após aprovação por unanimidade do projeto de Lei de minha autoria pela Câmara Municipal”, justificou Morando.
REFERÊNCIA CONTRA A COVID-19
Durante a pandemia, antes de retomar a vocação original de urgência e emergência, o Hospital de Urgência salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias desde o seu primeiro dia de funcionamento. Foi o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, no momento, o equipamento presta serviço também na rede municipal de saúde. “Toda a mobilização que tivemos para abrir leitos durante a pandemia não foi em vão. Agora, temos uma rede mais robusta para o tratamento de outras doenças, com o Hospital de Urgência sendo referência para os casos de urgência e emergência atendidos pelas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Pronto Atendimento do Taboão”, reforçou Reple.
Postado por Maíra Oliveira em 04/fev/2022 -

Gestantes têm acompanhamento periódico nas unidades de Saúde da cidade
As 13 unidades de Saúde gerenciadas pela Fundação do ABC em Itatiba, no interior do Estado, registraram aumento de 43% nos atendimentos considerando os meses de janeiro de 2021 e 2022. No ano passado, foram realizados 5.502 atendimentos no período, contra 7.863 no mês passado. O aumento é atribuído ao surgimento da variante Ômicron, que impulsionou os casos de Covid-19 neste ano.
Apesar da alta demanda, as unidades seguiram normalmente com atendimentos como coleta de Papanicolau e visitas domiciliares aos pacientes.
Outro importante indicador de desempenho na área da saúde refere-se especificamente ao atendimento das gestantes do município, amplamente qualificado no ano passado em relação à 2020. Segundo indicadores divulgados pela gestão da FUABC no município, a Rede de Atenção Básica superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em diversos aspectos.
Entre os dois anos, houve aumento da proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas (20% para 35%); na proporção de gestantes com exames atualizados para detecção de sífilis e HIV (5% para 38%); com cobertura de atendimento odontológico (11% para 30%); e na proporção de pacientes com exames citopatológicos atualizados, popularmente conhecidos como Papanicolau (2% para 12%). Os indicadores do Ministério da Saúde consideram a população elegível para os procedimentos, de acordo com metas variáveis.
Postado por Maíra Oliveira em 04/fev/2022 -
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciada pela Fundação do ABC, formou dia 21 de janeiro sua primeira Brigada de Incêndio. O treinamento teórico e prático, que durou 8 horas e foi realizado na cidade de Itapecerica da Serra, foi conduzido pelo Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina de Trabalho (SESMT) da Central de Convênios, em parceria com uma empresa especializada em treinamento na área.
Foram abordados os temas: legislações; primeiros socorros; teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; prevenção de incêndio; métodos de extinção; agentes extintores; equipamentos de proteção individual; equipamentos de combate a incêndio; equipamentos de detecção e abandono de área.
Postado por Maíra Oliveira em 02/fev/2022 -

Dirigentes do Hospital Mário Covas após reunião de avaliação do IQG – Foto: Divulgação
O compromisso de manter a assistência e segurança do paciente como foco de qualidade levou o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, a assegurar em 2022 a manutenção do nível 3 da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação que traduz o nível de excelência no setor de saúde do País. Em 2018, o HEMC, administrado pela Fundação do ABC, garantiu a conquista da certificação ONA nível 3, como resultado do programa de qualidade voltado à melhoria permanente dos serviços prestados à população e aperfeiçoamento dos protocolos e procedimentos médicos.
Neste início de ano, a equipe de analistas do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) visitou o hospital para análise de dados e supervisão dos procedimentos que devem ser seguidos para a manutenção da certificação. Esse trabalho é periódico e indicativo de que o trabalho de manutenção da qualidade e segurança da assistência é permanente.
O resultado de mais essa etapa da acreditação de qualidade foi comemorado pelos colaboradores e Diretoria da unidade. “É mais uma etapa que representa a determinação da instituição em investir constantemente no aperfeiçoamento e conquista de mais conhecimento e melhoria da assistência. Na condição de equipamento de alta complexidade e de manter forte vínculo com o ensino da Medicina, é maior a nossa responsabilidade na manutenção das certificações”, disse o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante. O dirigente agradeceu a todas as equipes médicas, de enfermagem e administrativas pelo empenho e resultados no programa de qualidade.
ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL
Além da acreditação ONA Nível 3, o Hospital Mário Covas conquistou no ano passado sua certificação internacional. Em julho de 2021, após análise dos resultados obtidos nos dois últimos anos, o Instituto Qualisa de Gestão conferiu ao hospital a acreditação internacional QMentum Diamante, conquista que o colocou entre as instituições que se destacam na área da saúde.
A Certificação Qmentum é resultado de parceria do IQG com a HSO (Health Standards Organization – antiga Accreditation Canada International) e possibilita que as instituições de saúde brasileiras acessem a padrões internacionais de excelência e inovação.
Postado por Maíra Oliveira em 01/fev/2022 -
A presidente da Fundação do ABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan, esteve nesta semana em visita ao primeiro Ambulatório de Campanha da Prefeitura de Santo André, instalado na Universidade Federal do ABC (UFABC). A dirigente foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves Pires, e percorreu as instalações do equipamento de saúde juntamente com a equipe técnica do local.
Inaugurado em 25 de janeiro, o Ambulatório de Campanha é destinado ao diagnóstico e cuidado de pessoas com síndromes gripais. Trata-se de parceria bem-sucedida entre a Prefeitura de Santo André e a Fundação do ABC, que garante atendimento 24 horas aos munícipes, em espaço com 20 consultórios, serviços de testagem rápida, dispensação de medicação, exames de raio-x e de tomografia.
“É papel da Fundação do ABC apoiar os municípios na concretização das Políticas Públicas de Saúde. Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado no Ambulatório de Campanha da UFABC, cujo modelo foi replicado em uma segunda unidade, instalada na Associação dos Funcionários do Semasa. Cada equipamento tem capacidade para 6 mil atendimentos ao dia, ampliando sobremaneira o atendimento às síndromes gripais no município”, considerou Regina Maura.
Ao todo são cerca de 200 funcionários em cada um dos Ambulatórios de Campanha, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e assistentes sociais. Após passar pela recepção, os pacientes são direcionados para salas de classificação de risco, momento em que os sintomas são avaliados. Pacientes que apresentem sintomas gripais há mais de três dias são testados, de acordo com a avaliação médica, para o diagnóstico de Covid-19 ou Influenza. Após o resultado, os pacientes são direcionados para salas de espera separadas, para que os munícipes com diferentes doenças não compartilhem o mesmo ambiente. As áreas dos consultórios, medicação e de dispensação de medicamentos também são separadas, de acordo com o diagnóstico do paciente.
SEGUNDA UNIDADE
Em 28 de janeiro, a Prefeitura de Santo André ampliou o cuidado oferecido às pessoas com síndromes gripais ao entregar o segundo Ambulatório de Campanha com atendimento 24 horas. Assim como na unidade da UFABC, o novo espaço, instalado na Associação dos Servidores do Semasa, também conta com 20 consultórios para atendimento especializado, testagem imediata, exames de tomografia e raio-x conforme avaliação médica.
Postado por Eduardo Nascimento em 28/jan/2022 -

Foto: Helber Aggio/PSA
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou em 25 de janeiro a capacidade de atendimento de síndromes gripais com a entrega do Ambulatório de Campanha. Com atendimento 24 horas, o espaço possui 20 consultórios instalados na Universidade Federal do ABC (UFABC) e é destinado ao diagnóstico e cuidado de pessoas com síndromes gripais. A entrada é pela Rua Rio Grande do Norte, altura do nº 150, na Vila São Pedro.
Nos próximos dias o município também contará com um segundo ambulatório, com o reforço de mais 20 consultórios que irão funcionar na Associação dos Funcionários do Semasa. O atendimento será realizado das 7h às 19h.
A unidade localizada na UFABC recebeu os primeiros pacientes na tarde de 25 de janeiro. De acordo com o prefeito Paulo Serra, que esteve no local para acompanhar o primeiro dia das atividades, a entrega dos consultórios equivale à abertura de seis UPAs, em relação à capacidade de atendimentos.
“Estamos novamente em um momento de crise, mas em uma crise diferente da que a gente já enfrentou. No início havia uma necessidade por leitos de UTI, chegamos a ter 94% da taxa de ocupação e esse ano percebemos, com uma velocidade muito mais rápida, a chegada dessa somatória de síndrome gripal com Covid-19. Como sempre fizemos, tomamos uma providência muito rápida, seguindo os nossos princípios de não deixar nenhum munícipe sem atendimento. Estamos entregando os 40 consultórios, que equivalem ao atendimento de seis UPAs”, pontuou o prefeito Paulo Serra.
Com cerca de 200 funcionários em cada ambulatório, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e assistentes sociais, os espaços terão capacidade para realizar cerca de 6 mil atendimentos ao dia e contam com tomógrafo, dispensação de medicação e testagem rápida.
“Estamos iniciando hoje as atividades do primeiro ambulatório de campanha e pretendemos ampliar em breve o atendimento na região da Vila Luzita. O objetivo desses consultórios é separar os atendimentos, centralizando o que é síndrome gripal para os dois ambulatórios, oferecendo um atendimento mais especializado, inclusive com a possibilidade da testagem imediata, além de exame de tomografia, caso a avaliação médica indique a necessidade. Felizmente Santo André está com uma alta taxa de vacinação, então a nossa expectativa é de que mesmo que as pessoas estejam com Covid-19, não tenham sintomas graves. Desta forma, conseguimos garantir a assistência com acompanhamento ambulatorial”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.
Após passar pela recepção, os pacientes são direcionados para uma das sete salas de classificação de risco, momento em que são testados para o diagnóstico de Covid-19 ou Influenza. Após o resultado, os pacientes são direcionados para salas de espera separadas, para que usuários com diferentes doenças não compartilhem o mesmo ambiente. As áreas dos consultórios, medicação ou de dispensação de medicamento também são separadas, de acordo com o diagnóstico do paciente.
O equipamento conta ainda com duas salas de estabilização montadas com oxigênio, kit de intubação e duas ambulâncias à disposição para realizar a transferência do paciente, caso haja necessidade de internação.
ESTRUTURA
Com responsabilidade e planejamento, Santo André se estruturou para lutar a batalha contra a Covid-19. Dentre as diversas estratégias adotadas, foi a primeira cidade da região a montar hospitais de campanha. Em quase dois anos de pandemia, Santo André foi um dos poucos municípios onde não faltaram leitos para os internados e, ao todo, registrou mais de 25 mil altas médicas.
O município se mantém estruturado para o atendimento de pacientes com Covid-19 e síndrome gripal. Na área hospitalar, além do CHM (Centro Hospitalar Municipal), que atualmente está com a taxa geral de ocupação em 43%, há o Hospital da Mulher para receber pacientes que necessitem de internação por complicações decorrentes do coronavírus. A cidade conta ainda com um Centro de Enfrentamento à Covid-19 e o suporte de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Postado por Eduardo Nascimento em 28/jan/2022 -

Foto: Governo SP
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta semana a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos de casos de Covid-19. Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual, que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do Estado, incluindo Capital, municípios da Grande São Paulo e as regionais de saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. No Grande ABC são 30 novos leitos no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, sendo 10 de Terapia Intensiva e 20 de enfermaria.
A expansão é fruto do mapeamento e análise técnica das capacidades estruturais de cada hospital e monitoramento do cenário da Covid-19 no Estado, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.
“As cidades terão um canal direto com o governo estadual para que nenhuma pessoa fique sem atendimento no Estado de São Paulo. O Grande ABC já recebeu 30 leitos, e a expectativa é que a região seja contemplada com mais 30 vagas, ou seja, 60 no total”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo Andre, Paulo Serra.
Segundo o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante, as novas vagas estão sendo ocupadas rapidamente. “Iniciamos os novos leitos em 25 de janeiro e nas primeiras 24 horas de funcionamento ocupamos 100% da capacidade da UTI com pacientes encaminhados pela CROSS. Na enfermaria Covid-19, 14 dos 20 leitos abertos já estão com pacientes”, informa.
Postado por Eduardo Nascimento em 28/jan/2022 -

Foto: PMSBC / Gabriel Inamine
A Prefeitura de São Bernardo apresentou, nesta sexta-feira (28/01), o quarto modelo do futuro Hospital da Mulher, que está sendo construído no antigo prédio do Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo (Imasf). O novo equipamento irá concentrar todo atendimento de saúde da mulher em um único local. Hoje, os atendimentos ao público ocorrem no Hospital Municipal Universitário (HMU) e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), ambos no bairro Rudge Ramos.
O quarto modelo de enfermaria foi exibido pelo prefeito Orlando Morando e pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, que confirmaram a previsão de entrega do novo equipamento para 2022. “As obras seguem em ritmo acelerado e, até o fim do ano, as mulheres de São Bernardo terão um equipamento exclusivo, moderno e humanizado, do jeito que elas merecem. Este é mais um investimento importante para melhorar ainda mais a saúde da nossa cidade”, declarou Morando.
ESTRUTURA
O quarto apresentado será um dos 169 leitos que acomodarão pacientes e recém-nascidos em espaço de 19,5 metros quadrados, com cama, berço, mesa de cabeceira, poltrona, mesa de refeição e sanitário. O Hospital da Mulher também ofertará pronto atendimento ginecológico e obstétrico, leitos de internação e de UTI, centro cirúrgico, ambulatórios, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais, como tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.
AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO
De acordo Reple, o ganho com a instalação deste novo equipamento será enorme para a saúde da mulher. “Com o Hospital da Mulher, vamos ampliar nossa capacidade atual de atendimento em 41 leitos. Hoje, o HMU oferece 128 vagas e com a entrega desse novo equipamento teremos 169, dos quais dez serão destinadas ao atendimento de UTI adulto e 25 à UTI neonatal. Além disso, estamos mudando o serviço para uma planta quatro vezes maior, com quase 20 mil metros quadrados”, detalhou o secretário.
MELHORIAS PARA A SAÚDE
Desde 2017, São Bernardo vem ganhando amplo investimento na área da Saúde. Além da entrega de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Pronto-Atendimento do Taboão, que foi reaberto à população, a Administração ampliou o atendimento do Hospital de Clínicas, que hoje funciona com 100% da capacidade e passou a ser referência em cirurgia cardíaca infantil, e entregou dois novos hospitais, o Hospital Anchieta, com 100 leitos, e o Hospital de Urgência, com 250 leitos. Os equipamentos foram fundamentais no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e permitiram que nenhum morador de São Bernardo ficasse sem leito para o tratamento da enfermidade.
Postado por Eduardo Nascimento em 28/jan/2022 -
Unidade está entre as instituições de saúde que conquistaram certificação no “Desafio a Saúde pelo Clima” e no “Desafio Resíduos de Serviços de Saúde”
O Hospital Estadual Mário Covas está entre as instituições de saúde que conquistaram certificação em projeto que avalia desafios sustentáveis envolvendo práticas de gestão de resíduos no setor. A iniciativa é da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (RGHVS), que desde 2014, por meio do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), estabelece indicadores referentes ao “Desafio a Saúde pelo Clima” e “Desafio Resíduos de Serviços de Saúde”. Mais oito instituições administradas pela FUABC foram certificadas.
O compromisso do Hospital Mário Covas com a destinação de resíduos e com a qualidade do meio ambiente está evidenciado nas várias ações e cuidados, não só no descarte e destinação de medicamentos, agulhas e descartáveis, mas também no tratamento de água para reuso utilizada na limpeza e rega.
Essa preocupação do HEMC foi evidenciada pelo diretor-geral, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante, ao receber conjuntamente com o diretor administrativo, Dr. Antonio de Giovanni Neto, e a analista de Meio Ambiente, Sandra Eugênia Santos, o certificado do “Desafio Resíduos de Serviços de Saúde – 2020/2021”. Na oportunidade, Dr. Adilson Cavalcante destacou a importância e a manutenção de todas as iniciativas que visem o equilíbrio ambiental e a saúde das pessoas.
UNIDADES CERTIFICADAS
As unidades de saúde administradas pela Fundação do ABC que também receberam o certificado ‘Desafio Resíduos de Serviços de Saúde’ foram: AME Mauá; AME Itapevi; Centro Universitário FMABC; Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá; Hospital Nardini de Mauá; UPA São João e Pronto Atendimento Maria Dirce, em Guarulhos; e o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo (CHSP).
Postado por Eduardo Nascimento em 21/jan/2022 -
Tempo médio de resposta das demandas em 2021 foi de seis dias; Contrato de Gestão de São Mateus e Central de Convênios lideram registros
O setor de Ouvidoria da Fundação do ABC, ligado ao Departamento de Comunicação e Marketing da Mantenedora, registrou 215 chamados respondidos entre janeiro e dezembro de 2021, com índice expressivo de 97,6% de resolutividade dos casos. Apesar de o serviço funcionar com base no Artigo 16 da Lei Federal nº 13.460/17, que estipula “prazo de trinta dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período”, o tempo médio de resposta das demandas do ano passado foi de apenas seis dias.
Dentre os 215 chamados, 48,8% são relativos a reclamações (105); 32,5% referem-se a pedidos de informações diversas (70); 13% são denúncias (28); 4,6% elogios (10) e 0,9% são sugestões, com 2 registros. Do total, 188 registros foram relacionados às unidades da FUABC e 27 referiram-se à Mantenedora.
O ranking das unidades gerenciadas mais acionadas pelo canal, por usuários ou colaboradores, é liderado por: Contrato de Gestão de São Mateus/SP, com 21,3% das solicitações, ou 46 chamados; Central de Convênios, com 17,2% das demandas, ou 37 registros; seguidos por Centro Universitário FMABC e Fundação do ABC, ambas com 27 demandas, ou 12,5% cada do total. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande teve 14 demandas, ou 6,5% dos registros. Do volume anual, apenas 5 solicitações não foram solucionadas, sendo algumas por falta de retorno dos requerentes ou por ausência de dados para apuração.
Dos 10 elogios espontâneos registrados por pacientes e usuários durante o ano, 3 foram direcionados ao Hospital Ipiranga, onde a FUABC assumiu 10 leitos de terapia intensiva e um Centro de Triagem, em serviço operado em parceria com o Governo do Estado e destinado exclusivamente aos casos de Covid-19.
Entre os assuntos mais recorrentes tratados pelo canal estão: documentos diversos solicitados ao setor de Recursos Humanos, como informes de rendimento e cálculo de rescisões trabalhistas; dúvidas e pedidos de esclarecimentos sobre processos seletivos e contratações de pessoal, especialmente das unidades do Contrato de Gestão de São Mateus/SP; agendamento de consultas e demais serviços nas unidades gerenciadas, casos principalmente do Centro Universitário FMABC e AME Praia Grande, além de reclamações sobre demora no atendimento e eventuais desvios de condutas de colaboradores na prestação de serviços à população.
Todas as solicitações são apuradas junto à Diretoria da unidade gerenciada. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do funcionamento das unidades e proporcionar à população um atendimento mais resolutivo, eficiente e humanizado.
O SERVIÇO
Criado em agosto de 2020, o canal de Ouvidoria da Mantenedora funciona como espaço de acolhimento aos usuários dos serviços públicos de saúde e aos colaboradores, utilizado para receber, examinar e responder solicitações de informações, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços prestados pela instituição e suas unidades. Não substitui os canais de atendimento já instituídos nos equipamentos de saúde gerenciados e na própria Mantenedora, mas estabelece um segundo nível de tratamento das demandas da população.
Com funcionamento por telefone e e-mail, o espaço entrou em vigor junto a outros dois canais diretos de atendimento direcionados aos públicos interno e externo da FUABC: o Fale Conosco (fuabc@fuabc.org.br) e a Lei de Acesso à Informação (transparencia@fuabc.org.br). Os canais de acesso ao serviço de Ouvidoria são: ouvidoria@fuabc.org.br ou pelo telefone (11) 2666-7210. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto feriados.
Em atenção ao Programa de Integridade da FUABC/Compliance e aos esforços contínuos para o aperfeiçoamento de processos e ações preventivas contra eventos de risco, foi lançado em setembro de 2021 o Canal de Denúncias da Fundação do ABC. Desde então, a Ouvidoria passou a direcionar as denúncias para o novo espaço de comunicação com dedicação exclusiva a esse tipo de manifestação. O endereço é https://fundacaodoabc.asacs.com.br.