Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário promove SIPAT virtual

Postado por Maíra Oliveira em 05/maio/2021 -

A presidente da CIPA do CHSP, Rute Loureiro dos Santos Nunes, e o diretor-geral da unidade, Dr. Rogério Bigas

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerido pela Fundação do ABC desde 2014, promoveu entre 26 e 30 de abril a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Em formato virtual devido à pandemia, este ano o tema escolhido para o evento foi “Os diversos aspectos, físico, social, mental e emocional em meio à pandemia”, realizado por meio de votação virtual entre os próprios colaboradores.

A psiquiatra do CHSP, Dra. Ednéia Zanuto, elaborou o artigo principal do evento com base no tema escolhido para a edição. Os textos sobre depressão, depressão sorridente e ansiedade, além dos formulários on-line, foram elaborados pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da equipe de Segurança do Trabalho. Já o “Quiz SIPAT”, “Jogo da Conexão” e “EPIs SIPAT” foram enviados aos colaboradores para que todos respondessem questões pertinentes aos temas e a diversos outros associados à pandemia e protocolos de prevenção à Covid-19. A médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, Dra. Karin Regina Kolbe, prestou auxílio para elaboração dos materiais.

Os funcionários que responderam corretamente as questões enviadas por formulários, e em menos tempo, foram presenteados com brindes como álcool gel, máscaras, chinelos, doces, camisetas, cremes, fones de ouvido, sapatos, entre outros itens. Todos os presentes virtualmente no evento também integraram o sorteio de outros três prêmios.

Outro método de premiação ocorreu por ligações realizadas nos ramais telefônicos dos funcionários. Para cada um dos cinco dias de evento foi definida uma frase diferente. Quem falou a frase correta ao atender o ramal, recebeu mais brindes.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma das atividades anuais obrigatórias da CIPA, que é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. A Comissão tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.

Hospital da Mulher de Santo André realiza parto de emergência em paciente intubada com Covid-19

Postado por Maíra Oliveira em 30/abr/2021 -

Após sete dias de intubação, mãe recebeu alta da UTI para a enfermaria e teve o primeiro contato com o filho que nasceu em parto prematuro

 

Roneide Rosa, 39 anos, foi submetida a uma cesariana – Fotos: Angelo Baima/PSA

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, responsável por realizar cerca de 350 partos por mês, foi palco de uma história de nascimento e renascimento. Isso porque o local é referência para gestantes infectadas pela Covid-19, recebendo pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde ou por demanda espontânea. Uma das gestantes que recebe assistência no equipamento é Roneide Rosa, que foi submetida a um procedimento de cesárea enquanto estava intubada na unidade e recebeu alta da UTI dia 27 de abril.

“O bom resultado do nosso trabalho no Hospital da Mulher é consequência do comprometimento e profissionalismo de toda equipe, a qual faço um agradecimento especial. A paciente Roneide teve todo o suporte terapêutico necessário durante sua internação e isto foi fundamental para sua evolução e cura”, comentou a diretora-geral do hospital, Rosana Pereira Madeira Grasso.

Mesmo com todos os cuidados e seguindo os protocolos sanitários, aos sete meses de gestação, Roneide de Alcântara Rosa, 39 anos, contraiu o coronavírus. Falando pausadamente e com traços de cansaço, resquícios da enfermidade causada pela Covid-19, a moradora da Vila Humaitá relatou que realizava o pré-natal na Policlínica do bairro. Quando comunicou que havia contraído o vírus, foi direcionada ao Hospital da Mulher.

No dia 8 de abril, após sentir muita falta de ar, ela procurou o hospital para receber medicação. No entanto, o resultado do exame de imagem indicou comprometimento pulmonar e houve a necessidade de internação. Com quadro agravado, foi feita a transferência para UTI e, posteriormente, necessitou de intubação. “A minha reação não foi das melhores. Eu não aceitava, bateu o desespero. Eu nunca havia sido intubada. Então a primeira coisa que eu perguntei para o médico foi se eu ia voltar (da intubação)”, lembrou.

De acordo com a médica intensivista, Katarine Coelho da Silva Santos, naquele momento não havia outra alternativa a não ser a intubação. “Ela tinha o pulmão muito comprometido e um caso agravado. Durante a intubação, houve momentos de melhora e de piora porque essa doença é muito incerta. Todo dia é um dia ganho para a melhoria”, pontuou.

A decisão de realizar o parto de uma paciente com esse quadro clínico é feita em equipe e levando em conta vários fatores. “A partir do momento em que foi intubada ela necessitou de um aporte maior de medicação e isso poderia gerar um comprometimento para o bebê. A vigilância é feita minuto a minuto e de uma hora para a outra a decisão pode mudar. Tivemos, graças a Deus, um bom time para essa decisão”, explicou a médica ginecologista e obstetra do hospital, Andréia Cristina Mota Ferreira de Queiroz.

“Ela foi submetida a uma cesariana de urgência justamente por ter um comprometimento de vitalidade fetal, até pela condição materna que estava se deteriorando e isso estava gerando comprometimento para o feto. Foi de emergência e uma cirurgia muito rápida. Apesar da situação, o bebê nasceu em condições de prematuridade, mas já está se recuperando, ganhando peso e tudo está evoluindo bem”, completou.

Paciente recebeu homenagem da equipe durante alta médica, dia 27 de abril

Durante todo o processo a paciente é acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeutas.

A fisioterapia acompanha a pré-intubação para avaliar a necessidade e, durante esse fluxo, é responsável pelo processo de ventilação mecânica e de exames, acompanhando o paciente 24 horas. “Depois que a paciente apresenta uma melhora, avaliamos também a possibilidade da extubação e depois trabalhamos a reabilitação até que ela consiga sair do oxigênio. Você reabilita a parte motora e inicia a caminhada até o momento da alta”, comentou a fisioterapeuta Bianca de Abreu, que atua no hospital há 12 anos.

Durante os sete dias de intubação, Roneide recebeu o apoio e boas vibrações da equipe do hospital que, diariamente, passava mensagens de otimismo em seu ouvido. A enfermeira Regina de Fátima Souza foi uma delas. “Participar da evolução da Roneide foi ótimo, porque nem todo dia é bom. Alguns dias foram ruins, mas na hora que tiraram ela do tubo foi emocionante. Enquanto ela estava sedada eu brincava com ela falando ‘você tem que voltar para cuidar do seu filho’, e ela falou que lembrava da minha voz”, comentou a enfermeira.

“Eu estava com sete meses e, quando voltei, passei a mão na minha barriga e senti a diferença. Já perguntei pelo meu bebê, mas a equipe me tranquilizou falando que meu filho estava bem. A todo momento eu recebi essa assistência e me certificaram que o bebê estava bem. Quando acordei, fiquei uns quatro dias com o emocional muito abalado. Chorava muito, mas fiquei muito feliz por sentir que eu tive uma segunda chance. Foi uma felicidade muito grande quando eu vi meu filho, me senti uma mãe de primeira viagem. Notei que ele é bem pequenininho, mas agora está pegando peso”, contou Roneide.

A alta da UTI para a enfermaria foi realizada dia 27 de abril em meio a lágrimas e aplausos dos profissionais que seguravam placas trazendo mensagens de otimismo. O momento foi marcado pela música ‘Raridade’, tocada pela musicoterapeuta Camila Turco, que homenageou a paciente em formato voz e violão, acompanhada pelo coro dos demais profissionais do local.

Ao longo da pandemia, apesar de ter recebido pacientes que tiveram o quadro agravado, não foram registrados óbitos de mães ou bebês com Covid-19 no hospital. “Há sempre uma ansiedade e expectativa muito grande em casos como esse. É uma doença que gera medo e insegurança na família e no paciente. Além de ter comportamento diferente em cada pessoa. Na obstetrícia é uma peculiaridade. Felizmente, neste um ano e meio de pandemia não tivemos nenhuma perda no hospital. Tivemos alguns casos graves, mas conseguimos obter o sucesso e isso nos dá muita paz no coração”, disse a médica ginecologista e obstetra do hospital, Andréia Cristina Mota Ferreira de Queiroz.

Hospital Estadual Covid-19 do AME Sorocaba registra primeira alta

Postado por Maíra Oliveira em 30/abr/2021 -

“Profissionais da Saúde são anjos nas nossas vidas”, disse Bruno Gerônimo Sena, 37 anos, após alta

Morador de Ribeirão Grande, região de Sorocaba, interior do Estado, o caminhoneiro Bruno Gerônimo Sena, de 37 anos, foi o primeiro paciente a receber alta do Hospital Estadual Covid-19 do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerido pela Fundação do ABC. Transferido do Hospital Regional de Itapetininga, Bruno ficou três dias internado no leito de enfermaria na unidade de Sorocaba até receber alta, dia 24 de abril. Ao se despedir, recebeu homenagens das equipes e familiares.

“Sou muito grato a Deus. Após cinco dias de grande agonia fui transferido para esta unidade de Sorocaba e meu sentimento foi de muita esperança. Fui muito bem acolhido pelas equipes. As instalações são ótimas e tive todo carinho e conforto que precisava nesse terrível momento. Enfermeiros, médicos, fisioterapeuta, equipe de higienização, os profissionais que serviam as refeições, os que davam notícias à minha família e nos acompanharam na alta. O sorriso e as palavras de todos transmitiram esperança e nos fizeram acreditar que existe uma vida após essa doença tão traiçoeira. Vocês, profissionais da Saúde, são anjos nas nossas vidas e sempre estão presentes em nossas orações. Obrigado por tudo”, disse o agora ex-paciente, que se recupera em casa.

Coordenador de enfermagem da unidade, Leandro Fragoso ressalta a união e dedicação das equipes no enfrentamento ao vírus. “Apesar das dificuldades impostas pela doença, temos trabalhado com uma equipe altamente capacitada para ofertar uma assistência de alta resolutividade, segura e eficaz. Vibramos e comemoramos cada alta, pois também simboliza uma vitória para nós”, resume o coordenador.

COVID-19

O equipamento Estadual é gerido pela Fundação do ABC desde novembro de 2020 e foi selecionado pelo Governo do Estado para reforçar a rede de atenção destinada à internação de pessoas com a Covid-19. Ao todo são 10 leitos, sendo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 de enfermaria, cujas vagas são reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

Sob elogios, Hospital de Campanha na UPA Central de Santos completa um mês em funcionamento

Postado por Maíra Oliveira em 30/abr/2021 -

Unidade conta com 40 leitos, sendo metade de enfermaria e metade de UTI; usuários registram mensagens de agradecimento

 

A paciente Denise Oliveira Meireles da Silva, 66 anos, ficou 10 dias internada na unidade

Em atividade desde 31 de março, o Hospital de Campanha instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos completa um mês em funcionamento. A unidade opera atualmente com 40 leitos, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria. Ao todo, são 177 funcionários, além de outros 40 que compõem a equipe médica e de fisioterapia. Em um mês foram internados 72 pacientes, sendo 44 na enfermaria e 28 na UTI.

O esforço para a abertura dos novos leitos, que funcionam no segundo e terceiro andares da UPA, tem sido compensado pelo reconhecimento de usuários e pacientes, inclusive nas redes sociais. Vários depoimentos de agradecimento foram publicados, especialmente direcionados à humanização das equipes assistenciais.

Um deles é da filha da paciente Denise Oliveira Meireles da Silva, 66 anos, que ficou 10 dias internada na enfermaria do hospital de campanha, entre 16 e 26 de abril. A família inteira foi infectada pela Covid-19, mas apenas ela precisou de atendimento de urgência, devido ao agravamento dos sintomas como tosse e enjoos. Por conta do quadro persistente, a idosa desenvolveu uma leve pneumonia que foi tratada na internação. A filha, Renata Meireles, fez um emocionado relato sobre o atendimento recebido pela mãe.

“Em nome de toda a minha família, preciso registrar nosso agradecimento para toda a equipe do Hospital de Campanha da UPA Central de Santos. Tivemos medo, dúvidas e os profissionais da unidade foram e são impecáveis, sob todos os aspectos. Quanto amor, dedicação e profissionalismo. São soldados de Deus na Terra lutando a guerra contra a Covid. Encontrei na equipe de Assistência Social não só o ombro para chorar, mas o apoio para entender e confiar no processo de internação. Equipe de enfermagem, fisioterapeutas e médicos que cuidaram da minha mãe deram todo apoio necessário e lutaram esta batalha com ela. Estendo meu agradecimento às equipes de Limpeza, Nutrição e ao pessoal administrativo, por cada sorriso que ela recebeu e aqueceu nosso coração. Continuamos rezando por todos os profissionais de Saúde que estão na linha de frente. Que Deus abençoe sempre o caminho de vocês. Viva o SUS e à Medicina”, relata a filha.

Em um mês foram internados 72 pacientes na unidade, sendo 44 na enfermaria e 28 na UTI

A gerente da UPA Central de Santos, Zilvani Guimarães, descreve a sensação de dever cumprido ao tomar conhecimento das mensagens de gratidão, com destaque para o atendimento humanizado junto às famílias. “Comemoramos a alta de cada paciente. Os familiares estão muito satisfeitos com o serviço e o cuidado que estamos tendo com seus entes queridos. Temos um espaço muito bom, totalmente equipado e preparado para oferecer a melhor assistência. Além disso, diariamente a equipe do Serviço Social realiza videochamadas, justamente para que os pacientes internados possam se comunicar com as famílias. Montamos equipes muito dedicadas. Médicos, enfermagem, fisioterapeutas e todos os demais envolvidos estão empenhados em oferecer atendimento humanizado. Em um momento tão difícil, conseguimos organizar um grupo coeso e extremamente motivado. O carinho de cada um tem feito a diferença”.

Gerente administrativa da Central de Convênios, Sabrina Cafolla destaca a qualidade da gestão do serviço, especialmente quanto à agilidade no processo de implantação dos novos leitos. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados em tempo recorde, com destaque para a fundamental atuação da nossa gerente Zilvani, que tornou todo o processo mais prático e eficaz. Seguiremos firmes no propósito de salvar o maior número de vidas possíveis. Toda a equipe está de parabéns”, finaliza.

Referência em Mauá, Hospital Nardini atinge 96% de satisfação geral dos usuários

Postado por Maíra Oliveira em 27/abr/2021 -

Pesquisa com mais de 600 usuários também registrou 99% de aprovação da equipe médica e 97% de satisfação com atendimento no Pronto-Socorro

 

Considerado o principal equipamento hospitalar para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini registrou 96% de satisfação geral dos usuários em pesquisa com mais de 600 pacientes e acompanhantes que utilizaram os serviços da unidade em março. Referência regional também para os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o Nardini integra o Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), cuja gestão clínica e administrativa está sob responsabilidade da Fundação do ABC.

Na área assistencial, pacientes e familiares avaliaram com 100% de satisfação o setor de Clínica Médica. A Clínica Cirúrgica registrou 94% e os atendimentos no Pronto-Socorro atingiram 97%. A ala de Maternidade foi avaliada pelos usuários com 94% de satisfação, enquanto a Pediatria e a UTI Neonatal marcaram 89%.

No campo dos serviços, a alimentação oferecida aos pacientes apresentou 97% de satisfação, assim como o ambiente hospitalar. A equipe médica teve 99% de aprovação e a de Enfermagem 98%. A recepção aos usuários foi avaliada com 99%. Os dados integram relatório referente à pesquisa de satisfação hospitalar de março de 2021 e contemplam 601 usuários entrevistados pela equipe de Ouvidoria do Hospital Nardini. Conforme acordado no plano de trabalho com a Prefeitura de Mauá, a satisfação dos usuários deve ser mantida acima de 75%.

“Diante dos dados, fica claro o esforço de toda a equipe do Hospital Nardini para prestar a melhor assistência, com humanização e cuidado integral aos pacientes. Não apenas temos cumprido com as metas contratuais, mas estamos atingindo índices muito acima do que é exigido. Esses resultados positivos e o elevado índice de satisfação dos usuários ratificam que estamos no caminho certo e estimulam nossos colaboradores a buscar cada vez mais a excelência”, informa a diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá, Dra. Adlin Savino Veduato.

COVID-19

Desde o início da pandemia, o Hospital Nardini se tornou referência para casos de Covid-19 tanto para Mauá como para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em março deste ano, o equipamento de saúde colocou em funcionamento 10 novos leitos, ampliando a capacidade de atendimento a casos graves do novo coronavírus. Desde então, o Nardini passou a contar com 70 leitos instalados contra a Covid-19, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria.

Centro Universitário FMABC vacina 879 colaboradores contra a Covid-19

Postado por Eduardo Nascimento em 23/abr/2021 -

Foram imunizados desde recepcionistas, médicos e residentes até equipes de higienização e motoristas do Laboratório

 

A enfermeira Adriana Lira da Silva e Flaviane Kesia Rodrigues, enfermeira do SCIH da FMABC

A campanha de vacinação contra a Covid-19 destinada aos funcionários do Centro Universitário FMABC, em Santo André, imunizou, ao todo, 879 funcionários diretos e indiretos entre janeiro e abril. Neste montante também estão incluídos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina e do 4º ano do curso de Enfermagem, que realizam atendimentos ao público em campos de estágio em diversos equipamentos de Saúde do ABC, além de motoristas do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC. Alunos que integram o programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado da FMABC também foram imunizados.

Do total, 365 doses foram produzidas pela Sinovac/Instituto Butantan e outras 514 são da Oxford/AstraZeneca.

Entre os funcionários do Ambulatório de Especialidades da FMABC, responsável por centenas de atendimentos diariamente, foram imunizados desde recepcionistas e médicos até equipes de higienização e manutenção. “Seguimos todas as diretrizes do Ministério da Saúde e consideramos todos os colaboradores que estão em atendimento diretamente com pacientes, além dos grupos prioritários”, explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da FMABC, Flaviane Kesia Rodrigues. Tanto o SCIH quanto o Ambulatório de Especialidades têm como coordenador médico o infectologista Dr. Marcello Magri.

O processo está sendo conduzido pela Reitoria da FMABC, com apoio da Fundação do ABC e das prefeituras de Santo André e São Caetano do Sul, além de São Bernardo, que vacinou os profissionais do Centro Universitário que atuam na rede do município.

Referência contra a Covid-19, Hospital Estadual Santa Cecília registra primeira alta

Postado por Maíra Oliveira em 23/abr/2021 -

Inaugurado neste mês pelo governador João Doria, unidade localizada no Centro de São Paulo é administrada pela Fundação do ABC

 

No dia 17 de abril, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília registrou a segunda alta médica, do paciente João Maria Felix de Souza

O autônomo Edson Guerreiro Lima, 34 anos, morador do Parque Bristol, região do Sacomã, em São Paulo, deu entrada no Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília em 12 de abril. A unidade abriu as portas no dia anterior, como hospital de campanha do Governo do Estado contra a Covid-19 e sob gestão da Fundação do ABC (FUABC). O paciente foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rudge Ramos, em São Bernardo, e teve alta médica no dia 15 – a primeira registrada na unidade.

Ao todo foram três dias de internação na enfermaria do Santa Cecília. Antes com sintomas como tosse, falta de ar e febre constante, o paciente já se encontra em casa e totalmente recuperado da Covid-19. “Os médicos conversavam bastante comigo e com a família diariamente. Nos traziam bastante tranquilidade quanto à rápida recuperação. As conversas com a psicóloga do hospital também foram muito importantes para enfrentar o momento. Agradeço muito o apoio de toda a equipe”, disse Edson.

No dia 17 de abril, o Hospital Estadual registrou sua segunda alta médica, desta vez do paciente João Maria Felix de Souza.

REFERÊNCIA

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília recebeu seu primeiro paciente às 20h04 de 11 de abril. Dedicado exclusivamente a casos de Covid-19, o hospital de campanha terá ao todo cerca de 900 profissionais e 180 leitos, que serão abertos gradativamente. Nesta primeira fase, a unidade está sendo ativada com 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em 13 de abril, o governador João Doria e o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, visitaram as instalações e realizaram a inauguração oficial do hospital, sucedida por coletiva de imprensa. “O investimento do Governo de São Paulo é de R$ 12 milhões por mês e a implantação ocorre em fases para que os pacientes sejam atendidos de forma adequada nos leitos primários e nos leitos de UTI”, disse Doria.

Localizado na região central da Capital, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília está instalado em prédio com 10 andares cedido por um ano ao Estado pela iniciativa privada, onde funcionou até 2019 o Hospital Santa Cecília. O plano de trabalho apresentado pela Fundação do ABC foi eleito vencedor para celebração do convênio emergencial para gerenciamento da unidade, cuja publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu em 27 de março. Na mesma data, comitiva da FUABC e da Secretaria de Estado da Saúde estiveram no local para receber as chaves.

A partir de então, em apenas 15 dias o hospital recebia o primeiro paciente internado por Covid-19. Todas as equipes da Fundação do ABC estiveram envolvidas no processo e trabalharam ininterruptamente para a contratação de pessoal, revisão de todas as instalações, aquisição de insumos e medicações, reformas, compra e instalação de equipamentos, entre muitas outras ações básicas necessárias para a abertura da unidade.

“Está sendo um grande desafio. Começamos o projeto do ponto zero, com a missão da abertura de leitos o mais rapidamente possível, tendo em vista que enfrentamos a pior fase da pandemia no País. Sabemos da importância desses novos leitos e sem dúvidas estamos contribuindo diretamente para salvar vidas. Nossas equipes entenderam esse cenário e trabalharam todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, a fim de viabilizar a abertura do hospital. Foi um grande alívio quando, finalmente, conseguimos inserir as vagas no CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e colocar a unidade à disposição do Poder Público e da população. Ainda há muito trabalho pela frente, mas temos certeza de que estamos no caminho certo”, considera a Presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan.

ACOLHIMENTO

Paralelamente às questões assistenciais, um dos pontos mais importantes do projeto da Fundação do ABC foi a preocupação com o bem-estar dos pacientes e de seus familiares durante todo o período de internação.

“Desde o início, direcionamos nosso foco para a humanização do serviço e acolhimento dos pacientes e seus familiares. Temos equipes de assistentes sociais e de Psicologia empenhadas nesse sentido. Também optamos pela instalação de um espaço exclusivo para os familiares, que chamamos de Visita Virtual”, informa a diretora-geral do Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo, que detalha: “Como temos restrição de visitas em função do elevado risco de contaminação pela Covid-19, criamos a Visita Virtual em ala externa, no primeiro pavimento do Hospital, para as famílias se conectarem aos entes queridos internados. Do lado de dentro, as equipes assistenciais coordenarão a questão logística, que funcionará a partir de videochamadas em tempo real”.

Santo André cria novo ponto de vacinação ‘drive thru’ contra a Covid-19

Postado por Maíra Oliveira em 23/abr/2021 -

Estacionamento no Atrium Shopping é o quinto local de imunização neste formato na cidade

 

Foto: Divulgação/Atrium

Santo André passou a contar dia 24 de abril com um novo ponto de vacinação contra a Covid-19 em formato ‘drive thru’. O Atrium Shopping, na Vila Homero Thon, será o quinto local da cidade a receber estrutura para que os munícipes possam ser imunizados sem precisar sair do carro.

“Mais um ‘drive thru’ aberto para otimizar a vacinação em Santo André. Continuamos buscando por mais doses, ampliando e antecipando a vacinação dos públicos prioritários para garantir proteção e cuidado às pessoas. A estrutura de mais um local de vacinação, desta vez no Atrium Shopping, nos garante manter com agilidade e eficiência a imunização contra a Covid-19”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Assim como nos outros ‘drive thru’, é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. A vacinação no Atrium terá início com aplicação de primeira dose em munícipes com 64 anos e profissionais da educação básica com idade superior a 47 anos.

O Atrium Shopping fica na Rua Giovanni Battista Pirelli, 155. O acesso ao drive se dá pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, no estacionamento do piso G2. Nos dias 24 e 25 de abril, o funcionamento teve início às 8h com horário estendido até as 19h.

Os outros quatro ‘drive thrus’ da cidade ficam no Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América) e Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial). Todos funcionaram das 8h às 19h até 25 de abril e das 8h às 17h após esta data.

Paciente recebe visita de cachorro de estimação no CHM de Santo André

Postado por Maíra Oliveira em 23/abr/2021 -

Equipe abriu exceção ao saber da saudade que o paciente sentia do amigo de quatro patas

 

Visita de Theo, o animal doméstico da família, trouxe alívio a João Sanches, 63 anos, em tratamento contra neuplasia pulmonar – Foto: Angelo Baima/PSA

Internado no Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, o paciente João Sanches, de 63 anos, recebeu dia 22 de abril a visita de seu cachorro de estimação, o Theo. Um alívio para o coração, em meio ao tratamento de neoplasia pulmonar com metástase. Theo faz parte da família há três anos, tempo suficiente para ser o “amor da vida” de João. “É amor demais. Ele é o amor da minha vida. Só isso que eu tenho a dizer”, disse o paciente.

Após o diagnóstico e a impossibilidade de alta de João, a equipe de humanização da unidade decidiu liberar a visita de Theo, de acordo com todos os protocolos sanitários exigidos durante a pandemia.

“Conseguimos articular esta visita que é muito importante, até em questão de tratamento, porque melhora o ânimo e tranquiliza o paciente. Ele chorou ao pedir para se despedir do animal de estimação. Além de encher toda a equipe de esperança e gratidão”, afirmou a médica paliativista, Dra. Letícia Sousa Teixeira Cordeiro.

O paciente, internado desde o dia 5 de abril com neoplasia pulmonar metastática, foi submetido a cuidados paliativos, sem condições de alta. João chamava diariamente pelo Theo, porém devido às complicações da doença não era possível que fosse retirado do suporte de oxigênio. Desta forma, foi solicitado à diretoria do CHM a liberação da visita do animal no hospital.

“Ele chorava de saudade do Theo. Tenho certeza que esse encontro fez muito bem para ele, até ajudar no tratamento. Me senti emocionada e muito grata por terem liberado, porque era tudo o que ele queria. Estou em paz. Ele ficou muito feliz. O que eu puder fazer para vê-lo feliz, eu vou fazer”, afirmou Silmara de Queiroz Sanches, esposa de João.

A ação foi integrada pela equipe de cuidados paliativos, diretoria, equipe médica, enfermagem, psicologia e serviço social do CHM.

Estudos apontam que a interação entre cães e pacientes tem efeito calmante e antidepressivo, além da redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral. O CHM iniciou em junho de 2019 as atividades de Pet Terapia em sua unidade pediátrica, mas a ação está temporariamente suspensa devido à pandemia.