Postado por Eduardo Nascimento em 05/set/2014 -
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo normalizou a fila de espera de exames de endoscopia. Pacientes classificados como prioritários são atendidos em até 15 dias. Os demais exames e aqueles feitos regularmente para monitoramento são realizados entre 30 e 60 dias após a solicitação.
Desde janeiro, o serviço que antes era realizado somente nas unidades de saúde de referência regional, mantidas pelo governo estadual, passou a ser feito no Hospital Anchieta, com a locação de equipamentos, aquisição de insumos e contratação de profissionais médicos e de enfermagem. Além disso, a Prefeitura solicitou à Faculdade de Medicina do ABC adequação do ambulatório para ampliação da oferta de exames. Nos dois locais, o serviço é mantido exclusivamente com recursos do município.
O Anchieta tem capacidade para realizar diariamente – e com hora marcada – 10 endoscopias e cinco colonoscopias – exame que a unidade hospitalar também passou a oferecer. Os pacientes são encaminhados ao serviço depois de passar em consulta nas Unidades Básicas de Saúde ou nos ambulatórios. Médicos foram capacitados para aplicar novo protocolo de solicitações, o que qualifica os pedidos e garante breve assistência a quem mais necessita.
Postado por Eduardo Nascimento em 29/ago/2014 -
Com apoio da Faculdade de Medicina do ABC, a Casa do Médico da Associação Paulista de Medicina de Santo André realiza em 3 de setembro a palestra “Angioedema hereditário: quando pensar e o que fazer?”. Com entrada gratuita e início às 19h30, o encontro estará sob responsabilidade da médica pediatra e imunologista do Ambulatório de Infecções de Repetição da FMABC, Dra. Anete Sevciovic Grumach.
O evento é destinado a médicos e profissionais da saúde em geral. Interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 4990-0168 ou pelo e-mail info@apmsantoandre.org.br. A Casa do Médico da APM de Santo André fica na Av. dos Andradas, n° 224 – Bairro Santa Tereza.
Diagnóstico especializado
O angioedema hereditário (AEH) é doença genética hereditária que atinge ambos os sexos. Os portadores apresentam episódios recorrentes de inchaços ao longo da vida – conhecidos pelo termo angioedema (angio = vaso sanguíneo; edema = inchaço).
As crises de inchaço podem ocorrer de forma espontânea ou decorrentes de fatores desencadeantes, como traumas no local, infecção, alterações hormonais ou cirurgias. O inchaço pode ocorrer nos tecidos subcutâneos das mãos, dos pés, da face e dos órgãos genitais, bem como nas mucosas do trato gastrintestinal, da laringe e de outros órgãos internos como o intestino, por exemplo. “O inchaço que atinge a face, os genitais, as mãos e os pés é geralmente doloroso, desfigurante e debilitante para os pacientes. Já os inchaços abdominais causam dor intensa, náusea, vômito e diarreia, muitas vezes envolvendo acúmulo de líquido no interior do abdômen e perda excessiva de fluídos do plasma”, explica Dra. Anete Sevciovic Grumach, que completa: “As crises de edema laríngeo podem levar ao fechamento das vias áreas superiores e podem ser potencialmente fatais, levando à morte por asfixia. Este quadro é conhecido como ‘edema de glote’, com taxa de mortalidade estimada em 40% nos casos não tratados”.
A estimativa de prevalência do angioedema hereditário é de um caso em 50 mil indivíduos, sem diferenças entre gêneros ou grupos étnicos. Visto que trata-se de doença rara – corresponde a aproximadamente 2% dos casos clínicos de angioedema – e devido a apresentação clínica variável, geralmente é mal diagnosticada e, consequentemente, subdiagnosticada. “Um terço dos pacientes com angioedema hereditário não diagnosticados, que sofrem de crises abdominais, pode ser submetido desnecessariamente a procedimentos cirúrgicos, porque os sintomas muitas vezes simulam condições de abdômen agudo, como uma apendicite”, exemplifica Dra. Anete Sevciovic Grumach.
Segundo a especialista da FMABC, o sistema imunológico do corpo humano, entre outras funções, trabalha para defender o organismo contra vírus, bactérias, corpos estranhos e processos inflamatórios. Porém, também existe o sistema complemento – um grupo de proteínas que atua no processo inflamatório do organismo e faz parte da resposta imune. Nos portadores de angioedema hereditário há uma mutação, uma alteração no gene que produz a proteína chamada inibidor de C1-esterase, que controla o sistema complemento. Essa alteração no gene ocasiona a deficiência ou a função inadequada do inibidor de C1-esterase, levando então ao quadro clínico da doença.
Ainda não existe cura para o angioedema hereditário, mas há medicamentos capazes de prevenir as crises. Desde os anos 80, o Brasil trata crises graves com plasma fresco, embora outros recursos estejam disponíveis em outros países. “Nos últimos 6 anos o cenário mudou notavelmente graças a intensas pesquisas de indústrias farmacêuticas, direcionadas exclusivamente para o tratamento da doença. Esperamos para os próximos anos o lançamento de pelo menos três novos medicamentos para a terapia específica contra o angioedema hereditário”, adianta Dra. Anete Grumach.
Reconhecimento internacional
Apêndice do Ambulatório de Infecções de Repetição, o Laboratório de Imunologia da FMABC é considerado desde 2012 centro de referência para diagnóstico de Angioedema Hereditário. Estudo pioneiro realizado no local, em colaboração com a Universidade de Bonn, da Alemanha, foi apresentado em 2012 pela Dra. Anete Sevciovic Grumach na Reunião Global de AEH, realizada na Dinamarca. A médica também levou o nome da Medicina ABC a Buenos Aires, quando foi vice-presidente do primeiro Congresso Latino americano de AEH e participou do Consenso de Classificação do Angioedema Sem Urticária, respondendo pela área de Angioedema Idiopático. Em 2013, Dra. Anete Grumach foi indicada para membro dos Comitês da Sociedade Latino Americana de Alergia e Imunologia e participa do Comitê de Angioedema Hereditário da Organização Mundial de Alergia (WAO).
Postado por Eduardo Nascimento em 29/ago/2014 -
Com aproximadamente 8.200 funcionários e responsável por mais de 300 unidades de saúde, a Central de Convênios da Fundação do ABC deu início neste agosto a projeto pioneiro de integração, com atendimento de colaboradores no próprio local de trabalho. Trata-se da “Central Móvel”, que conta com ônibus totalmente adaptado para atender demandas nas áreas de Recursos Humanos, Medicina do Trabalho, Desenvolvimento da Informação, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.
A primeira unidade visitada pela iniciativa foi o Centro Hospitalar Municipal, em Santo André. Hoje a Central de Convênios atua por meio de contratos de gestão e convênios junto à seis prefeituras do Grande ABC e à de Franco da Rocha. São colaboradores tanto da assistência à saúde da população quanto das áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Programa de Saúde da Família e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.
A Central de Convênios teve crescimento de 262% no quadro de funcionários nos últimos 5 anos. Nesse contexto, tornou-se imprescindível a criação de sistema moderno de gestão de pessoal, que facilite a vida do trabalhador ao evitar que se desloque da unidade de saúde, que preserve a integridade física e a saúde, proporcione a inclusão digital e ofereça aos gestores informações precisas e atualizadas quanto aos dados cadastrais de seus funcionários. Dessa forma, a Central Móvel tem como objetivo principal facilitar a vida funcional do trabalhador, evitando que o mesmo tenha que se deslocar até a sede administrativa em Santo André.
Com mesas para trabalho e para atendimento ao público, o ônibus também contempla as necessidades do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), cujo objetivo é promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Sob responsabilidade do médico do trabalho, o programa engloba os exames ocupacionais admissional, para mudança de função, de retorno do INSS e demissional, assim como exames periódicos, condutas médicas preventivas e curativas, além de encaminhamento, quando necessário, para exames complementares.
Também estão à disposição dos colaboradores a atualização dos dados cadastrais, substituição de crachás, inclusões e exclusões de beneficiários em planos de saúde, odontológico e auxílio creche. O recadastramento itinerante é realizado por equipe multidisciplinar composta por médico e técnicos de enfermagem, além de profissionais das áreas de desenvolvimento da informação, segurança no trabalho e recursos humanos. O ônibus está equipado com 2 computadores, modem para acesso à internet, impressora de crachás, máquina fotográfica e estoque completo de materiais de escritório.
Prevenção de riscos e inclusão digital
Outra ação obrigatória contemplada por meio da Central Móvel é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Elaborado por um técnico ou engenheiro de Segurança do Trabalho, o PPRA identifica, quantifica e qualifica fontes de riscos físicos, químicos e biológicos em cada local de trabalho, observando rotinas dos funcionários e analisando o grau de exposição aos riscos.
A Central Móvel também proporciona a inclusão digital de funcionários pelo Portal Atena – site da Central de Convênios destinado especificamente aos colaboradores. “Queremos democratizar o acesso às tecnologias de informação, de forma a permitir a inserção de todos os funcionários na sociedade digital. Com o Portal Atena, levamos uma forma fácil de acesso à informação, que simplifica a rotina diária. Para essa inclusão, disponibilizamos três instrumentos básicos: computador, acesso à internet e pessoal treinado para orientar os usuários. Não basta o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essa ferramenta”, completa o gerente de Desenvolvimento da Informação da Central de Convênios, Daniel Rocha Negildo.
Postado por Eduardo Nascimento em 29/ago/2014 -
Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC não estará mais à frente da administração do Hospital e Pronto-Socorro de Bertioga. Ao final de 5 anos de contrato com a Prefeitura em 31 de agosto de 2014, a FUABC despede-se do município após incontáveis avanços nas áreas de gestão, ensino e, principalmente, na assistência à Saúde. Porém, as marcas mais profundas que ficarão registradas são a humanização do atendimento, a qualidade do serviço prestado e o respeito à população – condições que norteiam a instituição desde os primeiros passos em Bertioga e que resultaram em índices de satisfação dos usuários na casa de 90%.
Somados aos elevados investimentos em infraestrutura e equipamentos, a Fundação do ABC empenhou-se em qualificar o corpo de colaboradores com promoção de treinamentos constantes e capacitação profissional permanente. Graças a esse esforço, os números ao longo de 5 anos de trabalho impressionam e vão além das metas contratuais pré-estipuladas. Ao todo foram 13.916 internações no período, 3.916 partos, 738.760 atendimentos no pronto-socorro e 1.275.903 exames.
“Toda a produção no campo assistencial, a expertise dos profissionais da FUABC e o reconhecimento da população certamente ficarão marcados na história da Fundação do ABC e do município. É uma pena que nossa proposta de continuidade e de aperfeiçoamento para o hospital não tenha sido vencedora. Não tenho dúvidas de que a população seria a grande beneficiada”, afirma o superintendente do Hospital Bertioga-FUABC, Rogério Bigas, ao desejar sorte à nova administração da unidade.
UM NOVO HOSPITAL
O Hospital Bertioga passou a ser gerido em 1º de setembro de 2009 pela Fundação do ABC. Em ritmo de trabalho acelerado, já em 2 de outubro foi anunciado o novo modelo de gestão, que incluía a transferência do pronto-socorro para área anexa a fim de passar ampliação, adequações de espaços e melhorias em equipamentos. As primeiras reformas compreenderam a separação dos atendimentos emergenciais de crianças e grávidas das outras especialidades médicas, sobretudo da ortopedia, que ganhou ênfase em função da demanda de pacientes politraumatizados em acidentes automobilísticos. Em apenas seis meses de gestão, o pronto-socorro registrava média de 12 mil pessoas atendidas mensalmente – o mesmo que dizer que, em um ano, toda a população de Bertioga passava pela unidade no mínimo três vezes.
“Assumimos um novo desafio, em um equipamento que precisava ser reinventado. Começamos do zero, com novas equipes, reformas, ampliações, treinamentos e capacitações. Nosso trabalho foi meticuloso e compreendeu desde a pintura de paredes rachadas e a troca de pisos quebrados, até a realização de consultas com especialistas, cirurgias e análises de maior complexidade”, descreve o Presidente da Fundação do ABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, que acrescenta: “Foram cinco anos de relacionamento próximo com a população de Bertioga, que recebeu a Fundação do ABC com carinho e, de braços abertos, nos acolheu dentro de seu complexo de saúde. Somos muito gratos a esse povo tão receptivo, respeitoso e que soube valorizar nosso trabalho, realizado com excelência técnica, mas também com o coração”.
No primeiro semestre de 2010 os atendimentos haviam passado de 7,5 mil para média mensal de 12,5 mil. Ao completar um ano de gestão a unidade contabilizava 15 mil exames laboratoriais mensais, 3,3 mil radiografias, 600 ultrassons, 80 endoscopias e 55 tomografias, além de 120 cirurgias.
Ao final do segundo ano de gestão, as 140.523 consultas realizadas de setembro de 2010 a agosto de 2011 foram 11,5% acima do contratado com a Prefeitura e as 2.679 internações foram 19,9% superiores. A ortopedia realizou 40% mais serviços e a clínica cirúrgica chegou a 95% da meta.
O crescimento continuou ano a ano e, entre os destaques mais recentes da parceria FUABC-Bertioga esteve a integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o Hospital Bertioga, serviço pelo qual são recebidos, em média, 600 chamados mensais.
SATISFAÇÃO SUPERA 95% EM JULHO
Uma das principais preocupações da Fundação do ABC é a excelência no atendimento e a atenção integral ao usuário. Para certificar-se de que todo o arsenal diagnóstico e terapêutico está chegando de maneira adequada aos pacientes e de que o serviço segue rígidos padrões de qualidade e segurança, a FUABC lança mão das pesquisas de satisfação. A partir de acompanhamento diário e sistematizado, é possível verificar pontos fortes e possíveis ajustes necessários. No Hospital Bertioga, as pesquisas são aplicadas desde novembro de 2009. Os dados mais recentes, referentes a julho de 2014, apontam índices de satisfação dos usuários de 95,2% no Pronto-Socorro e de 90,6% na Internação.
As pesquisas também avaliam a opinião do usuário em relação aos atendimentos médico e de enfermagem, de recepção e hotelaria, bem como serviços de nutrição, manutenção e higienização. Na Internação, são feitas por meio de questionário informal com perguntas simples e objetivas, que são respondidas pelos pacientes ou familiares ou acompanhantes no momento da alta hospitalar. O processo também é realizado posteriormente por telefone.
Outra forma de aferir a opinião dos usuários – incluindo pacientes ambulatoriais – é por meio de caixas de sugestões para manifestações espontâneas, colocadas estrategicamente nas recepções do PS e do hospital. As pesquisas são recolhidas, analisadas e respondidas diariamente.
Somando todas as ferramentas de pesquisa, o Hospital Bertioga ouve em média 6% da totalidade de usuários mensalmente. Para atingir os elevados índices de satisfação, o trabalho conta com participação ativa dos colaboradores do Serviço de Apoio ao Usuário e da Ouvidoria, ambos atuantes e prontos para ouvir o relato dos usuários e melhorar o atendimento no hospital.
HUMANIZAÇÃO NO FOCO DOS TRABALHOS
A humanização do atendimento sempre foi ponto forte nos serviços ofertados pelo Hospital Bertioga. E não são poucas as ações implantadas ao longo dos 5 anos de gestão da Fundação do ABC. A Turma da Alegria, por exemplo, foi a primeira ação de voluntariado do hospital. Implantada em 2010, a iniciativa partiu de recepcionistas, biomédica, técnicos e auxiliares de laboratório, que se uniram para formar uma trupe divertida. Uma vez por semana, o grupo pinta o rosto, veste chapéu ou peruca colorida e finaliza o expediente animando as alas internas com brincadeiras e arrancando sorrisos da plateia.
O objetivo é esse mesmo: levar entusiasmo a crianças, pacientes e acompanhantes durante o período de hospitalização. Pioneiro na cidade, o grupo formou-se inspirado nos “Doutores da Alegria”, criado por voluntários com a preocupação de humanizar o ambiente e os procedimentos em saúde.
Também em 2010, o Hospital Bertioga passou a contar com atuação da comunidade por meio do Grupo Vivência. Após implantação do projeto e capacitação de interessados, grupo fixo de voluntário passou a auxiliar em diversas atividades, entre as quais visitas aos leitos e atendimento de carências com doação de roupas e materiais de higiene. Em parceria com a Comissão de Humanização, o voluntariado também realiza eventos em datas comemorativas como na Páscoa e Dia das Mães, distribuindo lembranças e alegrando crianças e adultos internados.
As crianças internadas no Hospital Bertioga – FUABC ou que realizam exames laboratoriais recebem cuidado especial e humanizado. A Brinquedoteca na ala pediátrica ajuda a descontrair o público infantil antes da realização de procedimentos e torna o tempo de espera ou repouso mais agradável. “O espaço foi criado para cuidar integralmente da criança, principalmente nesse período em que pequenas atitudes já mudam a visão em relação a estar hospitalizado”, explica a psicóloga e coordenadora da Brinquedoteca, Verônica Despezzi, que esclarece que o momento lúdico tem por objetivo tranquilizar os pequenos e até mesmo esclarecer como serão os procedimentos: “Procuramos não falar de doença. Quando alguém chora porque lembra que vai tirar sangue, por exemplo, explicamos que é somente uma picada de abelha”.
O Hospital Bertioga foi o primeiro da Baixada Santista a apresentar planejamento de atividades em humanização ao Grupo de Trabalho de Humanização Regional (GTH) do Departamento Regional de Saúde (DRS IV). Detalhado pela Comissão de Humanização, o Plano de Humanização é baseado nas políticas Nacional e Estadual, além de outros relatórios como o Humaniza SUS.
Segundo a diretora do DRS IV, Mirian de Almeida Andrade, o planejamento busca alinhar a teoria das políticas às práticas no serviço. “O plano dá visibilidade às ações e contribui para a melhoria da assistência prestada no SUS”, explica.
O plano do hospital conta com total de 11 projetos, entre os quais Ouvidoria, Acolhimento com Classificação de Risco, Brinquedoteca, Voluntariado Musical e Manual do Paciente e Acompanhante – todos já em andamento. Também constam sugestões de ações para implantação, como Voluntário Acolhedor e Oficina de Papel.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO
Desde o início dos trabalhos no Hospital Bertioga, a Fundação do ABC realiza periodicamente a apresentação do Balanço Social. O evento é aberto à população e reúne autoridades para prestação de contas e apresentação da produtividade e das metas atingidas pela FUABC. Esse mesmo relatório de desempenho é compilado e publicado em forma de jornal, que neste agosto de 2014 chega à 8ª edição.
Tanto o evento de prestação de contas quanto a publicação do jornal Balanço Social do Hospital Bertioga – FUABC fazem parte da política e da filosofia de trabalho da Fundação do ABC, que não abre mão da transparência na gestão, com apresentação clara para a população de todos valores recebidos, assim como da forma como foram utilizados e os resultados produzidos.
Na última edição do Balanço Social apresentada em Bertioga, em outubro de 2013, o secretário de Saúde municipal, Manoel Prieto Alvarez, reconheceu a melhora do sistema de saúde: “Vejo que estamos nivelando a qualidade do atendimento da cidade por cima e até exportando a maneira de fazer saúde para outros municípios”, acrescentou Alvarez. Na oportunidade, o prefeito José Mauro Dedemo Orlandini também elogiou o trabalho da FUABC: “Hoje vivemos um momento muito bom, em que já podemos ver os frutos dos investimentos na qualidade de vida dos munícipes. Estamos todos juntos fazendo o melhor possível pela cidade”.
Postado por Eduardo Nascimento em 29/ago/2014 -
Professores e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC estiveram reunidos em 20 de agosto para discussão do tema “Diferenças e semelhanças na área da Saúde entre Enfermagem e Medicina” dentro da disciplina eletiva de “Humanização na Área da Saúde”. A iniciativa integra o Programa de Humanização da Fundação do ABC, que neste 2014 completa 3 anos e abrange a todas as unidades mantidas pela FUABC – inclusive a própria FMABC.
Com sede no Instituto de Hebiatria, o encontro destacou o papel da enfermagem de prevenir e cuidar, e o da medicina, de prevenir, diagnosticar e tratar. Apesar de atribuições profissionais distintas, uma semelhança no cuidado é fundamental: a humanização. “Quando aliamos o conhecimento à sensibilidade conseguimos humanizar o atendimento. Humanização é colocar-se no lugar do outro, demonstrando preocupação e interesse, sempre escutando os pacientes. É agir com solidariedade, delicadeza e tolerância, buscando sempre soluções e criando vínculos”, explica o coordenador do Programa de Humanização da FUABC, Dr. Drauzio Viegas, que comandou o encontro com o curso de Enfermagem ao lado do assessor Paulo Eduardo Viegas.
No âmbito da educação, a disciplina eletiva – que também está presente no curso de Medicina – tem por objetivo aprimorar o trabalho junto aos docentes na Faculdade de Medicina do ABC ainda na graduação, assim como de incentivar os estudantes. “Procuramos mostrar a importância de escutar os usuários, a postura correta com pacientes e colegas de trabalho e como transmitir notícias de doenças graves, entre outros temas. A ideia é criar ambiente informal, para que os alunos se sintam à vontade para participar e trocar experiências. Cada um deve entender a humanização e disseminá-la. Atuar com sensibilidade, ouvir, procurar entender as necessidades e então ajudar o próximo”, detalha Dr. Drauzio Viegas, que foi docente da FMABC de 1974 a 2011, quando deixou o cargo de professor titular de Pediatria para assumir a função de consultor em humanização para a rede FUABC.
A disciplina eletiva de Humanização na Área da Saúde do curso de Enfermagem tem programados mais oito encontros até o final do ano. Entre os temas pautados para discussão estão “Bioética global na área da Saúde”, “Enfermagem em Unidade Básica de Saúde”, “Atendimento em Unidade Hospitalar”, “Atendimento ao paciente grave em UTI”, “Cuidados paliativos: atendimento ao doente terminal”, “Atendimento no Pronto-socorro” e “Violência, drogas e comunicação no século XXI”. O final do curso será marcado por apresentação de monografia, cujo tema sugerido é “O que a humanização significou para você enquanto aluno de Enfermagem?”.
“Tivemos excelente participação do Departamento de Enfermagem da FMABC e das docentes na elaboração do curso. Também contamos com a presença nas aulas de uma representante do Departamento de Pediatria, a psicóloga Maria Regina Domingues de Azevedo, que tem ampla experiência em humanização”, conclui Dr. Drauzio Viegas.
Programa de Humanização FUABC
Inaugurado em 2011 com treinamentos no Hospital da Mulher de Santo André, o Programa de Humanização da Fundação do ABC completa 3 anos neste 2014 com grandes conquistas e expectativa de ampliação. Além da unidade-berço do trabalho, a iniciativa hoje também está presente no Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Nardini, Hospital Maria Braido e Hospital e Pronto-Socorro Central de São Bernardo. Na Faculdade de Medicina do ABC a área está presente através da disciplina eletiva de Humanização para os cursos de Medicina e Enfermagem, com objetivo de disseminar a filosofia desde cedo aos futuros profissionais de saúde.
A ideia é que todos os hospitais, AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) e demais parceiros da FUABC participem do Programa de Humanização, cujo objetivo central é intensificar a qualidade da assistência sob o ponto de vista técnico e humanitário, disseminando e tornando a humanização uma marca no atendimento do grupo.
Postado por Eduardo Nascimento em 22/ago/2014 -
A Fundação do ABC acaba de firmar convênio com uma das mais importantes instituições de ensino do país na área de pós-graduação e extensão com programas customizados para empresas: a Fundação Dom Cabral. A partir da parceria, terá início em outubro a primeira edição do curso de especialização em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde, cujo foco principal é a capacitação de gestores em nível de diretoria – como superintendentes, diretores técnicos e clínicos.
Com 10 meses de duração e investimento total de R$ 25,5 mil por aluno, a nova pós-graduação foi criada para suprir demanda crescente da FUABC por mão de obra altamente especializada na gestão de equipamentos de saúde. “Estamos em franca expansão e precisamos de novos gestores para nossas unidades. Por isso decidimos procurar a Fundação Dom Cabral. A partir dessa parceria, pretendemos treinar nosso pessoal e abrir espaço para que profissionais externos se capacitem, tornando-os potenciais líderes para nossos equipamentos de saúde”, planeja o presidente da Fundação do ABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva.
A parceria com a Dom Cabral vem fortalecer o trabalho de pós-graduação desenvolvido na Faculdade de Medicina do ABC e viabilizar um curso voltado ao gestor de elevado nível hierárquico na organização, sintonizado com o mercado e com o cenário atual da saúde pública e privada, no Brasil e no mundo. “Graças às mais de quatro décadas de trabalho da FMABC, hoje somos reconhecidos dentro e fora do país pela expertise na área médica. Entretanto, acreditamos que podemos ocupar posição de destaque também na formação de gestores para o mercado, beneficiando, inclusive, nosso próprio corpo de colaboradores e as unidades em que respondemos pela gestão”, destaca Dr. Marco Antonio Santos Silva.
Cada unidade mantida pela Fundação do ABC poderá indicar um representante para a pós-graduação. As demais vagas estarão disponíveis para gestores externos interessados, que deverão preencher requisitos mínimos curriculares e de formação profissional para ter as matrículas aprovadas. “São grandes as possibilidades de absorvermos os profissionais formados no curso para cargos de liderança nos hospitais e unidades de saúde da Fundação do ABC. Não tenho dúvidas de que será uma especialização extremamente proveitosa para os gestores e para a população em geral, que será beneficiada indiretamente com serviços de saúde melhores, a partir da capacitação e visão moderna de seus administradores”, garante o presidente da FUABC.
Aprendizagem baseada em problemas
Um dos destaques da pós-graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde é a metodologia de ensino, cujo foco privilegia a aprendizagem baseada em problemas e em times. “Utilizaremos modelo híbrido de ensino. Nesse formato não existem respostas prontas, obrigando os alunos a buscar o aprendizado, a testar teorias e a discutir problemas para apresentar soluções”, detalha a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin, que acrescenta: “Os alunos geralmente estranham as primeiras aulas, pois o formato é realmente muito diferente. Porém, quando se acostumam com a metodologia, normalmente aprovam e gostam bastante, pois o formato estimula a busca por conhecimento, a formação de opinião e a pesquisa como base para novas teorias”.
Ao todo serão 288 horas em aulas presenciais durante 10 meses, além de 72 horas de atividades a distância e outras 72 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os encontros ocorrerão somente uma vez por mês, em três dias seguidos de aulas – entre quinta-feira e sábado. “A ideia do curso é proporcionar atualização aos gestores da área da saúde, abrir espaço para discussão de cases e para a troca de experiências. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de intervenção. Dessa forma, os alunos deverão trabalhar problemas reais, de instituições reais, cujos resultados poderão ser aplicados na prática para melhoria das unidades de saúde”, encerra Caroline Saint Aubin.
Com 38 anos de tradição, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios com sólida articulação e padrão internacional de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2014 foi classificada em 21º lugar entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking de Educação Executiva do Financial Times e ocupa 1º lugar no ranking de melhores escolas da América Latina.
Interessados no novo curso podem baixar a ficha de inscrição no link abaixo. Mais informações pelo (11) 2666-5498 ou pelo e-mail selecaofuabc@fuabcorgbrprovis1.hospedagemdesites.ws.
Postado por Eduardo Nascimento em 22/ago/2014 -
O laboratório do Hospital Bertioga – FUABC deu início à parceria com a empresa Itapema Laboratório de Análises Clínicas, que passou a responder pelos serviços de análises clínicas de urgência e emergência, além da coleta de exames ambulatoriais nas unidades básicas de saúde.
A aliança foi firmada em julho e tem como meta dar mais agilidade aos serviços, qualidade ao atendimento e garantir a utilização de equipamentos modernos. Além disso, novo exame já está disponível no serviço de urgência e emergência do hospital. Trata-se da gasometria, utilizada em casos de insuficiência respiratória, por exemplo.
O médico patologista responsável pelo Itapema Laboratório de Análises Clínicas, Dr. Celso Ricardo Fonseca, lembra que o atendimento da equipe segue os padrões de qualidade da empresa. “Estamos satisfeitos com a parceria com a Fundação do ABC. Nossa equipe atua com rigoroso controle de qualidade, seguindo padrões de nossas certificações”, destacou.
O Itapema atua na Baixada Santista e Litoral Norte há 38 anos. Já conquistou Certificado de Excelência da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, assim como Certificado de Qualidade com padrões internacionais – ISO 9001:2000 –, além do ISO 9001-2008.
Postado por Eduardo Nascimento em 22/ago/2014 -
Com objetivo de orientar e conscientizar funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, realiza de 27 a 29 de agosto a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT –, cujo tema deste ano será “Onde tem CIPA tem segurança!”.
Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o evento contará com ciclos de palestras abordando temas relacionados à motivação, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e primeiros socorros, além de exposição de fotografias sobre utilização de EPI e filmes relacionados à segurança no trabalho.
A presidente da CIPA do Hospital da Mulher, Salete Bueno, explica que o tema da edição 2014 buscará focar a prevenção e a importância da comissão nas rotinas de trabalho. “É importante valorizar sempre a segurança, dentro ou fora do ambiente de trabalho”, afirma.
A SIPAT deve ser realizada anualmente é uma das atividades obrigatórias da CIPA, que é formada por representantes dos empregados e do empregador. “Buscamos fortalecer os princípios de segurança e instruir práticas adequadas na execução do trabalho. Trabalhamos em um ambiente peculiar, com riscos de contaminação e infecções. Portanto, a segurança é extremamente necessária. Procuramos sempre estar atentos aos riscos, para minimizar e prevenir os acidentes de trabalho”, esclarece Salete Bueno.
A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho é mais uma das iniciativas do Hospital da Mulher que destacam a importância dos profissionais da unidade. “Sejam enfermeiros, técnicos, auxiliares, médicos ou de setores administrativos, nosso compromisso é com a valorização da assistência e segurança ofertada aos pacientes, reconhecendo, acima de tudo, o bom desempenho de nossos profissionais”, ressalta a superintendente Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar.
Destaque regional
O Hospital da Mulher possui 116 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCA), UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Oferece mais de 6 mil exames mensais Pronto Socorro (Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual) 24h por dia.
O hospital fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André (SP). Telefone: (11) 4478-5000.
Postado por Eduardo Nascimento em 22/ago/2014 -
A Faculdade de Medicina do ABC organizou neste 22 de agosto a conferência “Ciência e Inovação” com o Dr. Glaucius Oliva, atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujas principais atribuições são fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Com entrada gratuita, o evento teve início às 10h30 no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário em Santo André.
O encontro foi viabilizado por intermédio do professor titular de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, e integrou reunião conjunta da disciplina com o setor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC. “Convidei Dr. Glaucius Oliva para comandar palestra na edição deste ano do congresso do American College of Cardiology, que ocorreu em março, em Washington (EUA). Ele falou sobre o programa brasileiro Ciência sem Fronteiras e a construção de uma nova geração de pesquisa e ciência da saúde. A participação foi extremamente elogiada e por isso quisemos trazê-lo à Medicina ABC, para discutir ciência e inovação com nossa comunidade acadêmica e os eixos do desenvolvimento nacional”, detalha Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas.
Dr. Glaucius Oliva abriu a explanação falando sobre os avanços brasileiros nas últimas décadas, com números expressivos atingidos em 2013. De acordo com o conferencista, o país formou 14 mil doutores e 45 mil mestres ano passado, além de registrar mais de 40 mil publicações cientificas. “Hoje o Brasil responde por 2,7% da produção científica mundial e por 60% do total da América Latina”, afirmou Oliva.
Outra conquista destacada foi o Sistema de Currículo Lattes do CNPq, que reúne informações cadastrais e a produção científica de pesquisadores brasileiros em banco de dados aberto. “Tenho viajado por todo o mundo e não vi em nenhum país uma base de dados sobre pesquisa e produção científica com abrangência nacional tão estabelecida e completa como a brasileira”, garantiu o convidado.
Entre os pontos a serem melhorados, Dr. Glaucius distinguiu a área de inovação. “A China solicita anualmente registro de 400 mil patentes, enquanto o Brasil atinge cerca de 31 mil. Nosso investimento público no segmento não é muito diferente das grandes potências mundiais. Porém, os grandes países têm a maior parcela dos investimentos em pesquisa e inovação advindos da iniciativa privada, o que não ocorre no Brasil”.
Destaque nacional
Além de comandar o CNPq, Dr. Glaucius Oliva é professor titular do Instituto de Física da USP de São Carlos e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/CEPID) da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O convidado também já coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI/INCT).
Dr. Glaucius Oliva tem doutorado em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres (1988) e hoje lidera equipe de pesquisas com composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem conduzido projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, assim como comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Entre os principais interesses de pesquisa estão a biologia estrutural e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças endêmicas brasileiras.
Postado por Eduardo Nascimento em 22/ago/2014 -
Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam neste sábado (23 de agosto) a 11ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. A ação das 9h às 16h terá lugar no Hospital São Caetano, no bairro Santo Antonio (Rua Espírito Santo, nº 217), com expectativa de receber pelo menos 600 pessoas.
Entre os atendimentos disponíveis estarão exames de glicemia capilar (diabetes) e medição de pressão arterial, Papanicolau e testes para detecção de sífilis, hepatites B e C. Também haverá atendimento em diversas especialidades médicas, entre as quais Cardiologia, Dermatologia, Doenças Renais, Gastroenterologia, Pediatria e Hebiatria, Hematologia, Infectologia, Oncologia, Vascular, Plástica e Psiquiatria.
A orientação à população contará com curso de primeiros socorros voltado para o público leigo, que entre outras coisas ensinará a maneira correta para realização de massagem cardíaca. “A Feira de Saúde já se tornou evento tradicional na FMABC, que permite aos alunos ter contato com pacientes desde os primeiros anos do curso de Medicina, além de exercitar os ensinamentos teóricos na prática. É uma oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade onde o evento é realizado”, explicam as alunas do 2º ano de Medicina e coordenadoras da 11ª Feira de Saúde, Fernanda Cafeo e Mariana Gouveia.
Mobilização discente
A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina. Ao todo estão envolvidas cerca de 20 ligas acadêmicas e centenas de estudantes voluntários, supervisionados por professores responsáveis pelas orientações nos atendimentos.
As ligas são compostas por estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência de todas as faixas etárias.
Serviço: A 11ª Feira de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ocorrerá em 23 de agosto, das 9h às 16h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, n° 217, bairro Santo Antonio, São Caetano do Sul).