Postado por Akira Suzuki em 13/nov/2024 -
Nesta semana, durante a ação do programa Prefeitura Presente São Mateus, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Mateus, que irá compor a rede de urgência e emergência na região para atender cerca de 250 mil habitantes. A unidade será administrada pela Fundação do ABC.
Ao lado do secretário de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o prefeito fez uma visita ao local do futuro equipamento. Com início das obras previsto para ocorrer até o final deste ano, a unidade deve passar a funcionar a partir do segundo semestre de 2026. “Aqui será uma UPA 3, que tem tudo e funcionará 24 horas. Teremos 513 profissionais trabalhando e as obras começam este ano. Também daremos início de obras na nossa UBS Nova Conquista”, disse Ricardo Nunes.
A UPA São Mateus terá 31 leitos, com capacidade para realizar 15 mil atendimentos mensais nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral e odontologia. O investimento estimado é de cerca de R$ 16 milhões e o custeio mensal previsto será de R$ 5 milhões.
OUTROS ANÚNCIOS
Na visita realizada em 11 de novembro, também foram anunciadas a reforma para a UBS/UPA Laranjeiras, localizada na rua Bento Guelfi, 1.100, e da UBS Nova Conquista. A UPA Laranjeiras será uma unidade tipo II, com capacidade média mensal para realizar 10 mil atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria e cirurgia geral, e previsão de ter 329 profissionais. Com investimento estimado em R$ 15 milhões e custeio mensal aproximado podendo chegar a R$ 4 milhões, o início de obras está previsto para dezembro e a conclusão em 18 meses a partir do começo.
A UBS Nova Conquista será instalada na Rua Catorze, s/n, e terá capacidade para realizar até 4 mil atendimentos e mais 4 mil visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A unidade contará com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), equipe de Saúde Bucal e equipe multiprofissional, ampliando a oferta de serviços à população. Com o investimento estimado em R$ 9,6 milhões e custeio mensal de R$ 736 mil, a UBS permitirá um aumento na capacidade instalada, que passará de 2.576 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e atendimentos de saúde bucal, para 3.556 atendimentos, além de visitas domiciliares e outras atividades assistenciais. O início das obras está previsto para dezembro deste ano, com conclusão estimada em 18 meses.
UBS JARDIM DA CONQUISTA II
Durante o programa Prefeitura Presente em São Mateus, o prefeito também vistoriou as novas instalações e acompanhou os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Jardim da Conquista II. Com investimento de mais de R$ 11 milhões provenientes do programa Avança Saúde SP, com contrapartida do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para adequação, construção, equipamentos e mobiliários, o novo espaço foi entregue no início de outubro.
A UBS passou por adequação do espaço físico, ampliando sua capacidade de atendimento e aumentando em 38% o número de profissionais. Desde a entrega das novas instalações, em 3 de outubro, já foram realizados mais de 11 mil procedimentos no local.
Entre as melhorias, estão o aumento no número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que passaram de quatro para cinco equipes; a ampliação do serviço de Saúde Bucal, indo de uma para três equipes. O quadro de profissionais da unidade saltou de 63 para 87.
A capacidade instalada passou de 2.576, entre consultas médicas, de enfermagem e atendimentos de saúde bucal, para 3.556. São quase 1 mil atendimentos a mais dessas três categorias profissionais, que também realizam visita domiciliar entre outras atividades assistenciais. Houve também a inclusão de uma equipe multiprofissional exclusiva, com 1 educador físico, 1 médico ginecologista e 1 médico psiquiatra (telemedicina), sendo no mínimo 578 atendimentos pela equipe multiprofissional.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e integra a rede de saúde da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus. É gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC, com o custeio mensal de R$ 961 mil.
UBS PARQUE DAS FLORES
No dia 25 de outubro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a nova UBS Parque das Flores, na região de São Mateus. Gerenciado pela Fundação do ABC, o equipamento conta com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), além da oferta de atendimento de saúde bucal com três equipes, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psiquiatria (telemedicina). A unidade tem capacidade para realizar 9.400 atendimentos ao mês. São 85 colaboradores para atender a demanda: 25 ACSs, 12 auxiliares de enfermagem, seis enfermeiros, cinco médicos generalistas, um médico ginecologista, um médico psiquiatra (telemedicina), três auxiliares em saúde bucal, três cirurgiões dentista, um assistente social, um educador físico, dois farmacêuticos, três técnicos em farmácia, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um psicólogo, um agente de promoção ambiental (APA), entre outros.
A estrutura física conta com consultório odontológico com três boxes com uma cadeira cada, cinco consultórios, uma sala de consultório digital, elevador, sala Nossos Idosos, sala de ginecologia, farmácia, raio-X odontológico, sala de ACSs, sala de atendimento multiprofissional, sala de curativo, sala de emergência, sala de medicação, sala de vacina, sala de saúde da mulher, sanitários com acessibilidade, entre outras.
REDE ASSISTENCIAL
O território da STS São Mateus conta com 43 serviços de saúde, entre eles estão 18 UBSs, cinco Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs; três Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), um Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST/Aids, um Hospital Dia (HD) 24 horas, um Pronto Atendimento (PA), uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), um Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPics), uma Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) e outros equipamentos.
Postado por Akira Suzuki em 12/nov/2024 -
Em 1º de novembro, a Coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS) e o Núcleo de Educação Continuada de Santo André promoveram, com apoio da Fundação do ABC, um treinamento para qualificar profissionais da saúde no cuidado e manejo de feridas e cicatrizações. A capacitação, realizada no Anfiteatro do Prédio CEPES do Centro Universitário FMABC, reuniu profissionais de saúde de várias unidades do município com o objetivo de melhorar o atendimento a pacientes com lesões crônicas.
Além de apresentar novas técnicas e práticas para o tratamento adequado, o treinamento buscou reforçar a importância de uma abordagem humanizada e integral, essencial para o sucesso terapêutico e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Para a médica de família e comunidade do Núcleo de Matriciadores da APS e uma das responsáveis pelo treinamento, Dra. Morganna Alves, é essencial que os profissionais realizem uma anamnese completa, focada não apenas na lesão, mas também no contexto de vida do paciente. “Precisamos compreender não só a origem e a evolução da ferida, mas também os hábitos e o apoio social que o paciente possui”, explica. Segundo ela, esse olhar mais amplo permite que o tratamento seja personalizado e leve em conta as especificidades de cada indivíduo, fator essencial para a recuperação.
Outro ponto discutido foi a importância da documentação minuciosa das feridas. A médica destaca que as fotos são importantes, mas devem ser complementadas por descrições detalhadas. “É fundamental que o profissional registre características como cor, tamanho e odor da ferida para evitar interpretações equivocadas”, enfatizou. Dessa forma, a comunicação entre os profissionais envolvidos no atendimento se torna mais precisa, garantindo continuidade no cuidado do paciente.
Já a enfermeira Stéfani de Jesus Camilo, gerente de unidade de Santo André especializada em curativos e também uma das instrutoras, ressaltou o impacto positivo da capacitação na rede pública. “Essas atualizações fazem toda a diferença. Agora, os profissionais estão mais preparados para oferecer um cuidado acolhedor e qualificado, reduzindo o sofrimento físico e emocional dos pacientes com feridas crônicas”, comentou. Segundo ela, o vínculo e a sensibilidade no atendimento são decisivos para a adesão e o sucesso do tratamento.
Por fim, o treinamento apresentou ainda novas práticas de avaliação e de técnicas para tratamento de feridas, como o uso de curativos específicos e métodos de higienização. A meta é reduzir riscos de infecção, acelerar a cicatrização e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. A iniciativa da Coordenação de APS de Santo André em investir na formação contínua dos profissionais de saúde reforça o compromisso com um atendimento de qualidade e a busca por avanços na saúde pública da cidade.
Postado por Akira Suzuki em 12/nov/2024 -
A Fundação do ABC lança neste ano a quarta edição do concurso “Feito pela Gente”. Trata-se de um programa interno que busca dar visibilidade às inovações e boas práticas implementadas na Mantenedora, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, nos hospitais e em todas as demais unidades gerenciadas. Ao todo são 31 trabalhos inscritos na edição 2024. A partir do concurso anual, a iniciativa facilita o acesso e a troca de informações entre todos os serviços da FUABC, hoje localizados em diferentes regiões do Estado – desde a Região Metropolitana até o Interior do Estado e a Baixada Santista.
O objetivo principal é a valorização das ações inovadoras, cases de sucesso, boas práticas e das iniciativas pioneiras de cada unidade da FUABC que fazem a diferença no dia a dia de trabalho, além do compartilhamento com o grupo de gestão da entidade. Podem ser inscritas ações com impacto direto na assistência, mas também são relevantes os projetos ligados ao quadro de colaboradores, sustentabilidade, responsabilidade social, capacitação profissional, orientação da população para a prevenção de doenças e promoção da saúde, entre outros temas. O importante é que a iniciativa esteja em desenvolvimento na unidade da Fundação do ABC, trazendo resultados positivos.
A ideia é compatível com a grandeza histórica da FUABC e suas inúmeras ramificações regionais em todo o Estado de São Paulo. Hoje, são mais de 29 mil colaboradores diretos que, diariamente, produzem, fortalecem e inovam conhecimentos. Muitas iniciativas positivas desenvolvidas pelas equipes das unidades gerenciadas são certificadas e reconhecidas, nacional e até internacionalmente, em diversas áreas ligadas à assistência e promoção à Saúde, inclusive no campo de ensino e pesquisa. O concurso, portanto, funciona como vitrine principal dessas boas práticas, ao estimular o compartilhamento de projetos exitosos entre todos os serviços.
Cada unidade da FUABC, o Centro Universitário FMABC e a própria Mantenedora puderam encaminhar suas ações até 25 de outubro em formato de artigo. Uma comissão composta por membros do Conselho de Curadores da Fundação do ABC estará responsável por analisar os três melhores trabalhos inscritos. Ao final do concurso, todos os 31 artigos inscritos integrarão uma revista oficial da FUABC, que reunirá as melhores práticas do Programa Feito Pela Gente em 2024. O anúncio dos vencedores ocorrerá durante reunião em 19 de dezembro.
Na edição de 2023, o primeiro colocado foi o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Projetos da Fundação do ABC – “Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC”. O segundo lugar ficou com o “Projeto Hospital Digital”, do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo, seguido do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM-SA), com “Construção Participativa e Ascendente da Cultura Hospitalar de Segurança do Paciente e da Cultura Justa”.
Postado por Akira Suzuki em 12/nov/2024 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, sob gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, adere à campanha Novembro Azul com atividades voltadas à conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina. Este mês é dedicado globalmente ao incentivo de exames preventivos e ao combate ao estigma sobre a saúde do homem.
A Comissão de Humanização Interna do AME Praia Grande preparou uma decoração especial para receber os colaboradores e pacientes com o espírito da campanha. Em frente à sala de treinamentos da unidade, há uma ilustração que destaca o símbolo do Novembro Azul, chamando a atenção de pacientes e colaboradores que circulam pelo local. Além disso, o ambiente foi decorado com balões azuis, criando um clima de acolhimento e enfatizando a importância do tema.
Como parte das ações de conscientização, o AME Praia Grande realiza uma palestra no dia 12 de novembro. O evento é ministrado pelo Dr. Luis Augusto Dourado Lemos, urologista do AME Praia Grande, e aborda questões cruciais sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Esse tipo de neoplasia maligna é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, e as chances de cura aumentam significativamente com o diagnóstico precoce.
Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -
Nos dias 1º e 2 de novembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi palco do Hackathon HCFMUSP. Trata-se de um evento de colaboração intensiva, onde profissionais e estudantes se reúnem para desenvolver soluções inovadoras em um curto período de tempo, geralmente em áreas como tecnologia e saúde.
A Fundação do ABC esteve presente, representada por seu presidente, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, ao lado de grandes lideranças, como o Dr. Giovanni Cerri, Presidente do InovaHC e professor Titular da FMUSP. Juntos, compartilharam insights estratégicos para inspirar novas soluções e o futuro da saúde.
Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -
Em 5 de novembro, gestores do Hospital Geral de Carapicuíba visitaram as instalações da Lactare, empresa parceira na gestão do Banco de Leite Humano do HGC. O encontro foi uma oportunidade para conhecer de perto a estrutura do banco de leite local, alinhar novos projetos e fortalecer a parceria entre as instituições.
Estiveram presentes os gerentes do HGC: Angela Mara do Nascimento, Eduardo Martins e Leandro Fragoso. A expectativa é de novos avanços na parceria, em busca de otimizar a gestão do leite materno, proporcionando mais qualidade e eficiência no atendimento aos pequenos pacientes.
Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -
O projeto social da Fundação do ABC batizado de “Puerícia com sorriso: educação, prevenção e encaminhamento humanizado para tratamento de saúde bucal” garantiu recentemente a renovação do certificado de inscrição de projetos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santo André. A entidade atua junto às comunidades vizinhas a sua sede administrativa, em Santo André, para oferta de atendimento humanizado na área de saúde bucal destinado a crianças e adolescentes. A iniciativa atualmente abrange os bairros Vila Sacadura Cabral, Palmares, Tamarutaca, Vila Guiomar e Bom Pastor.
Em 2023, o projeto viabilizou mais de 24 mil consultas odontológicas para crianças e adolescentes da região. A ação teve apoio e participação direta da equipe assistencial da FUABC que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros mencionados e que trabalharam ativamente por meio de visitas feitas por agentes comunitários de saúde (ACSs) às residências e também nas escolas e creches municipais dos bairros. Para 2024, a meta é reduzir em 90% a incidência de cáries da população atendida e garantir pelo menos 80% de adesão das atividades realizadas nas escolas junto às famílias. Os atendimentos são individuais e incluem atividade de escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor, elemento químico que ajuda na prevenção de cáries.
O objetivo é reorganizar a prática e a qualificação das ações em saúde bucal voltadas às crianças e adolescentes da região, com foco na ampliação do acesso ao tratamento odontológico na puerícia (período de crescimento que vai do nascimento até a infância e puberdade) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos são realizados por profissionais da FUABC que atuam nas UBSs da Vila Guiomar, Palmares, Valparaíso, Bom Pastor e Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do Centro. Estão envolvidos na iniciativa equipes de saúde bucal com 4 dentistas, 4 auxiliares de saúde bucal, 2 auxiliares de consultório dentário e 26 agentes comunitários de saúde (ACSs). Já o CEO conta com infraestrutura completa, equipe de especialistas com 16 dentistas, 2 auxiliares de saúde bucal e 9 auxiliares de consultório dentário, sala de esterilização e expurgo e sala de Raio X odontológico. Na área hospitalar, a referência 24h para casos de urgência emergência é o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA).
ENCAMINHAMENTO
As unidades que compõem a Atenção Básica em Saúde (UBSs, USFs e Policlínicas) consistem na porta de entrada para o atendimento primário odontológico das crianças e adolescentes. As referidas unidades promovem a prevenção de doenças com grupos de moradores e em escolas de cada território, por meio de orientações e encaminhamento de profissionais estratégicos como agentes comunitários, dentistas e auxiliares de saúde bucal. Essas equipes participam das ações nas escolas e comunidades do entorno da Fundação do ABC para estimular ações de promoção à saúde e atuar na prática odontológica curativa e preventiva.
Conforme a necessidade, as unidades encaminham os pacientes pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) aos Centros de Especialidade Odontológica (CEOs). Nesses centros são ofertados serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais; prótese total e removível; e tratamento de distúrbios da articulação mandibular.
“Iremos trabalhar e acompanhar o projeto para garantir a sua continuidade e aprimoramento, tendo em vista a importância, relevância e o impacto positivo em busca de melhores resultados para todos”, disse a gerente de Facilities da FUABC, Flávia de Moraes.
O projeto, viabilizado em parceria com a Prefeitura de Santo André, conta com a colaboração da Rede de Atenção Primária do município. “A Fundação do ABC novamente ratifica seu compromisso social e beneficente com as comunidades do seu entorno. Nosso objetivo é beneficiar essa população com a ampliação do acesso a programas de referência em promoção e assistência qualificada à saúde bucal”, disse o gerente geral administrativo da Atenção Primária, Gustavo Tomaz.
A certificação, emitida em 18 de agosto, tem validade até 30/04/2026. A FUABC agradece a participação e o empenho de todos os envolvidos na iniciativa: Flávia de Moraes, gerente de Facilities da FUABC; Elson Queiroz, coordenador de Sustentabilidade da FUABC; Cristiane da Costa, coordenadora técnica de Saúde Bucal da Atenção Primária; Gustavo Tomaz, gerente geral administrativo da Atenção Primária; Patricia Amorim Julio, gerente APS – US / USF Vila Guiomar; Leticia Cottas Azevedo Pandori, gerente APS – Policlínica Vila Palmares; Alessandra Bartoli Cambese Alves, gerente APS – USF Valparaíso; e Cláudia Valarini de Oliveira, gerente APS da Policlínica Jardim Bom Pastor.
Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -
O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) sediou em 7 de novembro mais uma reunião da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da região da Rota dos Bandeirantes. Participaram representantes de todos os municípios da região, além dos hospitais regionais, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, DRS e equipamentos de urgência e emergência locais.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a criação de ambulatórios pós-alta para melhorar o atendimento a pacientes crônicos, visando evitar reinternações desnecessárias, e a integração com a atenção primária dos municípios, buscando um controle mais próximo das doenças crônicas nas UBSs.
Outros pontos importantes abordados foram o uso da telessaúde para interconsultas entre os equipamentos de saúde e o apoio no treinamento das equipes municipais, reforçando a integração e a melhoria contínua dos serviços prestados pela rede.
A Fundação do ABC, gestora do Hospital Geral de Carapicuíba, reafirma seu compromisso em apoiar essas iniciativas, com foco na melhoria da qualidade de atendimento e na promoção de uma rede de saúde mais integrada e eficaz.
Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, unidade municipal de Mauá gerida pela Fundação do ABC, ganhou destaque na 16ª edição da Revista Science com um artigo que aborda sua experiência na implantação de um sistema de compostagem de resíduos orgânicos. A iniciativa reflete o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental dos serviços de saúde.
Além do artigo, a edição também conta com um editorial assinado pela Dra. Patrícia Veronesi, diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), intitulado “Saúde sustentável: transformando a gestão, vidas e o planeta”. No texto, a dirigente reflete sobre a necessidade de adotar práticas mais ecológicas no setor da saúde, afirmando que “a sustentabilidade deve se tornar uma prioridade, guiando o setor para um futuro mais saudável e equilibrado”. Ela também destaca que práticas como gestão de resíduos, eficiência energética e construção sustentável precisam estar integradas às estratégias corporativas dos serviços de saúde.
CASO DE SUCESSO
O artigo “Compostagem no ambiente hospitalar: redução do impacto ambiental dos serviços de saúde”, assinado por Eliesse Oliveira da Silva, analista de meio ambiente no Hospital Nardini, Rodrigo Alveti Brolo, gerente da Qualidade e Planejamento, e Sabrina Martins Pedroso Cafolla, gerente administrativo-financeira, narra o processo de implantação do sistema de compostagem no hospital. Em fevereiro de 2022, a instituição deu os primeiros passos ao construir uma composteira com materiais reaproveitados, sem custo adicional. O objetivo foi simples: diminuir o volume de resíduos orgânicos encaminhados ao aterro sanitário e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Desde a sua implantação, a compostagem no Hospital Nardini já resultou em números expressivos. “Em dois anos, um total de 18 toneladas de sobras orgânicas deixaram de ser encaminhadas ao aterro municipal”, reporta o artigo. Além disso, a instituição estima que a redução nas emissões de dióxido de carbono tenha atingido cerca de 13 toneladas, fortalecendo ainda mais o compromisso ambiental do hospital.
Os autores enfatizam o impacto positivo da compostagem nas práticas diárias do hospital e no engajamento da equipe. “A partir do trabalho de segregação e compostagem de resíduos orgânicos, os colaboradores do hospital passaram a ser agentes transformadores de sua própria realidade, promovendo e consolidando a cultura sustentável onde quer que estejam”, descrevem. Essa mudança de mentalidade tem sido central para a continuidade do projeto.
SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE
O editorial da Dra. Patrícia Veronesi complementa a abordagem prática do artigo com uma visão ampla sobre a integração da sustentabilidade na saúde. Segundo ela, “políticas, regulamentações e pressão social desempenharão papéis importantes na promoção de práticas mais verdes”. A diretora-geral do COSAM propõe que o setor da saúde assuma uma postura mais ativa na adoção de soluções sustentáveis, promovendo um ambiente que não só cuida da saúde dos pacientes, mas também do meio ambiente.
Ela destaca, ainda, a importância da colaboração interinstitucional, inovações tecnológicas e da educação contínua de colaboradores para alcançar esses objetivos. “A sustentabilidade deve ser parte da estratégia corporativa, integrando práticas inovadoras e centradas nas pessoas, que garantam a eficiência e a qualidade dos serviços”, reforça Dra. Patrícia Veronesi, ecoando os princípios discutidos na revista.
A íntegra dos textos pode ser acessada pelo link https://www.revistascience.com/revista-science, na edição nº 16, de setembro de 2024. É necessário fornecer e-mail para baixar o arquivo em formato PDF.
A REVISTA
De acesso gratuito e on-line, a Revista Science busca promover uma comunicação isenta com as instituições de saúde, ensino e pesquisa, com foco na divulgação de boas práticas voltadas à gestão em saúde como ferramenta de promoção da qualidade e segurança do paciente. Tais ações colaboram no direcionamento das estratégias em saúde ao informar e debater a importância de práticas líderes de gestão, inovação e sustentabilidade.
Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2024 -
A Fundação do ABC encerrou na noite de quarta-feira (06/11) sua primeira Semana de Compliance, cujo objetivo foi consolidar a cultura de ética, transparência e responsabilidade em suas práticas institucionais. O terceiro e último dia de atividades reuniu autoridades regionais e representantes de órgãos de controle do Grande ABC, além de membros do Conselho de Curadores da FUABC e diretores-gerais de unidades gerenciadas. Ao todo, entre os dias 4 e 6 de novembro, 481 pessoas acompanharam a programação no anfiteatro do Centro Universitário FMABC, em Santo André.
O evento buscou reafirmar compromissos institucionais da Mantenedora, como ética, integridade e transparência em todos os seus processos internos de trabalho e nas relações com organizações externas. A Fundação do ABC implementou seu Programa de Compliance em 2020, com alicerces firmados em um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 2019 junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo.
No último dia de palestras foram abordados temas importantes relacionados à Fiscalização, à Lei Anticorrupção e ao Papel dos Órgãos de Controle Externo no Terceiro Setor. Discussões fundamentais para compreender melhor o impacto da fiscalização na prevenção de irregularidades e na promoção de uma gestão ética e transparente.
O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, agradeceu a presença dos convidados e reforçou a importância do engajamento dos gestores na iniciativa. “Não haverá compliance e consolidação de processo de integridade se a alta gestão da Fundação do ABC não aderir a essa proposta. Na verdade, é uma obrigação. Viemos de um processo de transformação importante e a receita principal foi a assinatura do TAC, que nos trouxe orientações, limites institucionais, organização, princípio de não-corrupção, centralidade do paciente e melhoria de processos. São valores, inclusive, já estabelecidos no nosso planejamento estratégico e que consolidam o processo de integridade da instituição”, disse o presidente.
O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abriu os trabalhos do dia 06/11 com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), especialmente no âmbito corporativo. O convidado destacou aspectos da lei, sancionada há 11 anos, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. “Tão importante quanto as punições para atos de corrupção por parte de empresas é a mudança de paradigmas. É estabelecer padrões de comportamento nas empresas privadas que sejam compatíveis com o nível de honestidade e de probidade que se espera de todos”.
Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilhou sua experiência sobre fiscalização de contas e repasses públicos. A servidora abordou assuntos como impactos e consequências das decisões do TCE junto às organizações sociais (OSs) e trouxe cases de decisões do TCE que se aplicam à realidade da saúde pública. “É extremamente importante a realização deste evento, principalmente sob o ponto de vista de prevenção de desvio de recurso público. Um debate que trata de temas como compliance, integridade e aspectos de prevenção sempre será relevante, uma vez que as organizações sociais são o braço direito do Poder Público e exercem papel fundamental na prestação de serviços, especialmente na área da saúde”, considerou Lins.
Para encerrar a Semana de Compliance da FUABC, o evento recebeu a presença do Dr. André Antunes Neves, chefe de gabinete do conselheiro do TCE-SP, Dr. Dimas Ramalho – que não pode comparecer ao evento por razões de saúde. “Quando recebemos o convite, logo parabenizamos o presidente da FUABC pela iniciativa. É fundamental que uma fundação deste porte tenha mecanismos de compliance para que os processos sejam bem definidos. Aos poucos, as pessoas saem da gestão e da diretoria, e novos administradores virão. E é por meio de eventos como este que se torna possível estabelecer essa cultura contínua de controle e fiscalização”, disse Dr. André, que completou: “Neste cenário, parabenizamos a iniciativa da organização do evento. A transparência tem sido um ponto importante no terceiro setor e as entidades têm avançado bastante nesse sentido, à exemplo da própria Fundação do ABC, que tem cumprido todos os esses requisitos necessários em seu Portal da Transparência”, finalizou.
Entre as autoridades que marcaram presença no encerramento da Semana de Compliance da FUABC estiveram o secretário de Saúde de São Caetano do Sul, Dr. Guilherme Espósito; o secretário de Gestão Financeira de Santo André, Pedro Henrique Ruiz Seno; a secretária de Assuntos Jurídicos de São Caetano do Sul, Dra. Angélica Rebequi da Motta Santos, que representou o prefeito José Auricchio Junior; o diretor do Departamento de Orçamento e Controladoria Interna de São Bernardo do Campo, Dr. Alcir Pirani; o promotor de Justiça de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Dr. José Luiz Saikali; o presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB-SBC, Dr. Ricardo Matioli, representando o presidente da entidade, Dr. Luiz Ricardo Bertanha; o diretor de Licitações e Contratos da Prefeitura de São Caetano do Sul, Fernando Henrique Laselva, representando o presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo; e o assessor técnico do TCE-SP, Dr. Gustavo Hermes Hennemann.
Durante a Semana, Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Diretor de Controle Interno da FUABC, apresentou panorama geral do setor de Compliance e a trajetória desde a sua implantação. “Trata-se de um momento de aprendizado para todos. Todos aqui fazem parte do Compliance, que surgiu justamente após a celebração do TAC. Compliance é estar em conformidade com as leis, com as normas internas, com o estatuto e o nosso regulamento de compras. É atender às necessidades da legislação e às normas internas. Deixo meu agradecimento especial à Presidência da FUABC, pelo irrestrito apoio e comprometimento com o departamento, que tem se estruturado gradativamente e de forma consolidada desde 2021”.
PROGRAMAÇÃO
A Semana de Compliance da FUABC teve início no dia 04/11 palestras de duas especialistas. Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor. Já Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.
No dia seguinte, 05/11, as atenções foram voltadas à discussão de aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento sustentável. Os palestrantes do dia compartilharam temas fundamentais para a construção de pilares da governança corporativa. A primeira palestra foi ministrada por Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que explorou as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação, o funcionamento e a regulação dos dados junto aos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Já a segunda atividade foi ministrada por Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, que abordou o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG.
COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE
Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um TAC com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.
O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.
A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.